domingo, 11 de outubro de 2015

O poder sem a responsabilidade é declive de ruína

Caríssimos em Deus



Dia 08/10/2015 comemora-se o dia do nascituro, a Igreja Católica muito se mobilizou e está se mobilizando para conscientizar acerca deste assunto, todos os interessados e procurar alertar os que estão alienados da vida.

São muitos os que acabam por errar em sua adolescência e em sua juventude por seguir o modelo deformado de vida que o mundo incentiva; uma influência iluminística que tem a cultura do descartável, o que é mais frágil e indefeso e o que é marginalizado na sociedade deve também ser segregado.

Assim não é o amor de Deus, um mundo com Deus é um mundo com lei, um mundo com amor, um mundo em que a vida humana tem o devido valor, de filhos de Deus, não um efeito colateral de uma vida vivida no egoísmo inconsequente, de pessoas sem maturidade e responsabilidade.

A maldade é algo que está presente nas pessoas também, o egoísmo, a idéia de que o direito de um vai além de outros, por pensarem-se ser maior que os outros, mas mais que este comportamento repreensível e contrário a vontade de Deus é também uma vida envolvida com prostituição e cuja sexualidade é vivida de maneira errada.

Na criação de Deus há o trigo e o joio, as trevas e a luz, o mal e o bem, os filhos da promessa e os filhos da escravidão, ambos coexistem até o dia que o Senhor decidir a recompensa que cada coisa terá diante Dele no julgamento final, conduzindo-nos e nos prestando sua providência conforme a vontade Dele se é atendida ou não.

As Palavras de Deus no Antigo Testamento se referiam ao seu povo, mas, aprendemos nos grupos de oração da Renovação Carismática, que as Palavras da Bíblia nos refere a nós em primeira pessoa, não incito, nem quero a violência entre irmãos, as Palavras do Senhor nos querem levar a uma conversão de vida, cada um é chamado a rever sua vida, mas ser misericordioso com os irmãos.

Wellington Silva Jardim, na revista Canção Nova de Abril de 2015 propôs um tema e discorreu sobre ele de maneira muito marcante e proveitosa, falando sobra as obras de misericórdia, que a Igreja Católica nos orienta a seguir, também através do Catecismo da Igreja Católica, base para a formação destes cristãos, que recomendo também a outros.

Obras de Misericórdia Espirituais

1 – Dar bom conselho;
2 – Corrigir os que erram;
3 – Ensinar os ignorantes;
4 – Suportar com paciência as fraquezas do próximo;
5 – Consolar os aflitos;
6 – Perdoar os que nos ofenderam;
7 – Rezar pelos vivos e pelos mortos.

Obras de Misericórdia Corporais

1 – Dar de comer a quem tem fome;
2 – Dar de beber a quem tem sede;
3 – Vestir os nus;
4 – Visitar os doentes;
5 – Visitar os presos;
6 – Acolher os peregrinos;
7 – Enterrar os mortos.

A fé não consiste em nós orarmos a Deus por nossas necessidades e esperarmos somente que Ele nos atenda em nossas orações, é preciso que nós pensemos no bem dos outros, nisto consiste a verdadeira vivência do cristianismo, no amor, no perdão, na reconciliação etc.

Como disse Bartolomeu (o Patriarca de Constantinopla) ao Papa Francisco: “Nenhum outro caminho conduz à vida, exceto o do amor, da reconciliação, da paz, e da fidelidade autêntica à verdade”.

Jesus ressuscitou dos mortos (Mt 28,5-7), que esta verdade contribua para que a vontade Dele se cumpra entre todos os cristãos, que sejamos um e que o mundo creia Nele, como se expressou Luzia Santiago.

É preciso não dar mais liberdade a que as pessoas estão capazes de administrar, pois senão eles se perderão, é importante considerar a idade de uma pessoa e o meio que ela se encontra, um melhor meio favorece mais o crescimento de vida e o aprimoramento espiritual em uma pessoa, ou pode servir para a perdição de uma pessoa.

Sonhei com alguém, eu estava atrás dela seguindo-a, vi um caminho do bem e outro do mal, um que leva ao céu e outro que leva ao inferno, ambos, um de cada lado, tanto mais se afasta do bem, tanto mais é grande a distancia da área do bem e a área do mal, esta relação é muito pertinente à fé, pois o inferno é um lugar que tem total independência dos que estão no céu.

Esta pessoa persistiu nos seus caminhos, por um meio de lodo, eu tentava chamá-la para que fizesse o caminho oposto, mas foi em vão, ela persistiu, caiu certa vez na lama, se levantou, caminhou pouco mais, mas caiu de novo e lá ficou, na lama, daí acordei.

O caminho do mal e do pecado é um caminho descendente, que não exige esforço, mas é irreal e é alienação da vida, os que se perdem neste caminho se perdem na vida e, por vezes, não encontram o caminho da vida, que é serviço a sua própria vida e para os seus mais próximos.

O poder sem a responsabilidade é declive de ruína, por isto é preciso zelar pelas crianças, pelos adolescentes e pelos jovens, orientar os adultos, pois há muitos que se tornam competentes no seu trabalho, mas como pessoas precisam muito de formação. É por isto que Deus nos deu e nos dá seus: profetas, apóstolos, discípulos, para que o cuidado salutar de Deus não deixe a humanidade, mas possa ser luz para que não tropecem seus filhos, para que prejudiquem a si mesmos, à terceiros e a outros, semeiem uma semente corrompida no mundo para se multiplica para a alegria do maligno e a infelicidade de Deus, que eu gostaria que se alegrasse comigo e com todos, por isto me ponho a aconselhar.

Saiu uma notícia de que as taxas de estupros caíram, mas ainda é grande e grande é o temor de muitos de sofrerem violência sexual. É preciso orientar e não provocar o abuso, orientar as pessoas a que sejam responsáveis a agirem como moleques irresponsáveis, que por não querer muito bem a seus tutores, não reconhecer a necessidade de honrá-los, por não se importar com nada, nem com Deus, agem sem pensar nas consequências de suas ações, que geram uma situação fora do contexto da vida, que provoca doenças, que gera uma família que não atende as necessidades de uma vida humana, que não deve saber com quem serão deixados, mas se estão sendo devidamente acolhidos, orientados e direcionados na vida.

Na Canção Nova, muitos encontros estão sendo realizados para conscientizar as pessoas para que não sejam injustos com a vida nesta matéria, mas deem plena adesão a causa, que é mais que acolher o que se deve acolher, mas que sejamos alguém útil na sociedade e no mundo mostrando seu exemplo de humanidade, privilegiando a vida a viver de modo inconsequente e irresponsável.

Encerro com uma frase que eu gostaria de dizer a todos.

É muito importante orientar os jovens e adolescentes para que não vivam a cultura do descartável, mas com Deus e na lei de Deus, não neguem o amor à vida, menos do que merecem os filhos de Deus, em Jesus, que nos deu o Espírito Santo filiador nosso ao Pai.

Abraço da paz e da santidade de Jesus


Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário