domingo, 29 de janeiro de 2017

Os pilares essenciais do bom convívio

Caríssimos no Senhor Jesus

Queria deixar este link que muito me encantou na atualidade e conheci mais do encanto desta música: Fly Love (Filme Rio)

No Senhor Jesus fomos libertados da escravidão do pecado, enquanto a experiência anterior do Deus único e verdadeiro proveu seu povo escolhido de uma libertação da escravidão social, da opressão de povos opressores.

Essencial num convívio social, os três pilares, eu considerei que são: o respeito, a seriedade e a alegria.

A seriedade não nos deve fazer muito chatos, a alegria deve compensar a seriedade, mas também ela deve ser compensada pelo respeito, pois este é um limite que não devemos transpor, pois respeito é bom e todos gostam de serem tratados com respeito.

Uma planta nós cercamos de todos os cuidados para que tenha vida, assim é com o convívio pessoal, sem o devido cuidado, ao invés de aproximar as pessoas nós as afastamos de nós, nós nos tornamos difíceis para conviver.

O respeito não deve ser oferecido  somente a uma pessoa ou a outra nos dispensando respeitar outros mais, mas nos predispor a um respeito que abranja todos, sem exceção.

A Palavra de Deus nos ensina, à humanidade, ao conglomerado da Igreja, que é a assembléia crente, esteja onde estiver, formam todos um corpo e o ferimento de uma parte do corpo faz sofrer todo o corpo, por isto é imprescindível que nós prestigiemos, louvemos e amemos os membros do corpo para que o corpo se alegre.

Sabedoria está presente na nutrição também, de quem discerne o que é bom em termos de nutrição, que obtiveram suficiente formação para se dispor desta sabedoria e para partilhar com outros deste saber fundamental da formação do corpo e suas faculdades.

O abuso do carboidratos e açúcares na alimentação e também de gordura extremamente gordurosas favorecem, eu acredito, as doenças circulatórias. Há gorduras que são saudáveis, cito o Omega 3 e 6. Devemos, contudo, equilibrar mais o Omega 3 para o Omega 6, pois ingerimos muita quantidade do segundo em detrimento do primeiro, o que é ruim. Tem valor ampliarmos este conhecimento. Querendo mais informações eu estou buscando distribuir livros com este tema, poderia enviar a outras pessoas, ao menos um livro, quero ver se disponibilizo via Internet.

Vendo vídeos na Internet deparei com vídeos de um médico que marcou minha lembrança, ele disse que o ser humano é fruto de suas experiências de vida, é a somatização de reações químicas no cérebro que faz o conhecimento e a formação de uma pessoa, precisamos, portanto favorecer que a memória muscular das pessoas seja condicionada para um bom comportamento, pois ele se torna o meio de uma pessoa lidar com as realidades que a cercam.
Bons exemplos e bons convívios são essenciais para influenciar beneficamente nossa formação e dos que convivem conosco.

Diante de tantos filmes que o cinema tem gerado, com ênfase em possessões, penso que as pessoas desapegadas de Deus estão mais suscetíveis ao maligno que pessoas mais apegadas, mas hoje mesmo pensei que a batalha é grande e nós não devemos nos considerar intocáveis pelo maligno, pois ele está pronto para guerrear contra nós para nos fazer sair do caminho da salvação para trilharmos o caminho da perdição, aonde chegaremos à condenação eterna e não a vida eterna.

Eu soube do filme das 7 vidas de um cão, mostrou as maldades que os donos deles fizeram com eles até que morressem, em tortura. Não sei se é o filme do cinema da atualidade ou é uma versão que não foi aprovada.

Bem da verdade, não só os cães, mas também as pessoas sofrem no convívio com pessoas desajustadas, de diversas formas, torturando, oprimindo e levando à morte a vida humana.

Não devemos fazer brincadeiras com tudo, mas sermos sérios em vários momentos na nossa vida e com a questão espiritual e religiosa não devemos brincar, é com muita precipitação que desconsideram o valor de Deus e tudo o que toca o assunto da fé e da moral cristã, teológica, de tudo o que é sagrado e digno de valor, por causa da inversão de valores que o maligno tem manipulado nas consciências da sociedade pagã e mesmo as cristãs que não estão bem alicerçadas na Palavra de Deus.

A moral teológica e cristã nos forma para uma conduta que preza pela vida, coopera com a criação de Deus e não é como a filosofia mundana que só coopera com desordens e atenta contra a obra de Deus, para seu próprio infortúnio.

Sodoma e Gomorra foram cidades que escandalizavam a Deus, pois toda ação humana está diante de Deus e está para receber justo julgamento sobre ele, podendo mais que obter condenação eterna da alma, uma maldição para a vida presente.

Hb 6,10 – Deus não é injusto e não esquecerá as obras e o amor que demonstrastes para com seu nome, vos que servistes e continuais a servir aos santos.

Na vida nós vivemos para servir e ajudar os outros, mas muitos, com pretexto de divertir as pessoas ensinam a agressão e a graça que decorre da humilhação e a ofensa dos que o rodeiam, deveriam ter mais consciência e propor bons valores, buscando mostrar diversão sem desconsiderar o respeito que se deve aos outros, porque o modelo e o ensino tem sido este: o convívio é diversão sem compromisso com o respeito à moral e à integridade física dos que convivem conosco.

Deus nos orienta para que sejamos felizes, mas se recusamos ouvir, não deixaremos de ouvir qualquer pessoa, mas aquele que nos criou, e é Deus, nós tenderemos a caminhar para nossa infelicidade e não para nossa realização, para as tragédias e desastres e não para o amor, para a paz e a harmonia.

O Espírito Santo é Espírito de amor e paz, caridade e harmonia, diferentemente daqueles que vivem na carne, e que produzem só frutos maus, totalmente abertos ao ódio e, portanto, para a ação maligna em suas vidas.

Respeitar as autoridades constituídas, dentro do devido limite do que é certo e nobre é obedecer a Deus, mas desrespeitá-los e não obedecê-los é desordem que nos pretende encher de vaidades, cuja consequência somente é de autodestruição.

Enquanto se elege como alimento, tantos produtos tão processados, cheios de açúcar, conservantes, em que as pessoas trocam alimentos verdadeiros, por produtos sintetizados que imitam alimentos, qual consequência obtém? O câncer é uma doença grave destes tempos modernos, também o diabetes e nossa dieta moderna dentre outro hábitos nefastos e modernos, nos prejudicam de diversas maneiras.

Modernidade e ignorância parecem sinônimas nestes tempos atuais, se ignoram muito facilmente o que é importante, se preza apenas por conveniência, mas não é sinceramente, tudo parece tão aparente, mas tão ausente no nosso âmago, deveríamos prezar o que tem valor a partir de nosso coração, de nossa alma, de nossa mente e com todas as nossas forças, pois assim devemos amar a Deus e as coisas que se relacionam com Deus.

A apostasia da fé em Deus é um traço que a Bíblia nos demonstra que nos fins dos tempos haverão de estabelecer-se em meio a nós e se seguirá também muitos infortúnios, muita incompreensão e discórdias.

Pensa-se que a liberdade favorece a unidade entre as pessoas, mas nenhuma falácia ou mentira é tão grande, é daí que surgem todos os problemas, pois os assuntos da vida são sérios e são tratados com imaturidade e com falta de formação, o que resulta em desordens e fatalidades, que só não traumatizam mais pela barreira que a imaturidade proporciona.

Eu pude definir o que é maturidade contanto estórias criadas por mim a crianças, eu disse: “Sinal evidente de maturidade é o respeito que demonstramos pelas pessoas que nos rodeiam”.

Que nossos esforços de oração e sacrifícios possa nos levar a alegria do bem conviver, que possamos conviver pacificamente, cooperando uns com os outros para seu crescimento pessoal, pois o amor nos faz comprometidos com o bem dos outros e são os que são treinados nisto que proporcionam isto aos outros, mas bem melhor seria que nós nos dedicássemos a oração e a dura vida dos monastérios religiosos, que tomássemos a maior cruz pesada que existe na humanidade que é enfrentar todas as realidades da vida, após termos sido formados na escola dos vícios, onde o ser humano é formado a ser incapacitado e despojado de todos os meios para enfrentar as situações da vida, que exigem muito dos mais bem equilibrados e formados crentes em Deus e em Jesus.

Jesus disse que não veio trazer a paz, mas a espada, a divisão, por causa Dele, muitos se postarão numa situação pró Deus e contra Deus, mas é para o crescimento de todos, pois quando estamos em Deus, cooperamos com a vida, nos pomos na ordem da criação, em harmonia com ela e não em desarmonia, como ordinariamente se vê acontecer.

Eu assisti ao encantador de gatos e ele me ensinou algo importante para disciplinar alguém, mas necessariamente um gato.

Ele não se intimidava diante da atitude violenta de um gato arisco e dominador, o gato só tinha a opção de ceder, vendo que a reação dele não era de medo, diferentemente do seu dono que temia o gato de sua namorada, que era cuidadoso com ela, mas hostil a ele.

Não podemos dizer que mandamos nas cáries dos nossos dentes, por isto nós devemos escovar nossos dentes, lavar as mãos para evitar contaminação dos nossos alimentos, primeiro então vem aquilo que é importante, depois a nossa vontade, é preciso priorizar a verdade antes de tudo, pois ela é amiga do ser humano e a verdade é a Palavra de Deus também.

É preciso respeitar os mais velhos e os mais experientes, pois eles têm mais experiência de vida e quando nos aconselham e mesmo nos mandam, se é do direito deles (a autoridade é algo que é dado do céu, de Deus) nós acolhemos a graça de Deus, acolhemos a Deus, pois Deus nos coloca as pessoas, qual anjos para bem nos orientar na vida, para que façamos escolhas acertadas na vida para nossa felicidade, pois atrás de más escolhas vem situações ainda mais sofríveis das quais já se vive, pois desejamos ir para melhor, mas bem podemos ir a uma situação pior.

Vladimir Ghika – Se colocares Deus em tudo o que fizerdes, encontrá-lo-eis em tudo o que vos acontecer.

Tudo termina bem quando começa bem, tudo começa bem quando começa com Deus, devemos fazer tudo: com Deus, por Deus e para Deus, exemplo que aprendi de Monsenhor Jonas Abib.

Hb 7,26 – Tal é com efeito o Sumo Sacerdote que nos convinha: santo, inocente, sem mancha, separado dos pecadores e mais alto do que os céus.

Que Jesus nos confira a Palavra de Deus e sua unção sobre nós para nossa santificação e a prosperidade da nossa vida. Convertam-se, porque o Reino do Céu está próximo (Mt 4,12-23).
Independentemente da vocação que haveremos ou temos abraçado em nossas vidas, Deus não nos fez para sermos estéreis, mas fecundos e nossa ação no mundo, que deve ser fecunda, deve semear a vida, a paz e o amor no trato de uns para com os outros, obediência, cooperação e submissão, que significa estar sobre a missão de outros que nos circundam para aprender, de fato, o que é a vida .

Abraço do Espírito Santo a todos


Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário