domingo, 21 de maio de 2017

Se Jesus vos libertar sereis verdadeiramente livres

Caríssimos no Senhor Deus e em Nosso Senhor Jesus Cristo

Música que me inspira esta mensagem: Buscai primeiro o reino de Deus.

Fil 2,13-18 – Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar. Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas, a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo, a ostentar a palavra da vida. Dessa forma, no dia de Cristo, sentirei alegria em não ter corrido em vão, em não ter trabalhado em vão. Ainda que tenha de derramar o meu sangue sobre o sacrifício em homenagem à vossa fé, eu me alegro e vos felicito.* Vós outros, também, alegrai-vos e regozijai-vos comigo.

Felicidade é não correr em vão, não trabalhar em vão, guardar e servir ao Evangelho de Cristo Jesus, compartilhando com todos, a Palavra de Deus, que tem o condão de vos oferecer a salvação.

Felicidade é derramar o próprio sangue para ver a salvação dos que se convertem e mesmo a recusa dos que, contudo tiveram a oportunidade de ouvir e acolher brevemente a semente do Reino de Deus, que por infelicidade não acolhem algumas almas, alguns corações, algumas pessoas.

Felicidade é colher a felicidade dos que acolhem a semente da Palavra e produzem fruto, sempre mais nobre e digno, constroem um futuro estável e feliz ante si, a viver como os pagãos, que não tem formação, e vivem de acidente à fatalidade, de fatalidade às tragédias.

Os que creem em Deus ouvem sua Palavra, os que são de Cristo Jesus vivem segundo o bom, são e sólido ensino de Cristo e da Igreja de Cristo.

Este texto me marcou da Bíblia, foi a Segunda Leitura, da Liturgia, do dia 14/05/2017.

Segunda Leitura (1Pd 2,4-9)
Leitura da Primeira Carta de São Pedro: Caríssimos: 4Aproximai-vos do Senhor, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e honrosa aos olhos de Deus. 5Do mesmo modo, também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.
6Com efeito, nas Escrituras se lê: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e magnífica; quem nela confiar, não será confundido”. 7A vós, portanto, que tendes fé, cabe a honra. Mas, para os que não creem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular, 8pedra de tropeço e rocha que faz cair”. Nela tropeçam os que não acolhem a Palavra; esse é o destino deles. 9Mas vós sois a raça escolhida, o sacerdócio do Reino, a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Aos que têm fé cabe a honra e o esclarecimento das coisas, mas aos que não creem a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular, pedra que os faz tropeçar e rocha que faz cair. O Senhor chamou os que creem Nele para que saíssem das trevas da existência para sua luz maravilhosa.

Perdoem-me se transpareço certo sarcasmo ou certo deboche, mas a situação que pretendo por não é digna de louvor, mas de repreensão e conscientização.

Vendo vídeos de homens e mulheres tendo atitudes ignorantes, o comentarista até, brincando, pensou que chegou a primeira lei da física que consiste em rotular o ser humano (ao menos alguns) como seres ignorantes.

É preciso que nós conheçamos nossa situação de ignorância, pois somente após aprendermos e educarmos nossa vontade é que deixamos de ser ignorantes para sermos sábios e inteligentes.

Aconteceu um fato próximo a mim que até narro junto a vocês para que nem se pense em fazer algo semelhante.

Uma garrafa de bebida se quebrou, uma pessoa usando meias e descalso pensava saltar num lugar molhado, um lugar cheio de cacos de vidro. As pessoas têm reações e pensamentos deste tipo, numa situação qualquer, motivado pela pressa, não pensam no que fazem e de um momento para outro um acidente acontece por falta de previsão e consciência da situação e das consequências de suas atitudes.

É bom nós pensarmos, é bom que as pessoas sejam orientadas e formadas, boa formação na infância ajuda a que quando adultos não se desviem por maus caminhos, já ensinou, ensina e ensinará a Palavra de Deus, a Bíblia.

Há um triste, mas verdadeira conclusão: “Não há o que lamentar pelas escolhas que fazemos no passado, mas acolher a realidade com resignação e encontrar nelas motivo de alegria, sobriedade e vida”.

Cada pessoa deve sentir o peso da realidade e não pensar que a vida é para aprontarmos tanto quanto quisermos, pois as responsabilidades são dos outros. Ser adulto se refere a ser independente e maduro.

Maturidade não é nutrir-se nas bocas de fumo e nas cracolândias da vida, levando angústia aos que nos amam, atentando contra nossa vida, amada por aqueles que fazem tudo por nós. Não é viver inconsequentemente, atentando contra todos, pelo simples fato egoísta de buscar prazeres fúteis, dispensáveis e nocivos a nós, que de amor, vida, horizonte, futuro não têm nada.

Se já vos disse, digo de novo, quem sabe minha orientação alcança compreensão nas consciências dos que não compreenderam isto: “Embora os otimistas utópicos vejam muitas potencialidades nesta geração atual, creio que mais real é a conclusão de pessoas mais cultas e conscientes, de que a geração presente é, na verdade, muito imatura e dependente”.

A geração presente e a anterior têm dependência de vários níveis da mais antiga. Financeira, espiritual, moral, intelectual etc., isto de modo geral.

Há uma excessiva confiança uns nos outros, enquanto há tanta falta de compromisso e imaturidade. Quantas famílias se originam sem se formar corretamente. Não há casamento, não há uma estrutura adequada para acolher a vida, não há uma formação que permita a vivência correta do amor, que nasce da pureza de uma grande amizade, do conhecimento decorrente de um convívio saudável, se precipita a malicia, se conhece superficialmente e o relacionamento não dura. E uma família começa em qualquer, de repente, como diz a música.



Devemos todos nos amar, reivindicar nossos direitos, não atentando contra nosso próprio corpo, nosso tempo e nossa vida. Mas buscando nos formar para saber e exigir nossos direitos. Para ter capacidade de ter dignidade e gerenciar nossa vida, a que vivamos perdidos entre vícios e alienações da vida.

O caminho do progresso é o caminho do estudo, do trabalho, da cruz, da dedicação a nossa edificação, dos que estão conosco, de nossa sociedade como um todo.

Guardai-vos de fazer uso indevido dos recursos da vida, pois eles não são objetivo em nossa vida, mas meio, que usado com sabedoria pode nos levar à honra e ao céu, fazendo uso dele para o bem do próximo, a que seja usado para o mal de todos.

Ai daqueles que ensinam as pessoas contrariamente à Palavra de Deus, estes serão declarados menores no Reino dos céus, mas felizes, contudo os que ensinam corretamente, quando eles mesmos se fazem exemplo de dignidade diante da sociedade.

João 15,1-8 – A videira e os ramos – “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e poderá todo o que der fruto para que produza mais fruto. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.”

Abraço de sabedoria e inteligência de Deus a vós


Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário