segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Ou mudamos ou ignoramos a verdade

Caríssimos no Senhor e Deus

Buscai primeiro - Padre Jonas e Dunga


Gostaria de fazer publicidade destas sábias palavras que li no livro Escolhas e Impactos – Gastronomia Funcional, de Dra. Gisela Savioli e Chef Renato Calefi.

Pude ler um pequeno trecho marcante, que contém o título acima para alguém conhecido, com o intuito de exortar na questão nutricional e mesmo de vida, pois acredito que extrapola o domínio dietético esta frase quando encontra também sentido na vida humana.

Chef Renato Calefi – (4 minha experiência pessoal: quando o chef se torna paciente! Pág. 20) – É diferente quando entendemos o que está acontecendo em nosso organismo, pois não mudar passa a ser burrice e não podemos mais nos lamentar, pois ou mudamos ou ignoramos a verdade.

O Chef, consciente da implicação das escolhas alimentares que fazia regularmente, com a devida informação sobre suas consequências e implicações, fala da sua absoluta certeza de que escolhas alimentares ruins o levam a um estado de enfermidade, ao passo que escolhas corretas, segundo a ciência desta gastronomia, o conduzem a um estado mais pleno de saúde e vitalidade.

Afora este assunto acima, que diante de mim, diante da ciência e da verdade isto se torna ponto passivo, não carente de discussão para se afirmar; a questão de vida é o que desejo abordar.

O título que pensei para este texto era inicialmente assim: Bacharelando e Graduando-se na arte de viver. Não há escola para viver, mas, considerando todo o suporte que advém da espiritualidade, da cristandade, do suporte oferecido pela catolicidade, penso que a Igreja Católica é a verdadeira escola para a vida, onde se aprende a respeitar a Deus e aos nossos semelhantes, aconselhando a que cada um ame uns aos outros como nos amamos individualmente, amando-nos uns aos outros como Cristo Jesus nos amou, dando sua vida pelos outros.

Tudo isto é muito bonito e ousado, mas com muita oração e empenho poderemos dar mais e mais passos de verdadeira fraternidade uns para com os outros, nos tornando pessoas que verdadeiramente agradam a Deus e à criação de Deus como um todo.

É tendência do ser humano julgar que sabe tudo e sabe distinguir o que tem valor daquilo que é ruim, mas não é assim, muitos, creio eu, que precisam, a muito custo se esforçar para esvaziar-se e acreditar que nada de seus pensamentos preconcebidos se faz necessário em certas situações, mas sim que a verdade não se encontra nele, mas em Deus, na Bíblia, na Igreja, em pessoas estudiosas e cientistas.

Ouvi um pensamento importante nestes tempos, desculpem-me os irmãos cristãos separados do catolicismo, mas este pensamento vem das influências oriundas das aparições de Nossa Senhora, mas necessariamente de Nossa Senhora de Lourdes, em que por meio de outros nomes insiste nele em outras aparições pelo mundo afora.

Nossa Senhora de Lourdes nos exorta a oração do terço para que conservemos a paz e mesmo a conquistemos de modo mais pleno. A ausência da oração e de uma vida de penitência e ascese provoca repugnância de Deus, que nos deixa sempre mais longe do seu cuidado, enquanto agradá-lo e servi-lo significa dispô-lo para nos proteger, abençoar e nos fazer prosperar.

Outro assunto abordado por Nossa Senhora de Medjugórie é a Conversão (mudança de vida para conformar-se à vontade de Deus) para a Paz.

Tt 1,13-14 – Esta asserção (esta crítica negativa feita anteriormente a esta frase, na Bíblia) reflete a verdade. Portanto, repreende-os severamente, para que se mantenham são na fé, e não dêem ouvidos a fábulas judaicas nem a preceitos de homens avessos à verdade.

Duas grandes graças que podemos ganhar na vida são estas: que Deus esteja conosco e que possamos ter uma vida calma, harmoniosa com os outros e próspera.

Se nos preocupamos em fazer a vontade de Deus, Ele estará conosco, mas se desprezamos sua vontade, Ele nos desprezará, mas se formos a Ele infiéis, Ele permanece fiel, pois Ele não pode desdizer-se, nos corrigirá e estará conosco, pois a vontade de Deus é nossa santificação e salvação.

Ez 18,20 – É o pecador que deve perecer. Nem o filho responderá pelas faltas de seu pai nem o pai pelas do filho. É ao justo que se imputará sua justiça, e ao mau a sua malícia.

Ez 18,23 – “Terei eu prazer com a morte do malvado? – oráculo do Senhor Javé. Não desejo eu, antes, que ele mude de proceder e viva?”

Devemos receber esta mensagem como se fosse dirigida a todos nós: Ez 18,31-32 – “Repeli para longe de vós todas as vossas culpas, para criardes em vós um coração novo e um novo espírito. Por que havereis de morrer, israelitas? Não sinto prazer com a morte de quem quer que seja – oráculo do Senhor Javé! Convertei-vos, e vivereis!”.

Tt 2,12-14 – Veio para nos ensinar a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver neste mundo com toda sobriedade, justiça e piedade, na expectativa da nossa esperança feliz, a aparição gloriosa de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo, que se entregou por nós, a fim de nos resgatar de toda a iniquidade, nos purificar e nos constituir seu povo de predileção, zeloso na prática do bem.

Rm 12,1-2 – Oferecei-vos em sacrifício vivo.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 12,1-2 – Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos a vos oferecerdes em sacrifício vivo,  santo e agradável a Deus:  Este é o vosso culto espiritual.  Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus,  isto é, o que é bom, o que lhe agrada,  o que é perfeito.  Palavra do Senhor. Esta passagem foi a 2ª Leitura da Liturgia Católica deste Domingo 03/09/17.

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 4,9-11 Irmãos: Não é preciso escrever-vos a respeito do amor fraterno, pois já aprendestes de Deus mesmo a amar-vos uns aos outros. É o que já estais fazendo com todos os irmãos, em toda a Macedônia. Só podemos exortar-vos, irmãos, a progredirdes sempre mais. Procurai viver com tranquilidade, dedicando-vos aos vossos afazeres e trabalhando com as próprias mãos, como recomendamos. Palavra do Senhor.

Pude conversar com uma pessoa próxima minha e refleti com ela nestes termos: “Convém não menosprezar a realeza de Deus, pois podem até pensar em não considerar a Deus, porque vivem bem, mas na verdade não é assim. O ser humano tende para o mal e sem se dar conta acaba por pecar e fazer mal aos olhos de Deus e de todos”. 

Debatiam isto: Moisés e o Faraó, seu irmão de criação no Egito, de que os escravos não podem ser livres, pois são felizes assim, só assim sabem viver, disse isto o rei do Egito.

Não pode se dizer livre aquele que tem um Senhor e nós o temos se cremos Nele e prezamos seus mandamentos e preceitos, suas ordens e seus conselhos. Temos, no entanto, a louvar a Deus que fez da servidão caminho para tão grande libertação em Deus e em Jesus Cristo.

De fato, acredito que não é possível ao homem ser livre sem Deus. Como para alimentar-se bem, bons nutrientes nós precisamos até para nos decidir por bons nutrientes, para ter força para isto. Temos também que ter oração a Deus para termos forças de escolher o bem e evitar o mal, pois não está ao nosso alcance individualmente nem coletivamente, decidir-nos e fazermos o bem e evitar o mal.

Lc 10,41 – Pois o Senhor respondeu: “Marta, Marta, tu andas preocupada e te perdes em mil coisas, uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte e não lhe será tirada (Ela escolheu estar junto de Jesus e ouvir suas palavras).

Abraço da paz, da libertação e do amor em Jesus Cristo a todos


Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário