segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

A plenitude e a amplidão do amor

Caríssimos em Deus Pai e em Nosso Senhor Jesus Cristo

Ef 6,1-4 – Deveres dos filhos e dos pais – Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor; porque isto é justo. O primeiro mandamento acompanhado de uma promessa é: Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobra a terra (Deut 5,16). Pais, não exaspereis vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e doutrina do Senhor.

Recomendo a leitura de Ef 6,5-9 – Deveres dos servos e dos patrões.

Uma passagem que acho muito importante de nós conhecermos é para vermos em que batalha espiritual nós vivemos e contra quem lutamos, é Ef 6,10-20, escreverei ele parcialmente.

Armadura do cristão – Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares.*

Dediquemos aos sacrifícios da oração e do jejum. Sem nos abster de água e, que seja com pães tantos quantos necessários. O jejum existe para que refreemos nossas paixões, pois nos entregando a tudo que nos agrada, não temos forças para lidar com situações adversas. Recomendo em outros momentos uma alimentação que favoreça a mente, para que tenha energia e disposição.

Penso que a vida testa nossos limites, é preciso que nós nos adestremos para enfrentar a vida com realidade, sabendo que muito nos será cobrado no hoje da vida e no amanhã talvez muito mais, tendendo a uma curva ascendente até que outros tenham de cuidar de nós, por já não darmos contas das coisas mais básicas.

Fico abismado de como a vida é tratada por muitos, com que facilidade se acredita e se pratica abortos, se busca remédios perigosos para a saúde para favorecer abortos, o modo como se tratam o assunto, como a vida é relegada ao descaso, que pessoas mais egoístas tem surgido nestes tempos, tão preocupadas com sua aparência, que não cogitam gerar a vida. Se vem a gerá-la, são pessoas que não tem qualquer formação ou preparo para lidar com a situação minimamente madura e equilibrada, é uma inversão de valores e atitudes que causa na vida de muitos não a vida, mas desastres sucessivos.

Marcio Mendes falou de um tema que poderíamos pedir a graça ao Senhor para ver se convertemos isto em nós: “Nas nossas famílias encontramos o lugar onde mais nos ferimos, pela incapacidade de conviver bem”. E ele compartilhou com todos as dificuldades de sua infância e de tantos momentos que ele ia para o quintal ou dormir virado o rosto para a parece, ocupando 1/3 da sua cama, pois ele estava chorando por causa de situações que o feriam no coração”, queria ele alívio para aquelas situações: “Pedia a Deus que tirasse aquelas situações, mesmo a vida chegou a pedir que tirasse, de tanta tristeza”.

Se buscarmos sermos de Deus e não sermos tão pesados aos outros, tornaremos não só a vida de outros melhor, como a nossa mesmo, ao invés de termos inimigos de sangue e inimigos próximos, poderíamos ter amigos de sangue e próximos amigos, que poderão cooperar mais com nossa vida que retribuir nossas atitudes desumanas e ignorantes.

A ignorância se vence com o estudo, sobretudo da Palavra de Deus, a Bíblia, os problemas da vida não teriam a proporção que têm se as pessoas não se esquecessem de Deus e de seus conselhos que encontramos em sua Palavra, em que a Igreja tem o múnus de interpretar e nos ensinar, para que não a subvertamos para nossa própria perdição, como mesmo São Pedro narra em uma de suas pregações.

Devemos buscar a oração e orientação em lugares de oração para sermos curados, para aprendermos a convivermos com os irmãos, para que possamos rezar e conviver com eles, fraternalmente e respeitosamente. Assim aprenderemos a lidar com a vida, e antes de nos fazer e aos outros reféns de nossa presença, podemos nos fazer verdadeiros anjos e libertadores dos que estão acorrentados nas malhas do pecado.

Não há mais opções, ou escolhemos a Deus ou escolhemos o maligno. O mundo jaz sobre o poder do maligno, é sua propriedade, se ele não mudar de rota em sua vida chegará a viver, talvez eternamente no inferno com o maligno, se não sabe, o busca com sua vida pecaminosa. Sua vida tende a ser, sempre mais ante-sala do inferno. Pensando valer fazer culto a santa sarna, é o que buscam os que vivem loucamente, despreocupados com os problemas que a vida os podem causar por todos os seus excessos.

Os mandamentos de Deus são lembrados diante de Jesus e do povo, e Jesus completa os mandamentos dizendo: “Vós conheceis os mandamentos e aquele que diz não matar, mas eu, contudo vos digo que aquele que se encoleriza com seus irmãos é réu de um pecado”. E também disse: “Vós conheceis o mandamento que diz: ‘Não adulterarás’, mas eu vos digo que aquele que deseja as coisas alheias peca da mesma forma”.
“Vós conheceis o mandamento de Deus que diz: ‘Honrarás os vossos pais’, mas eu, porém vos digo que toda falta que temos por não cooperar com nossos pais, peca contra Deus”.

Um Padre em uma pregação próximo deste dia, no Domingo, ele falou: “As brigas e discussões com os pais não é qualquer coisa”.
Deveríamos respeitar os pais e devemos buscar influenciar mesmo os que não estão no meio cristão, pois o respeito aos pais é princípio agradável e desejado por Deus para que isto atinja a todos.

Não é verdadeiramente cristão aquele que se dá a uma devoção sem considerar o conceito da fé que exige de nós uma moral segundo a moral cristã.

O cristão e católico é chamado a viver a fé de maneira mais profunda e sincera, mais comprometido com o aprender a ser de Deus e de Jesus e a viver segundo a sua vontade, pois a ninguém Deus deu liberdade de pecar; terão de reparar o pecado aqueles que pecam e os que levam outros a pecar também tem um pecado duplo.

Guardai-vos de ouvir o mundo, eles não entram no reino dos céus e ao encontrar alguém pelo seu caminho o fazer sete vezes mais digno do inferno que ele mesmo.

Refleti sobre isto. Alguns aspiram por sua liberdade, é até fruto da pregação de um padre numa missa concelebrada neste dia. Ele disse que a liberdade não deve ser pretexto para viver uma vida de perdição.

Devemos rezar uns pelos outros para que se tornem amigos de si mesmos em primeiro lugar, que sejam amigos de Deus, que os faz amigos de si e de todos os outros mais.

Que triste é o quadro dos drogados, não pude deixar de ver a relação com a Palavra de Deus que diz: “O mal não se levanta do pó”. Que é a vida do drogado senão o pó e o pó somente?

Eu não desprezo as coisas espirituais, nem a Deus, como muitos pretensiosamente e precipitadamente o fazem, por isto valorizo e me enche de temor viver desleixadamente, sobretudo na questão da fé em Deus, o maligno semeia a descrença em Deus, daí seguem todo tipo de abusos, favorecem a pessoa a ser insensível consigo mesma e com os outros, suas feridas emocionais são brechas para que ela perca seu controle e se ponho como instrumento contrário a vida e a obra da criação de Deus e ponha em risco a si mesmo e os outros.

Para os que vivem desleixadamente a vida, eu penso que a organização que podemos ter para com as menores coisas reflete a organização de coisas maiores. Quando nos damos o luxo de tratar as pequenas coisas de qualquer maneira, as coisas grandes podem vir a ser arriscadas de não seguirem devidamente organizadas, o que causa caos, desordem e dificuldades para um bom serviço prestado aos outros, de qualquer ordem.

O tema que escolhi para tratar, eu não pretendo esgotá-lo porque seria utopia, é a plenitude do amor e da amplidão do amor. No exemplo de Jesus, dos Apóstolos e Profetas e de Deus podemos ver exemplos claros de amor e doação fecunda para o bem dos outros. Uma palavra se fala de Jesus que me parece que não se cumpriu: “Tiraram dele a sua posteridade”. Se formos ver a fecundidade de Jesus e a sua bondade para com a humanidade que a todos fez irmãos e irmãs e nos deu um Pai que é Deus, penso que sua descendência excede as estrelas do céu.

Adriano Gonçalves, da Canção Nova, fez uma reflexão sobre o amor, pautado sobre o exemplo de Jesus e ele disse: “A palavra amor tem duplo sentido: doer e doar”.

Diante das contra influências da sociedade, por meio da influência social de pessoas mal formadas e também de outros meios de deformação social, penso que estas influências acabam por mostrar um amor que é uma caricatura do verdadeiro amor.

O amor que é mostrado é impuro, precipitado, superficial, infantil, imaturo, irresponsável, egoísta, mesquinho, imprudente, imaginativo, que não vive na realidade, mas fantasia, sem compreender as consequências que ele pode resultar, por isto todos devemos considerar a condução de um relacionamento, com toda sobriedade, com a bênçãos dos pais, se isto for possível, com o aconselhamento de outros quando não e também ambos, se for humanamente possível.

Tem se ouvido falar nas redes sociais que muitas desordens sociais têm fundo numa sociedade branda que chega as raias da permissividade, daí colhemos uma geração de pessoas que não respeitam os direitos dos outros ocasionando muitos atos criminosos, nestes tempos em que há greve ilegal de policiais militares no Espírito Santo.

Refletir nesta Palavra de Deus entre os meus mais próximos, retirado dos livros sapienciais: “Os pais que amam seus filhos o corrigem com frequência para que se tornem bem educados, os pais que não os amam fazem tudo o que eles querem”.

Um bom meio que chegou a mim por noticiários sobre a educação dos jovens e adolescentes é que acompanhamento é sempre bom, mesmo, e, sobretudo na infância. Com pessoas com relacionamentos tecnológicos onde as distâncias são vencidas, os relacionamentos próximos se tornam raros.

Falando sobre o dano da tecnologia no nosso corpo e o cuidado adequado com o mesmo digo: “Mais que uma dieta pobre, nutricionalmente falando, o que favorece o desequilíbrio do corpo, enquanto quando o damos aquilo que é essencial ele chega ao equilíbrio, o uso demasiado dos olhos em telas de celulares e outros dispositivos tecnológicos têm feito estrago na visão das pessoas. Mais que uma alimentação mais rica em bons nutrientes naturais e verdes escuros, associados a frutas e legumes, penso que o respeito para com os limites do corpo muito ajudam a que cooperemos com o progresso do nosso ser. Mas se não damos, mesmo tiramos e envenenamos o que nosso corpo precisaria, isto é atitude de atentado contra si mesmo, deveríamos ter de Deus e de outros a graça de ter alguém que nos proteja de nós mesmos.

A Palavra de Deus nos ensina, os que vivem na carne dão fruto de morte, os que vivem no Espírito, na palavra, numa vida de santidade, buscam sua justificação e andam no caminho da vida. Que frase feliz eu ouvi recentemente: “É feliz quem vivem em santidade”.

Abraço do Espírito de Obediência de Cristo a vós todos


Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário