quinta-feira, 8 de outubro de 2015

O homem não vive somente de pão, mas de toda Palavra de Deus.

Caríssimos no Senhor Jesus

Sugestão de música para este texto: Adriana - Lindo céu

Aquele que por nós morreu por amor e agora vive em nós que cremos, pois a vida Dele está em nós, enquanto a nossa está escondida em Deus, nos removeu aquele ser vendido ao pecado para nos tornarmos justiça de Deus no mundo, modelo de vida e virtude para todos. 

O que me motivou a escrever esta pregação foi o compromisso com a verdade que é Deus e Jesus. Como disse um padre na Quinta-feira de Adoração na Canção Nova, um mundo com Deus é um mundo com lei, um mundo com amor, porém um mundo sem Deus é um mundo sem lei, um mundo do descartável, um mundo do interesse, por isso se vê tanta corrupção, pois quando interessa as pessoas posam ao lado da outra, mas quando têm o que querem, que os outros se “ex” “plodam”.

Muito me admira as pessoas pensarem no futuro como um mar de rosas, sem considerar que elas têm espinhos.

Eu vos aconselho: “Andai pela vida às apalpadelas, com cautela e precaução, pois quando caímos na vida, nela tem pétalas e espinhos, com cuidado poderás ter uma cama macia de pétalas, ao invés de te jogares no espinheiro”.

Faz, contudo, como São Francisco, te joga no espinheiro para não te deixares vencer pelos maus desejos carnais, a santidade nos impele sempre para o autocontrole, para o autodomínio, o ser humano foi feito para Deus e para o amor em Deus, na pureza, no serviço, na santidade e na perfeição. Longe de Deus nos atiramos sobre aquilo que é fútil e aquilo que nos mata cada vez mais e amplamente em nosso ser.

Aquele que aspira ser perfeito guarda sua boca de más palavras, este está sempre mais no controle de si mesmo, capaz ele será, cada vez mais, mais capaz de refrear seus maus instintos. O mundo é como uma estrada de terra, não tem como nós não nos sujarmos no barro, mas pelo escudo da fé, podemos estar em todos os meios e lutarmos para não nos sujarmos, para termos no amanhã, cabelos brancos, sinal de glória para quem teve uma vida digna na mocidade e em toda vida.

Casam-se ou se unem uns com os outros e depois se arrependem, abusam da compreensão do que é amor, não refletem bastante antes de tomar importantes decisões em suas vidas, amam com amor do método braile, às apalpadelas, enquanto a sexualidade deve ser vivida no casamento, com alguém que de fato se conhece, alguém que se ama de verdade.

Acordei cedo pensando nisto: “Amor verdadeiro é cumplicidade, gera compromisso e fidelidade, é amizade que excede toda bondade”. Como se expõem física, emocional e espiritualmente por se envolverem com pessoas imaturas, pessoas sem critério, como se machucam e se frustram!

Quem tira Deus do seu lugar procura encher o lugar de outras coisas, pensa estar acrescentando algo, mas paga com sua alma e sua vida, pela riqueza do maligno: vaidades e buscas de vento, quando se enche de algo e vê que não se preencheu se frustra, pois imaginava que encontraria a felicidade.

A felicidade é o uso moderado e vivificante das coisas, não exclui Deus, mas Nele encontramos plena harmonia, por entender o que a existência nos traz de bom e de mau, o discernimento é uma graça que amadurece naquele que tem Deus.

Havia o paraíso no Éden, o homem e a mulher viviam a ingenuidade, mas por desobedecerem Deus, abriu-se os olhos de seu entendimento e ganharam inteligência e malícia, com os olhos abertos se puseram no lugar de Deus, conhecendo o bem e o mal, mas não discernindo corretamente. Deus nos salva desta condição, Ele nos leva à ingenuidade original, nos orienta e nossa vida tem o suporte de Deus, sua orientação, onde os outros ignoram o que é discernimento, sabedoria e bom senso, aquele que tem Deus e tem Jesus Cristo, sua Palavra, a Bíblia, discerne o bem do mal e escolhe caminho de vida para si e de vida eterna, afasta, portanto o infortúnio e a condenação eterna, destino de todos os que não temem a Deus e multiplicam suas injustiças contra a vida (Jer 13,1-11).

O templo da perdição, dos que se entregam à embriagues, que não vigiam, que não oram a Deus, que se dão a músicas indecentes, de conteúdos que desdenham a moral, de ambientes que desdenham o zelo para com a audição, onde as danças são indecentes, cooperará com a perdição dos que vão atrás do demônio e os rebeldes, ao invés de pensar em Deus e guardar seus passos desse mal caminho de perdição, fonte de toda dissolução e auto-consumação.

Uma família quando bem edificada, com estrutura, por pessoas bem estruturadas, na fé e na vida, por vezes é um desafio lidar com suas realidades diárias, tanto mais para aqueles que sem estrutura a edificam, inconsequentemente, irresponsavelmente, imprudentemente, num ato egoísta e desumano, por não considerar o bem que devemos ter para com o outro e com a vida de um modo geral, não os vendo como objetos para nossa satisfação, mas como irmãos e irmãs, filhos de Deus, pessoas de valor, que merecem ter tudo de bom para sua felicidade.

O que me motivou a escrever foi a idéia de favorecer que as pessoas não troquem o que é valoroso por aquilo que é sem valor, que é prejudicial.

O corpo precisa de ferro e vitamina C para absorver o ferro no organismo, o cálcio junto com a vitamina D ou luz do sol, ajuda a calcificação dos ossos, para seu fortalecimento. Deus enche nossa mente, nosso coração e nosso espírito para nosso bem, tirando toda espécie de imundícies que o mundo quer colocar no lugar, para nos envenenar.

É melhor descascar que desembrulhar, tanto para a criança como para o adulto, melhor é um alimento perecível que um durável. Antes a fruta que excesso de massa e gordura. Diminui o próprio entupimento e o do banheiro. Diminuem os riscos de câncer a gordura, os alimentos cheios de conservante.

A saúde do ser humano, como tudo o mais, a exceção de Deus é passageiro, mas os que fumam agravam sua saúde cardíaca com o tempo, tanto mulher como homem, como disse o médico muito próximo da Canção Nova, que cuidou do Pe. Léo, o Dr. Roque Savioli. Os postos de saúde advertem que o controle do álcool é caminho para favorecer a saúde e a longevidade de uma pessoa. Os que são da fé praticam a caridade e recebem caridade de volta, o mundo cheio de interesseiros e invejosos, pessoas que querem ver umas as outras pelas costas têm, estes, seus contraconselhos para seus semelhantes para as mais diversas razões.

No homem há um mal, creio que também, em certa proporção na mulher, o desejo de ser melhor que os outros, o que os faz, por vezes, ser ofensivos verbalmente ou fisicamente com os outros. A fé é caminho para nos libertarmos desta mesquinhez e mediocridade, esta idiotice. Deus nos chama ao amor a Ele e ao próximo, aquele que espera longa vida, abençoada e aspira alcançar o céu deve refrear seus maus instintos egoístas e a considerar ganho o bem que fazemos aos outros e a ver como mal toda má obra.

Antes ter virtude e valor que orgulho e arrogância, não podem acrescentar humildade em si os que se põem no lugar de Deus, pois sendo muito equidistantes Deste, julgam erroneamente serem perfeitos, enquanto afastam os outros com seu comportamento, que se fosse repensado, muito meditado e conseguido fruto de oração a Deus poderia ser caminho para crescer nele a acolhida, a simpatia e a gentileza, virtudes que fundam amizades em Deus entre as pessoas de Deus.

O homem não vive somente de pão, pão que ele compra com o fruto de seu estudo, que reflete no seu trabalho, que lhe dá uma vida de regalias de acordo com sua posse. O homem (o ser humano) vive também da Palavra de Deus que tudo fez e tudo: conserva, plenifica e eterniza.

Quem trabalha tem compromisso com a vida, se gasta, não é para se destruir, mas tem tudo a contribuir com a construção da sua vida com o que gasta, edificando outros. O amor é tempo de viver a afetividade, o carinho, a humanidade e não a sexualidade, pois o convívio, o zelo pela vida exige um ser cheio de misericórdia e acolhimento do outro e o despojamento de si pelo bem do outro, pois isto é a interpretação mais elevada do amor e do propósito do ser humano no mundo.

Doar-se por amor, ser herói na defesa da vida, alguém que não a vitima, mas tem compromisso em elevar a vida à sua devida dignidade: cristã, espiritual, religiosa e pessoal.

Tanto o homem quanto a mulher devem se comprometer em fazer feliz um ao outro, comprometendo todos os âmbitos de sua vida com o bem do outro. Na casa de seus pais são tratados com todo cuidado e carinho (ao menos deveria ser assim) e quem os quiser tomar para si devem prolongar estes bons cuidados, é o desejo de Deus e daqueles que amam seus parentes.

Aqueles que fazem mal à vida e não se convertem a Deus, que não veem o valor da vida, mas abusam dela para se enganar que têm realização no que fazem, cairão num vazio e não se levantarão até se encontrarem em Deus.

Dizes com quem andas e eu te direi quem és. É um ditado popular, mas cheio de verdade. Procure quem acrescenta coisas boas a suas vidas, pois se não tiveres critério poderás, com facilidade, ter quem degrada sua vida, as pessoas estão cheias de inveja; com Deus desejamos amar os outros, pois amando-os nós amamos a Deus, servindo-os nós servimos a Deus, nos entregando a eles, Ele nos acolhe no céu, Templo de Deus, objetivo maior e mais excelente que um ser humano pode se propor a cumprir em sua vida.

Abraço da paz e da sabedoria do Santo a vós


Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário