quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

A Deus agrada a união dos irmãos


Caríssimos no Senhor Deus


Aprendi da fé, das boas influências que ecoam por ondas eletromagnéticas de rádio, que chegam gratuitamente a inúmeras pessoas, que nos vem de canais tão benfazejos, canais católicos que enriquecem tantas famílias de tantos bons valores.

O ser humano não pode desvencilhar-se do pecado senão for por graça divina. Se não for Jesus a nos libertar do pecado não haveremos de nos libertar. Não são as forças humanas que nos proporcionarão meios de vencer nossas más tendências, nossa tendência ao pecado e ao mal.

Desde o princípio o Senhor Deus se mostrou a humanidade, ajudou o ser humano e o orientou, mandou-lhe profetas, mais recentemente, conforme prometera pelas suas profecias, que enviaria seu próprio Filho para libertar seu povo, ofereceria seu reinado a um rei que reinaria para sempre, da descendência de Davi, seu servidor.

Sinto agora a necessidade de falar-lhes de Jesus, há quem diga que tem Deus, mas não acolhe Jesus. Eu, porém vos digo, Jesus é de Deus, suas obras mostram que Deus está com Ele e Ele está com Deus, creiamos Nele para que nossa comunhão seja perfeita, vos conclamo, vos peço que assim O acolham. Para que bastar-se com um conhecimento limitado de Deus, quando bem melhor é aprofundarmos mais? Se eu vos disser que os frutos podem ser ainda mais abundantes e bons, estes não os motivariam?

Uma passagem me marcou, encontrei outra quando estava a procurar por ela, depois de tê-la visto há um tempo e já tê-la esquecido, de sua real posição.

A Bíblia, a Palavra de Deus, é uma formação maravilhosa, é a orientação de Deus para nós, caminho para nos amadurecermos, para ganharmos esperança e coragem diante da vida. Tanto estão travados diante da vida, vítimas do seu medo, de suas feridas emocionais, de sua falta de formação teológica e cristã, não conseguem silenciar, não sabem que a vida precisa também de foco e dedicação; todas as ciências para que possamos servir os outros são profundas, exigem de nós dedicação para que obtenhamos suficiente estrutura para servir aos outros e edificá-los, cuidar deles e elevá-los a um nível além do que se encontram.

Eclesiástico 25,1-4 – Coisas desejáveis e coisas detestáveis

Meu espírito se compraz em três coisas que têm a aprovação de Deus e dos homens: A união entre os irmãos, o amor entre os parentes, e um marido que vive bem com sua mulher. Mas há três espécies de gente que minha alma destesta, e cuja vida me é insuportável: um pobre orgulhoso, um rico mentiroso e um ancião louco e insensato.

Como uma passagem bíblica nos diz: duas pessoas juntas se apóiam; sozinhas elas carecem de auxílio.

Duas mãos juntas se lavam, mas não uma sozinha.

Duas pessoas juntas são capazes de lidar com uma outra, um cordel tríplice dificilmente é rompido.

Há outra passagem que diz: “Como é doce e suave para irmãos, que se amam, viverem juntos”.

Vem o tempo e poderemos contar com nossos familiares de mesma linha de idade, já não com os mais antigos. Contar, eu poderia dizer, com amigos? Talvez. Se as pessoas têm suficientemente capacidade de cultivar suas relações e suas amizades, para que obtenham nelas qualidade (Eclo 9,14s). É no temor ao Senhor que se encontram os verdadeiros amigos.

Eclo 22,1-6 – Preguiça e falta de educação

Ao preguiçoso é atirado esterco só se fala dele com desprezo.* O preguiçoso é apedrejado com excremento, quem o tocar sacudirá a mão. O filho mal educado é a vergonha de seu pai; a filha semelhante não gozará de nenhuma consideração. Uma jovem prudente é uma herança para o marido, mas a filha desavergonhada causa mágoa ao seu pai.* A mulher atrevida cobre de vergonha o pai e o marido; e é igual aos celerados: ambos e desprezam. Uma palavra inoportuna é música em dia de luto; a sabedoria, porém, emprega com oportunidade o chicote e a instrução.

Aquele que teme a Deus deve ser sinal de contradição na sociedade, não é porque algum desavergonhado ou desavergonhada toma uma atitude diferente da sociedade, ou esta é comum entre uma subclasse de grupo de pessoas, que este comportamento é digno e louvável na sociedade, pode ter o aplauso de uma classe de pessoas, mas pode ser que nem todos o aplaudam, mesmo diante da verdade não sejam dignos de aplauso e valor.

Decência e educação é valor mais fundamental na pessoa que aparência, não ficará oculto para sempre, a passageira aparência física que temos, pois envelhecemos e passamos desta vida para a outra, mesmo nossa aparência não pode nos ocultar uma personalidade sem compostura e docilidade. Penso que o sábio, dentre várias coisas, faz, sobretudo, bom uso da língua e de suas capacidades para ser agradável aos outros, leva a alegria aos outros o que se faz: O rei do show, como o filme.

Ouvi dizer de outros e mesmo os contemplei com os olhos, pessoas que não tinham um comportamento humano, extremamente infantilizado, embora sua idade. Pessoas que não cuidam sozinhos da limpeza de seu traseiro, já são tão cheios de si, tão cheios de petulância, tão cheios de desrespeito pelas autoridades que convivem com eles. Tem muitas pessoas que se aproveitam de toda tolerância da sociedade e a supressão de seus direitos para que coíbam o mal, porque muitos se veem sem meios para por limites na educação dos que convivem com eles, seja em qual esfera de convívio for. Há uma parte da sociedade que parece crescer sem conhecer limite e educação, penso comigo: “Que será dela no amanhã? Que cooperação dará, ela à sociedade?”.

Só Deus é bom. Não deveríamos divinizar tanto, como tantas músicas eu imaginam o ser amado. Devemos nos empenhar por seguir a instrução de Deus, mesmo seu exemplo, pois quem vê Jesus vê o Pai, vê Deus, este merecerá todo louvor de seus convivas, como disse uma criança junto de mim: “Foi dito que Jesus está no céu!” O Ditto era um Pokémon, ele pode concluir isto desta criatura. Ao que pude lhe dizer: “Assim também estará no céu aquele que se faz igual a Jesus, no seu modo de viver e agir”.

Deus nos salvou na cruz, pelo seu amor que o levou a uma morte tão cruenta. Mas nos salva através do seu exemplo, pois sua humildade e seu altruísmo, de ter nascido com tanta humildade, de ter crescido e vivido em tal humildade de vida, liberta-nos de nos bastarmos com uma mentalidade imatura, invejosa e orgulhosa, três coisas carecem de grande misericórdia em uma pessoa, que ao invés de escolher por ajudar e amar os seus semelhantes, aspira saciar-se, ainda que seja, de um pão que se encontra na mão de seu irmão, ou mesmo suas migalhas, sinal crasso de uma miséria extrema.

Que Deus nos dê a graça de vivermos sua vontade que é paz e misericórdia.

Feliz Natal de Jesus e abençoado Ano Novo a todos

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário