segunda-feira, 6 de julho de 2015

O poder da Palavra de Deus

Caríssimos em Deus

No livro Educar pela conquista e pela fé, o Prof. Felipe Aquino nos dá uma grande orientação, fruto de uma vida de formação, tanto da própria família como a ajuda que prestou a inúmeras outras famílias pelas formações cristãs e católicas que proporcionou e proporciona por sua livre disposição, como cristão católico praticante e bem sucedido que tem sempre sido.

Na página 133, abordando A vida do adolescente, no que toca A educação sexual, ele conclui: “É preciso, portanto, que os pais cristãos, tenham coerência e coragem para transmitir aos filhos esses valores, que são divinos e eternos. O remédio principal que a nossa sociedade doente precisa é de uma escala de valores condizente com a dignidade humana, sob pena de nos igualarmos aos animais”.

Padre Fábio de Melo, sacerdote, formador de padres em cursos teológicos, alguém que teve uma formação comum de padre, disse algo significativo sobre a Palavra de Deus, citando as palavras de Jesus a Nicodemos: “É necessário nascer de novo para entrar no Reino dos céus”. Ele disse: “Eu creio no poder transformador da pessoa, que possui a Palavra de Deus”.

Muitas heresias na Igreja surgiram dentro dela mesma, que foram estudadas e refutadas do meio da Igreja. Li um livro de Prof. Felipe Aquino: A Teologia da Libertação, que mostra uma grande subversão da formação católica e cristã, com base em marxismo e luta de classes e por aí vai, é bem mais que uma tentativa de conscientizar as pessoas para uma maior consciência e atitude de caridade e misericórdia para com os mais necessitados, trata-se de uma subversão completa da fé para militar em nome dos mais necessitados, de uma forma fora dos parâmetros cristãos, que presa pelo livre assentimento da fé e da caridade que decorre da fé.

A Igreja é lugar apropriado para se discorrer sobre matéria cristã e teológica. Nosso desejo de unidade e serviço ao ser humano não deve atropelar o zelo que temos pelas coisas teológicas. Não se pode abdicar da fé para agradar o ser humano, melhor serviço fazemos à humanidade servindo a Deus que os homens e mulheres, o compromisso do cristão católico verdadeiro é o serviço a Deus, aquele que pensa servir os homens agradando-os presta-lhes um desserviço, pois a vontade deles constantemente contraria a vontade de Deus.

Graças ao bom Jesus eu tive uma experiência de namoro que foi educativa até certo ponto, embora eu me lembrasse de minha namorada com uma música de Laura Pausini, ela gostava que eu fizesse um fundo romântico, eu mesmo cantando, eu cantava Mina, do grupo Mamonas Assassinas. Uma parte eu censurava, pois como sou cristão e católico, e não era menos nesta época, felizmente não me lembro de ter vivido fora desta consciência de que eu era católico e eu via sempre presente a necessidade de viver segundo a vontade de Deus, eu sempre considerava, sobretudo no namoro: o respeito, a responsabilidade e o cuidado que eu deveria ter para com minha namorada. Consentia de cantar parte da música: “Feijão com jaba a desgraçada não quer compartilhar.” Ela não gostava e não era romântico, mas creio que mais uma vez meu lado filósofo vindo a tona.

Num tempo em que a tradição, a moral e a conduta aceita pela sociedade era mais rígida e respeitada a palavra desgraçada era referenciada a uma mulher que não guardava sua pureza, porque não dizer, virgindade. O casamento foi e tem ainda este simbolismo, o preto do homem indica a sua morte para o mundo e a sua vida para sua família, sua responsabilidade primeira para com seu lar que ele está constituindo no casamento. A cor branca da mulher é símbolo de pureza e virgindade. É um valor que a Igreja muito defende para criar famílias sólidas, fiéis e prósperas. Por causa da subversão dos valores humanos e éticos, nos tempos atuais, temos assistido tantas famílias dilaceradas pelo divórcio. Eu acredito que estes valores se encontram mais abundantes na formação cristã que em outros lugares irreligiosos.

O maligno não quer a família, ele busca desagregá-la de todas as formas para gerar o caos na sociedade, ele não é católico, é caótico. Na mentalidade dele a subversão da família deve favorecer o comércio e a exploração financeira de poderosos. As pessoas ficam felizes de viverem como parte da sociedade se mostra, mas ela é doutrinada para servir o interesse de poderosos, não se importa minimamente com a felicidade de quem quer que seja senão os interesses de poderosos. É indecência que as pessoas buscam, por vezes, em novela, filmes etc, é isto que o comércio dará as pessoas. O melhor meio de combater as drogas é não buscando fazer uso delas, seja de quais tipos forem.

Um retrato claro da sociedade pode ser vista no vídeo da música do grupo Mamonas Assassinas que é bem crítica, embora talvez nem eles tivessem dado conta. As pessoas reclamam da sociedade, de suas injustiças, mas na hora de procurar formá-la, dizem, genericamente: “Cada um deve fazer o que bem quer!”. As pessoas de rua cuidam de suas vidas, mas o pouco que têm eles repartem umas com as outras, entre pessoas de posse a avareza é o que se reparte entre companheiros e até irmãos.

O vídeo da música do grupo Mamonas Assassinas: Roda vira

Uma pessoa comum, menos instruída para refutar a fé em Deus, disse a uma senhora católica e crente em Deus: “Eu não acredito em Deus, pois se Deus existisse não haveria tantas pessoas com fome”. Ela teve a graça de Deus de dar-lhe uma boa resposta, cheia de graça e amor: “Deus dá a graça do ser humano de produzir o pão e também dá a graça de favorecer a partilha do pão, quando Ele habita o coração dos que O amam”. Parece que o argumento tocou o coração daquele senhor que concordou com aquela senhora, que indo a seu estabelecimento comercial ia cantando uma das muitas músicas cristãs que existem, que existiam, que existirão, que subsistirão, que levam às pessoas também a uma grande formação.

De uma frase que ouvi no passado cunhei uma muito marcante que disse há pouco tempo, a frase original era assim: “Sabes quando começa o dia para você?” O mestre perguntou para seu discípulo, e ele respondeu: “Quando se distingue um animal no horizonte, quando se distingue uma árvore de outras árvores”. O mestre concluiu: “O dia surge para você quando você reconhece no teu próximo o teu irmão”.

Façamos o bem, testemunhemos nossa fé sem ressalvas em Deus e no seu Cristo Jesus, nós creiamos firmemente Nele, testemunhamos segundo a verdade, segundo a tradição da Igreja, a tradição dos apóstolos (At 8,26-40 – Conversão do ministro da rainha da Etiópia), dos santos padres que testemunharam a verdade sobre Deus, o Senhor deixará de nos confundir para confirmar nossas boas obras com bênçãos (Is 64,4).

Ó minha alma, toma novo vigor, haverás de louvar o Senhor no seu Santo Templo, Deus lhe dará graça de fazeres grandes obras, que partilharás entre teus irmãos e irmãs, isto será alegria para vós. Deus vos dará sabedoria para acolher as reprimendas e as orientações de seus irmãos, vos fortalecerá o corpo, a alma e a mente para lhe por para bem servir aos outros, fortalecerá as tuas costas para que, aos golpes, não definhe: teu coração, tua alma e teu corpo, mas fortalecerá teu espírito para que, com uma placividade de alma, possas lidar com todas as coisas com sucesso.

Diário da Bem-Aventurada Irmã Faustina, parágrafo 50: + Desejo que os sacerdotes anunciem essa Minha grande misericórdia para com as almas pecadoras. Que o pecador não tenha medo de se aproximar de Mim. Queimam-Me as chamas da misericórdia; quero derramá-las sobre as almas. Jesus queixou-se diante de mim com estas palavras: A falta de confiança das almas dilaceram-Me as entranhas. Dói-Me ainda mais a desconfiança da alma escolhida. Apesar do Meu amor inesgotável, não acreditam em Mim, mesmo a Minha morte não lhes é suficiente. Ai da alma que dela abusar!

Se sinônimo de ser homem é ser limitado, se sinônimo de ousadia é petulância, virtude portanto nós conseguimos em nos fazer evoluir sempre mais na fé, dando passos de divindade em nós, procurando viver na imitação de Cristo Jesus, o Filho de Deus no meio de nós.

Gl 6,8 – Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos.

Há pessoas que admiram as vaidades uns dos outros como se isto dissesse algo sobre os valores humanos de uma pessoa.

Por vezes assisto pais que não sabem como tratar dos seus filhos, isto acontece nos EUA, mas problemas semelhantes acontecem em vários países.

Uma família aceitou a missão de buscar orientar um casal de adolescentes rebeldes, uma coisa marcou-me, vendo o cabelo cheio de estilo exibido do moço, o pai não pensou ser um figurão, não admirou sua beleza, já que de antemão, já sabia que era um filho que necessitava de formação, já que ainda não teve a chance de conhecê-la ainda.

Ao olhar o cabelo dele concluiu que seria um problema. Há quem pense ser isto um sinal de alguém fora do comum, pois é, mas fora da tradição, fora da moral, fora da humanidade, fora da formação, certo nível de monstruosidade ainda não definido e mensurado.

Vendo a Supernanny orientar uma mãe solteira, que trabalhava, estudava e cuidava de duas crianças, um menino pequeno e uma menina maiorzinha em idade, vi como é necessário o afeto da mãe junto aos seus filhos. Esta orientadora falou mesmo, de quão pouco os pais passam junto aos seus filhos, o que é ruim para eles. Ela falou também que é importante definir horários, é importante definir limites no comportamento da criança, se seu comportamento não é correto com ela, com seus irmãos e consigo mesma, deve ser ela penalizada, ficar no quarto por tanto tempo, pedir desculpas e voltar ao convívio da família, na hora de dormir, deve-se orientar de que é hora de dormir, até duas vezes, da terceira em diante já não há mais diálogo dos pais para com os filhos, eles devem ir para cama, e tantas vezes desobedecerem, tantas vezes os pais devem levá-los para a cama. Os orientadores educacionais falam sobre isto, a educação adequada passa por estes níveis: recompensa e castigo.

Revendo meus livros descobri um que era do Prof. Felipe Aquino, que citei inicialmente, Educar pela conquista e pela fé. Pensei em presentear um de meus parentes, deixei nele uma dedicatória, deixei ali também um conselho. Orientei que seguissem o Caminho, como nos Atos dos Apóstolos, quando começa a missão de Saulo (bonito filme: Saulo – A jornada...). Orientei para que tivessem fé em Deus e olhassem o caminho, para evitar cairem em algum buraco. Em uma fase de minha vida quase caí num buraco, mas Deus me deu perícia para livrar-me dele no último momento, um buraco de uns 2m de profundade, num lugar pouco sinalizado, que acredito que até feriu alguém.

Sou um cisco de pó, mas espero ter uma boa influência no mundo para cooperar com seu plano de salvação para com o mundo. É preciso antes tirar o cisco que há em nossos olhos para tirar a trave que há nos olhos de nossos irmãos e irmãs.

Há quem pense em se bastar com o modelo Shrek de educação, na mão direita se tem a persuasão, na mão esquerda o bom senso. Muito se preocupou, Shrek, de ser pai, o pai dele dava banho num calderão com lenha embaixo e pos uma maça na boca dele. Que exemplo de pai ele teve? Quem ouviu dizer que teve um pai acolhedor como um ogro, ou terno como um ogro? Deixar-se influenciar por Deus pode favorecer melhor resultado na educação dos filhos, pode repercutir numa melhor educação dos filhos de seus filhos, pode favorecer a construção da vida deles a construir-lhes um infortúnio sem remédio.

Refleti recentemente que é preciso que nos guardemos de qualquer envaidecimento.

Uma pessoa apostou com outra que não conseguia rezar o Pai-Nosso completo concentradamente e apostou seu cavalo para isto, ela começou a rezar: “Pai-Nosso que estais no céu, santificado seja vosso nome” e disse: “É com arreio ou sem arreio”. Perdeu a aposta.

Houve outro caso, um homem que tinha um burrinho velhinho, doente e já bem sem uso, disse a um homem que tinha um cavalo de raça: “Eu aposto que eu faço com o meu burrinho o que você não faz com seu cavalo!”. O outro consentiu e apostou seu cavalo acreditando que seu cavalo poderia superar o burrinho em tudo o que ele fosse capaz de fazer. O dono do burrinho jogou o burrinho da ponte e ele morreu, chegou a vez do homem jogar seu cavalo e ele não pode fazer e perdeu a aposta.

Guardai-vos de vos confiar nos jogos de azar, eles, como o próprio nome diz, são de azar e não de sorte, visam ganhar dinheiro dos que nele apostam e não dar dinheiro aos que o gastam nestes jogos. São muitos os que sacrificam grandes patrimônios crendo que irão ficar ricos. Penso também que as drogas seja uma aposta que as pessoas fazem para o bem de suas vidas que mais prejudica a vida deles que beneficia. Investem sua vida e saúde neles e deles não colhem nada mais que o prejuizo de uma e outra coisa.

A vida de trabalho nos distancia dos familiares, a vida nos exorta que o viver nós vivemos para os outros, por isto estudamos e somos orientados ao trabalho para os outros, mas há um problema que as pessoas precisavam repensar: a alienação da vida virtual. Há quem entre em casa e saia dela por causa das redes sociais, estão junto aos seus amigos, mesmo dentro de suas casas e nem aí estão junto aos seus filhos no tempo em que estão em casa. Que tipo de filhos a sociedade pensa criar com este tipo de atitude? Será que adicionaram seus filhos nas redes sociais, se eles têm idade e capacidade de fazer uso deles? E os que não têm capacidade de fazer uso de redes sociais por terem pouca idade? Atitude humana e cristã é priorizarmos os que estão a nossa volta e desligarmos dos outros um pouco mais. O vínculo social, no que concerne ao virtual e também ao real logicamente, até penso ser uma coisa boa, pois é momento propício para crescermos na fé em Deus e na vivência da caridade espiritual e material para com nossos semelhantes.

A Palavra de Deus, a Bíblia nos ensina: “Infeliz do homem que confia no homem, que na carne se confia”.

O texto acima quer dizer: Infeliz do homem que confia em outro homem que confia em si mesmo e não em Deus.

Vocês me desculpem; meu estudo bíblico não permite que eu tenha todas as referências bíblicas em minha mente para confirmar que nela estão determinadas passagens, mas aquele que preza as coisas sagradas haverá de se devotar a leitura da Palavra de Deus, esta carta de amor que Deus escreveu por amor de nós e há de constatar que isto está escrito e esta conclusão é a que se pode obter dela.

O estudo da Palavra de Deus é querida por Deus; os que buscam a Deus procuram ler e estudar sua palavra, em meio a jejuns e orações, mas precisamos sempre estarmos engajados na Igreja, engajados nos movimentos da RCC para obter a melhor e mais correta interpretação da Palavra de Deus.

Citei acima a RCC, pois é o movimento que mais deu apreço, a meu ver, ao estudo e a vivência da Bíblia na vida, enquanto, que outros não têm dado este foco primordial, se dão à caridade, às outras coisas, mas isto não focaram como fizeram a RCC, perdoem-me se eu estiver enganado.

Eu ouvi dizer (no passado) que andar com a Palavra de Deus era coisa para se envergonhar, coisa de evangélico, diziam as más línguas, desodorante de evangélico é a Bíblia, mas acredito que tiveram a atitude mais sensata, a RCC surgiu do esforço mútuo entre evangélicos e católicos para formar católicos mais apaixonados pelas coisas sagradas e mais bem formados como pessoas.

Mons. Jonas Abib, revolucionário da RCC, perseguido por querer introduzir na Igreja algo que é próprio das Igrejas primitivas na Igreja, a escuta da Palavra de Deus e o batismo no Espírito Santo, teve seu movimento taxado por seita dentro da Igreja, muitos desinformados da própria Igreja não acolheram e mesmo acredito que não acolhem sua influência, mesmo após a aprovação do Vaticano e dele ter recebido um título de Monsenhor, que a Igreja oferece àqueles que tiveram um papel fundamental na formação da comunidade.

Grande foi a mudança introduzida por ele nos seus primeiros jovens e creio que isto não parou por aí, começaram a estudar as Sagradas Escrituras e mudaram seu modo de ser, de jovens normais, com seus problemas comuns da sua fase de formação, tornaram-se zelosos pela fé e mais que isto, moços e moças com um comportamento mais ao agrado de seus pais.

O Ecumenismo, que é a busca de uma aproximação entre os cristãos, que tem a confissão cristã, que tem como ponto comum a Bíblia, eu acredito que é conveniente incentivarmos, pois temos muito em comum. Com a excessão de diferenças doutrinárias e de interpretação bíblica, mas uma maior coesão pode favorecer uma compreensão mútua e solidária entre os mesmos, correta, que favoreça a vida e o bem comum.

Fora do ecumenismo há o diálogo interreligioso, que busca fazer com que haja uma comunhão de idéias que favoreçam a formação humana da pessoa, mas acreditando que, em matéria de espiritualidade, há divergências insuperáveis.

Aos que seguem linhas racionalistas e iluministas, que até admiram os valores humanos de Jesus, mas não se abrem a aceitar a divindade Dele, a Igreja não deveria sacrificar sua herança teológica para comungar com eles, pois ceder a eles é desprezar a Deus.

Ef 1,13 – Nele também vós, depois de terdes ouvido a palavra da verdade, o Evangelho de vossa salvação no qual tendes crido, fostes selados com o Espírito Santo que fora prometido.

Todos nós queremos o aprimoramento humano e o bem comum da sociedade, mas é desejo de Deus e acredito que daqueles que têm plena comunhão de Espírito Santo com Deus que é conduzir a humanidade à Palavra de Deus, com toda a sua magnificência, sem querer desmerecer nada, é a abertura maior que todos podem fazer para que o Reino de Deus aconteça no meio de nós, que para, em linguagem comum, pode traduzir assim, mais que um simples desejo, há de ser uma maior plenitude de felicidade para todos.

Abraço da paz do Senhor Jesus a todos, não a paz que o mundo dá, que é inquietude, mas a paz que vem de Deus e do seu Cristo Jesus.

Eu te I love you.


Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário