sábado, 25 de agosto de 2018

Completo em mim o que falta aos padecimentos de Cristo


Caros irmãos no Senhor Deus e no seu Cristo Jesus

São Paulo referiu-se, nos seus discursos, a este tema que escolhi nesta mensagem, nesta pretensa pregação, para a busca da nossa edificação. Não bastasse o cruento sacrifício de Cristo na cruz, o sacrifício continua entre os discípulos de Deus, pois a rebeldia do ser humano carece do sacrifício dos santos para que possam possivelmente retornar ao caminho do bem.

Quem joga em dois times joga em três. Quem reconhece o que é naturalmente acolhe o que Deus lhe fez, mas o que não acolhe se pensa algo diferente do que é, agrega a si artificialidades, subverte a moral, a natureza, as leis, a ordem, serve o maligno e não a Deus. Um padre pregou assim em um dos seus discursos referindo-se a confusão sexual, que a falta de orientação tem levado parte da sociedade em nosso país e em outros mais.

Deus e seu Cristo quer que sejamos solidários com todos, não deixando faltar nada a ninguém, pois todos são imagem e semelhança de Deus, amados por Deus até o Sangue de Cristo e o sacrifício dos Profetas.

É preciso que oremos, é preciso que sejamos pessoas de ação, é preciso que tenhamos palavras de instrução. Irmã Faustina da agradável a Deus, devoção à Misericórdia Divina, citou estes três pontos da misericórdia para que orientemos nossos semelhantes e o ajudemos para que vivam uma vida em plenitude e não se percam em vaidades: alienantes, frustrantes e falsas.

Santo Agostinho disse uma frase lapidar e indelével em seu famoso livro Cidade de Deus: “No mundo se construíram duas cidades, uma com amor ao próximo até o desprezo de si e outra por amor a si até o desprezo do próximo”.

Não sejamos teimosos, rebeldes, ingênuos, sejamos atentos aos outros para que não atentem contra nossos direitos, explorando-nos para seus interesses, mas nos sirvam corretamente, sejam verdadeiros amigos e irmãos, que pensam antes no bem do próximo do que em dar valor excessivo ao que é material, sendo gentis e humanos com os outros a se fazer excessivamente capitalistas ou, como disse José Datrino, o Profeta Gentileza: “Capetalistas, cujo capitalismo os faz viver atrás do capeta capital, em que tudo gire em torno do vil metal”.

A Revolução Francesa regada e manchada no sangue de tantos mártires pregou a Igualdade, a Fraternidade e a Liberdade. As virtudes são melhores vividas e propagadas no seio da Igreja Católica, em que se dedica à fraternidade e a vive mesmo sendo condenados a uma morte brutal, pelo possível crime de amar a Deus e a de se dedicar ao serviço do próximo.

A cooperação devemos dar com mais satisfação e plenitude para aqueles que aprenderam e aplicam em sua vida, no trato com os outros, o respeito, a educação e a cooperação.

A Palavra de Deus nos ensina em I Tm 4,8: Exercita-te na piedade. Se o exercício corporal traz algum proveito, a piedade, esta sim, é útil para tudo, porque tem a promessa da vida presente e da futura.

Um padre expressou-se em linhas gerais assim numa homilia que fez: “É fácil viver a santidade na solidão, mas devemos ser santos na convivência com os outros, onde a dificuldade se torna algo a ser transposto, cujos obstáculos às vezes são árduos”.

Deus nos exorta a que tenhamos fé nele, oremos pedindo-lhe a graça para superar as dificuldades, nos mantenhamos fiéis à sua vontade, não sucumbindo ao pecado que aspira nos extraviar para longe da santidade. Creiamos em Deus diante das dificuldades, porque Ele nos pode dar a vitória para todas as dificuldades, fujamos das ocasiões de pecado para não cairmos no mal e no pecado. Como disse a Santa Madre Tereza do Menino Jesus: “Deus não quer que sejamos bem sucedidos, mas me nos pede que sejamos fiéis”.

A cultura racionalizada, paganizada e banalizada, que combate as influências teológicas tem tornado superficiais as relações humanas, supervalorizando a aparência e a posse material, favorecendo desigualdades sociais.

Estamos em tempo de decisão política, que faremos? Quanto povo e eleitores somos empregadores de nossos representantes, poderíamos usar dos recursos que temos para entrar num proveitoso acordo para privilegiar a todos, para atender aos mais necessitados, para cooperar com os que aspiram progredir significantemente em suas vidas.

Penso que valorizar candidatos que têm experiência seja um caminho, pois já nos deram margem para considerar que podem com mais responsabilidade, àquelas que já possuíam.

Há os que pensam que o caminho do militarismo pode por ordem em nosso país. Dar mais respeito ao que merece respeito e favorecer uma conduta correta.

Com o temor a Deus, as pessoas podem refletir em suas palavras que os exorta a uma conduta correta já que todos serão julgados por Deus no dia do juízo: II Ts 2,12 – Desse modo, serão julgados e condenados todos os que não deram crédito à verdade, mas consentiram no mal.

Sinto dizer, mas para o bem de muitas crianças, que são vitimas até no ventre de suas mães, que numa atitude abaixo das do tipo animal, as mães matam seus filhos em seu ventre e acham isto plausível. Deveriam conduzir melhor suas vidas tendo: atitudes mais decentes, nobres, mais comprometidas com Deus, com a vida e com o bem do próximo.

I Tm 2,15 – Contudo, ela poderá salvar-se cumprindo os deveres de mãe, contanto que permaneça com modéstia na fé, na caridade e na santidade.

Que fazem as ovelhas longe do Pastor? Perdem-se, é o que parte da sociedade experimenta, se envaidecem de ídolos que não os norteiam na vida, ídolos inúteis para o bem do ser humano e vivem a vida extraviados e extraviadores, enganados e enaganadores.

A Palavra de Deus penetra o íntimo da alma humana, onde se dividem a alma do corpo, não há nada que não seja alcançada pela Palavra de Deus, ela é alicerce para todos os que fundamentam nela suas vidas.

Abraço de santidade e temor a Deus a todos

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário