quarta-feira, 10 de julho de 2013

O verdadeiro culto divino e a idolatria

Caríssimos no Senhor

Link de música para a mensagem, que orna ou ao menos tenta ornar com ela:  O desejo de ver-te adorado

O Papa Francisco I nos exortou recentemente a que não nos tornemos mundanos, pois é isto que Deus quer de nós, quer que nós nos santifiquemos.

Monsenhor Jonas Abib nos disse: “Duas moedas temos para nossa salvação, a Sagrada Escritura e a Sagrada Eucaristia”, devemos nos valer delas para chegarmos ao status de agradáveis a Deus, úteis aos irmãos, até mesmo os mais pequeninos, altamente dignos por acolhermos até os mais difíceis, sem nos esquecer dos que nos são mais fáceis de amar, no amor de Cristo Jesus.

I Crônicas 10,13s – Saul morreu por causa da infidelidade, pela qual se tornara culpado contra o Senhor, não observando a palavra do Senhor e por ter consultado necromantes. Não consultou o Senhor e o Senhor o fez morrer, transferindo assim a realeza para Davi, filho de Isaí.

Vi num útil estudo em grupo de irmãos cristãos que falavam sobre a teoria da evolução e a teoria da criação.

São ambas teorias, por conta disto é ignorância e precipitação pensar que há comprovação científica nisto, mas pelo testemunho de pessoas e mesmo de Cristo Jesus, nós podemos dar crédito a teoria da criação.

Jesus disse que: “Aquele que se envergonhar Dele e de sua Palavra, Ele se envergonhará desse quando estiver junto do Pai”. O ser humano é retido na vaidade e por seus interesses materiais por isto pende para uma influência nula na sociedade, para o agrado do interesse subversivo dos seres humanos. Os que aspiram pelo céu primam pela verdade e neles se cumprirá a promessa do cêntuplo, pois os que anunciam Cristo arrastam ante si, como arrastaram, no passado, suas fiéis testemunhas.

Cristo foi ao deserto se preparar para sua missão, é preciso que estudemos no laboratório da fé e nos preparemos para enfrentar o espírito humano, o espírito mundano, o espírito impuro e imundo do maligno presente nos rebeldes.

É preciso que sejamos sábios, é preciso que saibamos fazer nossas ações em doçura e mansidão.

Eu quisera trazer um ramalhete de flores, mas Deus fez minha língua uma espada de dois gumes, cujo corte não tem cura, Ele fez de minha língua um relho para doutrinar à força, peço por isto a Deus a graça de agir com todo amor que é possível ao seu Espírito Santo para que eu possa conquistar para Deus as pessoas, para que sejam salvas, para que sigam o caminho da prudência em suas vidas, para que ouçam os que zelam pelas suas vidas e pelas vidas humanas em geral, que zelam pelas suas almas. Que se abram a ouvir os que aspiram fazer com que seus espíritos evoluam na santidade e na bondade para melhorarmos o meio em que vivemos, para nos encontrarmos, no tempo curto de nossa vida presente, preparados para adentrar à pátria celestial, na mansão das almas ternas.

Vi uma mensagem útil à formação humana na Canção Nova, e se me permitem um comentário, aquele que está na escola da Canção Nova, na escola de Cristo Jesus, creio estar mais bem preparado para a vida dos que se bastam com sua própria consciência e até mesmo pela medíocre consciência que o circunda.

A mensagem que ouvi é esta: “Se com Cristo não te encontrares em tua vida, tua busca será sem medida”.

Basta-nos buscar saciar nossa fome comendo carne de animais? Se buscassemos fontes de água pura saciaríamos nossa sede? Sentado junto de uma fonte Jesus disse à Samaritana que lhe desse água, mas lhe disse que Ele tinha uma água que tira completamente a sede. Ele tinha também um alimento que não levaria a pessoa a ter mais fome, sede e fome de justiça.

É preciso dizer Sim a Deus e Não ao erro, porque queremos o que é bom para nós, é preciso que não nos deixemos sair do caminho reto, nem para a esquerda, nem para a direita, reto é o caminho que leva ao céu e é os que caminham na retidão que chegarão lá; os caminhos tortuosos retardam nossa chegada quando não nos extraviam, importa saber o caminho e segui-lo e não sermos orgulhosos de não perguntar qual Ele é se nos falta alguma informação.

A arrogância e soberba do ser humano o faz autônomo, pensa que seu tino para o que é bom é infalível, mas é Deus quem nos orienta ao verdadeiro bem e ao que é verdadeiramente bom. Só Ele é bom, Ele é que deve ser buscado. A inaptdão para o discernimento do bem e do mal faz com que o ser humano erre naquilo que busca, ele se frusta e se esvazia, se amarga e se perde, logo se banalisa e segue um caminho de autodestruição. O ser humano, homem e mulher, foram feitos junto à criação por Deus, para os propósitos de Deus, para o amor, para o serviço, para a edificação da vida e não para o egoísmo, Bruce Lee disse: “O eu não deve existir” isto num de seus filmes que assisti faz pouco tempo, Operação Dragão, ali ele mostra a sua consciência para o bem e o quanto aquilo que ele estava buscando era contrário ao que acreditava, ele e seus familiares, mas ele estava sendo designado para exercer a justiça no lugar para onde ele estava indo.

Quem conhece (Ef 1,17-19) a Deus será reconhecido por Ele no dia do julgamento final por suas boas obras, feitas a partir de um coração cheio de amor pelos outros e não por interesses sórdidos, os que se preocupam em conhecer os caminhos de Deus e não traçam para si outros falsos caminhos de perdição. Aquele que tem um coração cheio de amor não concebe a injustiça que o circunda, não estende a mão direita ao pobre e com a esquerda acena para ser visto pelos homens e por eles glorificado, mas em segredo faz as suas boas obras para que sejam vistas somente por Deus que vê o que está escondido, pois ele aspira conquistar o coração de Deus.

É por vasos de barro que chegaremos à salvação, é contando conosco, pessoas tão cheias de fraquezas e falhas que seremos tangidos ao céu (Ef 3,8-9); aproveitem daquilo que for possível para o vosso engrandecimento espiritual, semeai no espírito para colheres a vida eterna e não na carne para que não colhas a corrupção (Gal 6,8).

Ouvi falar de Coco Chanel, ela influenciou na filosofia da mulher moderna, creio que ela não teve uma experiência cristã, creio que ela não é boa influência para as mulheres, se ela não colocou boas coisas nas cabeças das mulheres talvez tenha colocado o que é próprio do seu nome nelas (não o modo de corte de cabelo).

Qualquer pessoa que queira viver precisa viver junto com outras, num relacionamento matrimonial o casal precisa saber viver com o outro e cooperar com o outro para viverem bem e progredirem juntos, sei que muitos subvertem esta situação e infelizes não sabem o que acontecem quando ouvem muitos fomentadores de divisão e veem aquilo que edificaram ruir, ao relacionamento me refiro.

Numa camisa que ganhei que é da Canção Nova traz uma mensagem patriótica e esportiva do PHN e ela diz atrás: “Deus faz, Deus junta”. Jesus disse: “Aquele que não está comigo está contra mim e quem não ajunta comigo espalha”.

O Padre Léo foi um grande experienciador de Deus, pessoa de caridade para com os drogados, pessoa de fé. Ele via que ele não era grande coisa, considerando assim o ser humano de modo geral, ele usou uma palavra que chegou ao bispo que o repreendeu, ele falou até em francês, começa com m..., mas não precisamos nos desesperar quanto a isto, deixai-vos amoldar por Deus, Ele pode retirar toda nossa sujeira e fazer aparecer a pedra preciosa que nós somos interiormente, libertos do pecado, conduzidos pelo Espírito Santo, formados pela Palavra de Deus, no nosso ponto inicial, desvinculados da descaracterização que o pecado causou em nós, a nossa inocência original, de quando não tínhamos um coração ferido pelo pecado nosso e dos outros, num estado de graça que obtemos após nos confessar.

Não vos abaleis por discursos antropológicos que visam reduzir a zero as influências teológicas, hoje devemos assim pensar e viver: “Se eu não tiver fé e uma vida mais santa que os escribas e fariseus não entrarei no Reino dos céus”.

Não podemos ser indulgentes com o erro, pois ele é uma semente venenosa, aquele que nos tira a vida não nos tirou tudo, porque nossa alma subsiste, mas o que nos tira a fé nos tira também a alma e a salvação (Ef 1,13). O ser humano é um animal religioso, tirasse dele a religião, ele se torna somente um animal, é o que o demônio quer e os rebeldes a Deus haverão de trabalhar para a perda das almas por amor das coisas presentes.

É fácil criticar, por causa disto espero em Deus poder-me por mais a edificá-los a querer edificá-los criticando outros. Não vos digo que não deveis ouvir as boas coisas teológicas que lhes são ditas para o engrandecimento do ser humano interior vosso, mas que sejais como serpentes espertas para saber refutar o que é erro e ignorância, o que não serve para o bem da vida.

Escolhi este tema porque obtive uma oração que me pareceu não católica, não cristã, é para os anjos fazerem limpeza e minha casa, cumprir meus desejos e também tem uma maça que se come depois de feita as orações em cinco dias, se abre a porta para que entrem, como se o que é espiritual precisasse entrar pela porta, vi entrar friagem.

Pareceu-me muito espírita. Não posso deixar de dizer que no Antigo Testamento Deus limpou diante de si os povos que se davam a estas e a outras práticas muito mais repreensíveis e orientou a que o povo escolhido não imitasse tais práticas. Até mesmo hoje vivemos neste dilema, vivemos num mundo que não se firma na verdade e comunga com os espíritos impuros, desenha a salvação poderosa de Deus por um recalque imprestável e até danoso.

De Deus não se zomba, o que o homem plantar é o que ele colherá (Gal 6,7). Se as pessoas não se decidem por prezar o Todo Poderoso para um mundo melhor, penso que a palavra zombar cabe bem aos que agem de modo diverso, e seu objetivo é funesto para si e para os outros.

Quaisquer passos que nós nos proponhamos a dar em nossas vidas precisam ser muito bem pensados e decididos com muita maturidade e responsabilidade. Ter filhos exige comprometimento com seu cuidado e sua educação. É preciso que estudemos como iremos educá-los, não é fácil incutir valores cristãos neles, além do que o mundo contradiz nossa formação, para não ser grosseiro deixo assim esta última frase. Se uma pessoa não se libertou do egoísmo, como ela poderá se desdobrar para lidar com toda a psicologia necessária para levar a criança a um estado de docilidade e aceitação das coisas?

Se uma pessoa adulta precisa de todo equilíbrio e maturidade para lidar e zelar por uma criança, que se dirá uma criança no meio de outras que não tem a mínima formação, como lidar com as tensões que surgem desta relação? O relacionamento humano é o ponto vital da qualidade de vida do ser humano e ele luta toda sua vida para balanceá-la e logo surge um novo nicho para ele harmonizar.

Vi um cãozinho maior pegar pelo pescoço outro menor, ele estava ensinando o outro a ter cortesia com os outros. Quando um cão é castrado ele não fica numa obsessão pela sexualidade, logo ele convive melhor com os outros, é algo recomendável de se fazer. Daí nós podemos deduzir, até para nos inteirar de um melhor relacionamento interpessoal e não nos alienarmos deste assunto, o quanto nos educar na libido nos fará mais capazes de conviver bem com os outros.

Eu tive de ir a várias casas de pessoas que por vezes tinham cães, sentia que era uma tática de guerra, entrar e sair sem ser atacado por eles e mesmo hostilizado por eles. Até que uma criança se torne educada ela é como um cão assim, e se ela cresce mal educada ela continua sendo como um cão assim. Se de fato queres servir a Deus e a Jesus, se queres abandonar o templo e o ídolo do egoísmo, o ídolo do mundo, e teres a graça de obter filhos, peço que estejas bem fundamentado na fé e consciente do desafio que estarás adquirindo, sabendo que deste labor pode gerar grande recompensa. Um pai vale por vários filhos, mas nem sempre os filhos valem por um pai, mas isto não é constante, quem plantou pode vir a receber algum fruto na hora da colheita.

Fiam-se nos ídolos para conseguir as coisas, isto acontece porque eles não lhes pedem nada, assim como o maligno, mas prometem falsamente tudo. Deus nos pede muito, mas Ele cumpre o que promete, não é nem mesmo como o ser humano que é inconstante no que empenha. Aquele que confia no Senhor não será frustrado, pois o amor de Deus, quando é dado a alguém, não é retirado, ele é eterno (Rom 5,3-5).

Ao homem é impossível salvar-se, mas a Deus nada é impossível, pedi ao Senhor sem cessar o dom de vos amar uns aos outros, agradecei-o por suas dádivas, regozijai-vos não por vossos próprios bens recebidos, mas daqueles que partilhastes, pois voltarão a vós com grande acréscimo.

Queria exortar-vos para que quando estiveres fazendo vossas orações diante de Deus, numa oração e num culto que não é só materialista, utilitarista e egoísta, mas visa cumprir a vontade de Deus que é amor ao próximo e à vida, que venhas a por alimento ante esta oração e no momento que puderes o de aos que têm fome, um copo de água, de aos que têm sede, se tiveres roupa de aos que não têm, acolhei o forasteiro, ide visitar o doente e o presidiário, toda vez que fizeste isto aos menores dos seus irmãos estarás fazendo a Jesus e Ele vos recompensará com o céu, mas se vós não agirdes deste modo e fechares vosso coração, sabei que Deus vos dará justamente aquilo que partilhaste com teus irmãos (Mt 25,31-46).

Abraço da paz e das graças do Senhor Jesus

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário