sábado, 24 de janeiro de 2015

Conviver com os outros e cuidar dos que estão conosco é viver



Caríssimos no Senhor Deus e no seu Filho unigênito

Como é bom e suave que irmãos unidos permaneçam juntos. Salmo 132(133).
 
Plauto disse algo, reproduzido pela Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, no dia 24/01/2015, ele disse: “A vida é uma batalha na qual devemos mostrar nosso valor”.

No dia 23/01/2015 a Folhinha trouxe esta mensagem: “A melhor maneira de que dispõe o ser humano para tornar-se perfeito, é aproximar-se de Deus” (Pitágoras).

Padre Léo, numa reapresentação sempre muito proveitosa de suas pregrações pregressas disse algo marcante: “Os animais nascem perfeitos e prontos. Não precisam ser formados, eles sabem muita coisa por intuição”.

Padre Léo acrescentou: “O ser humano nasce perfeito, mas não nasce pronto, ele precisa de formação para edificar sua personalidade, seu caráter”.

Deus veio ao seu povo escolhido e falou pelos seus profetas a muitos povos para que tivessem seus favores e seus direcionamentos, mais recentemente Deus falou ao mundo por meio do seu Filho divino, Deus com o Pai e o Espírito Santo.

Ele nos deixou sua Igreja e o Espírito Santo para nos conduzir o agir e o falar, o modo que favorece a vida própria e de sua obra de modo geral.

A Palavra de Deus, a Bíblia, interpretada com respeito e fé nos conduz a termos uma conduta e uma consciência reta e digna, segundo o Direito, prudente e próspera, pois o usufruto amoroso da vida a favorece, enquanto que o abuso egoísta a faz se perder e esvaziar-se de tudo, esvaziar-se de Deus, compromete a própria alma.

Na minha busca de perfeição, por reconhecer verdadeiramente e humildemente minhas limitações busquei conhecer também mais um trabalho que muito me influenciou para bem, o trabalho da supernanny com as crianças.

Como temos parentes e eles por vezes têm crianças, esta realidade não está muito longe de nós, e se estiver hoje, no amanhã pode estar presente, de maneira mais concreta ou mais indireta; é uma realidade favorecida pelo estudo e pelo conhecimento, com pessoas instruídas.

Vi pais se esforçando para lidar com o comportamento desvidado de uma boa conduta de seus filhos. A supernanny recomendou que eles se guardassem de toda agressividade, pois por vezes elas superavam o limite do aceitável em discussões e atos físicos agressivos. Classificando estes atos como de pessoas indignas.

O amor deve existir entre pais e filhos, entre os filhos de maneira geral, entre irmãos. A vida é um laboratório de convivência, podemos bem aproveitar este recurso, se é que o temos para nos beneficiar, para fazer crescer em nós uma personalidade educada e fraterna, amável e respeitosa, santa e sempre mais perfeita.

A santidade é algo que deveríamos acrescentar em nossa vida, porque nos remete a um zelo e um respeito próprio, pelo próximo e pela vida que ele possui.

No Acampamento de Libertação que houve na Canção Nova, no dia 24/01/2015, uma Irmã conhecida, da qual o nome não me lembro agora, desculpem, creio ser Eunice seu nome, disse algo importante: “O demônio não morreu na cruz por vocês, nem nenhum outro homem, foi Jesus”.

Ele nos orienta à santidade, mas, mesmo os que se dizem cristãos, sem aprofundar sua conciência e sua filosofia de vida parecem que desconsideram isto; vivem no mercado da fé, se pega o que se quer e se despreza aquilo que não se deseja.

Vejo pregadores pregando, gostaria de até cooperar com suas pregações, a Palavra de Deus poderia chegar às almas para sua salvação, falam com a própria boca, sem microfone, mas, muitas vezes é para uma interpretação errada da Palavra de Deus, pessoas que não guardam a unidade do seguimento da Igreja, pois se dividiram.

Temo favorecer os nossos irmãos separados para que suas interpretações possivelmente errôneas venham a extraviar o rebanho do Senhor.

Sinto dizer, mas eu preciso ser coerente com minha fé e responsável por minhas atitudes, por isto não aconselho que busquem influências senão na Igreja de Cristo, a Igreja Mundial, a Igreja Católica Apostólica Romana.

Os que querem ter sua pregação e seu testemunho de vida reconhecido como verdadeiro seguimento de Cristo devem fazer em união com o magistério da Igreja. Nós corremos grande risco de nos desviarmos do caminho e sermos instrumento de perdição na humanidade.

Os irmãos cristãos tem grande crédito em seu modo de viver, pensar e pregar, pois têm por base a Palavra de Deus, merecem, ao menos, menor repreensão.

Penso que a humanidade seguirá, dificilmente será possível converter para nossa fé os irmãos cristãos separados e há o caso dos que ainda estão mais longe da verdade, de Deus e de Jesus, mas podemos fazer todo o possível para que nossas influências possam ser ponte para uni-los sempre mais que possível, como uma ponte à verdade de Deus.

Estar com minha mente voltada para Deus me enche e me alegra, me plenifica e me enche de esperança da feliz realidade dos que creem em Deus, no presente e no futuro. Abster o homem de Deus é fazer com que a esperança do ser humano seja a busca do seu valor na produtividade que ele pode produzir, se ele pode produzir, e se ele não pode, seu valor acaba ficando relativizado, não é um pensamento realmente teológico.

Foi uma grande graça hoje poder ver o filme de Moisés na Band. Moisés procurava instruir o povo a viver como povo livre. Libertos do Egito, ele foi exageradamente exigido para dirimir os casos que surgiram no meio do povo. Descreu de Deus o povo do Egito, descreu de Deus o povo que foi oprimido no Egito, descreu de Deus o povo no deserto diante das necessidades, sem necessidades outros problemas surgiram para que Deus precisasse intervir para semear a concórdia no meio deles.

O que vivemos hoje? A experiência deles é tão diferente da nossa de hoje? Não temos os mesmo problemas, talvez tenhamos de diferente a fé em Deus que poderia ser maior diante dos feitos de Deus daquele povo.

As pessoas carecem de outras pessoas que mostrem um comportamento digno e maduro, equilibrado, cheio de Deus e de esperança. Muitos não amadureceram, são moleques, cuja educação ficou pela metade, principamente pela chaga do divórcio que gerou outros malefícios.

A mentalidade mundana, atéia e materialista vive como que em dores de parto para gerar em si a fé em Deus, pois ela não chega à paz enquanto não descança em Deus e se basta com ele, pois sempre está a busca de estruturar-se sem Deus, sem sucesso.

Se em vida não te puseres a buscar a Deus, sua busca será sem medida. Foi o que ouvi há algum tempo e não me esqueci, esta grande verdade.

Bonita frase é esta e eu pude instruir uma jovem e espero que esta semente ela leve adiante, é semente de vida e sabedoria, discernimento e prudência, toda sorte de graças. Eu disse a ela as palavras do Papa Francisco: “Aquele que não adora a Deus acaba por adorar aquilo que o prejudica”.

Os santos dizem que com amor e paciência tudo se pode conseguir. Psicologia e moderação. A psicologia infantil hoje orienta uma criação que exclui a violência física, por castigos mais moderados, por recompensas boas por bom comportamento etc.

Com os jovens e adolescentes também, o amor, o respeito e o zelo, o exemplo, a orientação à fé cristã e à Igreja Católica para que norteiem suas vidas para que a construam e sejam boa influência para os outros.

Não deixemos de rezar pelos nossos irmãos, convivamos e cuidemos dos que nos rodeiam, são nossos irmãos e irmãs; sejamos antes Evangelho de Cristo para aqueles que ainda não têm sobre si a luz e a sabedoria que só brota da fonte da salvação que é Jesus, único nome pelo qual Deus deu ao mundo, pelo qual nós devemos ser salvos.

Abraço da paz que vem do Senhor e não da inquietude que vem do mundo

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário