sábado, 10 de dezembro de 2016

Respeito, limite e educação

Caríssimos no Senhor Deus e no seu Cristo Jesus


Uma mensagem me chegou das redes sociais, depois de eu ter partilhado sobre a importância do respeito e da boa educação, que é verdadeiro amor, contra o bullying, que é traumático e deixa sequelas, muitas vezes, na vida de muitas pessoas.

Devemos buscar a fé e a oração de irmãos e irmãs para nos curar das chagas emocionais que herdamos de relacionamentos traumáticos e também outros cuidados para compreender a questão de Deus em meio aos sofrimentos da vida e compreender nosso emocional e nossa psique.

Considerei que precisamos ser fortes na alimentação, na virtude e em todos os âmbitos, pois há armadilhas preparada pelo maligno para nos perder e outros tantos mais, ele nos ataca, por vezes, francamente, ou indiretamente, ele é nosso adversário de sempre. Quem não quer o cuidado de Deus sobre sua vida terá o dano do descuido do maligno em sua vida.

Nutricionistas classificam a obesidade como doença inflamatória, tão mal como a má nutrição, pois o corpo precisa dos devidos cuidados para se conservar, se desenvolver e agregar vida a si.

É necessário ser forte na disciplina, na autoridade para lidar em certos relacionamentos. Não ser sensíveis diante de situações que o amor nos orienta a sermos firmes e irredutíveis. Cito os pais, com seus filhos e relações de autoridade e subserviência. Fazemos crescer nossos subalternos, quando não os poupamos, mas os premiamos quando merecem, mas devemos castigar (com moderação e sem violência) para que aprendam a obedecer e a cooperar, ao invés de reinar, desordenando tudo com suas ações.

A vida nos retorna aquilo que oferecemos a ela, façamos o bem e o bem nos retornará, façamos o mal e o mal voltará para nós. O melhor meio de nos fazermos respeitáveis, não é saber lutar ou ser o mais forte, mas dar respeito e agir com boa educação, isto nos faz colher, com mais facilidade, de outras pessoas a mesma boa atitude tomada por nós.

Três irmãos existem no mundo: o pecado, o mal e a morte, Deus nos fez para amar e cuidar da sua criação, mas se nos recusamos a dar misericórdia aos nossos pobres irmãos e irmãs que dela necessitam, haveremos de prejudicar a vida como um todo.

Quando retribuímos mal com mal, geraremos o mal que se propagará, mas se oferecermos perdão e misericórdia, rompemos este círculo vicioso e o tornamos um círculo virtuoso.

Já vi muitas vezes pessoas perdoando questões com seus semelhantes e obtendo curas, a intimidade com Deus também é muito curativa. Um caminho para a cura é perdoar os que nos fazem mal e esquecer.

Devemos nos pôr em nosso lugar na vida, não é para sermos adorados como o maligno deseja, mas que nos ponhamos ao serviço dos outros para sua edificação. Quando tratamos com outros seres cheios, por vezes, de limitações como pessoas, devemos orientar nossos esforços e atitudes para que vençam suas limitações e troquem suas más atitudes, por atitudes de amor.

O princípio bíblico-cristão nos ensina que devemos considerar os outros maiores que nós, devemos ver Cristo nos nossos semelhantes, nossas boas ações não são direcionadas a fulano ou ciclano, mas a Deus que está presente no próximo, no próximo acolhemos ou desprezamos Deus presente no nosso irmão ou irmã.

Creio que precisamos de pessoas para nos representar em todos os lugares, próximos ou distantes de nós, em cargos mais altos ou mais humildes. A maturidade da humanidade em nós, provinda da fé, nos faz acolher e valorizar os mais desprovidos da sociedade e nos faz respeitar os direitos dos que já adquiriram com valor e trabalho, sem que pensemos demais em nós, desconsiderando o bem dos outros.

É preciso que saibam que são amados por Deus e por Jesus, que tem o amor dos que os circundam e vendo a atitude de seu amor eles possam reproduzi-lo no trato com outros ao invés de reproduzir atitudes contrárias a vida, que aborrecem ou irritam, ao invés de: agradar, entreter e agregar algo de bom aos outros.

Apegai-vos com Deus para que possais combater o maligno, qualquer que seja seu ataque, pois com Deus podemos resisti-lo, na fé e na crença na Bíblia, podemos nos guardar de nos afundar sempre mais no pecado, mesmo progredir em santidade.

Falei algo duro, mas bem acolhido no meio entre pessoas que perseveram na fé e na virtude, na maturidade e na responsabilidade, e eu disse: “Progresso se faz para frente, por isto eu ei de agregar mais santidade a minha vida”.

Precisamos lutar, pois temos perdido lutas obtidas na sociedade, mesmo em meio a muitas vitórias, vitórias de uns, quedas de outros, mas derrotados não somos, pois a vida é uma luta e só no final que consideraremos que vencemos ou perdemos, crendo em Deus e em Jesus e produzindo obras que mostrem nossa fé, isto é vitória.

Chegou-me de novo esta notícia, que talvez a memória de muitos fique embotado, por causa do tempo e da falha de memória, mas o que era, continua sendo: “Tem havido crescimento na propagação da AIDS”. Doença sexualmente transmissível, fruto de um abuso e não da vivência normal e natural do amor (criada por Deus), que acontece no casamento, e na responsabilidade do que decorre disto. Daí tantos atentados contra a vida, pelo aborto. As pessoas precisariam ouvir e seguir os conselhos dos mais prudentes e viverem com responsabilidade, para não prejudicarem os outros, no espírito, no corpo, no coração e na vida de outros mais, servindo ao maligno e não a Deus, pois todo dom bom vem do céu, mas todo mal nasce do inferno, passa pelos que são de carne (sem Deus consigo) e suas obras os conduzem para lá, porque o maligno quer perder almas, enquanto Deus as quer salvar.

Cultivar a cegueira espiritual é ignorar esta dimensão na vida do ser humano, é apoiar as vontades de uns, mas prejudicar a todos; é assumindo nossa situação de seres espirituais, que haveremos de tratar mais na essência do ser humano suas mazelas, como é o problema crônico das drogas, ao qual o cuidado espiritual tem dado respostas consistentes, enquanto a afetividade que dela decorre confirma a firmeza de resolução dos que caíram nesta doença.

Temos algo de relevante a dizer e a influenciar os outros no amor, que decorre da fé em Deus e em Jesus: “Que Deus te abençoe, te guarde e te faça prosperar em seus empreendimentos”.

Limite é sabermos quando nosso comportamento excede o limite e é momento de nos controlarmos e evitarmos tal comportamento. Respeito diz respeito à valorização da vida , sem preconceitos e considerações levianas, pois o desprezo do próximo clama ao céu e clama por reparação e castigo pela parte de Deus, mas feliz aquele que se mostra grande, que age pela inspiração do alto e não do maligno, que tem uma atitude nobre e grande e não pequena e mesquinha, de alguém igualmente medíocre.

Perdão se eu fui duro nas minhas reflexões, minha inspiração desencadeou estas reflexões, muitas vezes expressadas pessoalmente, diante de outros, mas acredito ser necessário ser claro, verdadeiro e firme, para que não se confunda erro com valor.

Na necessidade de se desprezar alguém, se cria parâmetros para gerar preconceito e envaidecimento de uns para com outros, por motivos diversos, causando desagrado a muitos.

A Palavra de Deus rebaixa o orgulhoso quando se expressa da cidade orgulhosa dizendo: “Tu que te elevas até o céu será precipitada nos infernos”.

A humildade agrada a Deus e são humildes os que reconhecem suas fraquezas e limitações, sua dependência de Deus, pois escolhe confiar em Deus e não em si próprio. A julgar pelo amor, ou pela falta dele, podemos julgar que o mundo real, se fosse visto, se igualaria a um deserto, fruto de batalhas e destruições.

Fomos feitos por Deus, em Deus vivemos e para Deus iremos, comportemo-nos, como filhos de Deus que somos, pela fé, pela boa acolhida da Palavra de Deus em nosso coração e em nossa vida e pelo Espírito Santo que nos filia a Deus.

Falei de misericórdia? Pois bem, é com seres medíocres, ignorantes e limitados que por vezes tratamos, mas devemos fazer com amor e paciência, pedindo a Deus unção para falar o que convém e agir como convém para mostrar o amor que decorre daqueles que possuem Deus em seus corações. O ser humano espiritual frutifica em boas obras, enquanto o carnal, escravo do pecado, segundo sua limitação, é preciso que plantemos a semente da graça da fé em Deus, para que frutifique, nos outros, verdadeiras virtudes valorosas concretizadas em ações cheias de amor e misericórdia.

Abraço de fé e virtude a todos


Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário