quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Ensino da fé


Caríssimos em Deus Pai

Diante de uma pregação de Pe. Léo pude refletir sobre coisas importantes, sem TV assinada, numa TV pude obter um conteúdo proveitoso a minha vida a obter um conteúdo que prejudica: a paz, o silêncio e o respeito que deve ser cultivado no lar assistindo outros programas ordinários.



Quem não lidera sua matilha, sendo responsável por ela, obterá dela, não ajuda, mas dano.



Quem quer edificar um lar precisa considerar a estrutura que tem para edificicá-lo, se reúne todas as condições. A infantilidade, coisa que hoje em dia acontece por pessoas que não amadureceram, alienados como estão em todas as espécies de vícios, seus passos criam desordem e não vida, suplício e não felicidade. A vida adulta pede que ajamos com prudência, sendo que a falta dela causa tragédia para toda uma família, e ela se agrava tanto mais quanto ela se aprofunda em atitudes imprudentes e sem estrutura (II Cro 1,10).



Uma sociedade que não pode definir-se por não se afirmar como algo diferente de nada reúne em si contravalores como: vadiagem, avareza e egoísmo, pensando serem as virtudes indispensáveis para bem cuidar de uma família, quando não pensam de até ampliá-la.



Ampliasse assim: a desordem, o caos, o desgoverno, a irresponsabilidade, tudo por uma vaidade de alguem sem noção da complexidade e da abrangência da responsabilidade que compreende conduzir um lar e seus integrantes a uma vida próspera.



Um ser humano luta por sua vida, em meio a sofrimentos ele experimenta quedas, soerguimentos, nem sempre encontra o caminho da vida e do progresso, pela, não rara, deficiência de educação familiar e mesmo religiosa que recebeu.



Diante de tantas responsabilidades, nem sempre com tanto conhecimento humano, se experimenta falhas no ensino da fé quando não também de outras coisas mais.



Se estuda tanto para se obter uma profissão, mas se acumulam de responsabilidades múltiplas para criar um ser e nem mesmo se obtém pleno conhecimento de obter o conhecimento necessário para tantos cuidados em tantas áreas: saúde, segurança, educação escolar, educação religiosa, vida social e familiar, vocações trabalhistas e civis...



Quando não se peca por não passar o que é mais imprescindível, nem mesmo se oferece um meio ideal para um novo ser ser educado, norteada pela autonomia desgovernada dos costumes da atualidade.



Quem quer construir uma edificação durável e de qualidade deve acercar-se dos melhores construtores, mas para a vida possuimos os mais desqualificados. Muito ajuda quem não atrapalha, mas também é por inimigos que contamos para o bem de nossa vida e dos que queremos bem, se é que o queremos bem mesmo, cada um deve falar por si mesmo neste assunto.



Pensei comigo atualmente, Deus disse a Jeremias que na sociedade em que ele vivia ele não deveria querer família, pois aquela geração estava destinada à ruína pelo seu mal procedimento diante de Deus.



A sabedoria, nos tempos atuais, nem sempre são bem recebidas, as pessoas acostumadas a expressar seu pensamento e não receber contra-argumentos, pela incapacidade do cérebro de: aprender novas coisas, considerar novas idéias e, mais basicamente, ter um mínino de cortesia, educação e respeito frustam a idéia de querer mudar o meio que nos cerca para melhor.



Diante desta dificuldade a mim vem aquela máxima bíblica: “Não dê tuas pérolas aos porcos, pois eles as calcarão debaixo dos pés e se atirarão ferozmente contra ti”. Devemos lembrar que não nos deve nunca faltar misericórdia para com nossos irmãos, devemos agir com paciência e amor para que eles vejam, com o tempo, que agimos com boa intenção para com eles.



Os cães têm de bom isto, eles sabem mostram quem late mais alto e por isto obtem liderança e disto frutifica em algum respeito.



Para eu não ser de todo ofensivo, quer fazer meu elogio aos cães, eu soube pelo Prof. Felipe Aquino que a congregação dos Dominicanos, gostava de dizer-se Domini canes, que quer dizer: como cães fiéis aos seus donos eles deveriam ser aos outros. E isto é verdade, os cães podem ter comportamentos repreensíveis, mas de outra parte eles podem ser vistos como exemplos para nós, de fidelidade e amizade, por exemplo.



A sabedoria nos permite falar àqueles que têm uma mente a pensar, e com gentileza e docilidade se podem conduzir as relações harmoniosamente com eles.



Nem sempre se dispõe de uma mente adequada para a sabedoria, por diversas limitações no ser humano, mas nem sempre podemos agir gentilmente com aqueles que ainda não aprenderar a ter o mínimo de respeito e consciência da vida, que deve ser com firmeza e disciplina.



Este galho seco e desarraigado da raiz e da modernidade deve considerar que a alienação de suas consciências vazias e fantasiosas estão criando e ampliando ainda mais o desgoverno da vida dos que lhe dão suporte, vem o dia e não tarda, eles haverão de perdê-los, mais que pela força do tempo que nos leva num caminho comum, mas por suas próprias mãos, pela recusa de ganhar bom senso e sabedoria haverão de abreviar ainda mais o tempo do suporte daqueles que lhe serviam para lhes dar um pouco de estabilidade em suas vidas insanas, para que pudessem, por vezes, enganar-se com o falso fascínio das drogas que a vida apresenta, que são servidas pelo demônio, que nada mais são que sementes do inferno em nossa vida.



Se eu transmito algum amargor em minhas mensagens é que nem sempre a vida tem se mostrado fácil para mim, minhas mensagens são frutos de minha angústia para que a sabedoria favoreça minha vida e também aos do que me rodeiam. Penso no Apóstolo Paulo que não se deixava cair em depressão, mas mesmo preso após tantos infortúnios vividos, se mostrava feliz com todas as suas vicissitudes. Peço-vos perdão se deixei passar alguma amargura em minhas mensagens, peço que desconsiderem uma correção se ela não for justa a vós, mas se for, que a acolhas para vosso engrandecimento de alma no seguimento de Deus, pois todos precisamos ver onde caímos para nos reerguer e retornar a seguir o caminho reto e de retidão de Deus.



Dedicar-se a estudar, dedicar-se a trabalhar, repreender aquilo que é mal na sociedade e não fazer apologia ao ópio dela é caminho para construirmos um país melhor para todos, pois se ele não for para todos, dificilmente ele haverá de ser para alguns, porque o sofrimento de uma parte do corpo de Cristo haverá de fazer sofrer outras partes do corpo que estão sãs. Feliz aquele que zela pelo corpo inteiro e não ama apenas parte dele.



Pe. Léo disse algo relevante e útil à sociedade, ele disse: “Nós homens principalmente somos muito autosuficientes e isto nos impede de crescer e favorecer o crescimento dos outros”. Se nos abrirmos à Renovação Carismática, ao dom de línguas, venceremos nossa pretensão de acharmos que com nosso conhecimento podemos conduzir tudo o que nos cerca para um destino melhor. O ser Renovado sabe que deve estudar e não se pensa pleno de sabedoria com sua própria consciência e nem mesmo com um pouco de estudo, mas vê a necessidade da graça de Deus, da sabedoria de Deus e de todas as influências que ele poderia ter para repensar seu modo de pensar e agir para agir sempre de maneira mais adequada e bem sucedida.



Falei em Deus Pai porque é pelo dom do Espírito Santo que obtemos o Espírito de adoção que nos faz filhos de Deus.



O dom do Espírito Santo vem para aqueles que acolhem a Palavra de Deus como ela foi escrita. Ele tem a chave, Ele abre e ninguém pode fechar, Ele fecha e ninguém pode abrir, como alguém pode contestar o que vem de Deus? Os maus conselheiros, que ainda não mudaram, ficarão a mercê dos que os buscam orientar, quer acolham o conselho ou não para seu próprio infortúnio se não ouvirem. A Palavra de Deus é clara e foi escrita para as pessoas, cabe a eles, os inaptos construtores do Reino de Deus, edificarem-se na Palavra de Deus para que não prestem um desserviço à sociedade (II Tm 2,7-9).



Marcos 1,10 – “Ora, para que conheçais o poder concedido ao Filho do homem sobre a terra (disse ao paralítico), eu te ordeno: levanta-te, toma o teu leito e vai para casa”.



Aos que são espirituais peço que se abram a Boa Nova de Cristo, salvação para vós e para o mundo todo, aos que não são espirituais peço que vos abrais à espiritualidade e a Cristo para vossa salvação, porque aquele que não tende ao avanço na vida tomará rumo à própria ruína e eu quisera que ficasses sempre bem, pois por Cristo tenho experimentado amor para convosco.



Tem algo verdadeiramente duro, para alguns, que eu gostaria de dizer, mas com esta passagem eu preciso comentar, é preciso que nós avaliemos se nosso culto não é falso. Um culto não deve nos levar na contramão da vontade de Deus que é: paz, amor, santidade, fraternidade, solidariedade, vida e liberdade (II Tm 2,21).



Temos que estar preparados para viver qualquer tipo de perseguição e injustiça em nome da caridade que nós praticamos, tanto da fé quanto de caridade material (II Tm 3,12-13), mas devemos sempre por nossa vida nas mãos de Deus e nos dedicarmos a fazer a vontade Dele e não ir contra sua vontade para sermos abençoados, para que recebamos a coroa dos que o servem na fidelidade à vontade Dele (II Tm 4,7-8).



Não será sem oração, não será sem fé em Deus, não será sem a vivência da Palavra de Deus, após seu devido conhecimento que obteremos poder de Deus suficiente para construirmos bem nossa vida, edificarmos a vida dos que estão a nossa volta e mesmo o bem da sociedade.



Uma profissional da Canção Nova trouxe na revista deste mês de Setembro, mês da Bíblia, um relato tocante e marcante, mostrando o amor de Deus e a história de Deus junto à humanidade nos relatos bíblicos que datam de tanto tempo atrás, antes de Cristo, sinal das alianças e dos maravilhosos feitos de Deus que: alimentam nossa fé, nosso temor a Ele e também de nossa esperança, que é alimentada pelo relato de um texto em que mostra um Deus que é podoroso para salvar e prover aqueles que o servem com sinceridade e fidelidade. Pensei comigo mesmo: “Sinal da aurora da graça na consciência humana, uma influência divina ante a mera influência antropologica”.




II Tm 3,1-15 – Nota bem o seguinte: nos últimos dias haverá um período difícil. Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons, traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus, ostentarão a aparência de piedade, mas desenharão a realidade. Desta gente, afasta-te!

Vida e prosperidade a vós, da parte de Deus Pai

Nenhum comentário:

Postar um comentário