quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Se há as trevas há também a luz


Caríssimos no Senhor Jesus e em Deus Pai nosso

Oremos a Deus, pois toda potência se encontra na oração (pregação da Canção Nova na reflexão do Terço da Misericórdia).

Fundamental adorno da beleza é a educação. Todos os outros cuidados são em vão se lhe falta a educação.

Jesus é maltratado nos que sofrem opressão, nos que sofrem, felizes e ricos são os que são misericordiosos e se solidarizam com sua situação e se empenham por melhorar seu estado através de boa ação, que possa ser executada em profusão.

A grosseria é a raiz de todos os males. Mais vale nós pedirmos aos outros antes de nos acharmos no direito de fazermos uso do que é de nossos próximos como se fosse nosso, não respeitando o direito do outro de ter o seu. Devemos respeitar os outros naquilo que pertence aos outros.

Jesus ensinou que devemos dar a outra face para bater se nos batem numa face.

Os mestres marciais ensinam que as artes marciais devem ser usadas somente para a defesa pessoal, nunca para servir como agressão aos outros, mas para resguardar direitos assegurados em lei, segundo a moral cristã.

Há os que têm na língua veneno, com suas palavras ferem e matam seu próximo com toda sorte de grosserias e insultos, que direi? Todos têm língua adestrada a edificar, não, porém, mas muitos, com certeza têm a língua hábil para destruir a si e a outros mais, com o que há de mal em sua mente, em seu coração, em seu espírito ausente de Deus.

Analisado por uma pessoa cristã, não sei se foi feita uma análise correta, embora muito palpável sua reflexão, num comercial do Itaú, parece falar ali o demônio, ali ele diz: “Eu deveria ter mais medo de vós que vós de mim”. Ele refletiu, o maligno “pediu” para Jesus se atirar de sobre o Templo para mostrar que é Deus aos seres humanos, o ser humano “levou a cruz” o Filho de Deus. As obras do seres humanas, boas e más não se limitam a estas citadas aqui.

O Reino ameaçado é uma frase que se repete hoje. Parece correto que se controle dinossauros que atacam os homens, mesmo que feito por eles, numa comparação com seres humanos descontrolados que podem gerar crimes contra nações e mesmo contra povos e comunidades, mas há os que creem que a educação é princípio primordial para lidar com as pessoas e não se precipitar em pensar que a erradicação violenta seja o melhor caminho.

Se um Reino ameaçado defende desordens e se conflitua com todos os princípios que resguardam a dignidade e o direito dos seres humanos, penso ser ele ainda mais ilegítimo e injustificável.

Para sermos agradáveis a Deus devemos repensar e converter nosso sentimento, nosso pensamento, nossas ações, para que sejam segundo as aspirações de Deus, os que sabem de Deus sabem que o que agrada a Deus, nos foi revelado de antemão, seus escritos estão no meio de nós, mas há os que defendem a desordem como parâmetro, sendo que, de fato, seu fruto não é mais que atentado à criação. Confessemo-nos e saiamos do confessionário com o desejo real de sermos novas criaturas, renunciando ao pecado para viver a santidade e a salvação que pertencem aos filhos de Deus.

Vivemos um tempo em que se valoriza o capitalismo, o poder, o capetalismo, não o ser humano, enquanto é mais favorável pensar no bem do próximo, mesmo o mais necessitado, não se faz assim, muitos se pensam maiores e maiores que outros, no direito de menosprezar os demais, mal sabem que desprezam a Deus, que está presente no mais pobre e no seu próximo, fariam bem e se enriqueceriam mais se abrissem seus corações e suas posses aos necessitados, a fechar o coração e ensoberbecer-se sobre o frio do vil metal.

Lc 16,13 – Não podeis servir ao mesmo tempo a Deus e ao dinheiro.

O livro do Apocalipse da Bíblia nos ensina numa passagem: “Quem odeia seu irmão é assassino e não entrará no Reino dos céus”.

Se nós temos o essencial para viver já temos muito a agradecer a Deus, poderíamos não comprometer o que se possui com drogas lícitas e ilícitas, se perde muito dinheiro com isto, o que pode gerar a compra de muita comida natural para nós e até para a caridade.

Se nós temos paz e harmonia na família e na sociedade podemos nos julgar ricos.

Se nós temos algo mais de bom estamos no lucro.

Madre Tereza de Calcutá disse algo muito importante: “Nada mudará no mundo se nossas ações não partirem de um coração cheio de amor”.

As drogas influenciam a que os bebês recebam menos sangue, isto gera menor crescimento e mais agitação, possivelmente uma personalidade mais prejudicada.

A Bíblia, ou seja, a Palavra de Deus nos ensina por meio de Jesus Cristo, o Messias escolhido, de que nós podemos ser comparados a um corpo cuja cabeça é Deus, nós somos membros do corpo que é a Igreja de Cristo.

Ele faz também esta comparação, quando um membro é humilhado e maltratado todo o corpo sofre com ele, quando um membro é elevado, todo o corpo sente-se enaltecido por ele.

Devemos ter atenção para o poder político, sobretudo, na França, onde seu Presidente se pensa ser Deus, não parece crer no Deus verdadeiro, busca tratados de paz em Israel, construir um templo lá, bem pode favorecer a que a desordem se estabeleça em todo o lugar, num Reino único, ditatorial no que concerne a libertinagem e a desordem social, bandeira de muitos que acham belo todas as aberrações da natureza que se praticam hoje, passando por cima da natureza e do respeito que se deve a todos, chamando amor o abuso de tudo, para o aborrecimento de Deus e a geração de todo tipo de injustiças contra a vida.

Ez 29,3-4 – Diga: Esta é a Palavra de Javé: Eu estou contra ti, Faraó, rei do Egito! Grande monstro rolando no meio dos rios dizendo: “O Nilo e seus canais são meus; eu os fiz.” Eu porei ganchos em seus maxilares e farei o peixe dos seus rios pendurado por suas escamas. Eu retirarei você dos seus rios com todos os peixes pendurados por suas escamas.

Ez 29,16 – “No mais desejará Israel ser tentado a confiar no Egito, nem eles pecarão por voltar-se para o Egito por ajuda, então eles conhecerão que eu sou Javé”.

Sem Deus o ser humano é: pobre, cego, nu e miserável. É o que afirma uma passagem do livro do Apocalipse, da Bíblia.

A sequencia de filmes Deixados para trás (pode ser procurado e visto no YouTube) parecem ter sido inspiração deles ou os que refletiam na Palavra de Deus, previam desde muito, o que haveria de acontecer e possa estar acontecendo. Não desejo que isto aconteça, mas se acontecer, estejamos firmes na fé e na oração, apegados a Palavra de Deus e cheios de boas obras para não perder a recompensa daqueles que vivem com dignidade, circundados a um meio que se perde e se esvazia mais e mais até sua completa extinção, pois como castigo pela má vida, Deus permitirá muitos males, para que sejam provados os virtuosos, mas que sejam castigados os pecadores.

Devemos nos empenhar para promover as pessoas, mas há pessoas que não contentes em se aviltar, aviltam também a outras pessoas, estas pessoas são repreensíveis em suas atitudes, não devem ser promovidas, se sua promoção favorece injustiças e desordens sociais.

Penso que no mundo há muitos sofrimentos, devemos orar e refletir o que podemos fazer para ajudar a situação de tantos que padecem tantas situações. Devemos incentivar as pessoas a amar seus semelhantes a verem somente os próprios interesses egoístas e supérfluos, que não primam pela vida, pelo próximo, pelos filhos, fazem com que a vida fique em estado de vulnerabilidade, expostos a toda espécie de males sociais, que se propagam pela libertinagem das influências pseudo-culturais, tão defendidas e tão subvertidas e subversoras.

Por uma criança fui questionado, sobre o que é submundo. Esta, em sua inocência julgava se tratar de um mundo abaixo do mundo que vivemos. Algo que se faz crer a muitas crianças, mesmo a adultos sem muito conhecimento científico e geral, sem muita maturidade.

O submundo está abaixo do mundo em que vivemos, mas vivemos todos no mesmo plano, o plano moral é que distingue o nível de cada um deles.

Valor tem aquele que aprendem e aplicam os valores teológicos e cristãos, valores fundamentais que amalgamam com todas as leis e pela Constituição.

Há os que não se sujeitam a nenhuma norma, tudo criam para si, mesmo as leis desconhecem, não sabem que o cumprimento dos valores evangélicos os põem em conformidade com as leis, mas ao contrário, tudo subvertem e pensam ter a moral e o Direito ao seu lado, calcam aos pés a vida de seu próximo, mesmo a sua e o direito dos outros, conspiram e forçam violentamente e ignorantemente para promiscuir a retidão de leis tradicionais, que já regeram, mas, por conta de pessoas de visão míope e alienadas, drogas e pedofilia, se tornam algo lícito e outras desordens maiores, como se já não houvesse muito sofrimento, fruto da miséria humana, que encontra caminhos humilhantes e vis de ganhar a vida, desde a idade mais tenra.

De pensar nestas coisas me sinto verdadeiramente pesaroso, sinto tristeza a contemplar, próximo ou distante de mim, o sofrimento que tenho obtido conhecimento.

A Palavra de Deus nos ensina: “Nega teu pão ao ímpio para que ele, não se tornando mais forte que tu, se volte contra ti”.

Convém, com amor, e firmeza do limite, nós incentivarmos a fé em nossa casa e fora de casa, onde está Deus aí está a harmonia, a fraternidade, a paz, a vida e o amor santo de Deus.

Bom é estarmos na fé, ou seja, orando a Deus, apegados a Palavra de Deus, cheio de boas obras, assim ninguém nos tirará a recompensa que está diante de Deus.

A presença e o amor são fundamentais na educação, a educação para o limite, o silêncio também, às vezes, junto da oração, a educação deve conduzir ao limite, à diligência e ao trabalho.

A excessiva liberdade pode trazer vários transtornos, pois favorece desordens que não se pode tratar de modo natural e gerenciável, pois nem é, às vezes, planejado previamente.

A excessiva liberdade pode favorecer o descontrole, a moderação nos resguarda no controle de nossa vida para evitar desastres maiores.

É lamentável, mas é da natureza humana atentar contra a felicidade alheia, num filme de artes marciais falaram esta frase, basta um pouco de alegria, para que se empenhem por eliminá-la.

Sejamos gratos a Deus pelo o que temos hoje, cuidemos dos que nos rodeiam para que vivam muito junto a nós, se possível for, nosso cuidado e amor favorecem a longevidade dos que nos cercam. Se nós fazemos bem aos que convivem conosco podemos receber por nossos bons tratos, gratidão e retribuição pelos mesmos.

Devemos todos nos empenhar por nos santificar, pois esta é a vontade de Deus, já se fazia conhecer no Antigo Testamento, mas também no Novo Testamento, Deus nos chama a santificação em nossa vida.

Devemos considerar e aplicar esta Palavra em nossa vida, com toda humildade a cada momento e situação de nossa vida:

“Vós aparentais ser gente perfeita, mas Deus conhece os corações, o que os homens têm por grande aborrece a Deus” (Lc 16,15).

Abraço da paz e verdadeira conversão a todos

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário