sábado, 17 de março de 2012

O filho do homem

Caríssimos

Queria abrir esta mensagem com uma que li na folhinha do Sagrado Coração de Jesus que na maioria das vezes traz bons pensamentos, salvo quando faz apologia ao movimento hippie que eu classifico como uma influência: anticristã, antiteológica, logo antivida.

Deus não tem a culpa pelos males presentes. A culpa é do teu desacerto no escolher o pior em lugar do melhor (São Gregório de Nissa).

Queres reconhecer os que vêm de Deus? Os que são de Deus estão sob o mandamento do amor ao próximo, pensam na edificação de seus irmãos.

Um padre recebeu uma bonita repreensão que é cheia de sabedoria: “É mais fácil construir a Igreja templo que a Igreja pessoa”.

A Palavra de Deus diz: “A criação espera em dores de parto pela manifestação dos filhos de Deus”. A criação precisa da Palavra de Deus, precisa de que todo aquele que é evangelizado evangelize, é necessário que cada um tenha alguém que lhe diga que se excede, se de fato acontece, ser corrigido quando se ensina algo que não corresponde à verdade.

Os pastorinhos da Itália, de Nossa Senhora de Fátima, eram crianças, cristãs, mas não do clero, falaram o que Deus queria dizer às pessoas. A obra de Deus espera a Palavra de Deus daqueles que a ouvem e sentem o chamado de divulgá-la. É necessário louvar a Deus se isto acontece, pois grande é o rebanho do Senhor e poucos são os pastores.

Ponho-me a escrever, mas Deus em diversas maneiras já guia meu pensamento para que eu reflita sobre muita coisa para meu bem e para o bem de outros, quando me ponho a escrever só necessito que Deus me ajude na memória para que Ele me lembre tudo o que Ele me disse interiormente. Ele conduz minha consciência: quando ando, quando faço qualquer coisa, quando reflito; o fruto deste diálogo com Deus são estes conteúdos presentes aqui e em outros textos, só peço a Deus e espero nos irmãos que me orientem se me excedo na verdade em qualquer coisa que eu diga, se é de fato que vem de mim e não de Deus, é erro meu e não procede de Deus.

Nosso objetivo, que provêm de Deus, é esta, zelar pelo nosso semelhante favorecendo sua edificação.

Quer no amadurecimento da fé ou da maturidade da responsabilidade com a vida do próximo, devemos ser responsáveis pela nossa alimentação, tanto no que concerne à sabedoria que conduz nossas relações pessoais e profissionais quanto a que se refere àquela necessária ao nosso corpo, pois quem se alimenta bem favorece a alimentação de todos, em todos os sentidos, porque alimentação se traduz em tudo na vida.

Pessoas de uma consciência pouco aprofundadas na fé em Deus poderiam concluir e divulgar este pensamento: “Se alguém quer virar que vire”. Aquele que age segundo o mandamento do amor zela por uma consideração divina, para com o templo de Deus que é o corpo do ser humano, que aspira para ele o céu e à vida e às bênçãos de Deus nesta matéria.

Quem escolhe o pior em detrimento do melhor se prejudica, mas quem o ama lhe dirá: “Não siga por este caminho irmão(ã), siga no caminho da vida, siga no caminho de Deus e seu Cristo, edifique sua morada eterna no amor a tudo”.

Coloquei um tema para discorrer e talvez já tenha saído dele muito, preciso focar nisto, do contrário não faria sentido ter escolhido o tema que pensei em falar.

Ouvi na Igreja este título de Cristo e isto me abalou e mexeu comigo, Jesus, filho do homem.

Jesus não buscava glória para si, buscava glória para Deus, se ele falou de si Ele não falou mais que a verdade. Eu o vejo como uma pessoa despojada.

Outra passagem da folhinha do Sagrado Coração de Jesus é esta: “Não há misérias que não surjam de um apego e não há conversão que não parta de uma atitude de liberdade”.

Quem mais aspira algo para si, é mais pretensioso terá mais responsabilidade dos que aspiram pouco.

A vida revela a necessidade de sermos santos, pois a obrigação de servir ao próximo abrange a todos.

Eu soube de algo sério, de que a responsabilidade com a vida é algo que deve ser encarado com maturidade e não infantilidade. Quando há uma família que tem um filho e há falta de alimento porque o casal, ou parte dele, não tem condições de tratar dele, os pais tem a obrigação de pagar pensão pelo(os) filho(os), com risco de serem presos por isto, porque esta lei tem sido aplicada concretamente.

Uma vida é uma bênção, mas uma vida também é uma responsabilidade, é preciso que enriqueçamos nossa pobre consciência para que ela não semeie no mundo ainda mais injustiça do que ele já possui.

Recomendo, como São Paulo, que dizia que poderíamos escolher melhor, viver só para Deus, mas é agradável a Deus os que pensam em edificar uma família.

As pessoas não deveriam pensar no amor sem pensar no trabalho que ele demanda; a vida não é só curtição, ela tem principalmente responsabilidade, penso que seria bom que todos estudassem antes a responsabilidade por suas atitudes, antes de pensar no benefício imediato que poderiam aparentemente ser relevantes.

Com minha experiência de vida posso dizer que existe diferença no que realmente existe e aquilo que imaginamos ser maravilhoso na vida. Superestimamos o que não é relevante e nem sequer temos consciência daquilo que é fundamentalmente salutar na vida.

Deus via com bons olhos durante a vida humana de Jesus, seu desapego, sua fidelidade a Deus, estas fizeram com que Cristo nos revelasse sua intimidade com Deus quando após o quarto dia ressuscitou Lázaro. Ele disse: “Eu vos rendo graças ó Pai porque sempre me ouvis, porque faço sempre o que é do seu agrado”.

No deserto o maligno tentou Jesus, depois do batismo no Jordão por João, o Espírito de Deus desceu sobre Jesus e Ele foi levado pelo mesmo Espírito para ser tentado pelo maligno. O maligno lhe ofereceu tudo, mas Jesus disse: “Ei de conseguir a salvação do mundo não sendo o mais poderoso, mas o mais humilde”.

Deus aí nos dá uma lição de desapego, que é nos despojando das coisas do mundo e amando a Deus é que Ele nos prepara para dar toda espécie de bom fruto para a humanidade, e se é para frutificar Ele se agrada em nos manter.

Verdadeiramente amar é saber se guardar para o ser amado, considerar seu interesse em detrimento do nosso, disciplinar-se, sublimar nossas vontades para considerar a vontade do outro, pensar antes na vontade de Deus, porque mais que a vontade do outro é amor a vontade de Deus para nós.

Queria dizer para todo o mundo que ele tem um amigo (You’ve got a friend  - James Taylor - http://www.youtube.com/watch?v=EaITRCZXaS4) que é Jesus, que o Pai recusou o sacrifício que Abraão para doar seu filho por amor de Deus, mas Deus precisa mostrar o tamanho do amor que tem por nós, não negou por isto seu Filho unigênito por amor de nós.

Pelo seu povo escolhido Deus fez: maravilhas sobre maravilhas, portentos sobre portentos, e seu beneplácito não terminou, sua fonte jorra da pedra, do céu cai o maná, no deserto Deus nos dá um oasis, Jesus é um benefício dado primeiro ao seu povo escolhido, mas também a toda a humanidade.

Vejamos e sigamos o exemplo de Jesus, exemplo de perfeição de Deus, Ele nos chama a conversão, a vivermos segundo seu exemplo, a sermos desapegados de coisas fúteis e passageiras e fixemos nosso olhar no eterno, amando o que é relevante e desprezando o que é secundário; que vivamos segundo a vontade de Deus, porque tudo há de nos favorecer se vivermos assim.

Desapego e disciplina são virtudes imprescindíveis para uma pessoa bem viver a sua vida. Viver buscando seguir a vontade de Deus e pedindo a sua graça para que, se for da sua vontade, nós consigamos sua providência é o meio de: servir, agradar a Deus e obter os favores de Deus.

A vida é frágil, necessita de bons cuidados, sendo maltratada ela fenece, mas se ela é regada com: amor, carinho, respeito e zelo; se podemos seguir a cartilha de Deus que nos ensina a fraternidade, como o exemplo de São Francisco de Assis e Santa Clara haveremos de edificar nossos irmãos para a vida e para o juízo de salvação de Deus, porque é colocando as pessoas predispostas a edificar seus semelhantes e edificadas no amor como fomos inicialmente pelo amor de Deus é que construímos um mundo mais semelhante ao céu, anjos convivendo uns com os outros, servindo-nos uns aos outros no amor divino.

Que Deus: te cure, te salve, te liberte e te crie.

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário