segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Dedicação da Esposa

Caríssimos em Deus Pai




O amor de Deus é assim, é preciso mais que inteligência racional para compreendê-lo e sim inteligência de coração. Feliz aquele que acolhe o conselho de Deus, quer Ele diga sim ou não, pois nós, em nossa miséria humana, só temos a ganhar com a salvação que só Dele procede. Somos Dele e nós já não nos pertencemos, nossa maior alegria é dedicarmos integralmente a fazer a vontade de Deus: You've got a friend (Tradução).

Procurarei trazer a tona tudo o que tenho meditado sobre este assunto, o que Deus tem me inspirado a refletir para servir para vossa edificação: moral, filosófica e religiosa.



É maravilhosa a ação de Deus em nós, Ele nos inspira o falar e o agir, por meio de sua Palavra Santa e seu Espírito Santo, Ele faz sua obra de misericórdia em nós fazendo de nós instrumentos da salvação de Deus aos outros, nossos compatriotas da pátria celeste.



É preciso que nos dediquemos a buscar a Salvação em Deus, sabedoria útil para vencermos as batalhas que a vida nos propõe. Aquele que labuta por buscar vencer a batalha de sua realidade não deveria buscar outras batalhas, antes vencê-la para estar apto a vencer outras, a vitória de uma nos dá cabedal de vencer outras. Podemos escolher nossas batalhas, podemos escolher nossos oponentes, o fruto que produziu muito e o que produziu pouco serão recompensados por Deus, aquele que mais aspira produzir terá mais sacrifícios que fazer.



Vi o filme de Felipe Neri (traduzido, parte 1)e me comoveu seu amor pelas crianças pobres de sua nação, querendo ir às missões na Índia, Deus o chamava a cuidar dos seus mais próximos e ele se inquietava de viver em regalias, enquanto muitos conheciam a pobreza extrema, até mesmo as crianças.



Eu vos recomendei que buscassem amor com os vampiros porque não vi, até mesmo, vantagem em buscá-lo no meio dos cães. Mas aqueles também não são vantajosos, eles nos fascinam na aparência, no seu requinte, mas são também monstros: sem alma, não respiram, são frios de coração, cheios de sofisticação e esnobismo. Exigem a sofisticação e até mesmo compatilham do espírito imundo que os inspira a amar as coisas fúteis em detrimento das coisas fundamentais. A vida nos põe numa situação humana, por vezes falta alimento em nossa mesa, mas os vampiros querem que nos transformemos em vampiros se eles não nos fazem de seus alimentos, é preciso ostentar a aparência de riqueza quando os filhos passam todas as privações e até mesmo os adoradores das coisas e não de Deus (Mt 6,24-34).



Mt 18,10 – “Guardai-vos de menosprezar um só destes pequeninos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus. [Porque o Filho do homem veio salvar o que estava perdido.]”. 



Houve um programa interessantemente útil na Canção Nova, o Trocando Idéias, por volta das dez horas da noite, um policial foi chamado para responder questões sobre delinquência juvenil e infantil. Um psicólogo disse: “Se você vê uma criança como um animal, você tratará de adestrá-la, se você pensa que a criança é um ser pensante, você procurará dar estudo a ela, se você a vê como um ser espiritual você procurará se responsabilizar pela sua educação”.



Içami Tiba, psicólogo e orientador, que possui um programa na Rede Vida de televisão (obra edificante de Roberto Marinho) muito proveitosa para a família brasileira, se sua influência benéfica não excede nossas fronteiras, disse algo muito marcante: “Os adultos que educam as crianças são como autoridades junto delas, se elas não o respeitam, quando crescerem não respeitarão os policiais”. Concluo que são pessoas altamente sujeitas a se tornarem marginais na adolecência e na idade adulta. De pequeno ouvi este provérbio: “É de pequeno que se torce o pepino”. Domina a criança quando ela é ainda pequena para que não tenhas de fazê-lo quando ela já estiver acostumada à conduta que ela costuma ter, repreensível, sem educação.



Se não nos propusermos a educar bem os filhos que as famílias nos oferecem outros terão de amargar e sofrer, adoentar-se e tender sempre mais a perecer pela insensibilidade e falta de educação que nem sempre as famílias podem proporcionar aos seus filhos, por isto acho imprescindível que todo pai e mãe deem orientação cristã aos seus filhos, que os levem a uma verdadeira conversão de vida, que priorize o bem dos outros e o serviço aos outros a seguir a mentalidade egoísta do mundo que pensa que tudo o que o rodeia existe para servi-lo. A verdade é que é servindo os outros que os outros servem a nós, prejudicando os outros que os outros nos prejudicam. Cada um merece a quantidade de liberdade que tem pelo bem que dela faz.



A Esposa de Cristo, a Igreja do Senhor, é modelo no falar e no agir. Eis aquela que conduz o povo a sabedoria da salvação, a sabedoria que nos conduz à conduta que nos faz a tudo perdoa e saber: tratar, remediar, emendar, perdoar (Platão).



Trabalho para um pouco de tempo é o produzido pelo trato de uma planta, com um animal temos anos de trabalho, para o ser humano, uma vida inteira.



Neste Domingo refletimos algo significativo, a lazarificação das pessoas (Lc 16,19-31), a exclusão que a sociedade causa. Sob uma capa de falso interesse benigno atenta contra os valores espirituais e morais que dele advém para empobrecer o ser humano. Na ânsia de aparecer, marginaliza os outros, querendo estar em evidência, veicula somente conteúdos fúteis e aparentemente deslumbrantes e fascinantes.



A salvação nos leva num caminho de conversão. Os saudáveis não precisam de médicos e sim os doentes. O Filho do homem veio para chamar os pecadores e não os justos (Lc 5,31-32). Ele veio para chamar toda a humanidade, que é pecadora.



As pessoas que não aceitam conselhos dos outros, que se pensam muito sábias não sendo de fato, não raro muito irresponsáveis e inconsequentes, querem que os outros lhes sirvam de parede para os ouvir e nada lhes fale, só se admire com seu vanilóquio. Um psicólogo estuda anos para ouvir seus pacientes para arrumar estratégia de melhor aconselhá-lo para que faça as devidas modificações em sua vida para superar suas dificudades, pois se vai a ele, espera dele conselhos de vida.



Penso comigo assim, o maligno e seus filhos rebeldes que incorporam e representam o maligno no mundo, quer deformando com sua influência, quer destruindo pela violência, não perde tempo para atentar contra seu próximo, precisamos favorecer a vida o quanto antes a aconselhando, protegendo-a na medida do possível. O silêncio dos bons (disse um santo) é o que eu temo, nem tanto a balbúrdia dos maus. É missão nossa e agrada a Deus falar de Deus aos outros e não silenciá-lo em nós, ou assumimos nossa missão ou veremos o mundo se perder sempre mais. Coerente é este discurso que ouvi, mas é algo a se destilar, a coerência dos discursos. A fé não é só acreditar, é viver segundo a vontade de Deus e também anunciar com a palavra.



Franklin Roosevelt: “Nem sempre podemos construir o futuro para nossa juventude, mas podemos construir nossa juventude para o futuro”.



Frei Anselmo Fracasso: “Cada lar deveria ser um fogo ardente e irradiar luz e calor do amor divino através do amor humano”.



Mt 18,14 – Assim também, a vontade de vosso Pai celeste é que não se perca nem um só destes pequeninos.



Lc 6,48 – Aquele que edifica sua casa na rocha que é Deus permanece firme ante as tempestades da vida.



Pantini: “As boas ações nos purificam e nos dão sonhos felizes”.



Eduard Collen no filme: Que os vampiros se mordam: “Para dar certo precisamos ir devagar”.



Gregory Dean Jr.: “Os dois melhores médicos que existem – o doutor riso e o doutor sono”.



Ouvi algo recentemente que me pareceu ilógico, descabido: muitos deturparam o que o conteúdo do Concílio Vaticano II afirmou através da Igreja Católica, até muitos padres que por não terem um juízo conforme o juízo da Igreja, seu próprio juízo, por não se mostrarem obedientes ao ensinamento da Igreja eles deram sua própria interpretação ao que ali se afirmou que deveria ser ensinado ao povo, e até mesmo o povo interpretou erroneamente.



A Igreja existe para conduzir as pessoas a viver segundo o agrado de Deus e de Jesus, que nos comunicou a vontade do Pai. Se for para vivermos na democracia, a Igreja já não precisa existir, se o conselho dela se faz desnecessário, pois cada um sabe o que escolher para o infortúnio de sua própria vida, mas não, a Igreja, que ama seu rebanho, ela se põe de mãe e conselheira para conduzir seus filhos ao progresso e à vida. Ou a mensagem divulgada esta tendenciosa à anarquia, ou errada, gerada com precipitação ou se veio de fato da Igreja, a Igreja, com isto, se mostra perdida, poderia ser sugerido um conclave a cada quatro anos ou até menos.



Lin Yutang: “Um homem normal ama a seus filhos, um homem superior ama também aos seus pais”.



Pe. Roque Schneider: “A educação é a colheita do estudo”.



Ir após Cristo exige de nós que renunciemos a nós mesmo e o sigamos (Mt 16,24).



Precisamos ser evangelho vivo (Bv. Dulce dos Pobres). Pois todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos filhos da noite nem das trevas (1 Ts 5,5).



Compromisso com a verdade e algo útil esteve no início da Radiodifusão: “A radiodifusão deve oferecer ao povo um pouco do que ele gosta e muito do que ele precisa” (Edgar Roquete Pinto).



E enviou-os para proclamar o Reino de Deus e curar os enfermos (Lc  9,2).



Frei João Lopes da Silva: “A nossa meta é estar voltados para Deus, pois Ele é o ponto culminante da nossa existência”.



O Pai nos revela a si mesmo por meio de Cristo Jesus (Mt 16,17). Que nos faz reconhecer o Cristo de Deus (Lc 9,20).



Phil Bosmans: “Reclamar direitos é mais fácil do que cumprir deveres”. Peço que busquem serem sóbrios e maduros para a vida, pois reclamar na vida adulta não resolve os problemas da vida, menos ainda quando eles são gerados por seres adultos infantilizados, como muito acontece no meio daqueles que não querendo ter uma vida cristã e de Deus, buscam viver irracionalmente, como animais, estas duas vidas não tem compatibilidade mesmo.



Lamennais: “A moral ensina a moderar as paixões, a cultivar as virtudes e a reprimir os vícios”.



Muito se tem a falar fora da Palavra de Deus, pensam muitos ditos teólogos, mas a Palavra de Deus fala de Salvação do homem e da mulher, o que ela não trata para nossa Salvação presente e eterna não deveria ser tratado, é o que eu me sinto inspirado a dizer, algo que não me prende a ouvir, pois penso que não sirva para nada.



São Jerônimo: “Ignorar as Escrituras é ignorar Jesus Cristo”.



A Esposa prepara as outras Esposas de Cristo para apresentá-las puras e sem mácula ao seu esposo, para tomá-la como está, estragada e de moral enlameada, para torná-la sagrada e imaculada.



A Esposa deve ser dedicada ao seu Marido e aos seus Filhos, aos seus Irmãos em Deus; aqueles que fazem a vontade de Deus são família de Cristo Jesus como Ele mesmo disse no Evangelho.



O Apóstolo Paulo disse algo interessante, ouvi de irmãos cristãos de outras denominações, um discurso útil a nossa conversão. O que ouvi foi isto, Paulo disse algo marcante nesta sociedade materialista e utilitarista, carente de uma conversão a Deus que a torne mais humana e respeitadora do próximo. Ele disse: “Sei contentar-me com o que tenho, a ter tudo e a ter nada”. Precisamos não ser escravos das coisas (Lc 6,24), mas dominar as coisas para nosso próprio bem, elas não devem ser o objetivo de nossas vidas, mas os meios pelos quais nós vivemos, fazemos coisas mais importantes para o bem dos irmãos, tanto na vida quanto na fé.



A virtude é o que de mais importante temos a compartilhar com os outros, quer numa relação muito íntima, quer em relação mais social. Por o corpo como o ponto culminante de nossa realização pessoal é algo que logo nos frustra. A ausência de moral é obstáculo ao amor, antagônico ao amor, e testa os limites da misericórdia humana e até a divina.



Conversei com alguém ainda não maduro na reflexão e na sabedoria, eu lhe disse que não deveríamos ter toda liberdade para fazer o que queremos, pois isto seria muito ruim e danoso, ele me contestou, então lhe disse: “Se eu pegar uma faca e a enfiar em sua barriga isto é uma liberdade que eu poderia ter?”. Daí ele concordou, isto também é moral, tudo o mais que é moral é verdadeiramente vivificante, o que sai disto é caminho de morte e penúria.



Vendo o filme Hulk, pensei o que seria útil para a vida do ser humano: “Boa alimentação, conhecimento de plantas medicinais, exercício físico, caridade; penso que a virtude, a ascese das boas obras e a fuga do abuso das coisas e das pessoas faz um ser muito vivo e saudável, o que vai além disso não sei, a graça de Deus nos faz os seres mais poderosos na face da terra, capazes de toda sorte de boas obras: grandiosas, memoráveis, como o exemplo de muitos, exemplo: São Francisco de Assis”. Comprometido de veicular a Palavra de Deus, de viver a Palavra de Deus teve o consentimento do Papa e prestou um serviço indelével na Igreja de Deus, até os dias dos hoje.



O dia de São Francisco de Assis se comemora no dia 04 de outubro, o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos; numa época em que a sociedade se perdia na luxúria, numa vida dissoluta, cheia de luxo, surge Francisco e sua predisposição para a pobreza e para a santidade, para a caridade com os pobres, morreu quase cego e por vezes ele chorava, porque dizia: “O amor não é amado”.



A Esposa de Deus é chamada ao serviço e à virtude, ao bem dos outros e não de si mesma, Ela foi chamada a dar a sua vida para que haja vida a sua volta e não para retirar a vida dos que a rodeiam para que ela possa ter uma subsistência que lhe seja possivelmente conveniente.



Bv. Dulce dos Pobres: “A sublimidade da nossa vida está na doação total de nosso ser a Deus!”



Abraço do amigo do Esposo, vosso conselheiro e pregador em Cristo





Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário