domingo, 10 de junho de 2018

A Excelência da Obediência


Caríssimos no Senhor Jesus e em Nossa Mãe a Igreja de Cristo


Cristo amou a Igreja e se doou por ela, nos dando real formação sobre o que é o amor, a Igreja, há seu tempo, retribuiu seu amor, se doando e se sacrificando por amor de seu esposo Cristo Jesus.

A riqueza teológica que nos vem da Sagrada Tradição, que advém do exemplo dos santos é uma parte valorizada na Igreja Católica e mesmo ouvi algo marcante em minha vida. “O primeiro grupo de oração aconteceu com Maria visitando Isabel, lá estava Jesus em seu seio, João e todos estavam em êxtase em Deus, pois Deus estava com eles, aquele que salva estava em seu meio; dois títulos de Cristo que é Jesus (Deus salva) e Emanuel (Deus conosco).

Cristo quis sua Igreja para que fosse sua representante no mundo. Onde há Deus o maligno não pode estar, onde há a Igreja de Cristo também o maligno não está, pois Deus prometeu que estaria com ela até o fim dos tempos.

Ouvindo meu curso de Igreja Católica Idade Média, em que o Prof. Felipe Aquino discorre sobre suas pesquisas e suas informações sobre este tempo rico da influência de Deus na humanidade, pude constatar como os inimigos da Igreja fizeram sua propaganda, para trocar a luz que vem de Deus, por uma luz falsa em que muitos, num grupo, se intitulavam os iluminados, aqueles que lançariam a luz sobre o tempo das trevas, o tempo, que eles disseram, era tempo das trevas.

Tempo das trevas, penso eu claramente, com uma mente esclarecida na fé e na graça de Deus, de que tempo das trevas vivemos hoje, tanto quanto em alguns lugares, antigamente, em que faculdades católicas, eu quero repetir para que fique claro, católicas, se repele a presença do Papa, que ele faça discurso e como não se bastasse este absurdo, encheram a medida de seu retrocesso humano.

A um bom cristão os mandamentos de Deus é algo que vivem com prazer, seu maior zelo mostra seu melhor cristianismo que outros que precisam ser mais zeloso por cada mandamento que ainda não vivem bem. A Igreja é escola de aprimoramento, haverão, com a graça de Deus, superar suas limitações e chegar a perfeição ainda mais plenamente, pela oração de todos os bons e zelosos cristãos para que isto se realize.

Falei de mandamentos para citar o mandamento: não matar.

Afastados de Deus e da Igreja o ser humano se torna mau, toma seu próximo para agredi-lo, para humilhá-lo e aborrecê-lo; a bondade do ser humano está presente nele quando Deus está presente nele. Disse, eu isto a uma criança e espero com a graça de Deus que esta sementinha de fé, gerem o Reino de Deus em sua vida, que junto de Deus ele veja o fruto da fé em Deus que é: harmonia, cooperação e paz.

Aprendi e pude ensinar este aprendizado que obtive quando ainda era bem criança: “Quando nós louvamos a Deus com a boca, quando louvamos com o corpo, com mais facilidade fazemos de nosso corpo instrumentos de Deus, de bem aos outros que um instrumento do mal, por isto nós devemos louvar a Deus e cantar seus louvores”. Outro aprendizado eu recebi recentemente nestes termos: “Quando formos para o céu o que faremos lá se não louvar a Deus? Se não aprendemos a fazer isto aqui, o que faremos lá? A terra é ante-sala do céu, devemos aprender a fazer aqui o que lá já se faz”.

Houve um teatro numa das faculdades dita “Católica”, em que depois de mostrar uma baixaria de pessoas mal educadas e desrespeitosas, concluem seu teatro com a decapitação do Papa, com um boneco.

Que é isto senão o planejamento de um assassinato? Direi-vos que assassino desde o princípio é o maligno e estes que assim planejam e fomentam em seu coração atitude diabólica deste tipo, sem menosprezar suas grosserias que merecem a devida reprimenda e repugnância.

Muitos se afastaram do seu Pai, Deus, para arrumar outro pai, o maligno, para fazer a sua vontade no mundo, como representantes concretos do maligno no mundo para levar a cabo o que este engendra em seu coração para tratar com a obra de Deus, que ele odeia pelo qual estes fazem estes tipos de desserviço à humanidade, como já não assistimos no passado tantos crimes contra a obra de Deus e a humanidade.

O filho ou filha lembra seu pai no seu modo de agir. Voltemos, vos peço, façamo-nos filhos de Deus, amando nosso semelhante, cooperando com ele, contradiremos o maligno e seus planos malignos.

Peço perdão aos meus irmãos evangélicos, mas rica mensagem foi e continua sendo a mensagem de Nossa Senhora, penso que muitos evangélicos possam estar lendo minhas mensagens, muito embora tenha, ela, sido muito amada e venerada por Martinho Lutero, em nosso Brasil, vi a rica e extraordinária vida de Padre José de Anchieta, cheia dos sinais de Deus, que formou nosso povo brasileiro, que evangelizou e nos entregou a sociedade como ela é hoje, tantos riscos correu, mas com a graça de Deus, de muitas divisões fez destas um povo.

Padre José de Anchieta tinha um amor e uma devoção ardorosa em Nossa Senhora. Prof. Felipe Aquino escreveu um livro sobre isto e esteve fazendo um programa para falar da extraordinária vida deste Padre, cheio de fé e tão grandes sinais divinos, para o bem da fé e da conversão de nosso povo, nas suas origens.

O cristianismo e a teologia que se foca no Deus verdadeiro e único, nos exorta que a perfeição depende de que controlemos nosso falar, quem fala com equilíbrio e sobriedade, guardando-se de um mau vocabulário, que antes se atém ao que é bom, santo e puro, este caminha para sua perfeição, como um navio tem um pequeno leme, mas com ele se controla, assim também é com aquele que controla sua língua. Não há perfeição nem elogios para os que abaixam o nível dos seus discursos para com seu semelhante e não haverá diante de Deus tampouco.

Nossa Senhora, quando rezo o terço acompanhando com os portugueses, em Fátima, Portugal, nos relembram as palavras dela. Ela disse que devemos rezar o Rosário para que evitemos tragédias, para que haja paz nas famílias.

Recentemente ouvi algo, que de novo trouxe este marco que tem sido obscurecido com o tempo em meu coração e em minha mente, mas de novo a vejo em plenitude, este discurso dela que nos exorta a que não magoemos o coração de Deus, já tão magoado.

Devemos repensar a vida, não é vivendo uma vida dissoluta, pecando contra a castidade que haveremos de agradar a Deus. Quando não ouvimos a Deus, deixamos de viver o amor ao próximo para fazer mal a obra de Deus. Quem despreza a Palavra de Deus, não despreza um homem, mas a Deus que nos comunicou sua Palavra e os juízos de Deus são conhecidos desde muito tempo atrás e poderão se fazer conhecer num futuro distante, pois o nome Dele tende a ecoar pelos tempos sem fim.

O quarto mandamento é seguido de uma promessa: ‘Honra teus pais para que tenhas uma vida abençoada e permaneças na terra que eu te darei’.

Ef 6,1-4 – Deveres dos filhos e dos pais – Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor; porque isto é justo. O primeiro mandamento acompanhado de uma promessa é: Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobra a terra (Deut 5,16). Pais, não exaspereis vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e doutrina do Senhor.

Pessoas mal formadas, rapidamente desmerecem a autoridade dos pais aos filhos, ao invés de incentivá-los a ajudar seus pais, os aconselham a não ajudá-los, tendo o direito de se fartar de tudo o que os pais lhe dão, mas não tem obrigação nenhuma para com eles. O que faremos no futuro é assumir mais plenamente a função de nossos pais, se aprendemos quando estamos junto com eles faremos bem suas tarefas, mas se não aprendermos a fazer com eles, aprenderemos a fazer perdendo esta oportunidade? Erra mais quem aprende sozinho, mesmo os animais aprendem com seus pais o necessário para viver.

É preciso conviver com o ser humano para nos tornarmos humanos, seres humanos criados por animais se tornam animais. Pessoas criadas pelo demônio não fazem mais que mal e dar morte a obra de Deus, o ser humano, e toda uma sorte de atos injustos e maus contra seus semelhantes.

Importa antes ouvir a Deus e a Igreja de Cristo Jesus que a qualquer um. Deus que nos dá a graça de discernir os espíritos vos dê seu Espírito Santo para que saibais reconhecer que espírito inspira os que se pronunciam e agem com seus semelhantes.

Já não sou um novo cristão, sentia no passado que eu devia ser responsável e não viver uma sexualidade desordenada, mas cuidar deste ponto e também da administração de meu temperamento e força diante de situações para que não fizesse nada imprudente e maléfico contra meu irmão e irmã em Deus que nos criou.

Hoje, já com um conhecimento bíblico mais pleno e amadurecido, penso e desejo dizer isto a todos os que leem meus textos: “Não agrada a Deus quem leva uma vida dissoluta, carnal, na violência e em agressões de todos os tipos”. É claro isto no Novo Testamento, em que Cristo e seus Apóstolos nos instruem em nome de Deus.

Guardei isto na mente, de um pai que falava a seu filho pequeno: “Aproveita bem a sua infância sonhadora, pois a vida adulta é bem árdua e difícil”. Amar é doar-se, sacrificar-se pelos outros, se comprometer e considerar o ser amado. Quando somos amados recebemos isto em reciprocidade, mas por vezes o amor é frustrado, mas pode superar a infidelidade, se as pessoas estão com intenção de superar esta falta contra o amor. O amor não pode ser confundido, com este pseudo-egoísmo, que é um satanismo, que não visa o bem de ninguém, que é um atentado contra a vida, pela escravidão da pessoa aos seus sentidos, mas não devemos viver nos sentidos (aprendizado do Diário de Irmã Faustina), mas reconhecer se temos algo de bom concretamente, não é de ociosidade e vícios que faz a felicidade do ser humano, mas se refere a sua satisfação e sua realização com aquilo que é essencial.

I Tim 6,3-5.8-10 - Quem ensina de outra forma e discorda das salutares palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, bem como da doutrina conforme à piedade, é um obcecado pelo orgulho, um ignorante, doentio por questões ociosas e contendas de palavras. Daí se originam a inveja, a discórdia, os insultos, as suspeitas injustas, os vãos conflitos entre homens de coração corrompido e privados da verdade que só veem na piedade uma fonte de lucro. Tendo alimento e vestuário, contentemo-nos com isto. Aqueles que ambicionam tornar-se ricos caem nas armadilhas do demônio e em muitos desejos insensatos e nocivos, que precipitam os homens no abismo da ruína e da perdição. Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições.       
Aquele que tem Deus, que é uma boa amizade para seu próximo, não guarda mágoa do seu próximo, mas perdoa, não pensa no mal de si nem de outros, mas cuida de si e é modelo de vida, alimentação, exercício e fé em Deus aos outros, tem desejos bons para com seus semelhantes, ora pelos que lhes fazem mal, faz o bem a todos os que estão ao seu alcance para fazê-lo.

Inspirei-me a falar e mesmo disse isto a alguém: “Não é a autoridade o ópio da sociedade, mas uma graça que Deus dá a humanidade, feliz aquele que acolhe e reconhece a autoridade que tem junto de si, mas é para o próprio prejuízo aquele que não acolhe a autoridade que Deus constitui em nossas vidas”. Cito aqui: a Deus em primeiro lugar, depois os pais, depois aqueles que têm cargos sobre nós que gerenciam a segurança e a ordem do país e em outros níveis e outras autoridades.

O carateca é alguém que é instruído por seus mestres superiores, a que não agridam seus oponentes, mas se defendam se uma violência já tiver sido feita a eles, levando ao fim a violência tanto quanto possível, sem levar significativo dano a um agressor.

No Brasil, o jiujutsu se desenvolveu junto aos surfistas. Eles procuraram ter ética para usar as ondas e a praia e buscavam não atrapalhar ninguém, mas há quem buscava criar problemas, o jiujutsu era usado para proteger os que eram expostos a violência com pessoas encrenqueiras.

O ser humano precisa se tornar humano, ele vive em sociedade, ele chega por vezes a ser pai ou mãe e a ter de cuidar da vida de modo geral, é preciso saber conviver e lidar adequadamente com as situações da pessoa na sociedade. O Santo Padre o Papa Francisco deu-nos uma boa mensagem e ele disse, diante das dificuldades que a sociedade tem enfrentado na atualidade: “Devemos ter sempre os olhos voltados para a Palavra de Cristo Jesus, a Bíblia, mas devemos nos compadecer da debilidade dos outros, seja em qualquer área que for”.

Marcio Mendes da Canção Nova disse algo muito belo. Antes de uma pregação ele teve um momento difícil com alguém, ele teve vontade de discutir, mas mesmo tendo seu temperamento estourado, como ele mesmo disse, ele controlou-se. Ele ia pregar por isto pensou que não convinha ele discutir e depois falar sobre o que é correto. Um alguém ouviu a conversa atrás de uma parede, teve ele vontade de sair e discutir sobre o assunto, mas admirou-se de que ele não tenha dito nada, concluiu ele: “Sua pregação aconteceu antes daquela que haverias de fazer, vejo que o que pregas vives, pois teu autocontrole mostrado neste momento mostrou que o que vocês pregam, vocês vivem”.

Jesus foi obediente até a morte e morte de cruz, pois isto Deus o constituiu Senhor de todas as coisas e por isto todos os joelhos se dobrem no céu, na terra e embaixo da terra e toda boca reconheça que Jesus é o Senhor.

Ósculo santo de fé em Deus, de harmonia, cooperação e paz de Cristo Jesus a todos vós irmãos e irmãs no Senhor Deus

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário