quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O machado está à raíz da árvore



Caríssimos no Senhor



Eu queria sugerir este vídeo, pois ele também muito me marcou recentemente: Whitney Houston, I Look to you.



O machado está à raiz da árvore, apregou a Palavra de Deus, o Evangelho de Cristo: aquele que não der bom fruto haverá de ser cortado e atirado no fogo, mas aquele que der bom fruto há de ser recolhido nos celeiros eternos. Guardai-vos do mal, aprendei a fazer o bem, isto agrada a Deus mais que jejuns e oferendas. Importa observar a justiça sem, contudo esquecer: o jejum, da oração, da caridade e das primícias de Deus.



No dia do julgamento o Senhor dirá: “Vinde benditos de meu Pai, pois fui carente e fostes solidários comigo”. Perguntar-lhe-ão quando isto ocorreu e Ele dirá: “O que fizestes aos menores foi a mim que o fizestes”. Dirá aos que estão à sua esquerda: “Afastai-vos de mim todos vós que fazeis o mal, pois não me acolhestes quando tivestes a oportunidade”. Também estes lhe perguntarão e Ele responderá: “Todas as vezes que negaste algo de bom para os menores dos meus filhos foi a mim que o negastes” e estes irão para a condenação eterna e os retos para a salvação eterna (Jesus falou assim sobre o juízo vindouro da humanidade).



Deus dará a cada um o que lhe convém: ao trigo há de recolher em seu celeiro, às uvas Ele há de pisá-la para que dê vinho. Ao boi magro ele fará manter sua forma, ao boi gordo ele há de abater.



Por que tu perseveras em te sobrenutrir-se? De tuas gulodices sai a iniquidade; poderias ponderar-se para servires mais aos outros a que te tornes excessivamente pesado. Tu terias de sobra para estender tuas mãos aos que estão famintos e esperam receber algo de tuas mãos.



Há o Templo de Deus e o templo dos ídolos, templo do anjo mau. Se não progredimos no caminho da santidade haveremos de perseverar no caminho da perdição, somos disputados por dois lados: por Deus e pelo maligno. A quem tu tens te dado?



Deus se manifestou ao seu povo, mas por ignorância recusou a Deus para seguir deuses pagãos, que não são mais que fantasias humanas, fiaram-se naquilo que não salva e Deus acabou por conduzir à perdição e à fatalidade àqueles que não escolheram o caminho da vida, o caminho do serviço à vida.



Vou discorrer na integra esta passagem por conter o que eu gostaria de dizer nesta mensagem.



Jo 3,16-21 – Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; porque não crê no nome do Filho único de Deus.* Ora, este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más. Porquanto todo aquele que faz o mal odeia a luz, para que suas obras não sejam reprovadas. Mas aquele que pratica a verdade vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus.



As pessoas distam de Deus e pensam que serão bem sucedidas na vida, que utopia!



O mundo tem o dom de conduzir as pessoas a sua própria perdição, nas propriedades do maligno, na partilha de suas posses que não visam à edificação de seu próximo, mas de seu dano. É de conhecimento, há muito tempo, que a experiência de Deus é o que resgata as pessoas perdidas.



O maligno atenta contra os rebeldes e põe neles seu espírito, acabam por se tornar como o maligno, ele quer ser adorado e servido, mas não tem consideração com o próximo. O temente a Deus há de pensar no bem de seu próximo, sem, contudo pensar no seu favorecimento pessoal, pois ele advém do agrado de Deus sobre a sinceridade e bondade de suas obras.



A misericórdia é inicialmente sofrida, quase hipócrita, mas o que se dá a caridade granjeia espaço no seu coração e no do outro para que a bondade e sinceridade se tornem mais existentes nele, pois inicialmente ela tem mais face de peso que prazer.



Prefiguração de amor é Jesus crucificado, como falar de prazer quando alguém soa sangue de aflição, como falar de felicidade quando nosso destino é uma morte de cruz? Deus nos amou e também o Filho, ainda que desconheça os propósitos do Pai. Concedeu-nos Ele uma graça incomensurável, mas a humanidade, por uma mediocridade e ignorância ignora isto.



É preciso anunciar o Senhor para que ele seja conhecido, é preciso amar para curar os corações feridos. É preciso nos doar para ensinar aos outros a grandeza da doação em quem temos de exemplo maior a Perfeição que é o Cristo Senhor.



A misericórdia é algo que deve estar presente na vida social das pessoas. A vida do ser humano não pode ser senão social, mas é preciso que nos esforcemos por progredir na virtude humana e espiritual teológica para viabilizar a vida, com o risco de prejudicarmos e magoarmos ainda mais nosso coração. No relacionamento interpessoal é preciso ter carma (calma).



Não quero sugerir nada a respeito disto, sou de Deus e cristão, penso no amor que devo ter para com Deus e o amor que devo ter para com meu próximo, extrapolado pelo mandamento de Cristo que diz que nosso amor deve ser como o de Cristo, que dá a vida por amor do próximo.



O que eu gostaria de mencionar é uma frase que fala assim: “A guerra deveria ser comemorada com um funeral”.



Como pode ser um coração feliz quando ele tem tantos cadaverers dentro dele? De tantos que matamos em nosso coração permitindo que ele nutra ódio por alguém. É claro que muitos são muito ignorantes e miseráveis, as situações e os meios o favoreceram a isto e não a algo bom.



É também culpa do mundo que obscurece a luz de Deus para compartilhar do seu espírito de porco com o próximo e depois espera que eles ajam como anjos e santos. É formando santos e santas que obtemos deles atitudes de santos e santas, isto é óbvio de se dizer, mas totalmente incoerente no viver.



Como pensais em deixar de ser carnais para serem espirituais sem Deus? Há vulgaridade pelo apelo forte a supervalorização da sexualidade, há uma leviandade na acolhida do próximo na sua natureza. Há completa ignorância do que se passa no âmago principal de uma pessoa, sua personalidade, sua alma. Ela é, por vezes, um demônio, mas a prezam por causa de sua aparência.



Aquele que ama acolhe a natureza humana daquele que ama, mas também acolhe a pessoa com todas as suas virtudes e defeitos espirituais, ou seja, de caráter.



Os desenhos animados, mais que com a intenção de serem engraçados, falam muito a mim mesmo sobre psicologia humana, é como um grito velado, que apela à que as pessoas ganhem sabedoria, que façam uso de suas mentes para bem conduzir suas vidas e que a influência dela na sociedade seja benéfica.



Vejo esforços benéficos, não sei se conscientes, mas para mim tudo é bom e proveitoso, para Deus até o mal se torna um bem sob sua ótica, ele consegue fazer sair algo de bem do mal, não é assim diferente naquele que busca viver segundo o Espírito Santo de Deus.



Um filme: bonito, tocante, emocionante e marcante foi Frozen, eu tive a oportunidade de assisti-lo, mas ele muito me fez refletir; enquanto alguém já vê uma perda de tempo em algo, eu tiro para mim disto uma lição de vida.



Achei engraçado, marcante e evidenciador da verdade diante de certa ignorância do mundo no que concerne a isto, a irmã da princesa cantando a música: Uma vez na eternidade, expressa numa parte da música isto: “Não sei se são gases, mas assim está melhor”.



Uma frase de um sábio eu aprendi recentemente: “Em nossa intimidade nós devemos zelar por nossos pensamentos, na família por nosso gênio e socialmente por nossa língua”.



A educação eu acredito que é fundamental para uma boa convivência social e sinal de uma verdadeira formação espiritual e filosófica, mas mais que refletir sobre a natureza do ser humano que funciona diariamente e não só uma vez na eternidade, o caráter e a alvura de nossas almas são sinais fundamentais no que concerne aos valores do ser humano.



Jesus dizia: “Vós filtrais uma mosca e engolis um camelo”. Vós vos esqueceis de buscar a remissão dos vossos pecados e vos escandalizais por sujeiras físicas que não podem manchar vossa alma?



Há muitos pequenos (crianças) que felizmente ainda hoje pensam no valor de Deus, pensando que é atitude nobre amar a Deus e eu pude acrescentar mais a um deles: há também o amor ao próximo, assim nós amamos verdadeiramente a Deus, amando o próximo.



Como podemos melhorar nossas vidas e a vida dos outros se vivemos para nosso egoísmo? Querendo nos fartar de bens que estão, por vezes, acima de nossas posses, aos quais não merecemos nem mesmo um pouco, pois nosso benefício oferecido aos outros não é sequer uma centelha diante de nossas pretensões?



O trabalho é boa coisa, ela nos faz capazes de contribuir para o crescimento e o melhoramento da sociedade, ajuda a construirmos nossa vida e nos guardarmos de nos perder na ociosidade e na dissolução dos que se entregam a vadiagem.



Aquele que teme a Deus é seu servo, a todo tempo ele pensa em servir o seu Senhor, poderia por uma placa atrás de si para receber um bom conselho daqueles que vem atrás e veem esta placa e nela estaria escrito: “Como estou servindo a Deus?”.



Muitas são as exigências em nossas vidas, assistindo a um programa na TV Aparecida o crítico disse: “Se você quer mudar e progredir não tenha filhos”. Foi o que eu pude compreender, as vezes o meio não favorece uma plena compreensão de algo bom que podemos acolher, mas esta frase caiu certa em minha mente.



Para sermos pais e mães, cada um segundo o gênero que Deus nos criou, não nos permite que mudemos tanto, não nos permite que queiramos progredir, pois já se espera que tenhamos alcançado uma e outra coisa. A família faz dos pais formadores, muito embora não tenham manual de como serem pais, sua estrutura financeira e pessoal já devem estar formados, pois serão formadores de novos seres, a falta desta estrutura haverá de favorecer várias carências nos filhos e até injustiças, por isto os componentes de um lar devem buscar todos os meios de o fazer estruturado e não desestruturado.



Uma mãe apresentadora de programa que estava sendo entrevistada, com anos de trabalho fora de casa orientava suas filhas a serem sempre verdadeiras em qualquer coisa que pudessem ter a dizer. Ela, a mãe, foi educada por sua mãe que ela deveria ter liberdade, mas com responsabilidade.



Os pais, creio eu, acabam por serem zelosos por suas filhas, ainda que por infelicidade de uma imatura formação tenham vindo a abusar de mulheres perdidas ou mesmo ingênuas. E creio que, mesmo as mães se tornam zelosas no cuidado para com as suas filhas, sua integridade e sua pureza. Se não foram demasiadamente deformadas pelo mundo, se não lhes carece uma formação mais digna.



Como pais bem formados e prudentes orientam seus filhos e filhas, é preciso educar os filhos para terem limite em qualquer situação que vivam. Eu gostaria de aconselhar jovens e adultos, idosos e crianças, guardai-vos em como conduzis vossa liberdade, pois verdadeira liberdade é a libertação de todo pecado e mal, porque todo bem é bem vindo e acolhido por Deus e pelos homens, mas o mal há de ser repreendido, guardai-vos de favorecer as injustiças, pois sereis enormemente responsabilizados pelos seus feitos, se não pagares nesta vida, o Senhor os fará pagar. Aos que creem haverá o purgatório para os que não foram totalmente purificados, mas podereis diminuir vosso suplício fugindo às ocasiões de injustiças. O que teria eu a dizer aos descrentes, creiam em Deus; haverei de rezar por eles para que Deus se sensibilize a tocá-los para o amor a Deus e ao apreço pela fé.



Li duas mensagens interessantes sobre fé, a primeira: O temor bateu a porta da fé e a fé foi atender e não havia ninguém. A segunda mensagem sobre fé: Alimente a sua fé, e seus medos morrerão de fome.



É preciso, em qualquer situação, que nos apeguemos com Deus e com Jesus Cristo, é Ele, mais que qualquer influência, algo fundamental para nossa formação pessoal. Diz-se isto e eu creio piamente: “Tudo sem Deus é nada e nada sem Deus é tudo”.



As mulheres na tentativa de chamar a atenção para si se vestem como mulheres da vida, se transformam a tal ponto que não se vê a natureza nelas, tudo tende, às vezes, a ser alterado, desculpem: parecem que vão a um torneio leiteiro em que elas serão as vacas para uma possível ordenha, prejudicando a coluna com tanto peso, só para aparecer e mostrar a geração futura quais são seus pseudovalores.



Os homens que valorizam as mulheres objeto haverão de incentivar sua descendência feminina a que valorize a vulgaridade, formando em seus descendentes uma mentalidade depravada, em que os valores da decência e da virtude não são valores fundamentais da pessoa humana.



Onde não há o Templo de Deus aí está o templo do maligno, se educa para o Rock and Roll, com seus símbolos de chifre que são menção ao maligno, outro preconiza o abandono da trindade e a valorização do maligno e do anticristo, o sinal do Hang Loose.



Precisamos nos esforçar para nos evangelizarmos e superarmos nossa mediocridade original, Deus nos chama a extraordinariedade, a que superemos nossa maneira ordinária de pensar para sermos mais irmãos e fraternos uns com os outros.



Dediquemo-nos a oração de súplica a Deus, não nos esqueçamos de louvá-lo por suas graças concedidas a nós. Empenhemo-nos em nos doar para mudar as situações de injustiça no mundo através de um testemunho de amor e serviço dignos de santos, que fazem aquilo que fazem com primor, para semear amor onde havia interesse, reta intenção onde havia falta de misericórdia.



Que Deus nos conceda que nossas vidas sejam repletas de momentos em que façamos obras que expressem um verdadeiro amor para fazer aquecer os corações dominados pelo frio da desumanidade.



Abraço da verdadeira paz que vem de Deus



Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário