sábado, 1 de dezembro de 2018

Um dia a paz há de prevalecer ao mal


Caríssimos no Senhor Deus e no seu Cristo Jesus


Recordo-me de um dos natais passados em que, assistindo a programas infantis junto de criança, eu ouvia a mensagem de Bob Esponja, em que ele dizia: “Não seja um mala, é Natal”.

Peço ao bom Jesus, que de tanta humildade não aceitou ser chamado de bom, mas logo deu glória a Deus dizendo: “Bom é só Deus”, Ele que é um com o Pai, em quem vemos Nele o próprio Deus.

Peço ao bom Deus, e faço com frequência e com intensidade esta oração: “Permita Senhor que as famílias não vivam episódios de violência e divisão, que todos se comprometam com o bem um dos outros”. Que orem a Oração do Pai das Misericórdias em que pedem ao Pai pela paz e por uma unção que faça das famílias santuários de vida e amor.

Todos seriam mais felizes se assim vivêssemos, Natal é família e Natal é uma santa festa, todo dia deveria ser vivido como se fosse Natal, todo o dia deveríamos ser família, unidos, zelosos uns para com os outros, amáveis, amigos, que descobríssemos não só o sentido de família como de tudo o mais, cujos tantos termos estão tão desgastados e subvertidos nos tempos atuais.

Jesus não nos disse apenas para amarmos uns aos outros, Ele nos disse: “Amai uns aos outros como eu vos amei”. É um amor que leva a cruz, que nos faz sacrificar a vida, um amor que dói, que fere, que se esvazia de si para pensar no outro, que não pensa nos próprios interesses, mas esquecendo-se deles prioriza o bem dos outros.

Boa coisa é a obediência, muito importante nestes tempos é que os filhos aprendam o que é obediência aos pais, é um princípio que ajuda a vida deles, sem o qual faz com que eles se extraviem por caminhos sempre mais perigosos e solitários.

Há comportamentos que são INACEITÁVEIS, deveriam aprender o que isto significa, não é porque nos filmes as pessoas se agridem que este comportamento deva ser imitado. Se quiserem comportamentos a imitar com qualquer pessoa, sem avaliar uma razão para agir assim, deveriam buscar filmes religiosos, em que pessoas muito simples e de pouca educação agem como delinquentes e criminosos, por razões que amenizariam suas responsabilidades, mas têm a atitude de santos homens e mulheres que cuidam deles e os direcionam para que ajam bem.

Sófocles – Para a mãe os filhos são âncoras de vida.

Os bons filhos contribuem para a vida de seus pais, os servem e se esforçam por servi-los melhor e melhor, pois a família é escola de vida, onde reproduziremos realmente o que devemos aplicar na sociedade.

Os maus filhos, penso serem como âncoras que arrastam para o fundo o barco de seus pais, os aborrecem a tal ponto que suprimem sua saúde em preocupação e desgosto, não são como boas âncoras que não os permitem chocar contra as pedras, mas pesam em suas vidas e suas saúdes, até nas próprias vidas e saúdes deles mesmos, é como a Palavra bíblica que nos diz: “Os homens sábios edificam suas casas, os insensatos a destroem com suas próprias mãos”.

Imitação de Cristo – Quem não evita as pequenas faltas, pouco a pouco cai nas grandes.

Benjamin Franklin – A preguiça caminha tão lentamente que a pobreza depressa a alcança.

Esta linda frase veio a minha mente e eu gostaria de escrevê-la para não me esquecer, já a escrevi: “Toda pessoa treinada pode resolver qualquer tipo de situação, qualquer tipo de situação”.

Ouvi de um mestre do Krav Maga, arte marcial Israelense, que visa formar soldados e mesmo treina o povo de Israel e se espalha por outros lugares do mundo, como uma eficiente defesa pessoa.

Se fossemos melhores treinados nós haveríamos de melhor desempenhar nossas atividades profissionais. Se fossemos melhores treinados no convívio interpessoal haveríamos de criar ambientes mais cativantes de convívio, amizades mais verdadeiras e duradouras.

O ser pecador e miserável do ser humano, que é próprio de todos, tende ao mal, se ensoberbece, despreza o próximo, visa somente seu próprio interesse, como uma miragem falsa atrai para destruir, ao invés de se doar para servir e edificar, como seria a melhor atitude.

Dom Bosco tinha uma frase lapidar, que todos deveriam conhecer e vivenciar: “Dai-me almas e ficai com o resto”.

Deveríamos ser menos gananciosos, deveríamos nos contentar com o suficiente e deixar que os outros tenham sua parte.

Gandhi disse, escrito estava na Folhinha do Sagrado Coração: “A terra produz alimento suficiente para saciar a fome de todos, mas não para saciar a ganância de todos”.

Aprendi de um sábio esta frase, de Felicité de Lamennais – A fé começa onde termina o orgulho.

Sinal crasso na história da humanidade retrata quão cego de orgulho é o ser humano, fez uma grande embarcação e se envaideceu achando que nem Deus o afundaria. Foi um pedrisco no meio de um mar gigantesco que avariou seu casco e o orgulho dos homens afundou junto com eles.

Sören Kierkegaard – A Bíblia não existe para que nós a critiquemos, mas existe para que ela nos critique.

O Papa Francisco já nos orientou neste sentido, de que façamos uma revisão de vida, pois é isto que a fé nos impele a fazer, neste tempo de Natal, mesmo em outros, precisamos lavar o prato por dentro e não somente por fora. Pensamos nas nossas vestimentas, na nossa aparência e nos esquecemos de renovar nossa pessoa interior com predisposições novas para o bem e renúncias novas para os males de nossa personalidade, que não estão de acordo com a lei do amor que Deus nos ensinou, que privilegia o próximo ao invés de o fazer alvo de nossa crítica.

Devemos nos decidir por Deus e por seu Cristo Jesus, sem idolatrias, sem irmos atrás de falsos deuses que subvertem nossa moral e nossa integridade, que busca formar cobras confiáveis, que grande contradição! Grande confiabilidade nós obtemos daqueles que são livres do pecado na fé em Cristo Jesus, em Deus, que amadurecem na caridade e no amor fraterno, na fé em Deus e em seu santo temor.

Devemos buscar viver vida espiritual, pois longe de Deus buscaremos somente o mal para nós mesmos e para os outros, e no fim, quando pensarmos que temos tudo, concluiremos que perdemos tudo o que há de bom e realmente de valor.

Da rica experiência de sabedoria provinda da vida de Irmã Faustina, através do Diário de Santa Faustina, de sua espiritualidade aprofundada, pude deduzir algo que mesmo pude orientar diante das difíceis situações que meus próximos vivem no convívio, mesmo com seus mais próximos.

Não devemos contar com nossas próprias forças, quando fazemos assim e não confiamos em Deus, na oração, no jejum, numa vida de ascese ou santificação, falhamos e caímos no mal e no pecado, nos vícios e em atos fracos, maus e prejudiciais.

Sinônimo de saúde é santidade, devemos, como são as palavras de Padre Léo, buscarmos sermos santos para sermos uma geração sarada, de jovens sarados, de pessoas saradas.

A devoção mariana nos enriquece a fé, nos exorta a que nos dediquemos à oração e a uma vida santa de penitência e com olhos fixos no céu, pois toda realidade aqui na terra é passageira e ilusória, mas não a eternidade do céu para os santos, viveremos da melhor maneira nesta terra se nos dispusermos a viver sempre em santidade.

Chico Alencar – Educar é ensinar a olhar para si e para os outros. Educar é reeducar-se, sempre.

Ouço esta palavra entre crianças: danado. Eu aprendi que devemos evitar chamar as pessoas, mesmo as crianças assim, pois danado é aquele que está com o danado, o maligno, aquele que está condenado.

As almas no inferno padecem cada momento, sem esperança de salvação, guardai-vos do mal e de abusar da bondade de Deus, temei a Deus, evitai o mal, aprendei a fazer o bem e o Senhor mudará vossa sorte para o bem de sua vida presente e eterna junto de Deus, mas conhecerás males sem fim se perseverares no mal, pois aquilo que ofereces aos outros é o que se lhe dará a vós, faz, portanto o bem ao próximo no porvir para que recebas o bem no amanhã!

Devemos orar, orientar, mesmo procurar compreender os outros que tem um comportamento difícil, pois seu problema pode ser mais difícil de ser erradicado, ou precisa de um pouco mais de nossa atenção e cuidado para ser resolvido.

Santa Terezinha disse que a caridade consiste em suportarmos os defeitos dos outros. “A caridade perfeita consiste em suportar os defeitos dos outros”.

As crianças deveriam buscar ser inteligentes, ler para aprender bem e lidar bem com as realidades que terão na vida adulta, de serviço à sociedade e ao próximo, se empenhando por servir com qualidade e amor, para atingir a plena satisfação dos seus clientes.

Benjamin Franklin – O caminho da fortuna depende de três coisas: trabalho, ordem, economia.

É preciso não desperdiçar nossos recursos em coisas fúteis, pessoas bem sucedidas compartilham seus conhecimentos e evidenciam esta atitude deles. Dedicam-se a trabalhar e a bem distribuir seus gastos e economias, visando às necessidades futuras. Buscam ordenar todas as suas atitudes para que possam bem gerenciar suas vidas, optam pelas melhores escolhas para o bem próprio deles.

Gibran Khalil Gibran – Generosidade é dar mais do que você pode, orgulho é pegar menos do que você precisa.

São João XXIII – A paz é a filha do amor e fruto da justiça.

Santo Agostinho – Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência.

São João Paulo II – Uma civilização se mede pelo seu respeito à vida.

Raoul Follereau – Estou certo de que a caridade terá um dia preponderância sobre o egoísmo, a violência e o dinheiro.

Bv. Charles de Foucauld – Eu quero ser bom o suficiente para que digam: “Se tal for o servidor, como então será o Mestre?”

Abraço de paz e caridade a todos

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário