domingo, 11 de janeiro de 2015

Para onde vou não podereis ir



Caríssimas criaturas humanas

Saudei-vos desta maneira porque o Senhor se interessa por todas as criaturas humanas, não desde Jesus, mas desde o Antigo Testamento.

O profeta Jonas foi convocado por Deus para profetizar aos ninivitas e ele não quis. Povo sem Deus, inimigo do povo eleito, mas que tinha o compadecimento de Deus, porque eram criaturas humanas sem discernimento.

Aconteceu de que o profeta (como conta as Sagradas Escrituras) ficou num barco que estava para naufragar, pensaram os tripulantes que um estava dando má sorte e a sorte caiu sobre Jonas que foi atirado ao mar, um grande peixe o engoliu e o vomitou na praia junto à cidade que ele deveria proferir seus oráculos de Deus.

O Senhor planejara destruir aquele povo, mas pela boca do profeta o povo deveria fazer penitência e arrepender-se dos seus pecados, como até o rei atendeu à profecia de Jonas, Deus arrependeu-se do mal que pensava fazer contra Nínive. O profeta aborreceu-se por ter Deus voltado atrás, mas Deus é Deus, Ele não gosta de destruir e sim de edificar.

A nós não cabe julgar o que houve e o que não houve historicamente. Conta o texto Sagrado que isto aconteceu, o ensino religioso que advém disto deve ser aprendido e nossa fé deve ser alimentada, pois aos retos cabem a vida e a bênção de Deus.

Se eu critico um ou outro eu não penso em incitar ódio contra ninguém, apenas admoestar para que se corrijam, para que as injustiças presentes no mundo deem lugar à humanidade, a brutalidade e a ignorância deem lugar a inocência e a santidade.

Como diz a epístola de João, quem odeia seu irmão é assassino e a vida eterna não permanece em nenhum assassino.

O tema que escolhi para discorrer me marcou do estudo bíblico que procuro me dar a fazer quando tenho oportunidade de fazê-lo.

É preciso que nos abramos à fé em Deus, é preciso que nos convertamos de nosso mau procedimento. A vida se ganha no serviço aos outros. A vida eterna se ganha quando a nossa humanidade pessoal se torna evidente na responsabilidade pela nossa vida e pela vida alheia.

Uma criança, assim como um ser sem discernimento pode fazer o que não convém, mas aquele que os ama com amor parental, aquele que experimentou o amor de Deus, os acolhe como a um parente seu e busca orientá-los e até repreendê-los, mas vela pelas suas vidas e pela integridade física deles.

Uma boa pregação que vi na Canção Nova, sinal em HD, de um pregador norte americano falava de: modéstia, virgindade e da pureza que está tomando lugar no ensino médio de sua terra, na contramão de uma possível consideração de que os EUA seja lugar de muita devassidão. Falou que 70% dos casais que se casaram virgens se mantiveram casados ao passo que os que se dão a todo tipo de excesso não, a luxúria abrevia os relacionamentos por tornar objeto e abjeto a sexualidade, incentivando a não conformação com o amor para com uma pessoa, mas o desdém de muitos corpos.

Há um link para a pregação citada abaixo: Traga Deus para o seu namoro e terá um casamento feliz

É preciso antes buscar se formar para nortear-se na vida e saber edificar o próximo, para não acontecer de que todos percam a vida presente e a vida futura, pois aqueles que não acolheram a vontade de Deus em suas vidas, não terão parte com Deus e seus benefícios, pois escolheram as vaidades e deram as costas ao amor que têm aqueles que nutrem no coração e expressam por palavras e obras o zelo que têm para com a vida em geral.

Das narrações proféticas dos inícios, o que os agiógrafos nos contaram sob a inspiração de Deus foi que Caim matou Abel por inveja, ele mesmo disse uma frase que a mim muito faz memória em minha mente: “Eu sou acaso guardião de meu irmão?”. Penso que por subserviência a Deus nós somos guardiões e responsáveis uns pelos outros.

Há, na verdade, no meio da humanidade, criminosos que agem em nome de seus próprios ideais ou ainda pior, incriminam a Deus por suas atitudes infernais, como se Deus fosse satanás, assassino.

Todos se indignam com suas atitudes, até aqueles que têm relação com eles no tocante à religiosidade.

É preciso que não sejamos ignorantes e não julguemos a fé em Deus e o próprio Deus, pela concepção humana (desarraigada de Deus), que pessoas têm por não se libertarem de uma psicologia psicopata.

Desde os mais remotos tempos, o respeito à vida humana é o que marca o verdadeiro seguimento de Deus, o pecado do homem e a rebeldia de seguir seus caminhos causa todo transtorno que a humanidade: sempre viveu, vive e viverá no porvir.

É preciso nos apegar com Deus, deixarmos as provocações inúteis e nos propormos a amar nossos semelhantes, pois o amor constrói. Se é da natureza o homem pagar na mesma moeda outro homem, o amor oferecido, quer receba bens ou males, num porvir, não há de ter outro modo de ser retribuído senão pelo bem.

A semente do ódio produz o fruto do ódio, mas a semente da misericórdia há de produzir, com muita oração, penitência e conversão de vida a uma vida do agrado de Deus, há de produzir a misericórdia em contrapartida.

Só Deus é Santo, só Deus é Perfeito. Vãmente o ser humano deve esperar perfeição e compreensão plena do seu próximo. Eu disse que crianças não devem olhar crianças, com base no que os educadores infantis dizem. Com base nisto digo também: “Onde está nossa maturidade para acolher nosso próximo que não pode ser, por vezes, taxado mais que uma criança pelas suas atitudes?”.

Vejo com repugnância os que aproveitam das carências do povo para abusar deles. Nesta campanha da fraternidade refletimos em todos os pecados e tragédias que entram na vida das pessoas que se enveredam num caminho de prostituição remunerada, chegando ao ponto de se tornarem escravos e escravas sexuais, além de todo dano espiritual e humano que isto acarreta.

Deus vê com menosprezo o ganho da prostituição e diz no texto Sagrado: “Não deveis fazer do ganho das meretrizes oferta para ser oferecido no Templo”.

Se tivéssemos a preocupação de sermos dignos diante de Deus haveríamos de repensar em nossas atitudes. Veríamos nosso próximo como a um irmão ou irmã, como um amigo ou amiga, alguém em quem poderíamos nos alegrar com sua alegria, nos consolar com a supressão de sua agonia.

O maligno forma pessoas semelhantes a ele. Ele é egoísta e só pensa em si mesmo e em seus próprios interesses, se nega a servir a Deus e só pensa em servir-se, em se por no lugar de Deus.

Que o Senhor nos conceda a maturidade de vida, que Ele nos conceda a graça de nos fazer crescer, se é que ainda não somos capazes de receber alimento sólido, nos bastamos apenas com o leite materno. As pessoas de discernimento haverão de considerar o bem dos seus familiares em primeiro lugar e depois o bem da sociedade, buscando sempre a justiça social.

Uma planta não vive se não é devidamente regada, a vida humana também não se perpetua se não lhe for dado o devido amor que ele precisa para se desenvolver.

Precisamos urgentemente conhecer sempre mais o amor de Deus e partilhá-lo com os outros para melhorarmos e não piorarmos as situações já difíceis no mundo e também no Brasil, onde os problemas sociais e não espirituais favorecem a desordem social.

Jesus dizia que não o poderiam acompanhar aqueles que o perseguiam e o queriam matar, Ele que fazia tantos sinais para revelar sua divindade, Ele que, por palavras, fazia germinar a semente já plantada do Reino dos céus nos corações das pessoas.

Abraço da verdadeira paz de Deus a todos nós

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário