quarta-feira, 31 de maio de 2017

Afora o amor de Deus todo amor é ilusão

Caríssimos em Deus Pai e em Nosso Senhor Jesus Cristo


Uma passagem marcante eu gostaria de compartilhar com todos, que exorta a toda a sociedade a ter uma conduta mais ao agrado de Deus (exortação de São Paulo), mais prudente, sábia e inteligente, longe do descontrole pagão, que não modera seus instintos, que tendem a animalidade.

Instruções relativas aos fiéis – (Tito 2,1-10)

O teu ensinamento, porém, seja conforme à sã doutrina. Os mais velhos sejam sóbrios, graves, prudentes, fortes na fé, na caridade, na paciência. Assim também as mulheres de mais idade mostrem no seu exterior uma compostura santa, não sejam maldizentes nem intemperantes, mas mestras de bons conselhos. Que saibam ensinar as jovens a amarem seus maridos, a quererem bem seus filhos, a serem prudentes, castas, cuidadosas da casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja desacreditada. Exorto igualmente os moços a serem morigerados, e mostra-te em tudo modelo de bom comportamento; pela integridade na doutrina, gravidade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário seja confundido, não tendo a dizer de nós mal algum. Exorta os servos a que sejam submissos a seus senhores e atentos em agradar-lhes. Em lugar de reclamar deles e defraudá-los, procurem em tudo testemunhar-lhes incondicional fidelidade, para que por todos seja respeitada a doutrina de Deus, nosso Salvador.

Algo que grita em minha mente recentemente é a preocupação desmedida com a aparência, tão grande que ela se torna danosa a mesma. O mau exemplo é tão forte, das gerações mais antigas, que mesmo as mais jovens prejudicam seus cabelos com tantos produtos industrializados, agressivos aos cabelos, tendo de se socorrer a apliques para manter a aparência.

Tão mais fácil seria se buscassem, ao invés de ouvir qualquer um que promete efeitos milagrosos, ouvir profissionais estudados, que podem aconselhar a favorecer o cabelo, pois o disfarce de beleza não quer dizer verdadeira beleza. Quanto a saúde, própria das pessoas, tem de pagar para que a pessoa se sinta bela e satisfeita?

Falando em satisfação, não poderia deixar de citar o problema da drogadição. As pessoas tomam como deuses as drogas ao invés de buscar aquele que é Deus de verdade e resolve os problemas, trocam uma solução por um recalque.

Pe. Jonas Abib nos deixou uma mensagem na Folhinha do Sagrado Coração de Jesus e ele disse: “O bonito não é realizar o nosso próprio sonho, mas realizar o sonho de Deus”.

O estado de ansiedade, de falta de oração, caridade, fé, religião. A busca de bastar-se com futilidades materiais, de equivocar-se com fantasias, enquanto lidamos na vida com a realidade, dentre outros fatores, leva a pessoa a uma situação precária. É um pedido de ajuda, creio eu o caso de as pessoas buscarem vícios.

O carinho somado à disciplina é caminho para resgatar estas pessoas. A sociedade, irmã e missionária no mundo, se aderiu a fé em Deus e em Cristo, deveria dedicar-se a orar não só pelo bem do país, que influencia nisto também, mas também pelas pessoas que carecem de um amparo espiritual e material por vezes.

Se os pais orassem pelos filhos, se se empenhassem em dar-lhes boa educação, educação cristã, mais que teoria, prática, se os educarem na disciplina, se cuidarem de sua alimentação e da qualidade de vida de seus filhos, antes de pensar, por vezes, demais em si mesmos, eles poderiam encaminhá-los bem na vida. Cada caso é um caso e nem todos podem ser enquadrados numa mesma situação.

A Palavra de Deus, a Bíblia nos diz assim: “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”.

Fizeram uma brincadeira muito procedente, até de modo irônico, nesta situação. Disseram a Nossa Senhora que ela tinha muitos compromissos para cuidar urgentemente, mas ela disse que precisava desmarcar, pois tinha salão de beleza.

Quem pensa em Nossa Senhora assim, sendo devoto dela? Claro que não, uma pessoa serva está sempre de prontidão. Quando Isabel estava para dar a luz, ela foi para ajudá-la, estando grávida também do Salvador (Lc 1,43 – Hoje 31/05/2017, dia em que se medita a visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel), sinal de que era uma moça prendada, trabalhadora, digna, virtuosa, uma mulher, sem dúvida nenhuma, temente a Deus.

As mídias sociais muito cooperaram com o crescimento da virtude daqueles que aprendem boas coisas, até no tocante a fé, mas também prejudicaram a muitos que não têm uma riqueza intelectual suficiente.

Na vida tudo é administrado, gerenciado, não podemos descuidar do gerenciamento do dinheiro, pois ele acaba por nos faltar naquilo que é mais essencial. Não deveríamos deixar de gerenciar nossa sabedoria e prudência, porque poderíamos nos perder no gerenciamento de nossa saúde, nossa vida e nossa alma.

A palavra temente a Deus é muito significativa e merece uma atenção especial para discorrer um pouco, senão muito sobre ela, para que esteja bem clara na mente, no coração e na vida das pessoas prudentes.

O mundo, pela influência de alguns, ensina a que Deus não devemos temer, ensinam as pessoas e a eles mesmos a fugir do temor a Deus. Deus pedirá contas das más ações que fizemos em vida e dará recompensa aos que fazem o bem. Devemos amá-lo mais que temê-lo, mas a palavra temer se refere mais a ter respeito por Ele, pois quem é perfeito no amor atira fora todo temor, como nos ensina o livro de São João.

Fazendo minha higiene mental, como de costume, sentado no vaso, olhei o Box e vi figuras, me veio a lembrança do inferno, vi criaturas presas, depois atentei para algumas figuras que pareciam ter bocas a gritar. O descomedimento no falar é comum no inferno, pois diante da atroz tortura sem fim, as almas, mais que gritos, demonstram toda espécie de desregramento no falar, porque sofrem sem cessar, eternamente. Antes de chamar a Deus e a Jesus de mentiroso, ensino de acordo com a Palavra de Deus, temo a Deus e exorto a que todos façam o mesmo, não matem em si a caridade, mas a cultivem para que possam construir, da árvore que dela crescer, sua casa no paraíso do céu.

Santo Antônio de Pádua disse: “A caridade é a alma da fé. Se perdida a fé morre”.

Houve quem diga que, por merecer o céu, uma pessoa estava diante de Deus, em alma, e Deus disse que, por suas boas obras, ela deveria ir para o Paraíso, mas ela pensou que voltaria a sua cidade natal, não se sentiu recompensada, mas o céu, não é reencarnação, é uma realidade que não passa e é imaterial. Há correntes teológicas católicas que defendem que a eternidade é uma realidade, mas que espiritual também física. Fundado em minhas pregressas concepções da Palavra de Deus, parece natural minha reflexão. Perdoem-me se falho neste ponto.

Têm surgido muitos livros zelosos para os jovens atualmente, que visam que eles sejam mais realistas diante da vida e não tão iludidos.

O título, se não me engane é: Não se apega não. Outro é Não se iluda não.

O amor de Deus completa todo amor e lhe dá a base e a complementaridade, lhe serve de sustentação.

Ouvi, na Canção Nova, este conselho, de Marcio Mendes: “Um bom grupo de profissionais acaba por somar para fazer um objetivo ser alcançado, mas Deus é aquele que multiplica, Ele toma o pão e os multiplica, multiplica tudo em nossa vida”.

Precisaríamos pensar mais em meios de somar e multiplicar coisas boas em nossas vida, nós temos escolhido o que é importante para nós e isto só tem subtraído e divido aquilo que possuímos, me parece.

Mc 10,29-30 – Respondeu-lhe Jesus: “Em verdade vos digo: ninguém há que tenha deixado casa ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras por causa de mim e por causa do Evangelho que não receba, já neste século, cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, com perseguições – e no século vindouro a vida eterna”.

Tito 1,13 - Esta asserção reflete a verdade. Portanto, repreende-os severamente, para que se mantenham sãos na fé, e não dêem ouvidos a fábulas judaicas nem a preceitos de homens avessos à verdade.

Falo de modo figurado e não objetivo, viso tratar de realidades de pessoas, sem ter intenção de incentivar a discriminação ou o ódio a quem quer que seja. Há quem seja repreensível, que necessita de repreensão para que isto coopere com o progresso de sua boa educação.

A asserção está em Tito 1,12 – Um dentre eles, o “profeta” deles disse: “Os cretenses são sempre mentirosos, feras selvagens, glutões preguiçosos”.

Abraço da disciplina, perfeição e santidade de Jesus, Deus, com o Pai e o Espírito Santo


Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário