domingo, 14 de junho de 2020

A sabedoria e o amor constroem


Caríssimos no Senhor Deus e no seu Cristo Jesus

Recomendo este vídeo, esta pregação de Monsenhor Jonas Abib, em que ele faz menção a uma bela música, com uma boa instrução de vida e fé: “Ele é o Pão dos fortes, tenho fome dele, ele é o alimento dos santos!”.


Monsenhor Jonas aconselha a que não sejamos trouxas, deixando Deus, Jesus, que é o sangue e o oxigênio para irmos aos vícios do mundo e nos entregar a nossa própria destruição.

Escrevo-lhes, pois só a sabedoria e o amor constroem. A sabedoria se faz com formação, não vem com empirismo e achismo.

O amor conjugal também depende de Deus, o Prof. Felipe Aquino, no Curso de Catecismo da Igreja Católica, ele traz o ensinamento da Igreja Católica que nos ensina: “O casamento não é curtição, mas missão, ele é para pessoas maduras e não imaturas, é para pessoas altruístas e não pessoas egoístas. Amar alguém não é querer alguém construído, mas construir alguém querido. Não devemos pensar que as pessoas em formação já estão construídas, elas devem ser queridas ainda que seu estado seja este mesmo, de pessoas em construção.

Há separações, muitas vezes, pelo despreparo e pela desestrutura de formação das pessoas.

Lamentam-se, o clero, em especial Padre Duarte Lara, padre com formação em exorcismo; disse ele numa pregação em que pude assisti-lo: “Lamentável é a sensualização infantil em danças e trajes, errado também é a falta de decoro e pudor de muitas moças e além da brincadeira e a curiosidade perigosa das pessoas por mexerem com coisas satânicas, o que favorece a contaminação espiritual do maligno, se abre as portas ao maligno, ele aproveita para entrar”.

Eu procurei trazer da minha mente o que disse o Padre Duarte Lara e o redigi acima.

O maligno e os rebeldes a Deus têm atentado contra a família, contra a infância, contra a vida humana do seu início ao seu término natural, contra o vínculo de homem e mulher na formação da família, formação muito sólida e clara, na formação teológica e seus embasamentos tradicionais e que remontam muito tempo atrás; fundamento para construir famílias sólidas e sociedades estáveis, coisas que a sociedade mais e mais parece pensar ser vantagem desconhecer.

Deforma-se e desvaloriza-se a pessoa que despreza os ensinos teológicos e cristãos. Deus disse, por meio de Jesus: “Aquele que não der fruto em mim será cortado e lançado fora, o que der fruto em mim eu o podarei para que produza mais fruto”.

Comprometido com a morte e o mal da humanidade, os rebeldes a Deus conquistam para si feitos como este: “Um moço vivendo uma sexualidade mundana e desordeira obteve uma doença sexual que deformou seu órgão genital, hoje luta para buscar medicamentos e tratamentos para reverter este dano (ouvi isto num momento de Adoração ao Santíssimo em que se pede graças a Deus nas mais diversas graças que se esperam de Deus). Este é um dano que uma pessoa obteve por viver na anarquia, mas não para aí, as doenças sexualmente transmissíveis e outros danos mais são o que se obtém dos que recusam ouvir a sabedoria de Deus para viver como ignorantes, na ignorância, seguindo a cartilha do mundo.

Lamentável disse também Padre Duarte Lara: “Cada um não ouve os outros, cada um dá valor a sua própria verdade, que cria para si”.

Não é com loucura, mas com sabedoria que Salomão, após pedir a Deus, fez seu nome célebre e construiu muitas coisas esplêndidas. Belas coisas são diante de Deus e dos homens: a moderação e o pudor. Se a lei fosse levada a sério e posta em prática, vadiagem e o atentado ao pudor seriam punidos. Mas, saibam, aqueles que se aprofundam um pouco no estudo sabem que, no emocional de uma pessoa, a pornografia é algo muito nocivo na formação de uma pessoa, capaz de deformar seu afeto e seu modo de relacionar-se com os outros e é aí que o demônio gosta de atuar, pois danifica algo essencial que Deus nos dotou, para viver segundo seus propósitos, para o amor e não para um abuso vazio e estéril.

Santo Antônio dizia, no seu tempo, que as pessoas estavam cansadas de palavras, era preciso que aparecessem mais pessoas que dessem testemunho de uma vida verdadeiramente virtuosa.

Heróica coisa é aceitar morrer pela causa de Deus, mas penso ser mais nobre, viver segundo a vontade de Deus e incentivar a que outras pessoas façam o mesmo. Lamentável são aqueles que consentem no erro do mundo e seguem a onda e os modismos, rifando seus próprios valores para fazer apologia do que se idolatra na atualidade: o feio, o terrível, o ridículo e o vergonhoso.

O maligno quer formar pessoas fracas, indolentes, que gostam de ir para baixo, para o inferno, que se soltam no declive para seu declínio e de outros mais. Mas Deus nos fez e nos chama para o alto, para o alto é subida, é preciso pegar a cruz de cada dia e estar preparado para levá-la sem arrastá-la, com todo amor, beijando-a como Cristo Jesus o fez em sua Paixão, devemos saber que antes de tudo, amor é sacrifício, com, por vezes, algum reconhecimento e gratidão por parte daqueles que amamos.

A vontade daquele que nos ama, que nos orienta por amor e por vontade de nos ver felizes e realizados, para os propósitos pelos quais fomos feitos, é nossa santificação (I Tes 4,3). Ele nos disse no Antigo Testamento e no Novo Testamento: Sede santos e perfeitos como vosso Pai do céu é Santo e é Perfeito.

Abraço da paz e da santidade do Senhor a vós, que o Espírito Santo nos santifique

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário