domingo, 12 de novembro de 2017

Dignidade

Caríssimos no Senhor Deus e em Nosso Senhor Jesus Cristo

Ouvi uma música antiga e sertaneja, parte da música se refere à mulher do músico que ele a define como direita.

A cultura local preponderava, no passado, creio eu, pelo convívio social muitas vezes limitado pelas distâncias entre grupos de pessoas.

Tomando consciência da opinião de grandes educadores, que lamentam a situação atual da educação em diversos lugares e níveis escolares, aprendi que a tecnologia, ao invés de contribuir, causou em muito retrocesso e alienação.

Ao invés de se dedicarem ao seu crescimento espiritual, ao estudo, o tempo é usado por muitos para o entretenimento de episódios muitas vezes tolos, quando não perniciosos.

Com a educação aquém daquilo que um dia foi não é de se ignorar que há também um esvaziamento na compreensão do sentido das palavras, do seu sentido prático.

Do rico e proveitoso Acampamento no Combate da Oração da Canção Nova, tive a oportunidade de refletir sobre a importância da oração e de se contar com Deus para superar as dificuldades que não tem somente a dimensão terrena e racional, mas é acima de tudo espiritual, onde toma dimensões de peso, volume e altura, como concluiu um santo da Igreja Católica.

Recomendo que não percam estas formações, há tantos jovens perdidos pela influência tão pobre, derivada da mídia e da sociedade, que não é formadora, é só um instrumento para gerenciamento financeiro e de audiência, que se aproveita da, desculpem, simplicidade e a pobreza de cultura de muitos. É também agregado o envaidecimento de muitos que se pensam muito capazes, mas não têm nem os rudimentos de um convívio social equilibrado e sustentável, deveriam estar mais dispostos a ouvir a aconselhar, pois se faz isto com propriedade, quando nos damos a aprender nos lugares certos, onde a sabedoria reside.

O Padre Léo está cotado para se tornar santo, poucos como ele existiram na atualidade, no passado houve outros, que mesmo o inspiraram, Dom Bosco, imagino. Mas o trabalho dele é magnífico, na formação e na busca de fazer com que muitos jovens deixassem uma vida vazia, de perdição nos vícios, para uma vida de jovem sarado.

De uma pregação que ele fez e obtive o CD, além de se poder encontrar muitas no YouTube, se as pessoas têm a prática de buscá-las e coisas assim tão proveitosas. Obtive esta informação que me passou, pois já tinha ouvido, mas decidi ouvir outra vez e me atentei para este detalhe.

O detalhe é que na língua francesa Santé significa ao mesmo tempo: santo e saudável.

Um possesso não é uma pessoa saudável, nem física, nem mentalmente, nem socialmente, nem espiritualmente, nem emocionalmente.

Ficam numa situação precária aqueles que não prezam a Deus, ficam, portanto à mercê do maligno.

Aprendi algo que se firmou, mas presentemente em minha mente, sem Deus não temos poder sobre determinadas coisas, quando nossos limites já não podem alcançar para uma situação, pela oração, os limites de Deus são ilimitados, a esperança da eternidade feliz junto de Deus nós podemos alcançar, mesmo uma intervenção favorável em nossas vidas, diante das dificuldades próprias dela.

Dos registros de exorcismos, a pessoa de Nossa Senhora é uma personalidade que coopera com o exorcismo e abala os infernos.

O maligno foi constituído em glória no início, mas se tornou o anjo mau, decaiu de sua glória, mas em Nossa Senhora há a beleza que tinha no maligno no início. João, inspirado pelo Espírito de Santo disse: “Eu não sou digno de desatar as correias dos sapatos do Messias”. Maria é a serva do Senhor por excelência, seu Sim cooperou para com a obra da criação, aquela que foi chamada pelo anjo de cheia de graça, é aquela que aceitou ser a mãe do Salvador, acolher todo sofrimento que disto derivaria e toda a glória que disto resultaria.

De um filme de exorcismo, que tive coragem de assistir, apenas o início, vi, no filme representado, de que ela (uma moça possessa) era capaz de ver as cartas sem olhar nelas; certa hora ela vomitou sobre a mesa, tinha um vocabulário baixo de uma pessoa sem limites, com a educação mais corrompida que se possa imaginar.

Ela insinuou, por meio do maligno o que os anjos maus fazem com as moças bonitas. Aquelas que estão sob seu poder, que usam seus corpos e seus dons para seduzir, penso que posso responder esta pergunta. Aproveitam para usar do apreciam elas para torturá-las pela eternidade.

Todo ato contrário ao amor e ao zelo pelo próximo é um ato que coopera com crimes e injustiças na sociedade.

A Igreja Católica prega que há um lugar de provação, semelhante ao inferno, que é o purgatório, que é um lugar para que as pessoas, cujas almas não merecem o céu, têm que se purificar ali até que alcancem o céu, mas têm elas um mínimo para que mereçam o purgatório.

Dignidade é andar nas regras de convivência, na lei moral e civil, é amar a Deus e amar ao próximo, nestas duas regras se resumem todas as outras regras, como diz Jesus: “É o resumo da lei e dos profetas, estes dois mandamentos”.

O que se pode expandir destes dois mandamentos se podem chegar aos dez mandamentos e outros preceitos mais.

Penso que o respeito e a educação no trato com os outros é sinal de amor aos outros. Quem age contra estes princípios aborrece a Deus, às pessoas, mesmo as mais próximas. Quando um membro do corpo sofre todo o corpo sofre com ele, quando um membro é honrado todo o corpo se regozija com ele, por isto devemos tratar bem aos outros para que a sociedade se alegre e não sofra pelo sofrimento de parte dela.

Quem anda na carne dá frutos segundo a carne e não pode agradar a Deus, mas quem é do espírito, que crê em Deus, há de ser segundo a vontade de Deus.

Quem anda na carne procede contrariamente aos que vivem no espírito, pois a carne não pode se submeter à vontade de Deus, mas é antes de tudo rebelde à vontade de Deus que é verdadeiro amor.

Ai daqueles que não temem a Deus e multiplicam suas más obras, pois pagarão o preço, em suas vidas e na eternidade por seus pecados, pois a misericórdia de Deus quer perdoar, mas a justiça de Deus exige reparação (Diário de Irmã Faustina).

Da bomba atômica de Hiroshima, aprendi no Acampamento da Canção Nova: dois prédios permaneceram de pé em meio a todos os outros, muitos morreram por conta da radiação e da explosão, mas duas casas, que pertenciam aos jesuítas de Nossa Senhora não foram destruídas e o que é mais digno de louvor a Deus, a radiação não afetou os monges, que sempre se davam a oração.

Sofrer na vida é parte desta vida imperfeita, diferente da perfeita que virá. Podemos oferecer nossos sofrimentos em reparação do sofrimento dos corações do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, que tantos fazem pelo procedimento repreensível que têm diante de Deus, pois Deus tudo vê. Devemos orar a Deus para nossa saúde e buscar a medicina para tratar nossos males ou mesmo outros recursos se for o caso.

Uma santa, em sua infância, pegou seu irmão e foi para junto de um povo que queria vir contra seu povo para morrer, pois queria ver a Deus. Os adultos a aconselharam para que compreendesse melhor como nos encontramos com Deus, que não é por este meio.

Devemos rezar um terço a cada dia, convocou o Padre Roger Luís, no Acampamento da Canção Nova, todos os irmãos e irmãs cristãos e católicos, conseguiríamos mudar nossas situações, de nossa sociedade, do país e do mundo.

Daríamos jeito em nós mesmos e ao invés de sermos um fardo na vida de outras pessoas, poderíamos retribuir melhor os benefícios que recebemos de outras pessoas.

Os outros mandamentos ajuntam estes princípios: honrar pai e mãe, não matar, não pecar contra a castidade, não roubar, não levantar falso testemunho, não desejar a mulher do próximo, não cobiçar as coisas alheias (Os dez mandamentos).

O sentido mais completo da palavra dignidade compreende esta abordagem, mas é preciso que sejamos bons lideres na fé e no amor, na conquista, podemos assim conduzir as pessoas a um proceder mais ideal, que coopere conosco a que se torne um fardo, que se torne um instrumento que nos leva a felicidade ao invés de ser um aborrecimento na vida de outros.

O amor não se resume a pensarmos em nossa felicidade, mas pensando em nossa felicidade não atentarmos contra a felicidade de outras pessoas.

Todos querem a felicidade, mas é preciso agir, uma atitude covarde não muda as situações, mas a ousadia abre portas que antes não sabíamos que poderíamos tê-las sempre abertas. Pela fé e/ou pela ousadia temos um poder que desconhecemos, o problema é que pensamos não ter este poder.

Rezar, formar-se e ousar é o caminho para vencer. Ter objetivo e nos aplicar nele é caminho para alcançá-lo, alcançar nossa realização. Peçamos ao Senhor que não nos acomodemos e não nos acovardemos, pois os problemas ficarão sem se resolver.

Uma vaca é plena com: sal, feno, água, sombra. As pessoas têm sua carência interior, muito embora se esforcem tanto com coisas tão supérfluas. Mesmo as que mais nos realizam, não completam a carência que todo ser humano tem de Deus.

A humildade é grande ante o maligno, é característica dos que andam na verdade, pois Deus age nos humildes e não nos pretensiosos. Quando unimos nossa miséria a Deus temos aí um ser tendente sempre mais a perfeição, que persevera rumo a sua santificação.

Abraço da dignidade de Jesus e de sua Mãe Santíssima


Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário