segunda-feira, 29 de maio de 2017

Desagravar o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria

Caríssimos no Senhor Deus

Música de Padre Fábio de Melo: Padre Fábio de Melo - Nunca Pare de Lutar

Há quem se constranja em desenvolver a Teologia da Antologia, há quem desenvolva a Teologia Antropológica, a Teologia da Ignorância e a Teologia da Lua, que se define a partir das fases da lua.

Esta frase abaixo é de um renomado sábio em nosso meio Albert Einstein.

“Apenas duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. E eu não tenho certeza do primeiro.”

A devoção ao Imaculado Coração de Maria e também ao Sagrado Coração de Jesus consiste em rezar e fazer penitência para desagravar seus corações dos pecados cometidos pela humanidade, contra o amor, num abuso egoísta mútuo que não prima pelo bem de ninguém, nem de si mesmo.

O amor de si consiste em beneficiar-se a si mesmo. O bem do outro, um sacrifício por privilegiar o bem de outros, por vezes, em detrimento dos nossos próprios interesses, isto é um ato de caridade.

Houve uma criança que me perguntou: “O que é estupidez?” Eu respondei: “É ser ignorante.” E ela me perguntou: “O que é ser ignorante?” Eu lhe respondi: “Ser ignorante é ser burrinho.” Mas ela concluiu: “Não sou burrinho”.

Respondi-lhe que, muito embora possamos ser inteligentes e sábios no trato com muitas coisas, quando tratamos mal aos outros e à vida de um modo geral, isto faz de nós um ser burrinho, ignorante, ou estúpido.

Precisamos rezar e nos empenhar para termos atitudes humanas com os outros, amorosa e sensível, pois isto é atitude de um ser humano.

Uma moça fez chorar duas pessoas próximas de parentesco, diante de uma situação delicada de vida. Mais que ter uma atitude profissional de ser simpática e consolar estas duas pessoas, ela englobou de modo ainda mais tocante sua situação delicada e penosa. Ela disse, em termos gerais: A situação que elas estavam vivendo era uma grande provação, mas Deus as daria uma graça de superação de suas dificuldades.

Quantos não são cuidadosos com seus animais, sendo brutos e agressivos com eles, quando são assim também com as pessoas que convivem com ele.

Se uma pessoa não respeita os seus mais próximos, como tratará a sociedade quando crescer e for viver em meio à sociedade, servindo-a no trabalho e no estudo, que nos prepara ele?

A estupidez é tão grande em algumas pessoas que estas se socorrem a violência para reivindicar seus possíveis direitos. Há quem ache diversão sair para agredir outros até que se chegue à morte destes outros, não considerando a segurança de si próprio; já vi pessoas declarando isto, em meio a jogos de futebol.

O pecado da prostituição, como um presente de lixo imundo, embrulhado como papel de presente tão precioso e delicado, se mostra nos filmes e que é copiado na vida, um abuso, descomprometido com a vida e o bem do outro, o simples ato de abusar, sem compromisso com o bem dos outros, incentivam ações inconsequentes com o que possa acontecer com a alma, a vida da pessoa e de terceiros.

As pessoas qualificam isto como amor. Antigamente a pureza, a amizade, o convívio sadio era amor. Admiração, encanto, desejo de completar-se em alguém amado, vendo este(a) como extensão do próprio ser.

Um padre falou bem, disse ele que reza de manhã, no começo do dia, bem cedo e à noite antes de dormir.

Ele disse que nós devemos lutar contra o espírito maligno, que vitima as pessoas e a partir delas fazem outras vítimas.

Este padre reza com orações, mas durante o dia reza com sua vida, para vencer o maligno, para levar a Palavra de Deus a tanto quanto alcançar, pelos meios que ele dispõe.

Como pessoas de Deus, que professam a piedade, nós devemos nos vestir com modéstia, com boas obras, antes de ostentar apenas aparência.

I Tim 2,8-10 – Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando as mãos puras, superando todo ódio e ressentimento. Recomendação às mulheres – Do mesmo modo, quero que as mulheres usem traje honesto, ataviando-se com modéstia e sobriedade. Seus enfeites consistam não em primorosos penteados, ouro, pérolas, vestidos de luxo, e sim em boas obras, como convém a mulheres que professam a piedade.

Outra exortação de São Paulo a Timóteo, em II Tim 2,16:

Procura esquivar-te das conversas frívolas dos mundanos, que só contribuem para a impiedade.

Busquem a fé e o meio do povo de fé, que professa a fé, que vive a fé e propaga os valores morais da fé, são pessoas que acrescentam mais que a companhia e as conversas dos mundanos, que são fúteis e são alienações da vida; imprudentes, acham bela a inconsequência pregada nos filmes, que vulgariza e banaliza a vida e depois se aterrorizam diante das consequências de educar uma pessoa cuja mente é vazia e imprudente. Jogados a uma filosofia mundana que se assemelha a chiqueiros de porcos, quando estes se dão a limpeza para logo jogar-se na imundície da lama do pecado e da prostituição.

A filosofia mundana, não é católica, é caótica, perpassa três estágios: acidental, desastroso e trágico.

O Templo do Pai das Misericórdias mostra como é a posição de Deus diante de nós, um pai que espera seu filho que recebeu sua herança e foi viver sua vida, mas perdeu tudo o que tinha em uma vida pródiga e veio a passar fome e até a lavagem dos porcos o negavam para que ele pudesse comer. Assim o mundo faz conosco, nos atrai para atentar contra nosso patrimônio e atentar até contra nossa saúde e vida, se não tivermos sabedoria de renunciar as influências mundanas, frívolas e fúteis do mundo.

Crescemos execrando a influência daqueles que impunham respeito através da disciplina, mas eles tornavam a vida possível de se viver, avessos à disciplina, hoje padecemos, acho eu, por não sabermos aplicá-la com humanidade e corretamente, dentro do aceitável para nós mesmos e diante dos outros. Devemos pedir a Deus a graça de, antes de tudo, nos tornarmos seres dóceis à disciplina e capazes de disciplinar, pois sem disciplina ninguém chega a lugar nenhum, todos querem dar passos em suas vidas para chegar aos seus objetivos desta vida, há os que aspiram ao tesouro eterno da santidade e do céu (agradando, amando e servindo a Deus em suas vidas), mas todos devem aprender a medir o tamanho de suas pernas para isto, para ver se têm recursos necessários para dar estes passos.

Logo há de passar a novela Apocalipse na Record. Acolhendo o convite de meus familiares, de estar um pouco mais junto deles, estou assistindo a atual novela: O Rico e Lázaro. Tem sido uma experiência de fé muito marcante e norteadora.

Duas moças do povo hebreu vindo a conhecer as estórias terríveis que estavam atrás da crença nos ídolos do povo da Babilônia pensaram que não iriam dormir bem aquela noite. Mas dois amigos delas lhes disseram que iriam contar do poder do Deus único, para que elas não tivessem medo dos ídolos dos pagãos.

Os ídolos, quando não são fantasia de homens sem instrução, que criam a realidade segundo suas concepções pessoais, contatam espíritos malignos. O Deus único é único, pois não há outros deuses que se assemelhem a Ele, não há outros deuses.

O Papa falando de uma atitude mundana em relação ao cristianismo, que não afirma seus princípios cristãos, me fez lembrar uma passagem de Apocalipse, que não qualifica, como viveu São Paulo, de ver a comunidade dividida entre cristãos normais e os perfeitos, pois todos são chamados a viver a perfeição (Fil 3,15; I Cor 2,6), mas nos chama a não nos bastarmos em sermos frios, mas que sejamos quentes, pois o morno Deus vomitará. Isto quer dizer, aqueles que se arrogam serem grandes, calcando aos pés os caminhos de Deus, multiplicando pecados e crimes no mundo, estes não suportarão o juízo de Deus, porque os que se salvam são aqueles que passam pela porta da Misericórdia, daqueles que buscam a Jesus, daqueles também que se dão a devoção a Misericórdia Divina, se empenhando e produzindo obras de misericórdia materiais e espirituais, cooperando com o bem material e intelectual de seus semelhantes.

Não suportarão o juízo de Deus, pois, arrogando-se o direito de passar pela porta da justiça de Deus não o alcançarão, pois nem mesmo o céu é perfeito diante de Deus e todos nós somos pecadores, passiveis de errar, mas os que se empenham na fé, superarão suas escravidões e progredirão mais e mais na disciplina, na perfeição e na santidade.

A imagem da beleza do passado consistia na valorização da beleza, da natureza de nossa sensualidade, própria do homem e da mulher, do moço e da moça, das crianças, mas hoje, tende a apelação da beleza, desculpem, mas diante da moda, penso se não é verdade que uma mulher dada à prostituição poderia ser confundida com outras mulheres, por assemelhar-se no modo de vestir-se, querendo ser valorizada pela sexualidade.

O conhecimento da personalidade se faria necessário para uma situação melhor, uma situação mais ao conselho de Deus para nós, onde a amizade poderia frutificar, onde um verdadeiro amor maduro poderia surgir, entre pessoas maduras e independentes.

É necessária a edificação da personalidade. O modelo de perfeição nós temos. Jesus veio a nós, o Filho de Deus mostrou-nos o Pai em si mesmo, mostrou-nos que o caminho da perfeição é o caminho da obediência, pois Ele foi obediente até a morte e morte de cruz, por isto Ele é chamado Senhor.

Nossa vida é luta, luta na fé, na oração e no sacrifício, a vida nem sempre é fácil, é por vezes muito difícil e penosa, precisamos nos dedicar à oração, nos por numa luta de chão, por nossos joelhos no chão para vencer o maligno, para que grande seja Deus em nós, para esfregarmos o maligno no chão, para curarmos o coração dos outros, para libertarmos os nossos queridos de todas as escravidões, para que libertos de toda estupidez, possamos viver plenamente o amor que Deus quer que vivamos uns com os outros, no qual Ele nos amou e nos deu o exemplo para que amemos os outros, dando nossa vida por amor de nossos irmãos e irmãs, pais e mães, nossos amados.

Abraço do amor de Deus a todos


Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário