sábado, 5 de janeiro de 2013

Juízo e Salvação


Caríssimos em Deus Pai
 

Link para a música da Jornada Mundial da Juventude 2013: Novo Amanhã - JMJ 2013.

Com o dom do Espírito Santo de Deus recebido com o Batismo no Espírito Santo já não somos servos, mas filhos adotivos de Deus, do Deus vivo e único.

Marcou-me as palavras de Barbie no filme Toy History 3, desculpem, pode parecer infantil, mas não creio ser, uma pessoa filosófica reflete sobre algo antes de atribuir um juízo de valor, diferentemente dos que analisam tudo de modo supérfluo.

A Barbie disse: “A força do Direito deve prevalecer ao direito da força”.

As pessoas estão acostumadas a não pensar, a não ter responsabilidades, querer uma vida de facilidades e prazeres outorgando, sem direito, suas próprias cruzes a outros. Evocam seus direitos de aproveitar a vida e impõem os seus deveres a outros.

Dessa frase dela se pode falar bastante, ela é central no Direito e na Filosofia. Queria definir bem o que é filosofia, pois acredito que até os mais conhecedores dela a divulgam de modo: malicioso, parasítico e prejudicial à sociedade considerando seus próprios interesses.

Filosofia é estilo de vida, modo de se viver, quem quer aprender filosofia deve estar disposto a mudar a própria maneira de proceder, lembro-me de uma moça, num curso de informática, ela disse que aproximar a cadeira da mesa é filosofia, não é o que se encontra por aí, nos que se dizem filósofos e antropólogos e só destilam poesia alienista da vida.

Vejo muitos pais penando para ensinar seus filhos a terem caráter, creio que se aprendessem, de fato, filosofia, já seria algo que melhoraria a qualidade de vidas deles e aumentaria sua esperança de futuro. Deus não quer as pessoas sofrendo para sua salvação e que as pessoas lamentem seu infortúnio, como se fosse compadecimento e ânimo. A busca da sabedoria é caminho para melhorar a qualidade de vida das pessoas e é isto que Deus quer para a obra que criou e deixou seus filhos para compartilhar dessa sabedoria para melhorar a qualidade de vida das pessoas, pode não ser o paraíso, mas pode ser melhor a vida e é o que Deus quer para nós, porque Ele nos ama.

Ensinar o caráter é ensinar a fé cristã aos filhos e aos outros, a Bíblia é a Palavra de Deus que nos orienta a vivermos segundo a vontade de Deus; orientados ao amor e ao serviço fraterno aos outros, nós estamos assim no caminho de fazer da vida uma vida mais e mais tendente a ser um paraíso.

I Jo 3,14a (Ódio e amor do próximo): Nós sabemos que fomos trasladados da morte para a vida, porque amamos nossos irmãos.

Detendo-me mais ao que a Barbie falou, ela se referiu ao Direito e a força, muitas pessoas desconhecendo o que é Direito usam da força para reivindicar suas vontades, que nem sempre estão em comunhão com o Direito, do que é: certo, justo, bom e equitativo.

Diz o Direito que as pessoas não podem arrogar o direito de dizer que não o conhecem e praticar o mal; bem da verdade é que as pessoas ignoram e praticam o mal e são penalizadas por isto, quando são mesmo penalizadas.

Bom, até certo ponto, é a herança cultural obtida na família e no meio escolar e profissional, de uma época onde os valores humanos são considerados.

A história, portanto da humanidade, tem de verdade isto, joio e trigo, o mundo e os de Deus, Sodoma e Gomorra e os santos.

O que é top em Sodoma e Gomorra, o mundo, o grupo dos que aspiram pelo juízo e condenação de Deus por suas más obras, tem valor irrisório para os santos pecadores, os que são do Reino dos céus, mas o que é top entre os virtuosos de Deus é tido como nada no meio da indecência do mundo.

Assistindo ao filme do Papa, Karol, relembrei-me do triste e quase que revoltante período de nazismo, mas pensei que analisando sobre um contexto ele até pode ser analisado de maneira mais aceitável.

O Papa, ainda não ordenado Papa, já orientava os jovens a viverem um namoro santo, casto e agradável a Deus como a Igreja Católica sempre orientou e orienta, mas não sei como acolheram este ensinamento, como não sei como aceitam os jovens, adultos e idosos dos tempos atuais, que não dão ouvidos a Igreja, que até se rebelam contra ela.

São chamados de pagãos os que não andam na fé em Deus e do seu Cristo, pagam já na vida os seus pecados, penso que poderia ser encarado por um meio de pagar pelo pecado da fornicação, se isto de fato aconteceu, o mal sempre influenciou negativamente a sociedade desde muito tempo. Queria deixar claro que o nazismo ainda não é o inferno que aguarda os rebeldes a Deus.

É pecado também se omitir a agir contra as estruturas psicológicas injustas, além de incentivar o mal, São Paulo dizia: “Ai de mi se eu não evangelizar”, a que todos deveríamos dizer o mesmo.

Analisando fora de contexto, o Nazismo é retrato da falta de humanidade do ser humano, que desarraigado de Deus se torna: desumano, um animal, um monstro para seu semelhante. Aí se vê a necessidade do ser humano procurar crescer como ser humano, procurando amadurecer na fé e na virtude, pois uma coisa leva a outra.

Feliz dos que vivem a misericórdia para com seus semelhantes, porque haverão de receber misericórdia da parte do Pai que está nos céus, felizes os que perdoam seus semelhantes, pois serão perdoados. Ai, contudo dos ímpios que vivem em rancor e ódio; o que dão é a medida do que receberão.

Quem odeia seu irmão é assassino. E sabeis que a vida eterna não permanece em nenhum assassino (I Jo 3,15).

Penso comigo como não deve ser educar bem uma jovem ou um jovem hoje pelo exemplo de prostitutos devassos e depravados que se expressam por meio de: palavras, músicas e outros meios de expressão.

A beleza de uma Miss, muito bem representado no filme Miss Simpatia, com Sandra Bulock, mostra que mais que beleza física e belas roupas se faz uma Miss, também: pela inteligência, pelo dom, pela inteligência e sabedoria.

Muitas pessoas pensam que beleza é vestir-se bem e interpretar uma personagem para alcançar seus interesses. O verdadeiro valor está na verdade e ela não precisa ser escancarada para se mostrar, ela se mostra na modéstia e na simplicidade, o verdadeiro valor está na virtude de uma pessoa no trato habitual desta pessoa com outras. São estas pessoas que, pela fé em Deus, enfrentarão o Juízo Final e alcançarão a Salvação em Deus e no seu Cristo Jesus, seguindo seus passos e suas palavras.

A grande violência que as crianças pequenas são expostas; é muito conveniente escolhermos programas e influências que incentivem nas crianças o carinho e o respeito e não o desrespeito e a agressividade. É melhor não nos entretermos com a “violência controlada” a termos que lidarmos com seu descontrole, se apreciamos aprender a nos defender deve ser em um ambiente que nos ensine e que seu sentido não seja extrapolado do que é justo e favorável a si próprio e a sociedade.

Vivi um tempo em que os pais não tinham força para educar seus filhos, custando para que eles ensinassem o valor da castidade e da fidelidade, isto hoje, a meu ver pelo menos, é algo amplamente divulgado.

É importante ensinar aos jovens, até os mais adultos e até os mais velhos, pois até mesmo estes tem uma mente embotada pelas más influências do meio, acima eu acrescentei: até certo ponto. A fé é filosofia verdadeiramente estruturada e sólida para edificar pessoas e famílias sólidas, que gerarão raízes sólidas e prósperas.

É necessário agirmos para construirmos uma sociedade melhor, no macrocosmo da sociedade, no microcosmo da família, é preciso semear os valores do evangelho na sociedade para edificar nela um verdadeiro caráter digno, favorecer que ela seja madura e responsável, a viver o quanto pode, se eximindo das próprias responsabilidades, para que um dia a vejam cair sobre seus ombros como uma gigantesca pedra para esmagá-la.

Não é pela força que se constrói o desejo injusto de pessoas egoístas e desumanas, mas é pela suavidade da humanidade que a vida se constrói e a vida é mais vida quando não precisa da força do Direito para que ela seja reconhecida por aquilo que ela é.

Procedendo deste modo, não tropeçaras jamais. Assim vos será aberta largamente a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (II Pe 1,3-11).

Abraço do Reino dos céus a vós

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário