quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Com a medida com que medirdes sereis medidos


Caríssimos no Senhor Deus


A Palavra de Deus, a Bíblia, nos ensina este provérbio: “Com a medida com que medirdes sereis medidos, será posta medida boa, calcada, sacudida e transbordante, pois com a medida com que medirdes sereis medidos.

Diz também a Palavra, os anjos contemplam a face de Deus sem cessar. Esta frase foi escrita para se referir ao amor que Deus tem para com as criancinhas; que cuidemos bem delas e bem as amemos e as respeitemos, porque o Senhor tem muito apresso por elas.

Feliz, bem-aventurado e abençoado aquele que põe a vida em primeiro lugar em sua vida a vida humana de seu próximo, logo após o lugar que é unicamente de Deus.

Deus nos fez para amar os outros e contribuir com sua obra de criação, mas muitos escolhem a inveja e a arrogância, não dão espaço para que a vida de outros floresça por pensar nos próprios interesses e ter o interesse de beneficiar-se a si somente, não contribuem com os que o rodeiam, aprendem a ser um fardo para os outros somente e sugadores dos bens dos outros, sem, contudo prestar-lhes qualquer respeito ou retribuição de todo bem que recebem.

Onde há amor floresce a vida, assim como onde há água, a vida floresce sobre a terra. Podemos escolher pela vida ou pela morte. Um sábio foi perguntado por outro que desprezava sua sabedoria, pegou um pintinho em sua mão e perguntou ao sábio se o pintinho estava morto ou vivo, dependendo do que respondesse ele faria que este estivesse errado, mas o sábio respondeu sabiamente: “A resposta está em tua mão”. Nós escolhemos se amamos os outros ou nos tornamos maus aos outros, onde há mal e morte não há vida, pois ela se espalha ainda além, vida é colhida pelos sábios que amam, pois o fruto de seus esforços semeia semente que produzem o Reino dos céus na família e na sociedade.

O principal no Natal é considerar esta asserção verdadeira: “Sem Jesus não há Natal”. Ele é o centro do Natal e toda boa obra de caridade e fraternidade.

Saul, no Antigo Testamento da Bíblia, nos contos sobre a vida de Davi, tornou-se invejoso, muito embora toda a fidelidade de Davi ao seu povo e a Saul, ele se deixou levar pela inveja e se voltou contra Davi, o anjo mal o tentou e ele sucumbiu ao mal e não ouviu a verdade, Deus rejeitou Saul pelos seus maus atos, porque recusou a ser fiel a Deus, ao invés de servi-lo como Deus lhe ordenara, para o seu bem e o bem do povo. Perseguiu Davi, mas Davi sempre o prezou, continuou prezando. Não devemos nos deixar levar pela arrogância e pela inveja, o amor abre os corações das pessoas para que nos amem, mas se não nos propusermos a amar seremos tratados tal como tratamos os outros.

O Senhor Jesus contou-nos uma parábola, de um homem de posses que tinha um devedor, este o queria prender para que pagasse sua dívida, mas o homem o implorou que lhe desse tempo para ele pagar, foi o que aquele homem consentiu, mas saindo dali o devedor saiu e encontrou seu devedor e bateu nele e exigiu que o pagasse, prendeu-o e agiu diferente do que o primeiro tinha agido. Sabendo disso, o que aguardava ser pago indignou-se com o que devia primeiro e tratou-lhe do mesmo modo como agira com seu devedor.

Falo como posso, segundo a minha mente me conduz, penso que, pela graça de Deus, e o conhecimento que já adquiri; educar é tarefa para pessoas firmes, que se impõem, nenhum líder fraco é seguido e servido.

A presença e a paciência unidas ao amor e a fé podem nos ajudar a formar os outros, não a indiferença e a inanição, o comodismo. Seria bom que nós nos compadecêssemos dos que sofrem privações, vi algo belo, uma mulher se condoeu de ver pessoas com o coração tão cheio de revolta contra outras pessoas, se pensava, um deles, que o poder é o armamento, mas ela se propôs a ajudar as pessoas com este coração, para que se tornem humanos e abandonassem o ódio dos seus corações, que recebessem o apoio, o respeito e o amor necessários para serem mais contribuintes da sociedade, que um risco a ela.

A Igreja Católica, tão humana e humanizante, desde muito tempo atrás sempre fez aparecer pessoas consagradas dedicadas a formar pessoas, dentre as quais já estavam perdidas para a sociedade.

Depois do lamentável incidente que tirou vidas dentro de uma Igreja, sentida em toda a Igreja, cuja pessoa se matou, tivemos a reflexão de um padre que disse que é muito belo quando, com boas palavras, conduzimos a paz os que desconhecem estes caminhos.

Devemos rezar, nos formar como pessoas para sermos boas pessoas e estar preparados para que, com a devida firmeza e amabilidade conduzir ao zelo os outros, para que façamos um mundo melhor, mais segundo a vontade de Deus, pois Deus quer a felicidade e a realização de todos, porque Deus nos ama a todos igualmente.

Devemos rezar a Deus para que Deus complete o que nos falta para alcançarmos aquilo que não alcançamos com nosso esforço, por esbarrar em nossas misérias humanas.

O fruto da paz se planta na paz, não devemos nos cansar de rezar, buscar a Deus tanto quanto é preciso. Os resultados nos vêm somente depois de muito sofrimento da parte de muitos. A cruz nos salvará! O amor não é simbolizado pelo coração e sim pela cruz, é vivendo a misericórdia, no trato com a miséria humana é que obteremos nossa salvação, suportando-nos uns aos outros no amor a Deus e a seu Cristo Jesus.

A revista infantil da Canção Nova, a revista Canção Nova Kids, de Natal, traz um conselho as crianças, tratando da Solenidade da Santa Maria Mãe de Deus em 1º de janeiro.

Nossa Senhora Mãe de Deus e nossa. Ajude-nos a lembrar que o amor de seu Filho Jesus por nós é muito grande e que para alcançar o céu e estar com ele precisamos:

- Estar com o coração sempre limpinho, sem os pecados que nos afastam de Deus;
- Obedecer sem reclamar;
- Partilhar o que temos como roupas, brinquedos;
- Ajudar quem precisa;
- Rezar pelos padres, pela paz no mundo e em nossas famílias;
- Confessar sempre que for preciso.

Termina assim: Maria Santíssima. Santa Mãe de Deus. Rogai por nós!

Uma bela oração ao final desta amorosa revistinha escrita para as crianças ela termina assim:

Vamos rezar?

Querido menino Jesus. Tu que nasceste num ambiente tão humilde. E pregaste o amor e a fraternidade entre os homens. Faz-me ver a beleza que existe nas pessoas e nas pequenas coisas que me rodeiam. Dá-me olhos para ver a parte boa que existe em todo o mundo. Protege-me, não me deixes cair na tentação da superficialidade e dos bens materiais. Dá-me sempre clareza de espírito para que eu veja a verdade sempre que a encontrar. Amém! Jesus, Maria e José: minha família vossa é!

Abraço de cruz e misericórdia a vós

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário