sábado, 19 de março de 2022

O filho pródigo e seu antagonismo

Caríssimos no Senhor Deus



A Palavra de Deus, a Bíblia, repreende duas realidade, a prodigalidade de escravidão da dependência do material em detrimento do bem físico, emocional, espiritual e da família. Ela também repreende a avareza, pelo qual o avaro já deixa de viver em vida, abstendo-se de gastar, levando a si e os seus à carestia de tudo.


Penso que este prodigalismo pode ser visto sob estas duas formas de viver, que nada mais é que um egoísmo e uma imaturidade, que não se doa e por isto não gera a vida em si e nos outros.


Voltando-nos para Jesus e buscando ser cristão, quer dizer, ser um outro cristo, sendo família com a humanidade, nos libertaremos da escravidão do pecado e nos tiraremos do centro para pôr Deus no centro. Quando Deus está no centro o ser humano retoma sua importância, a vida tende a caminhar para seu ideal, a criação e a coroa dela, que é o ser humano.


É preciso progredir na fé, na aprendizagem de Cristo, na humildade em nos reconhecer como pecadores e miseráreis e que Deus é a misericórdia viva, na fé em Deus e no nosso esforço pessoal progrediremos e nos veremos mais humanos, mais capazes de gerar a vida em nós e nos outros.


Muito do que nos rodeia está envenenado para o malefício da vida, os alimentos cheios de conservantes, açúcares refinados, farinhas refinadas, a cultura alimentar deveria se reestruturar e se evangelizar, os valores estragados e subvertidos, nossa nutrição não coopera com nossa personalidade, antes a desagrega e mesmo nos leva a agressividade e à várias doenças, a influência escolar e social busca subverter a natureza das coisas para perder a identidade humana, mentiras são lançadas com o intuito de vulnerabilizar e erradicar grupos; muito se conspira nas nações para o mal de Deus e de sua criação, muito embora se pensem defensores da mesma, filtram uma mosca e comem um camelo, veem um cisco no olho de seu irmão, enquanto tem uma trave no próprio olho, querem dar o pão dos filhos aos filhos, mas os dão aos cachorrinhos.


Se Deus é tudo, o próximo tem um valor divino, nós devemos nos alegrar em ocupar o último lugar para o bem dos outros, pois a joia do ourives é que dá testemunho de sua especialização.


Segundo as Sagradas Escrituras, viver é amar e não vive aquele que não ama, aquele que não se doa e se desgasta por amor dos outros, o que não toma sua cruz e se empenha pelo bem de si mesmo e de outros mais.


O desconhecimento das coisas e mesmo um espírito de confusão que graça no mundo faz com que as pessoas confundam viver com extraviar-se do caminho da prudência, viver errante no mundo, dar um contra testemunho de virtude no mundo, incentivando o vício em detrimento do equilíbrio e da moderação, do planejamento e do sucesso pessoal e social.


Um filme bom que assisti e recomendo da Netflix é: O projeto Adam. Ali se aborda a educação de um filho adolescente que perdeu seu pai, seu relacionamento difícil com sua mãe. Ele é levado, por ele mesmo, pois ele volta do futuro, a ser mais amoroso com sua mãe e mostrar seu amor por ela, ao que ele acolhe este conselho e deixa de ser tão ríspido e grosseiro com ela e passa a ter atitudes amorosas para com ela.


O menino adulto classifica o adolescente, de maneira irreverente e descontraída, como um vaso sanitário que grita.


É fácil compreender sobre o que é ser alguém que grita, mas ser um vaso sanitário necessita de um pouco de análise, refleti depois e concluí que pode ser comparado com algo em que se põe os dejetos.


Uma pessoa sem critério e imatura, que não acolhe os conselhos dos mais sábios e experientes, escolhe para si o pior para interiorizar em seu corpo, em seu emocional e mesmo em sua alma.


É recomendável que o ser humano, em toda sua vida tenha humildade e não se envaideça de seu conhecimento, pois pode pensar que sabe de algo e não o conhece de fato, toma para si o que é bom pelo que é mau, toma para si o que é mau como bom, esta é a raiz do pecado original, ao qual Cristo Jesus nos veio para nos libertar, para que nele fossemos verdadeiramente livres, crendo nele e vivendo para Ele.


O ser humano tem a tendência de deixar Deus, sua Palavra e sua influência para confiar-se em horóscopo, algo que não tem fundamento científico, mas ele se baseia, aprende e propaga como se isto fosse verdade e pudesse cooperar com sua vida. É a desconfiança do amor de Deus para se firmar numa superstição, que decorre do senso comum, que nada tem a ver com sabedoria.


Reprendidos de muito tempo são alguns realities, pela Igreja Católica, aconselhando as pessoas que se resguardem destas influências e mesmo de muitas músicas que apresentam uma vulgarização das letras e dos comportamentos, ataque claro aos valores cristãos, ataque contra valores que favoreceriam um relacionamento maduro e responsável, a construção de famílias verdadeiramente harmônicas e solidárias.


Eu soube por alto que há um filme que conta a história real de muitos envolvimentos de Tinder que se transformaram em crimes passionais.


Estes realities, que citei anteriormente, mostram uma distorção de comportamento humano, que não havia no passado, onde a tradição figurava entre as famílias e entre as pessoas, penso que esta influência caminha para uma conduta de Sodoma e Gomorra e que conduz a toda sorte de violências e que será acolhido com muita tristeza e sentido de correção e punição por parte de Deus, na vida presente e eterna, por causa disto recomendo a que cada um pense no modo que vive, a consequência será o inferno, pensou nisto? Um padre refletiu sobre isto a muitos ouvintes recentemente.


Afora os riscos das doenças venéreas, do incentivo aos abusos sexuais, dos estupros, da gravidez na adolescência, das violências passionais, da desordem familiar, da sobrecarga não planejada da sexualidade vivida na imaturidade, o retardo do progresso profissional que isto causa, sem abordar a fundo todos os problemas que isto causa, queria realçar isto da mensagem passada: “O aborto é algo que sensibiliza o céu e desperta a Deus um ato de revolta, enquanto ele espera de nós cuidado e doação de nós pela vida humana, esta é relegada a um lugar desprestigiado, para o próprio infortúnio do ser humano”.


Rezemos a Deus, oremos a Deus, nos convertamos e nos santifiquemos, soframos com os que sofrem em meio a tanta desarmonia nas famílias e na sociedade, a falta de saúde e a guerra nos corações dos homens, se agirmos bem atrairemos, não males, mas bênçãos eternas sobre a humanidade.


Abraço da paz de Jesus e do amor de Maria


Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário