sábado, 21 de outubro de 2017

A escola de formação e vida

Caríssimos no Senhor Deus e em Nosso Senhor Jesus Cristo


II Timóteo 3,16-17  - Toda escritura é dada por inspiração de Deus, e proveitosa para doutrinar, para repreender, para corrigir e para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.”

Do que me marcou a pregação no encerramento do Cerco de Jericó, com o Padre da Canção Nova, foi isto: “Uma raposa foi criada por um homem que a tinha como um animal de estimação, ela vivia entre seus filhos, em sua casa, advertiam ele do perigo de se ter um animal selvagem. Ele não acreditava no perigo. Sua raposa era como um cão, se alegrava de ver seu dono, (como disse o Padre), a raposa mijava de alegria pelo meio da casa. Mas aconteceu que um dia ele voltou para a casa e viu sua raposa com sangue na boca e acreditou que o pior tinha acontecido, tomou um machado e cravou-o no crânio da raposa. Chegando ao quarto onde estava seu filho, viu uma cobra ensanguentada e seu filho junto dela, a raposa salvou a vida do filho dele. A conclusão da estória foi esta: “Não matemos aquele que deu a vida por nós”.

Penso que esta asserção um pouco mais fora da etiqueta, de falar do mijo de alegria da raposa,  tenha sentido em que as famílias por vezes veem mais encanto em um animal que não usa um banheiro a que pensem mais na possibilidade de ter filhos. Creio que ter plantas e animais é bom para aprender a lidar com a vida, mas os casais casados poderiam considerar a realidade do casamento e pensar na bênção dos filhos, mesmo em meio a todos os gastos, responsabilidades e trabalhos extras que isto demandará. A estrutura dos mais diversos âmbitos para tratar deste assunto, para maximizar o alcance do sucesso.

De sua pregação considerei a natureza humana, de por vezes se ver melhor que os outros ou ridicularizar outras pessoas, é algo natural do ser humano, mas deve ser educado e corrigido. A apreciação de músicas de baixo nível também. No grupo de oração se tinha uma frase de que Deus vê beleza até num animal morto, elogiando o sorriso dele. Concluí o seguinte: “Quando não nos conformamos a Deus, por meio da imitação de Jesus Cristo, nós corremos o risco de não mais que expressar aos outros nossa miséria, nossa mediocridade, nossa estupidez”.

Agradar a Deus exige aplicação nossa; para nós sermos perfeitos, mais e mais, corrigindo nossas faltas, pecados e imperfeições, ele veio para que tenhamos um modelo de perfeição e santidade a seguir. A perfeição consiste em moderar nossa fala e são tantos os que em campos de futebol (mesmo no trânsito), mostram, sem constrangimento, toda falta de pudor no falar, falando toda espécie de palavrões. É fácil concluir que não são de uma comunidade cristã, pois repensariam suas palavras, considerando que Deus as ouve e pedirá conta disto e muito mais, pois as boas obras serão recompensadas, mas as más exigirão a justiça e a condenação de Deus (Diário de Irmã Faustina § 20).

Do Diário de Irmã Faustina nós temos bases muito sólidas para falar de profunda teologia, proveitosa a fé dos que nos ouvem, para a salvação destes, ela disse que as almas do purgatório precisam de nossas orações e que Nossa Senhora é chamada de Estrela do Mar e traz consolo as almas em sua aflição, na esperança de alcançar a salvação, nós precisamos orar pelas almas do purgatório pela sua salvação, pois a oração delas já não as beneficia.

Trecho do Diário de Irmão Faustina § 20: “E perguntei a essas almas qual era o seu maior sofrimento. Responderam-me, unânimes, que o maior sofrimento delas era a saudade de Deus”.

Nesse ano Mariano, tenho sentido renovar meu amor por Nossa Senhora, ela ama o Filho Jesus e seu Filho a ama, ela, quer que seu Filho seja amado e seguido. O seguimento de Jesus não é nossa escravidão, mas antes nossa realização, pois Deus nos ama e faz todo bem para nosso bem, mas se recusamos ouvi-lo nos prejudicaremos em nossa vida, para tristeza nossa e Dele, mas é grande alegria nossa e Dele quando acolhemos e somos fiéis aos ensinamentos de Deus que nos vem por meio da Palavra de Deus, a Bíblia. Rico de teologia também são as mensagens de Nossa Senhora nas suas aparições, que, ao contrário de tantos discursos incoerentes, em matéria teológica e racionalista, ela nos faz temer e orientar nossos esforços nos caminhos virtuosos e santos da fé cristã, para a salvação de nossa vida presente e de nossa alma na eternidade.

Que tristeza passarmos esta vida sem fazermos obras de misericórdia e no céu nós vermos que não enriquecemos para a eternidade. Não nos neguemos a nossa felicidade, façamos o bom nome da Igreja celebre, pois somos Igreja, nós que a integramos, se ela não é mais caridosa, da muita caridade que ela pratica é porque seus fiéis não são mais comprometidos, comprometamo-nos, portanto.

É preciso que estejamos bem instruídos para não sermos imaturos nas realidades difíceis e duras da vida. A imprudência nossa bem pode recair sobre nossa cabeça, sem que tenhamos com quem compartilhar as consequências de nossas atitudes. Padre Léo muito ajudou as pessoas de rua, mas seu testemunho guardo comigo sempre, ele disse: “Deus nos faz perfeitos e saudáveis, mas nós atentamos contra nossa saúde”. Ele disse isto, pois viveu muito tempo de sua vida imprudentemente e pagou o preço por sua imprudência, não sendo possível qualquer outra ajuda de outros para remediar seu dano obtido.

Teimosamente muitos se dão a todo tipo de mal, veem com graça o pecado, enquanto o salário do pecado é a morte. Pensam que sua palavra e suas certezas infundadas e precipitadas se tornam verdade, pois eles pensam assim, mas não, é necessário ouvir nutricionistas e moralistas da fé cristã para nos proteger de tantas correntes infernais que visam destruir o ser humano, a família e a sociedade, por uma ideologia colonizadora.

Santa Tereza d’ Ávila: “Quem ama, faz sempre comunidade; não fica nunca sozinho.

Ouvi estarrecido uma música, que não sei se tem o nível universitário sertanejo ou é mais baixo, mas o nível não se muda, é baixo se é universitário ou não muitas vezes nestas músicas modernas, retrato da precariedade da formação espiritual e moral das pessoas da modernidade. O moço disse que queria namorar e queria casar com comunhão de bens e todos cantavam em voz alta este abuso, de alguém que quer se impor sobre outra pessoa, uma moça não identificada.

A Bíblia ensina: “Devemos temer antes a Deus que é capaz de matar e levar a alma para o inferno que temer aqueles que matam a carne e não podem fazer mais nada”.

Jesus nos trouxe algo chamado liberdade, para não nos escravizarmos. O cristão é chamado a dar testemunho da fé e mesmo submeter-se a morte diante de pessoas assassinas, que pensam que a fé é para dar respaldo para matar alguém, certeza que obtiveram do inferno, onde o senhor da morte e do mal os inspira a falar e fazer, errando o que é o caminho certo da santidade e do serviço que Deus quer que tenhamos pela sua criação.

O líder não deve ser fraco, quer com animais domésticos, mesmo com a educação de crianças, ninguém segue um guia fraco. A liderança se faz com amor, fé em Deus, mas também com firmeza. É preciso que tenhamos fé em Deus para superarmos todas as nossas debilidades, pois o sucesso da condução de uma obra depende da ação de Jesus, convém contarmos com Deus nas mais diversas situações, pois ao ser humano é impossível salvar-se sem Deus.

Houve uma estória que um homem bravo, sanguíneo e violento queria casar com uma mulher de gênio terrível. O pai dela achou bom, pois ele a ajudaria com seu temperamento. Conheceu o homem a sua filha, quando o burro empacou, ele contou até três para ele desempacar, não desempacou e ele atirou contra o burro e ele morreu. Nunca teve que contar até três com sua filha, ao que o pai ficou sabendo e se alegrou. Penso se não seria uma boa inspiração a música e um bom refrão não seria este: “E ele não contou até três para com sua esposa”.

Aspiração para uma família é que seus filhos sejam e recebam bons maridos e boas esposas, respeitosos, obedientes aos pais, sérios, tementes a Deus, zelosos pelo bem dos outros, serviçais de seus convivas, cooperadores e trabalhadores pelo bem comum. A sabedoria é algo que vem devagar, mas para cada palavra que citei nesta frase, convém que aprendamos o significado teórico e prático de cada uma delas, isto nos dá maturidade e estrutura para lidarmos com situações precárias, sobretudo porque falta em muitas pessoas todos estes valores morais.

Em valores morais tenho a dizer que é sinônimo de etiqueta e educação, sinal do verdadeiro amor cristão, que possuem os que amam a Jesus.

Não basta louvar, crer em Deus, é preciso amar a Deus e segui-lo, amar aos outros e ser cooperadores com os outros e consigo mesmo. Os discípulos devem respeitar seus mestres e cooperar para o sucesso de seus esforços, que é o pregresso intelectual de seus alunos, para que se tornem bons cidadãos e mesmos bons cristãos.

São João Paulo II – O respeito à vida é fundamento de qualquer outro direito, inclusive o da liberdade.

Lc 6,44 – Cada árvore se conhece pelo fruto: não se colhem figos de espinheiros nem da urtiga-de-espinhos se colhem uvas.

Vladimir Ghika – As flores vão até o ponto de perfumar a mão que as esmaga.

Romanos 1 - Porquanto não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê; primeiro do judeu, assim como do grego; visto que a justiça de Deus se revela no Evangelho, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”. A ira de Deus contra os sem fé.

Abraço da obediência e do respeito de Jesus a todos


Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário