terça-feira, 30 de abril de 2013

E o reconheceram no partir do pão

Caríssimos em Deus Pai

Vi no Facebook, entre tantas mensagens religiosas maravilhosas que recebi, uma que tinha um monge católico que disse algo marcante para mim: “Se algo te tirou a paz é porque roubou o lugar de Deus no seu coração”.

Com esta mensagem eu mostro o quanto nossa postura pode mostrar Deus a partir de nossas boas obras, com paz, em momentos que temos tudo para não ter paz, mostramos aí nossa real maturidade espiritual, como família de Deus que somos (Mt 13,48ss).

O despreparo, a imaturidade a desorientação dos tempos modernos; tão comum como em todo o tempo, cada um só pode partilhar a maturidade que adquiriu, não raro demasiadamente imatura.

Refleti, durante uma conversa com uma pessoa conhecida de que uma grande virtude humana é a humildade; com ela nós somos capazes de reconhecer nossas debilidades e procurar ajuda e nossa situação a partir daí melhora, mas isto não acontece com os: arrogantes, soberbos e pretensiosos, eles se acham sempre no controle de sua vida, ao passo que ela lhes mostra que algo diferente precisa ser feito, alguma mudança precisa ser feita e não acontece, mas a realidade mostra a necessidade de que as coisas não estão bem.

Desperdício é contrário à qualidade e nós deveríamos pôr qualidade em tudo o que fazemos para sermos realmente melhores (para os que perseveram neste caminho), não vou dizer bom, pois bom é só Deus, em tudo o que nos proponhamos a fazer. Mais do que uma pessoa com potencialidade individual, é grande virtude, imprescindível no ser humano, a capacidade dele ser equipe para ser perfeito em qualquer atividade que possa exercer, lidar com a realidade, com as potencialidades e defeitos dos que nos cercam, que os momentos nos oferecem na vida.

As mulheres se aproximam, creio eu, com mais facilidade de Deus porque veem a necessidade da ajuda de Deus e a procuram, os homens por vezes se acham como super-homens e resistem o auxílio de Deus e mesmo de outros seres humanos bem preparados. Têm dificuldade de confiar e contar com a ajuda de outras pessoas que poderiam lhe ajudar.

Fiz há pouco tempo atrás uma arte no meu cabelo e creio que prejudiquei um pouco minha aparência e isto foi bem num Domingo onde fiz uma leitura na Igreja, numa data especial de Páscoa, o ponto mais alto da fé.

Pode haver pessoas com uma preocupação santa e justa acerca de minha postura teológica de me por no lugar de Deus, no final de minhas mensagens às vezes ponho, Abraço da paz do Senhor. Minha intenção não é me fazer de Deus, mas favorecer, com a graça de Deus, que experimentes e venhas a amar a Deus, assim como eu fiz uma experiência de Deus e tenho experimentado amor para com Deus.

Ajudou-me a marcar bem, até porque há, quase sempre, um diálogo entre os integrantes da liturgia sobre algo, o que trouxe a tona o conteúdo meditado na Santa Missa.

Após a Ressurreição de Jesus, seus discípulos e apóstolos não o reconheceram fisicamente e eu associei isto ao meu corte de cabelo, um modo de favorecer, como método de memorização este fato. Mas ao partir do pão reconheceram que era Ele.

Numa sociedade que supervaloriza a aparência e nem sempre tem como primordial a boa conduta penso que choquei os que me viram, mas a fé também é tempo de penitência e esquecer-se de si para pensar em Deus é algo que muito agrada a Deus, ali creio que mostrei que mais importante era propagar a Palavra de Deus a mostrar um manequim plástico bem aparente como se costuma constatar a nossa volta.

Docilidade e austeridade, qual a medida justa para fazer uma pessoa nobre e correta, bem educada, respeitadora, cooperativa, amável entre outras virtudes? Os pais de família devem dizer aos seus filhos o comportamento que eles esperam deles, deixar que a fase da birra passe e um filho fique em seu lugar até se recompor, pois seu mau comportamento passa se houver firmeza e seriedade (Mt 10,34-42).

Conversar é boa coisa, os filhos chamam a atenção quando querem atenção, os bons pais e mães lhes dão a devida atenção para suprir-lhes suas carências afetivas e psicológicas porque eles desejam: se estruturar como pessoas, usufruir da vida e do que há de bom na vida.

Maturidade é altruísmo e responsabilidade. Convém que uma criança seja bem educada para que cresça e amadureça para ser um ser humano civilizado e não um animal. Recordando a triste história da humanidade, também recheada de momentos de muita felicidade e nobreza nós vemos o que o ser humano, destituído de sua humanidade pode fazer pelo seu semelhante.

Vivemos em tempo melhor do que em tempos antigos? Pode parecer, mas obtive um parecer de um programa da Canção Nova e vi que nunca, como nos tempos atuais os cristãos foram tão perseguidos, no presente século morreram mais cristãos que em toda a história do cristianismo no mundo, por razão de fé.

Jesus disse que como Ele, o Mestre foi perseguido, nós também o seríamos.

Resolvi dedicar-me a escrever este texto, poderia estar rezando para Deus ajudar a mim e ao mundo a que seja tocado em seu coração para que, ao invés de ser o lobo do seu próximo possa ser irmão do mesmo.

Escrevo com o intuito de gerar este realidade, mas também me dedicarei a rezar em tempo oportuno, o que quis dizer acima é que eu poderia ter rezado mais, mas rezei o Terço da Misericórdia há pouco, devoção bela a Jesus Misericórdioso, escola de: Misericórdia e de vida, de moral, justiça e maturidade.

O capetalismo é tão presente nos nossos tempos que até os que afirmam ser cristãos e católicos, “quando passa o recenseador em suas casas”, parecem ser do mundo em seus discursos e afetos.

A Palavra de Deus nos ensina que onde está o nosso coração aí está o nosso tesouro. São tantos os que valorizam coisas que têm mais de 2,5 m de altura para não ter de considerar seus semelhantes que os rodeiam, pensam em ETs pela mesma razão. Há uma tendência de se gostar de coisas com centímetros, mas também é materialismo e devassidão.

Pequenas são as crianças, menor que um metro às vezes, dão, por vezes, inicialmente, mais custo que lucro, mas diante de Deus e dos homens e mulheres nobres os gestos de zelo e amor para com estes pequenos é muito significativo. Jesus disse que os que acolhem as crianças, acolhem a Ele e os que acolhem a Ele acolhem o Pai que está nos céus.

A Folhinha do Sagrado Coração de Jesus é fonte de grande formação moral e mental, ela me trouxe esta mensagem: “A pessoa educada é a pessoa que aprende a pensar (F.S.C.J. 25/4/13 – F.L. Holmes)”. Da formação que ela proporciona eu deduzi que uma pessoa pode ser menor propensa a ser taxada como fora de seu juízo perfeito, fora do controle de sua vida.

A vida é como o cadinho que prova o ouro, por isto não podemos pensar que a vida é fácil, podemos sonhar com a felicidade, mas com os pés na realidade. A vida é boa para quem não é mole. Ela é, de fato, um grande desafio, mas os virtuosos e fortes a conquistam, é como a Palavra diz: “O Reino dos céus é conquistado à força e são os fortes que a conquistam”.

O desejo do Reino dos céus está em todos os corações, o desejo pela felicidade. O maligno sabe disso e procura destruí-lo por completo. Com a força de Deus nós podemos construir o Reino em nossa vida. Não será feliz a sociedade se se fechar no egoísmo e sim se abrir ao altruísmo, porque não será fazendo do mundo antesala do inferno que seremos felizes, mas antesala do céu, ambiente fraterno e solidário, de pessoas que priorizam os outros antes de si mesmos.

Aos seguidores do maligno, geradores de divisão e cizânia Deus diz (e também aos seus): “Deixai-os crescer juntos até a colheita. No tempo da colheita, direi aos ceifadores: arranca primeiro o joio (cizânia – Espanhol) e atai-o em feixes para o queimar. Recolhei depois o trigo no meu celeiro” (Mt 13,29s).

Um monge foi ao Shopping e todos queriam saber o que ele achou interessante, como ele era muito conhecido, depois dele ir ao Shopping perguntaram para ele o que ele pensou de ir fazer lá, Ele respondeu que queria ver de quanta coisa ele não precisa para viver.

Às vezes o desapego das coisas é mais favorável que o apego às coisas materiais, elas por vezes nos escravizam mais do que poderíamos querer, dependendo do apego. A comida e a sexualidade foram feitas para o corpo, mas não o inverso, foram feitas para o tempo devido e a quantidade correta, quem neles muito se apega há de se destruir.

Gosto da frase de São Paulo e acredito ser um conselho maduro e realista que cada um poderia considerar na sua vida, para não propagar a injustiça, mas para propagar a vida e a felicidade, ele disse: “Não quero coisas que estão acima das minhas forças”. Ele já não se possuía por isto não poderia se dar, ele se tornara de Cristo Jesus. Creio que cada um deve considerar a sua vocação e não buscar nada mais nem menos do que ela nos garante para que a tenhamos e cuidemos dela. Se acaso já a obtivemos, que Deus possa suprir nossa carência de vocação para dela cuidar e nada mais, para não arriscar-se a oferecer descuido, o que não é de acordo com a lei do amor.

A Folhinha ensinou, pela palavra de um pensador: “Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim ele saberá o valor das coisas e não o seu preço!” (Max Gehringer – Folhinha S.C.J. do dia 27/4/13).

Que o Deus do impossível coopere com nossa: finitude, efemeridade e impotência, mas com nossa boa vontade, que Ele nos deu, para que possamos ser reconhecidos não por aquilo que parecemos, nem o que temos, mas pelo que nossas boas obras podem falar de nós.

Fé na Palavra de Deus e o Espírito Santo a vós

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário