sábado, 17 de outubro de 2015

Pai das Misericórdias

Caríssimos em Deus

A inspiração do Pai das Misericórdias é muito acolhedora, fraterna, cristã e marcante.

Como na língua hebraica não havia superlativo, foi posto no plural o nome da dedicação deste Templo da Canção Nova, enfim uniram a palavra Pai com as Misericórdias, fazendo referência ao pai que acolhe o filho pródigo, no qual podemos por nossa pessoa no lugar, mas também do pai, quando nos fazemos verdadeiros cristãos prontos para acolher nossos irmãos e irmãs, mesmo em meio a todas as suas limitações e misérias humanas.

Reconheçamos pecadores e não nos exasperemos, em Jesus ganharemos valores e virtudes. Não devemos acolher a instrução do mundo que diz que valores são: poder, prazer e ter, coisas do maligno. A paz, a harmonia, a fraternidade, a amizade, o zelo para com os irmãos e irmãs é nossa riqueza, há de nos dar o pão de cada dia e o pão eterno que é Cristo Jesus, conduzindo-nos a recebermos dignamente e sermos merecedores do céu, na fé e na caridade.

Temor, eu já ouvi que muitos têm, e uma pessoa formadora, renomada e famosa falou desta estatística. Conta-se de histórias de pessoas que adotaram filhos e filhas e estes vieram a se revoltar contra seus pais, agiram com eles com violência, outros com indiferença para com seus pais. E os filhos legítimos são muito melhores? Muito é necessária a fé na família para conseguir conduzir bem sua família, seus filhos, mesmo assim, pode ser um desafio de perdas e sucessos.

Há aqueles que estão vocacionados, eles têm a estrutura devida para isto e desejo também de viver esta realidade. Que Deus e Jesus permitam que usufruam de todo benefício que desta realidade possam colher, todos os seus bons frutos e que Deus os ajudem quando a colheita não for ideal.

É o amor que nos faz crescer e sermos melhores e mais prósperos, mas o meio que nos circunda, que, por vezes, ainda não é amadurecido contra a inveja e o egoísmo, ferem e diminuem os irmãos, ao invés de fazê-los brotar e robustecer-se, comparo o ser humano como uma planta.

Preciso é que nós nos mergulhemos no grande amor de Deus, mostrado em Jesus, que se entregou por amor de nós e nos deu seu exemplo de amor para sermos seus seguidores e darmos passos verdadeiramente maduros de humanidade no nosso modo de proceder. Para sermos fontes de vida e amor em nós aos outros, no mundo também, carente de paz e amor, vida e espiritualidade.

Inundados de Deus haveremos de vencer toda falta de fé, toda representação artística para sermos sinceros no nosso trato com os outros, semelhantes a Jesus Cristo que a todos acolhe com misericórdia, se doando, até mesmo aos que não retribuem, pois a nós cabe sermos fiéis, plantar a semente da Palavra de Deus, esta Palavra de amor e fraternidade, de santidade e dignidade humana, sendo fiéis a Deus, plantarmos a semente da Palavra de Jesus entre espinhos, sobre o terreno pedregoso, em meio às aves e também na terra boa onde a semente gera o Reino dos céus no meio do mundo.

Se não nos propusermos a ser profetas de Deus haveremos de ser profetas do maligno, que semeiam, ao invés de vida, morte, ao invés de amor, abuso, ao invés de misericórdia, monstruosidade no mundo, na sociedade, na família, em qualquer comunidade que participarmos.

Muitas vezes somos escravizados por espíritos malignos que nos querem prender no mal dos vícios, só a fé em Jesus, só a oração, só o sacrifício do jejum, só o zelo pela Palavra de Deus podemos vencer estes males. A busca de fugir das ocasiões de pecado e buscar momentos de fortalecimento espiritual e cristão.

O bulling está presente em vários lugares entre as crianças, entre jovens também, não bastando não tratar bem os outros, também não tratam bem nem a si mesmos, sua baixa estima própria os faz alienar-se do próprio bem e acabam sendo maus exemplos para os outros. É preciso, portanto orientar a que crianças, adolescente, jovens, adultos e idosos saibam discernir a escolha dos ambientes que estão para buscar ambientes que os edificam, mas se estão em ambientes inadequados que se proponham a levar a vida e a Palavra de Deus para este meio para semear luz no meio das trevas.

É preciso ter paciência, dar sempre o exemplo, amar e ser misericordioso para retirar más influências, que ao invés de incentivar o amor e a amizade, incentivam a filosofia dos mosquitos.

Os orientais demonstram, às vezes, paciência no trato com todos os animais, procurando viver em paz com elas, mesmo com todos os seus infortúnios, assim eles se preparam para o convívio social, favorecendo a que sejam muito tolerantes com todos de um modo geral, mesmo com os outros seres humanos.

Por não achar um ambiente bom para mim em certos lugares, embora sejam “bons”, procurei outros lugares, me expus a riscos andando por lugares ermos, vazios, meus temores por estes lugares me fizeram crer que antes estes “bons” ambientes que estes outros piores.

Pensem bem em criar ambientes para vocês, achá-los para sua segurança, nem todos são bons de fato. Amor é sacrifício, sofrimento e até morte. Cristo amou, seu amor culminou na cruz.

Bom é a luz do dia, a luz do sol, as falsas luzes da noite são falsas. Escolham para vós as coisas verdadeiras e não as falsas, postiças, Deus é Pai e outros pais não merecem ser postos no seu lugar.

Melhor herança que seus pais podem dar aos seus filhos é a fé em Deus e em Jesus, mostrar-lhes a intimidade e o poder do Espírito Santo; que nos faz verdadeiramente cristãos.

Isto está à disposição de todos, se não puderam aprender desde sua infância, Ele nos chama para participarmos da Ceia do Senhor, para vir comer pão sem pagar e também beber vinho sem gastar nossos pertences, pois Ele nos oferece isto na Eucaristia e também a sua Palavra de vida abundante e eterna.

Que possamos encher nosso coração como na visita à Cidade de Ouro, Jerusalém, do Senhor Jesus, onde os tijolos brilham com cor dourada, que o ouro da fé resida em nosso coração por toda a vida e que regozijemos dela e nela por toda a eternidade.

A orientação de Deus humaniza os pais, humaniza os filhos, humaniza as relações interpessoais, o amor de Deus é como o amor do agricultor, tem paciência com as plantas, não são como os materialistas, que consentem em ser gentis talvez por receberem algo em troca, num companheirismo de conveniência e interesse.

É necessário curar e orientar as brincadeiras, o convívio entre as pessoas para que seja favorável, o amor é caminho para a promoção da vida, o homem e a mulher sábios tratam das árvores que os rodeiam, pois poderão comer do seu fruto, mas os que devastam à sua volta se fartarão dos recursos do deserto.

É levando com dignidade, amor e misericórdia a nossa cruz de cada dia que chegaremos ao dia feliz da ressurreição junto de Deus, por imitarmos o amor de Jesus que acolhe o filho pródigo, quer ele nos corresponda no amor que lhe proporcionamos, quer não.

Abraço da paz e de misericórdia de Jesus

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário