sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Ele é aquele que não reagiu



Caríssimas obras do Senhor Deus



Lembro-me de ter travado esta reflexão durante muitas vezes em minha vida, até em sonhos.

O que é um cabelo armado? É um cabelo que se defende quando é atacado. O que é um cabelo sem vida? Um cabelo armado que não se defendeu.

Sempre tive esta contradição que eu sinto que nunca defini com certeza o que seguir; de um lado Cristo Jesus, pacífico, amoroso, misericordioso, Emmanuel (Deus conosco), Jesus (Deus salva), de outro lado um dragão, fruto de minhas experiências de assistir filmes de artes marciais que me influenciam a querer agir com agressividade para defesa de meus direitos.

O CIC – Catecismo da Igreja Católica ensina que um dano à outra pessoa é justificado em defesa de um dano físico que venhamos a sofrer, nós, os nossos ou a nossos pertences, desde que comedido o nível de agressão sofrida e a ação praticada.

Tenho firme em minha mente a parábola de Jesus que falava do homem forte: “Para que os que intentam fazer o mal contra um homem forte devem tomar as armas dele para depois poder fazer-lhe mal”. Isto quer dizer: É justo que este homem forte faça uso de seus recursos para manter seguro sua casa e os seus.

Jesus é aquele que não se defendeu. Esta frase tem ecoado em mim há algum tempo para que eu fale sobre isto, indicando-me o exemplo.

Devemos rezar para que Deus e seu Filho único, parte da Trindade Divina, com o Espírito Santo nos proteja de qualquer mal e que retire dos corações toda maldade, pois um coração maldoso pode vir a fazer o mal por acumular em seu coração o mal. Mas um coração maduro e que busca a santidade abomina o ódio e sempre abre precedente para perdoar e voltar a conviver, dentro do possível.

Como a Palavra de Deus diz assim se cumpre: “O mal não levanta do pó”. Jesus disse: “Vós voltareis a me ver quando disseres: Bendito o que vem em nome do Senhor”.

Por amor do egoísmo e do abuso que se pensa ou pensava em fazer dos outros, o mal é semeado e vai germinando, logo seus frutos venenosos já se podem colher.

Diário de Irmã Faustina, Secretária da Misericórdia Divina de Jesus disse no seu parágrafo 1487: “O caminho da salvação é o caminho do sofrimento”.

Feliz o que sofre por amor dos seus, pelo serviço prestado aos outros, pela doação de si para o bem dos seus, pois este alcançará a santificação e a salvação e a bênção de Deus, mas os que sofrem e fazem sofrer não verão a luz de Deus até que convertam seus corações do ódio ao amor misericordioso que Jesus nos mostrou no alto da cruz, perdoando aos que o perseguiam.

Seguir os caminhos de Jesus penso que é o caminho para anunciar suas palavras, até a morte como hoje em dia acontece entre povos em que a ignorância ainda não foi abolida, onde a imbecilidade que graça aí e pela face da terra, que deprecia o próximo em nome do próprio interesse.

Diante da indiferença do povo brasileiro ante tantos indícios e fatos comprovados de corrupção houve quem considerou que no Brasil há dois tipos de pessoas: os que pertencem ao grupo dos que são corruptos e dos outros que aspiram fazer parte deste grupo.

Dizia este que se fala de privatização porque o trabalho acaba sendo sério e a cobrança é presente, enquanto quando pública a empresa o valor dos funcionários é contrário a de uma empresa que visa cooperar com a sociedade, buscando aproveitar-se somente, sem escrúpulos.

Devemos nos fortalecer como pessoas, na unidade entre as pessoas para que as injustiças sejam extirpadas do meio de nós. Quer virtualmente, quer pessoalmente nós devemos nos comprometer se queremos um futuro melhor para nós mesmos e para nossos concidadãos.

Devemos rezar a Deus para que nos proteja de todo mal e se compraza em nos conduzir num caminho de progresso, que não é o abuso do outro para seu próprio interesse, mas a doação de nossos dons para o bem do próximo que servimos e a possível recompensa do bem que praticamos.

O ser humano é ser humano e não é dragão, se o dragão sobrevive a golpes mortais o ser humano perece, ele é limitado e não deveria pensar que com suas forças pode muita coisa, pois isto seria um engano.

Jesus disse a Pedro algo marcante de um filme que assisti: “Pedro, você é forte bastante para amar?”. Ele falava assim, pois era difícil Pedro acolher Mateus, o cobrador, que serviu como cobrador de Roma, roubando seus próprios conterrâneos.

Tive um sonho recentemente e contei para uma pessoa com quem sonhei, era uma jovem, disse a ela: “Vi você seguindo um caminho e eu atrás como um fantasma que falava sem ser ouvido, seguíamos um caminho desnivelado, cheio de barro e sujeiras localizadas ali e aqui. Do nosso lado esquerdo havia um caminho plano, de terra, mas limpo, o vi de relance. No meio do caminho havia uma vala de tijolos, eu pensava de saltar para ir para o outro lado, aconselhava esta pessoa que perseverava naquele caminho, caiu em um monte de sujeira, mas se levantou e prosseguiu no mesmo caminho, voltou a cair numa outra sujeira e ali ficou e eu acordei”.

Disse a ela que: “Um sonho às vezes é dom de Deus para avisar ou profetizar”. Disse a ela também: “As decisões que tomamos em nossa vida têm consequências sérias em nossa vida, por isto devem ser consideradas com seriedade e não com brincadeira, pois o assunto é sério”.

Peçamos a Deus para que nos ajude nos relacionamentos pessoais, as pessoas que estão mais próximas podem ser as pessoas que mais possamos temer algum mal, por terem eles ainda não convertido seus corações a Deus e sua vontade ainda não serem de Deus, que é amor e misericórdia.

Pensem bem e peçam a Deus para porem em suas vidas pessoas que sejam do agrado do Senhor e não tenham parte com o pecado, pois o pecado traz desgraças consigo.

No Facebook busquei compartilhar uma mensagem, mas ela se apagou, era um copo escrito Jesus, outro copo escrito Pecado e outro Você. O pecado era um copo de um líquido avermelhado. Você um copo de água. Jesus um copo aparentemente de água. O copo de Pecado foi vertido no copo Você e o líquido ficou vermelho. O copo de Jesus foi derramado no copo Você e virou água de novo. O copo Você foi vertido no copo Pecado e se tornou vermelho. O copo de Jesus deixou o Pecado translúcido. O copo Pecado foi vertido no copo Jesus e virou água.

Fugir da luz é mau sinal. Trazer à luz é sempre benéfico. “Todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas” (Jo 3,20). Aproximemos da luz, pois ela é fonte de esclarecimento, nos tira da ignorância, nos dá o norte, aponta a direção. “Quem pratica a verdade vem à luz, para que as obras apareçam, pois são feitas em Deus” (Jo 3,21).

Albert Einstein: “Somente a moralidade das nossas ações pode nos dar a beleza e a dignidade de viver”.

Estes dois textos anteriores foram tirados da Folhinha do Sagrado Coração de Jesus do dia: 18/12/2014, de sua parte posterior.

Jesus, já no tempo de sua Paixão, para cumprir as Escrituras sobre si, como foi sempre de sua preocupação e missão disse a Pedro que tomasse facas e mantos, pois era necessário que ele fosse contado entre os malfeitores.

Pedro cortou a orelha de um oficial que foi prender Jesus, Jesus pôs a orelha no lugar a orelha dele e disse: “Pedro os que vivem pela espada morrerão pela espada, não beberei o cálice que Deus me deu para beber?”. O soldado permaneceu ali prostrado ante aquele prodígio miraculoso.

Devemos crer em Jesus pelos sinais que operou, opera na história e ainda hoje. Há ainda os que creem Nele e na Palavra de Deus por isto se faz possível que aconteçam coisas assim. Pessoas que não conhecem Deus de bancos de escola, mas de joelhos no chão em oração e estudo orante da Palavra de Deus.

Devemos pedir a Deus que nos inspire diante dos momentos difíceis para que não fale em nós um espírito maligno, mas o Espírito Santo do Senhor, que não nos fale a carne, mas o Senhor suscite algo a falar ou mesmo a calar.

Está escrito Dele: “Ele é como o cordeiro nas mãos do seu tosquiador, ele não abriu a boca”. Durante o juízo de Jesus Ele fez silêncio por vezes, mas quando rompeu seu silêncio falou, como sempre, a verdade: “Eu sou o Filho de Deus e vós vereis os céus abertos e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”.

A virtude é um crime neste mundo de contrariedades? Até os racionalistas que negavam a divindade de Deus, muito embora ficassem sem o que dizer diante de tantos relatos de seus sinais reconheceram uma notória virtude em Cristo que permeia todos os que consideram a vida de Cristo confrontada a própria vida deles.

Recomendo o livro A Bíblia no meu dia a dia de Mons. Jonas Abib, creio ser assim que nós vivemos conforme a vontade de Deus, conhecendo a vontade de Deus e discernindo o que Deus quer para nossa vida, ou seja, nosso bem e o bem dos outros, serviço e caridade, doação e bondade.

Que Deus acolha todos os que são perseguidos por causa da fé, pela desinformação que sufoca a vida que vem de Cristo e que está presente naqueles que abriram seus corações e suas vidas a Cristo, mas que permanecem desconhecidos por aqueles que não se informaram sobre esta Boa Nova da Salvação de Deus realizada diante de nós já há muito tempo.

Abraço da salvação de Deus, de Jesus

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário