quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Ele é o Senhor do teu sopro



Caríssimos no Deus único e verdadeiro

Ó minha alma obtende de Deus a graça de discernir o que é bom do que é mau, ó tu irmão e irmã, vê que dom maravilhoso é o do discernimento e obtenha-o junto de Deus, só Ele é Deus e nós devemos nos fiar nele somente para nossa salvação, para o triunfo de nossos esforços pelo bem de nossa vida temporal e eterna, pois a alma continua para obter as consequencias de nossas escolhas nesta vida.

O que é impossível para nós é possível para Deus, busquemos, portanto, em Deus aquilo que precisamos para o bem de nossa vida, ainda que não se encontre ao nosso alcance obter.

Enquanto há vida, há tempo de repensarmos nossa vida, mas na eternidade já não haverá volta, os condenados são eternamente condenados, os salvos eternamente salvos.

Tive a felicidade de falar isto a um irmão, espero falar sempre no futuro e peço a Deus que nos faças pessoas que plantam a semente em corações férteis para fazer produzir o fruto do Reino de Deus, a Palavra de Deus plantada nos corações e que não seja em vão que anunciamos o Senhor ao mundo, por amor do mesmo.

O que eu disse ao meu irmão eu repeti a outros e a vós também agora o faço: “Viver a fé é repensar a vida sob a ótica da Palavra de Deus, a vontade de Deus, a Bíblia Sagrada”.

Outras coisas que falei recentemente, me perdoem, parece um tanto infantil, mas tem muito significado, diante de efeitos verdes de vídeos lembrei-me de uma piada sobre Hulk e eu disse: “Sabe por que não se pode ter relacionamento sério com o Hulk? Porque ele é muito verde, imaturo”. Hoje precisamos ver os que são imaturos para querermos compartilhar a vida com alguém, porque a responsabilidade, marca principal do ser maduro, não se encontram nos imaturos. A outros falo em parábolas, mas para convosco vos mostro o significado delas.

Creio que nós deveríamos amar a moral e a decência, pois os valores do ser humano estão presentes naqueles que cultivam e fazem crescer seus valores neles mesmos e na sociedade, tão carente de evangelização, logo de dignificação.

Aprendi isto recentemente, o distúrbio hormonal tanto no homem quanto na mulher pode ocorrer por conta da obesidade, de uma alimentação desbalanceada. Já sabia sobre o efeito no homem, mas vi um caso em uma moça. Disse em uma reunião, que por vezes me analiso em frente ao espelho e me preocupo se em meu peito há músculos ou se são protuberâncias de seios, Deus me livre e guarde de começar a produzir leite materno, não é natural. Este ingrediente nem é mesmo valorizado pela alta culinária.

Outra coisa que falei foi: “Sabe por que se planta alho nas rodovias? É para melhorar a circulação.” A circulação sanguínea é favorecida por uma boa hidratação, pela redução de alimentos gordurosos que engrossam o sangue e favorecem entupimentos de veias. O sangue é afinado por aqueles que ingerem: cebola, alho e acredito que até o vinho coopere com isto. O excesso de sal, de sódio e gordura pode favorecer cálculos renais, algo que faz sofrer uma pessoa acometida com este mal. Uma alimentação livre de gorduras trans e bem reduzida de gordura saturada pode favorecer a circulação. A gordura ômega 3 e 6 favorecem a circulação, assim como as gorduras insaturadas, poliinsaturadas e monoinsaturadas. O reaproveitamenteo do óleo em frituras transforma a gordura em gordura trans, altamente comprometedora do sistema circulatório.

O título que escolhi foi do curso de Sagrada Escritura produzido através dos programas do Prof. Felipe Aquino da Canção Nova, formador de muitos anos de formação e muito reconhecimento.

O rei Baltazar, filho do rei da Babilônia falecido, Nabucodonosor, ele tinha tomado dos objetos sagrados para profaná-los introduzindo-os em seus falsos cultos idolátricos e em toda espécie de dissolução.

O pai dele tinha conhecido um tempo de loucura, ficou como um animal na floresta em sua insanidade, mas Deus lhe deu discernimento e ele reconheceu que não há Deus que reine sobre os homens senão o Deus único e verdadeiro, restaurada sua sanidade ele reconheceu a Deus de novo como o tinha feito diante de tantos sinais em que os crentes de Deus que estavam no meio do povo triunfavam sobre os deuses que ele queria fazer adorar sob a morte de quem se negasse. Acabou por forçar todos a respeitar o Deus verdadeiro diante dos sinais Dele e de como salvou os que nele confiavam e criam, respeitavam e temiam até o ponto em que eles desejavam morrer a romper com o culto que somente deveria ser prestado a Ele, o Deus verdadeiro.

Seu filho não conheceu o que seu pai pensava sobre Deus, não reconheceu que Ele era o Deus do seu sopro, se entregou aos ídolos e a toda espécie de dissolução, Deus, porém exasperou-se de sua situação e uma mão escreveu na parede a sentença sobre o rei Baltazar. Os profetas do Deus verdadeiro que estavam no meio deles lhes deram o significado das palavras, ele os exaltou, mas sua sentença não foi revogada e ele pereceu. O que estava escrito na parede, depois de traduzido foi isto: “Foi contado o número dos seus dias, fostes achado sem valor”. No meio de uma orgia realizada por ele com seus súditos ele pereceu com todo seu exército e seu povo.

Toda a injustiça contra a vida será cobrada por Deus, mas felizes os que se compadecem com os que sofrem e buscam reparar suas situações aviltantes. Assim foram os cristãos que tomavam as crianças de rodas de excluídos para cuidar delas, eis aí uma prova do valor do quilate dos que abraçavam a fé no Cristo Jesus e permanecem até hoje.

O que graça no ideário das pessoas é por vezes loucura e por vezes sabedoria, os que buscam a Deus encontram sabedoria, mas são muitos os que não encontram Deus, vivem a mercê de suas vaidades e suas malignidades. A tirania da mentalidade democrática pode conduzir ao mal, é preciso que sempre nos dediquemos a evangelizar a cultura para que a pobreza de amor dos corações, esfriados pelo egoísmo, não coisifiquem a vida, mas reconheçam o valor que ela tem e, numa visão de verdadeiro direito da vida, escolham favorecer o meio que vivem a submeter à injustiça a vida alheia.

O Papa Francisco disse algo marcante: “O pobre é o favorito da Igreja”. Ele disponibilizou chuveiros e ambiente que possam acolher e elevar a situação de exclusão que muitos pobres de rua na Argentina vivem.

Coração cheio de amor tem uma pessoa cheia de caridade prestada aos outros. Pessoas que não vitimam seus próprios familiares, mas fazem de seus irmãos e irmãs na fé e todos mais Cristo, já não maltratado e morto, mas servido e exaltado.

Divergente é alguém que diverge de algo que precisa ser corrigido, convergente é, por vezes, alguém que aceita situações injustas. Divergente são, por vezes, pessoas que sem sabedoria combatem o que é nobre e chamam de justo o que é infame. Convergente é aquele que aceita com firme resolução aquilo que é correto, ou por pressão ou livremente consentem no erro.

A AIDS está aí e também aqui no Brasil, as pessoas não pensam que esta doença não tem cura. Uma vida casta e descente é algo que os poderia guardar desta tragédia que está muito presente no Brasil, cuja consciência parece entorpecida, enquanto não está ausente.

Uma vida sem lenitivo é uma vida sem sentido, servir a Deus é o maior lenitivo que uma pessoa poderia ter em sua vida. Deveríamos viver com todas as nossas vocações abraçadas como se não a tivessemos abraçado, sem faltar com a responsabilidade, deveriamos pensar na edificação da sociedade, numa consciência verdadeiramente humana, de gente, de fato.

Não é da natureza do ser humano partilhar o mundo com os outros, muito embora ele seja tão vasto e seus recursos tão abundantes, mas Deus nos dá a graça, aos que buscam a Deus, de nos tornarmos pessoas mais generosas, de grande coração, cujo mundo seria bem melhor, tanto mais se multiplicassem estas pessoas, com esta disposição.

No futuro haverá os que estiverem junto de Deus e do seu Cristo Jesus, os que em vida se inquietavam e tinham seu coração incendiado de amor por Deus e pela obra de Deus, o Templo que Deus habita, o ser humano, a humanidade; que despuseram suas vidas para conduzir a humanidade no caminho de um futuro melhor.

A Renovação Carismática Católica tem favorecido a inspiração do Espírito Santo, tocado as pessoas da fé a serem irmãos e pais na fé dos outros. Nestes 50 anos de ordenação sacerdotal de Mons. Jonas ele relembrou que expressou diante do Papa o desejo de viver a Encíclica Evangelium Nunciandi, o Anúncio do Evangelho, creio estar no cerne dos que são invadidos de amor pelas coisas de Deus e pelo bem do mundo.

Jesus disse a São Pedro que ele sentiria desejo de ir para outro lado senão para o caminho que Deus lhe haveria de conduzir, mas, por fim, acedeu, conta isto os livros apócrifos, algo que talvez corresponda à verdade, até para se cumprir o que Jesus dissera, mas ele fez sua bonita profissão de fé: “Quo Vadis”, para onde vais Senhor eu quero estar contigo, tal como ele disse assim se cumpriu, ele está junto de Deus na eternidade.

Que neste ano de 2015 nos vejamos no Reino de Deus, onde a religião, escola das virtudes humanas possa crescer em nós e, onde havia injustiças, possa haver espaço para a fraternidade, para a paz e o amor de Cristo em nós aos outros e a vida tenha o lugar onde ela deve ficar, pois abaixo de Deus não há maior bem sobre a face da terra senão a obra de Deus; e quem preza a Deus haverá de prezar sua obra, pois Ele prezará os que a prezam.

A Palavra de Deus e o Espírito Santo a todos, Feliz Ano Novo

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário