sábado, 30 de novembro de 2019

Faço-vos meu elogio e minha crítica construtiva


Caríssimos no Senhor Deus, o Pai das Misericórdias


Creio que recebi de Deus uma boa inspiração de um pensamento: “Tem valor uma pessoa que cuida e tem carinho pelos que as rodeiam”.

É bom podermos favorecer a que aqueles que nos são dependentes, filhos e parentes, para que tenham bom convívio, cito: no grupo dos escoteiros, nos projetos estudantis etc. Isto favorece a que as pessoas possam melhor conviver bem, ser autônomo, aprender a cooperar com os outros. Boas companhias, sobretudo a cristã, podem favorecer bons valores pessoais, criar caráter, formar bons cristãos e bons cidadãos e não criminosos e ladrões.

Precisamos nos esforçar por progredir numa correta espiritualidade e não errar pensando sermos verdadeiros seres religiosos, enquanto produzimos tantos frutos carnais.

Pelos frutos se conhece a árvore, já disse as Sagradas Escrituras, a Bíblia. Uma árvore boa não produz maus frutos, nem a má produz bons frutos, pelas obras se conhece aquele que tem em si o amor de Deus.

Se há quem precise de algo e tendo com que o ajudar, outro alguém, como pode estar o amor de Deus neste, se lhe nega ajuda? É algo que me pego a pensar, não raro antes de ter ajudado alguém, vejo outro alguém necessitado e me aflijo pensando se deveria ser mais generoso. Assim que Deus me permita, espero ser mais generoso, num porvir se me for possível.

A lei diz que a defesa pessoal, não espera uma primeira agressão para que defenda uma vítima, mas mesmo sob ameaça e iminente agressão (Manual Caveira de Krav Maga, vídeo YouTube). Lamentável é a ignorância das pessoas, mas, podemos e devemos viver assim em meio a criminalidade que vivemos, rezando.

Na sociedade pode haver agressores e agredidos, mas com oração há os que servem a oração aos outros e outros que são servidos de oração.

Certo é que possamos contar com o poder público para a defesa da sociedade, mas que direi? Se não houver meio, devemos pensar em nos defender diante de abusos e violências, que ignorantes, pérfidos, estúpidos e criminosos possam gerar. Devemos favorecer tanto quanto possível a paz, mas assim dizem os mestres marciais: “Se as pessoas se sentem no direito de te agredir, a ti e as tuas coisas, tu tens o dever de se defender”.

A Bíblia mesmo diz, no Novo Testamento, Jesus se compara a um criminoso, Ele vem nos trazer uma dádiva, mas um ladrão deve ser resistido para que não abuse do direito dos outros, não repreendeu a atitude daquele que defende sua casa.

Num filme de Jesus, Ele, Jesus, disse a Pedro: “Tu és forte bastante para amar?”. Ele esperava que acolhesse Mateus, um cobrador de impostos; o cristianismo favoreceu isto na sociedade, a paz, a reconciliação, o perdão, a misericórdia, a gratuita solidariedade, todo ser humano é uma alma que Deus amaria salvar, devemos pedir a Deus graça para buscarmos viver em paz com todos, muito embora muitos estejam em estado tão imaturo e carnal.

Amor é misericórdia, amar é misericordiar.

Conviver com o ser humano é compartilhar de seus dons e suas limitações e misérias, Deus nos fez, a liberdade do ser humano o levou ao pecado original, que levou o ser humano a uma autonomia pretensiosa, que não raro calca aos pés o direito e a justiça.

Por um homem o pecado entrou no mundo, por um homem Jesus, o pecado foi tirado do mundo, aquele que acolhe devidamente a Cristo em sua vida e em seu coração caminha rumo a sua santificação, pois sem santidade ninguém é capaz de ver a Deus (Hb 12,14).

Hebreus 12,14 - Procurem estar em paz com todos e progridam na santidade, pois sem ela ninguém verá o Senhor.

Em Hebreus 12,1-12, na Bíblia, Deus nos fala para que aceitemos a correção do Senhor.

Hebreus 12,7-8 – Vocês sofrem, pois é para seu bem, e Deus os trata como filhos: a que filho não corrige seu pai? Se não conhecem a correção, qual o destino de todos, seriam bastardos e não filhos.

Hebreus 13,1-25 tem diversos conselhos, uma passagem muito interessante também, que muito nos ensina.

Hebreus 13,4 – Que todos respeitem o matrimônio e ninguém manche a união conjugal. Deus castigará aos licenciosos e aos que cometem adultério.

Hebreus 13,9 – Não se deixem enganar por novidades e doutrinas estranhas a da fé. A graça de Deus é um bom meio para fortalecer a vida interior não contem com outros alimentos de que ninguém tira proveito.

Hebreus 13,3 – Saiamos, pois, do recinto sagrado para ir ao encontro e carreguemos a mesma humilhação, sabendo que não temos aqui uma pátria permanente, senão que andamos em busca da futura.

Abraço da paz, harmonia e fé a todos

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário