segunda-feira, 4 de julho de 2016

O conhecimento de Deus

Salvem todos



Música inspiradora desta mensagem, de Flavinho: I João 4.

Caríssimos, amemo-nos uns aos outros porque o amor vem de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. (I Jo 4,7-8).

O estudo da Bíblia no meu dia-a-dia, de Mons. Jonas Abib, de muitas reedições e muito tempo atrás, é caminho para nos aprofundar no conhecimento e na vivência da Palavra de Deus. Deus nos exorta por meio desta carta de amor que é a Bíblia.

Nós não devemos nos alegrar somente em saber sobre Deus e seu Cristo Jesus, de Deus, mas, sobretudo viver como Ele viveu, para ser modelo de perfeição e santidade para cada um de nós. Afastados deste princípio afastaremos todas as expectativas e esperanças de agregar em nossas vidas coisas boas e conservá-las, mas nossa adesão ao plano de Deus nos abrem a oportunidade de agregar riquezas imperecíveis em nossa vida presente e eterna.

À mesa, como faço comumente, de maneira menos reflexiva e às vezes mais, refleti quão rico é a riqueza da: paz, da alegria e da harmonia; todos estes ricos dons provenientes da fé em Deus, estas são graças que nos vem pelo beneplácito da vontade de Deus, para aqueles que os pedem na oração, por si e por outro mais, seus irmãos.

Padre Delton Filho: “Quem rejeita a oração abraça a tentação, preciso orar, pois o meu refúgio seguro é a oração”.

Um alguém me disse que Deus nos abençoa, assim como o sol que brilha, mas eu mostrei mais realismo, no que se refere à graça de Deus, pelo que ouvi de minha formação: “A graça de Deus é como uma chuva no qual não a recebem aqueles que têm o guarda chuva aberto, é necessário pedi-la na oração a Deus”.

Li a passagem de São Pedro apóstolo, preso por anunciar a Palavra salvadora e vivificadora de Cristo Jesus, num meio judeu do seu tempo que se opunha a sua pregação, se opunha a vontade de Deus, toda a comunidade rezava por ele (Atos 12,5) e os anjos foram mandados a ele para que ele fosse liberto da prisão, depois da morte de Tiago, que alegrou àqueles, daquela época (Atos 12, 1-19).

É típico este erro e ele já tem várias décadas, o erro de que a liberdade consiste em fazer o que se quer, sem considerar o dano que se faz a si mesmo, à sociedade, à alma, à saúde, à vida etc.

Liberdade é controle da natureza e não a escravidão que ela pode nos proporcionar. Aprender a lidar com a própria liberdade é o caminho da fé de Jesus, o caminho da religião católica, todos os sacramentos e os sacramentais são instrumentos que nos conduzem a uma de ascese e aprendizado para se viver uma vida de progresso, de prosperidade e superação das dificuldades da vida.

O conhecimento nos abre portas, a graça de Deus as faz escancaradas diante nós e nos concedem que elas não se fechem para nós.

Apocalipse 3, 8 – Conheço as tuas obras: eu pus diante de ti uma porta aberta que ninguém pode fechar; porque, apesar de tua fraqueza; guardaste a minha palavra e não renegaste o meu nome.

Apocalipse 3,11 – Venho em breve. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

Esta passagem acima me referencia bem a meu entender, de que se refere ao depósito da fé, o que herdamos de Deus, de Cristo, dos apóstolos e presentemente, da Igreja de Deus.

Não desejo menosprezar a Igreja Católica, antes gostaria que todos reconhecessem seu valor e sua influência. Não é o rebanho disperso do Senhor mais capaz de vencer o maligno e o mundo, mas sua unidade na fé e na oração, desta divisão maligna, eu creio que até é artimanha do maligno para gerar divisão, cisão entre irmãos, desavenças, que já marcaram a história tristemente, irmãos se voltando contra irmãos em nome de uma compreensão dita tida como mais correta sobre Deus e Jesus.

Desde muito desejo desenvolver em mim um espírito ecumênico, capaz de dialogar com outras ramificações cristãs, que derivam de Cristo, que derivam da Igreja Católica. Desejo ter bom diálogo com as seitas, para que reconheçam qual riqueza e intimidade com Deus adquirem na comunhão com Deus que nos vem por meio da fé da Igreja Católica e da fé cristã.

Como esportista senti sempre a necessidade de estar aberto a qualquer um para brincar, nos divertir, fazer um esporte junto, competir para aprimorar as próprias capacidades, vencer-me em minhas próprias limitações e cooperar para que outros o fizessem também em suas vidas, quebrando barreiras de preconceito, criando laços de convivência ao invés.

A fé não difere diante de mim, sou chamado como o são todos a anunciar Deus e Jesus a todos, partilhando o amor de Deus, que não é somente mensagem mais atitude, pois não pode pensar um ser no bem da alma do seu irmão ou irmã, sem considerar seu bem geral, um amor maior presume um amor menor.

Nas trevas o ser humano não progride, mas se engana, acostuma chamar de frustração, prazer, momentos vazios de realizações, perda de tempo em tempo bem aproveitado, chama azedo de doce, bem o mal, sofrimento, mal e morte, de vida, paz, amor, esperança, felicidade, perfeição e santidade.

Tudo se fez com o poder da Palavra de Deus, tudo se ordena sob o poder de Deus, o engano de que o ser humano acrescenta qualquer detalhe desta estrutura e um engano.

Como a visão do profeta, os reinos são como uma grande estátua de vários materiais, uns mais fracos outros mais fortes, que não se amalgamam, a pedra que veio sobre ela a destroçou, ela é puramente divina.

Lamento as violências que se cometem e peço a todos que se apeguem com Deus, na oração e numa vida digna e santa, que prima por favorecer a vida e não abusar dela, que visa orientar a  vida e não seguir conselhos de baderneiros anarquistas, filhos do inferno. A falta de Deus nos leva ao inferno onde quer que estejamos, mas com Deus haveremos de plantar o amor nos corações violentos, a conversão e a sabedoria do alto para tratarmos nossas dificuldades como convém.

O ser humano tem uma ponte que o une a Deus e à criação, aos outros, como é a típica história contada de quem anuncia o Kerigma, o anúncio primeiro da fé aos que não a puderam conhecer ainda. Pensamos que nos unimos pelo frágil laço de uma sociabilidade sem Deus, mas é uma mentira, se interpõe tudo para calar possíveis desprezos, se chafurda o nariz nas imundícies e mesmo assim não se ganha plenamente o bem querer dos outros, não se consegue ser família com eles, têm a pena que balançam sobre os que o servem e a espada da inveja na outra mão que se desencadeia por razão nenhuma.

A psicologia quando bem conhecida e aplicada ajuda o comportamento de crianças e adolescentes, se pode obter tal influência de adultos e outros mais quando se pode ser uma boa influência sobre eles.

Mas num caso cômico, para ver graça nisto, foi de uma criança muito peralta que foi para uma creche e conheceu a diretora do lugar, ela se chamava Vanessa Espingarda, a criança sempre junto e lembrada da presença dela, sempre se comportava bem.

As crianças são amadas por Deus, por isto devemos agradá-las para sermos agradáveis a Deus e a todos. O amor, o serviço e a misericórdia aos outros agrada a Deus e aos outros, para os que aspiram agradá-los.

O maligno tenta a todos para que se fechem no seu egoísmo, pensem no seu bem e esqueçam suas responsabilidades, vivam para seus vícios e prazeres. Isto afasta os bons amigos e nos aproxima dos demônios, seus espíritos impuros e rebeldes, que por já não prejudicarem suas vidas, tem a de seus semelhantes para prejudicar, enquanto elas ainda não conhecem tal desgraça.

As drogas são recalques de pessoas que são escravas delas e por muito custo as deixam, é bom evitar entrar nelas para não ter de sofrer para sair; a fé em Deus é caminho comprovado de libertação das drogas, pois um espírito imundo toma conta da pessoa e a mantém cativa, mas Deus, que é maior que todos, pode ajudar uma alma que deseja ser ajudada por Ele.

Feliz aquele que ama a Deus, que se constrói na fé, que ama seu irmão e irmã e os ajuda a construir-se na fé em Deus, este terá uma riqueza eterna na eternidade, o cêntuplo receberão os que creem em Deus e vivem nos caminhos do Senhor, fazendo a vontade de Deus, fazendo o que dá no seu nariz, mas considerando a vontade de Deus e não como outros que fazem o que dá no seu nariz, sem considerar que seja da vontade de Deus, expressa na Bíblia e na moral cristã.

É preciso se aprofundar em conhecimento para lidar com as realidades da vida, não devemos nos bastar em aparecer para sermos julgados corretos, mas sermos corretos diante de Deus que vê mesmo o escondido e nos conhece interiormente, sendo retos diante da verdade e não da falsidade, do valor da nobreza e não da leviandade enganadora, construiremos o edifício de nosso nome, nossa civilidade e fraternidade sem que eles possam ser maculados jamais.

Abraço da paz, alegria e harmonia da fé em Deus a todos nós

Adriano












Nenhum comentário:

Postar um comentário