domingo, 16 de setembro de 2018

Não sabes o que acontece quando se salva uma vida?


Caríssimos no Senhor Deus e no seu Cristo Jesus


No filme Matrix, Triniti diz esta frase ao escolhido Neo, prefiguração de um personagem messiânico na vida da humanidade, alguém destinado a salvar a humanidade daquilo que a ameaçava e a fazia tender a sua completa destruição, sacrificando-se até a sua morte.

A mente dos seres humanos estava presa e servia às máquinas que por sua vez fazia de escravos os seres humanos.

A frase é esta: “Acaso não sabes o que acontece quando se salva uma vida?”.

Embora, tenha uma conotação infelizmente espírita, muito disfarçada, em que até Neo lhe responde: “Não o salvei, ele se salvou!”. Numa influência errada contra a correta interpretação teológica, que não é deísta, que não prega que o ser humano tem tudo para sua salvação, mas Deus é pessoa e criatura fundamental para a salvação do ser humano. Dentre outros secretos sinais anti-teológicos, contra a doutrina teológica e cristã.

A Palavra de Deus nos ensina, a Bíblia: “Não só de pão vive o homem (o ser humano), mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”.

Noutra parte ela ensina: “Tudo pode ser mudado pela força da oração”.

De duas coisas o ser humano precisa: da oração e do ensino da Palavra de Deus para se instruir bem e instruir bem aos outros.

Aquele que vive mal pagará em sua vida e em sua alma pela má escolha de viver mal, o que assim ensina, além de viver mal será culpado, diante de Deus, de um pecado duplo.

Deus nos exorta a que sejamos fiéis à sua vontade que é expressa na Bíblia e que refutemos como nada a influência mundana, inimiga de Deus e de sua vontade no mundo, que é amor e misericórdia.

Refleti recentemente, o termo tão aclamado no mundo, o ser moderno; este não é de acordo com a vontade de Deus, mas de acordo com a vontade de infiéis a Deus, que, não subordinados à sua vontade, vivem segundo a própria vontade, usando, abusando e desprezando para saciar o próprio interesse: egoísta, imaturo e viciado.

O moderno dá às costas ao passado, dá às costas ao que vigorava no passado, à vontade de Deus. Tudo é pior se comparado ao prejuízo do pecado, de violar a vontade de Deus, nada é mais funesto, nada mais é que isto, fonte de injustiças e sofrimentos no mundo.

O maligno sabe maquiar o que é mal para nos fazer pensar que o mal é bem e o bem é mal. Pensei isto hoje comigo mesmo: “A plena satisfação de um ser humano é conhecer as imundícies do corpo de outra pessoa?”. Penso que não, mais vale: o respeito, a educação, a harmonia, a cooperação, isto ajuda mais a vida que a primeira coisa.

Desculpem-me as palavras duras que disse e tenho intenção de explanar, são conclusões que a Palavra de Deus nos podem conduzir, se temos alguma formação sobre elas e não apenas uma formação supérflua delas e leviana da vida.

A fé nos faz libertar do pecado. Aquele que não progride na fé é vítima dos vícios, não quer a Deus em sua vida, se entupirá de vícios sem se saciar, pois escolheu mal, é como a alimentação moderna, as pessoas deixam uma alimentação natural, para alimentar-se de outra coisa estranha ao alimento, põem lixo em vez de alimento em seus corpos, cheios de produtos químicos, que terão, se já não tem, manifestado todos os efeitos nocivos à saúde.

Um pensamento da Folhinha do Sagrado Coração de Jesus foi assim: “Podemos viver a vida de duas formas possíveis, acolhendo a vida por meio da ansiedade ou pelo meio da fé”.

Cada escolha inclui uma renúncia. As boas escolhas têm o condão de nos levar a nossa realização e nossa felicidade, mas as más escolhas podem nos levar a situações cujas consequências podem não ser mais reversíveis.

Uma pessoa que aprende a dirigir e não sabe que um veículo é para fins importantes para a vida, se arriscará, brincará com o carro, porá sua vida, a vida de seus acompanhantes, mesmo de inocentes de fora em risco. Um automóvel tem uma tonelada, é capaz de desenvolver a velocidade de 40, 60, 80 ou mais quilômetros por hora, um veículo de metal, de ferro e aço. Um veículo mais que capaz de levar a tragédia para uma ou mais pessoas na mão de uma pessoa imatura e irresponsável. Penso que não é diversamente disto o que fazem com a vida, cuja tragédia consegue ser ainda mais desastrosa.

Algumas pessoas, eu penso, vivem mal, pois crescem de corpo, mas não amadurecem de mente, coração e alma.

A responsabilidade é sinal de maturidade, mas muitos vivem na infantilidade, desrespeitando tudo o mais que os circundam, desrespeitam a Deus por primeiro e tudo o mais; inclusive a si mesmos, ao invés de se fazer sacrários de Deus para verter o vinho do Espírito, se fazem sacrários de demônios para embriagar-se de vícios e dar livre licença a toda espécie de carnalidade pecadora e criminosa.

Antes primar pelo essencial ao supérfluo. Ouvi isto, de algum lugar hoje. De uma das pregações do Padre Léo. “O consumismo consome as pessoas, a pessoa presa no consumismo não consegue ver nada mais do que a necessidade de consumir, deixará de atender a todos, até a si mesmo para consumir futilidades, para saciar um desejo não moderado, não amadurecido.

Nosso desejo de recompensa deve ser educado na fé para que prime pelo o que coopera conosco, mas não nos prejudica. Aprendemos, desde muito, infelizmente, pela falta da informação, a que recompensa, por exemplo, é uma grande porção de doce e gordura, mas pode ser educada para algo que favoreça a nós e aos outros; nossa influência aos outros pode ser uma boa referência, um bom modelo a ser seguido, contestando o meio, que é contrário a originalidade, que exalta a ignorância do senso comum.

No passado as pessoas tinham uma visão ignorante da natureza e das coisas, a ciência engatinhava em desenvolvimento, mas mesmo assim, contudo, a ignorância continua. Há pessoas que supervalorizam e mesmo se pautam pela astrologia, que não é astronomia, que é uma superstição sobre os astros, no sentido de entender o ser humano. O homem e seu destino estão nas mãos de Deus, Deus não fez os astros para ver nosso futuro ou nos pautar segundo esta apreciação reducionista, é o ser humano sendo tentado a ver deus nos astros e não ver Deus onde ele está.

Formado na fé e influenciado por Deus o ser humano rompe com os limites de sua miséria para ascender à perfeição, tendo por modelo Deus.

Ouvi algo belo que gostaria de partilhar, reflexão de santos que viram Jesus e seu coração: “Jesus propôs a uma santa: ‘Que tal nós trocarmos de coração, lhe dou o meu e tu dás o teu a mim’”. Ela aceitou, aquele jovem que lhe aparecera era tão belo que ela não pode recusar, era Jesus que lhe falava numa aparição.

Desejei bastante isto hoje, penso de levar isto para minha vida, que as pessoas possam ver em mim o reflexo de uma pessoa com um novo coração, alguém já não com meu coração, que reage segundo minha forma própria e miserável de ser humano, mas possa eu mostrar aos outros, no meu modo de ser, a misericórdia que é própria de Deus, espero que Deus, mais e mais realize esta graça sobre mim, mas também sobre todo aquele que nele crê e mesmo aos que ainda não creem em Deus, possam estes receber esta graça.

Belo é ao homem sua virtude, sua gentileza, belo é, na mulher, sua modéstia e compostura. Lamentável são os conselhos do mundo, não respeitam nem a casa do Senhor, mulheres que se vestem como estivessem na praia, provocantes.

O respeito de toda a sociedade e da Igreja também dependerá de que todos se empenhem em terem um comportamento digno, sem malícia. Reclamam-se de aborto, de homossexualismo, de pedofilia, se tivermos uma postura equilibrada e madura, responsável e espiritualizada, não haveremos de cooperar com a formação de outras mentes cheias de malícia. Antes seria bom nós cooperarmos com a educação dos outros, mas o dano do próximo é o que agrada a muitos perdidos no mundo, não contentes em extraviar os que andam na senda da vida, seguem seu caminho cantando, entre prazeres vão eles no caminho do abismo do inferno. Mas há os que andam por meios de caminhos sofridos, que choram e se lamentam em seus caminhos, mas chegarão à alegria e esta não lhe será tirada nunca.

O livro do profeta Ezequiel fala de sua missão, deveria ele falar a um bando de rebeldes (Ez 2,6-8).

Comprei um avental para poder lavar louça e mesmo cozinhar para evitar sujar a roupa de gordura ou outro alimento. Nele tem o dizer: “Acaso não sabeis que sou da Imaculada?”. Uma criança, próxima minha leu este dizer, mas a letra não lhe pareceu clara e ele leu: “Acaso não sabeis que eu sou da amalucada”. Sua falha foi muito proveitosa para mim, serviu-me para concluir que o caminho de Deus não é o caminho da maluquice, mas da pureza e da santidade, está em cumprir a vontade de Deus. A vontade de Deus é que nós semeemos humanidade em nosso convívio interpessoal. Mesmo no meio médico, a influência de Camilo de Lelis, doente, constatado com uma doença incurável no seu tempo, que lhe fez sentir dor por toda sua vida, não o conteve para tratar os doentes e semear humanidade no meio médico, fazendo que o ser humano não fosse algo numerável, mas um ser humano que deveria ser considerado e valorizado.

Agrega mais à vida do outro aquele que lhe dispensa o devido respeito e educação do que aquele que lhe cumula de bens materiais. O serviço nos conduz a servir o outro, fazer a vontade do outro, atender-lhe sua satisfação, abranger, se não na totalidade, na maior parte de suas necessidades.

Noutro momento uma criança me perguntou: “O que é cadraria, cadelaria”. Queria dizer ele, loja de cadeiras, mais tarde eu vim a saber. Não me surgiu outra resposta possível: “É o lugar onde as cadelas se reúnem, pensei comigo, onde se canta e elas mesmas se intitulam: “As cachorras preparadas e poposudas”. Joguem elas o negócio limpo ou sujo, fedido ou cheiroso, em danças e letras de música aquém da cultura e beleza do passado, elas obtém a aclamação de muitos, em vários lugares. As coisas sagradas, embora nem tanto reconhecidas por muitos na aparência, não se comparam em sabor e odor, tem o odor de vida, tem o sabor de estabilidade e eternidade, são pacificas, tem um quê de graça, de um bem indelével, expressão clara de amor fraterno, expressão clara do amor divino.

Vi desenhos de uma criança no passado, seus desenhos pareciam desconexos com a realidade, olhava com mais detalhe, eles estavam incompletos, adicionava eu alguns traços e eis que tinha um desenho incompleto ali por completar-se.

Não ama seu próximo aquele que é uma sombra, que diz sim quando dizemos sim, não quando dizemos não, mas um amigo (a) é alguém que diz aquilo que precisa ser dito, ainda que não lhe agrade, mas é importante, essencial. Mais vale a repreensão do amigo, que o beijo do adulador. É o que a palavra de Deus nos orienta em seus livros sapienciais.

Ez 3,18-21 – Quando eu digo para o mal, ‘Você certamente morrerá, ‘se você não falar para avisar o homem mal para evitar seus maus caminhos e assim viver, ele morrerá por seu pecado, e eu farei você responsável por sua morte. Mas se você avisar o homem mal e ele não tiver abandonado sua maldade e maus caminhos, ele morrerá por seu próprio pecado, mas você se salvará. Quando o justo volta do que é bom para o mau, eu porei um obstáculo em seu caminho e ele morrerá. Desde que você não vier a avisá-lo, ele morrerá por seu próprio pecado. Suas boas obras não serão lembradas e eu farei você responsável por sua morte. Mas quando você tiver avisado o homem justo para conservá-lo do pecado e ele não tiver pecado, ele viverá com certeza, ele foi avisado e você salvará sua vida. (Texto traduzido da Bíblia em inglês).

Abraço de maturidade e responsabilidade a vós, de verdadeira fé e vida a todos

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário