terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Quem é o vencedor?

Caríssimos no Senhor Jesus

 

Quem é o vencedor do mundo senão aquele que afirma que Jesus é o Filho de Deus? Este venceu o mundo e o pecado já não o faz de escravo.
 
Ele já não vive para seus interesses e logo, seus vícios, mas vive para fazer a vontade de Deus, já não para as coisas vergonhosas, mas para as obras nobres.
 
Vida é propósito e quem não tem propósito não tem vida; quando conhecemos a Deus e a Jesus nossa vida ganha novo propósito, servir ao Senhor. Este não pode se dizer sem atividade uma vez que se estuda edifica sua vida, na fé, armazena conteúdo para cooperar, no conselho, com os outros, se vive e se relaciona socialmente com outros, ele aplica o conhecimento adquirido da fé.
 
A fé é virtude, é moral, a fé é conversão do pecado à santidade, a fé é divisora de águas e de tempos em nossas vidas, no agora jaz a miséria e a mediocridade e brota e aflora a misericórdia e o verdadeiro amor.
 
Ser homem ou ser mulher não é ser capaz de ser: irresponsável e inconsequentes nas suas atitudes mútuas, mas capazes de se respeitarem, mostrarem o quanto são educados nos seus impulsos naturais, o quanto podem destilar de si a graça da gentileza e da amabilidade.
 
Procuro abster-me de ver programas evangélicos, mas confesso que eles são tentadores para mim pela coerência de discurso bíblico teológico, que casa muito bem com minha formação renovada, eu procuro evitar e buscar influências católicas. Penso que pode vir a ser problema se eu me decidisse a ser evangélico e não mais católico, é a influência que faz ver tais programas, pois julgam eles ter a plena verdade, não quero falar disto agora, talvez em outra mensagem. Os evangélicos até contrastam mais a vida mundana da sociedade que, parece, muitos católicos.
 
Assim foi o final do império de Nabucodonosor, em sua vida devassa Deus decretou seu perecimento, escreveu miraculosamente palavras em uma parede que manifestava o que Deus pensava de seu povo que ele era de pouco valor, que tinha tomado conta dos seus pecados e do seu tempo e ele deveria perecer nas mãos de seus inimigos.
 
Aquele que segue o Mestre Jesus, que foi enviado para falar em nome de Deus para a salvação da humanidade, deve ser humilde e reconhecer suas culpas diante de Deus para enveredar no caminho do Senhor, que é um aprimorar na santidade e na perfeição. Salomão disse em I Reis 8,46 que não há homem que não peque.
 
O demônio visa destruir a sociedade denegrindo seus valores, corrompendo os relacionamentos para que eles sejam impossíveis ou estragados, se as pessoas os buscam eles têm tudo para não seguir bem seu relacionamento. O que vemos são famílias desunidas, jovens grávidas, separações, brigas e toda sorte de desavenças. Amar as pessoas na pureza é o melhor caminho para falar do amor de Deus às pessoas.
 
Podemos ser fecundos na busca de discípulos para o Senhor se nos sentimos ou não vocacionados à edificação de uma família nova, onde não há falta de caridade há abundância de toda sorte de bênçãos divinas que provém de nós aos outros, importa não faltarmos com a caridade com os outros. Isto deve ser a medida do que almejamos para nós na vida. Há penas e suplícios para os que desejam plantar, mas aos que fazem a vontade do Senhor vão colher bênçãos de seu labor. Vamos à vinha do Senhor, no serviço do Senhor há uma recompensa eterna.
 
Eu vos peço como irmão vosso que sou, não sejais levianos na escolha dos que vivem no seu círculo social para que não venhais a ter sérios problemas em vossas vidas, sede criteriosos, a fé, a cruz é um peso, mas os que estão sob esta ferramenta de lapidação do caráter merecem distinção dos demais pelo progresso que possam ter alcançado.
 
Um templo, ainda que bem construído, se é vendido ao maligno ninguém pode viver bem nele, são raros os templos onde habita o Senhor nas pessoas, por isto eu recomendo que ajais com extremo critério para não vos surpreender com as pessoas que imaginavam conhecer. O ser humano muito precisa evoluir em Deus para ser os seres de outrora, para, de fato, superar seus predecessores.
 
O ser humano vê a aparência, Deus vê o interior, é preciso que sejamos também como Deus nisto, procurar ver a verdade, o interior das pessoas, sua personalidade para descobrirmos, de fato, quem é esta pessoa para merecer o mínimo de nossas pessoas, quiçá o máximo.
 
Antes terminar um relacionamento que já não foi concretizado no casamento, por isto se aconselha muito que as pessoas pensem bem antes de tomar esta decisão, a continuar e vir a ser mais problema que solução na vida de uma pessoa.
 
Uma moeda tem dois lados, não gosto de confiar nada à sorte, prefiro confiar em Deus, pois Ele não criou o caos, sua obra funciona bem qual um relógio e não é de hoje, além de ter um futuro possivelmente, para se empreender algo na vida deve se mergulhar totalmente em Deus para ser ordem e não sorte; se achamos que não pode ser mais nada que sorte seria prudente em não arriscar.
 
Sorte é caos, atribuir a obra de Deus ao caos é dizer que um dicionário se originou da explosão de uma tipografia, já disseram os sábios.
 
Há pontos importantes que eu queria tocar nesta mensagem, a convivência nem sempre se dá com as pessoas mais perfeitas e santas, nestes momentos me vem à lembrança triste dos que vivem para se drogar e eu penso se não deveria tentar fazer mais por eles, rezar por eles seria uma coisa, pensar neles já é algo.
 
Jesus amou seus perseguidores, foi maltratado violentamente, devemos seguir seu exemplo, amar a todos, perdoar, procurar tocar os corações dos que ainda jazem na ignorância do desamor, os que ainda não tem Deus de fato em seu coração, pois quem tem Deus no coração, tem amor nele.
 
Pensei de aconselhar que busquem momentos de oração, procurem curar-se dos traumas emocionais através das pessoas que possuem dons de oração cristã católica, por ser católico não posso recomendar algo diverso, até porque conheço pouco desta oração, embora creio ser válida a oração dos “cristãos” de um modo geral, dos que andam na fidelidade a Palavra de Deus sem deturpá-la.
 
Se achar oportuno não fujais das orações de libertação, que são exorcismos. O desejo da verdadeira Igreja é o bem dos seus filhos, do rebanho do Pastor, por isto, nas necessidades, faltando quem possa ministrar tais orações os leigos podem ajudar, a Renovação tem aflorado isto, feito a Igreja mais cheia de carismas para o bem do povo de Deus.
 
A interpretar a Palavra de Deus vemos que as antigas comunidades faziam uso da fé para se solidarizar com os problemas e enfermidades da própria comunidade.
 
Para isto se faz muita preparação e cada um deve se conscientizar da responsabilidade que arca em se solidarizar com seus irmãos, pensei em citar aquela passagem de Jesus: “Se alguém vê seu boi caído num buraco, até mesmo num dia de sábado, não o tira de lá, não deveria eu libertar alguém que está sob o domínio do maligno há muitos anos?”.
 
Expliquei tanto esta ajuda porque a Igreja, zelosa pelos seus filhos vê o problema de dar combate aos espíritos malignos e impuros pela oração, orienta que é ela, enquanto sacerdotes ordenados e preparados para isto é que devem fazê-lo, me refiro à questão da libertação.
 
Neste último caso recomento buscar um padre capacitado para ministrar este sacramento, mas as orações dos irmãos não são ruins e orar pelos outros é sinal de caridade para com os outros; é papel de cada um cooperar não só pelo crescimento material, mas espiritual de seus irmãos também.
 
Quem aspira orar pelos outros deve buscar ter toda a preparação possível, tanto para beneficiar aquele por quem ele(a) ora como proteger-se do maligno, pois libertar alguém oprimido é afronta ao seu opressor, compra briga com os anjos maus. Faz-se necessário, oração constante, comunhão frequente, estudo da Palavra de Deus, vida de piedade e o que mais for necessário.
 
A Igreja não orienta a que os leigos façam orações de libertação, por isto desaconselho que façam, havendo meios de que as pessoas possam se socorrer a padres devidamente preparados para esta oração.
 
A questão é o número de padres e o número dos que estão capacitados para exercer este ministério de libertação, isto, para mim, parece legitimar o direito dos que querem fazer alguma coisa ante o sofrimento de seus irmãos de fé próximos.
 
A oração de libertação exorta a que as pessoas deixem suas seitas, que quase sempre não proclamam Cristo Jesus e a verdade da Palavra de Deus sem deturpações, façam a proposta de viver sem pecado e abandonar suas crendices pagãs, prometem viver para servir a Deus em santidade e pureza, numa vida de oração e fidelidade à vontade de Deus sempre.
 
A confissão é caminho para se obter uma cura espiritual, para obter de Deus alguma graça é preciso primeiro estarmos em estado de graça, de amizade com Deus, buscando que Ele nos perdoe os pecados para agir favoravelmente em nossa vida, a permitir que afundemos longe de sua providência, à mercê de nossas próprias consciências frívolas.
 
I Reis 8,47.49 (Prece de Salomão) – Se, na terra de seu exílio, entrando em si mesmos, se arrependerem de seus pecados e vos suplicarem no seu cativeiro desta forma: ‘Nós pecamos, cometemos a iniquidade, procedemos mal, ouvi do alto dos céus, do alto de vossa morada, as suas preces e súplicas, e fazei-lhes justiça.
 
Já desde muito Deus aspira congregar todos em uma só comunidade pertencente a Ele, vejamos:
 
I Reis 8,41-43 (Prece de Salomão) – Quanto ao estrangeiro, que não pertence ao vosso povo de Israel, quando vier de uma terra longínqua por causa do seu nome, da força de vossa mão e do poder do seu braço, - quando vier orar neste templo, ouvi-o do alto dos céus, do alto de vossa morada, ouvi-o e fazei tudo o que esse estrangeiro vos pedir.
 
I Reis 8,24 – “Senhor, Deus de Israel, não há Deus semelhante a vós, nem no mais alto dos céus, nem aqui embaixo, na terra; vós sois fiel à vossa misericordiosa aliança com os vossos servos, que caminham diante de vós de todo o seu coração.
 
I Reis 8,36b – Mostrai-lhes o bom caminho que devem seguir, e mandai chuva sobre a terra que destes ao vosso povo como herança.
 
Um verdadeiro ser humano é um templo onde Deus habita, é um ser conduzido pelo Espírito Santo de Deus (por Deus) para fazer as obras de Deus, construir-se na vida e construir os outros que estão a sua volta.
 
Na oração do Pai-Nosso o cristão é chamado a viver o perdão do próximo, quem pensa obter perdão para os próprios pecados deve primeiramente perdoar seus irmãos das faltas que lhe tiverem sido feitas.
 
Se isto é difícil, existe a fé e a oração para que a pessoas alcance forças em Deus para conseguir só não este objetivo como também outros.
 
As decisões dos seres humanos são assunto seríssimo e devem ser tomadas com absoluta consciência das suas consequências. Uma vez tomadas tais atitudes a pessoa precisa arcar com as responsabilidades de seus atos.
 
Antes viver sem algo que adquirir algo e não viver bem a partir da aquisição deste algo.
 
Quem mais tem lhe será cobrado mais daquele que menos tem, se desejais para vós o necessário e nada mais, terás menos que te esforçar para manter tudo o que adquiriste.
 
Exorto isto porque o amor conjugal (muitas vezes pregado fora do casamento (anarquia)) é posto como maior objetivo da vida, ao passo que não é. Melhor uma pessoa solitária com sua vida estável, ainda que simples que uma pessoa com isto e aquilo, mas: em extrema aflição, perdido, sem esperança de um futuro melhor.
 
No passado creio que Deus estava presente, mas um pouco a margem da vida das pessoas, elas não eram muito evangelizadas, mas mesmo assim formaram uma sociedade firme que triunfou de suas dificuldades, ainda assim, com “dignidade”. Deixou atrás de si sua influência de fé aos que o sucederam.
 
Hoje vivemos um tempo em que a Evangelização é uma realidade concreta, mas precisa ser ampliada e também que as pessoas vivam comprometidas com ela, desviando-se da tentação do demônio de descrer da Palavra e viver conforme o mundo, sendo já pessoas de Deus.
 
Vencedor é aquele que cuidar da terra do proprietário da terra (o Senhor) procurar ter plantado nela no tempo da sua vida, não exasperar dela, anunciar-lhe a Palavra e a conversão de vida querida por Deus, plantar nela a semente do Reino dos céus, para que ao invés de espinhos e abrolhos ela produza bons frutos, ao invés de estupidez e imbecilidade ela possa brotar brandura e doçura.
 

Abraço da virtude do Senhor

 

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário