domingo, 12 de junho de 2016

Corpus Christi e corpus beldos

Queridos no Senhor Deus e no seu Cristo Jesus

Uma música que eu gostaria que estivesse neste mensagem é deste padre tão cômico, sábio e com uma espiritualidade bela, padre Delton Filho: Na tua presença.

Durante os feriados religiosos, alguns se dão a sua santificação, outros à perdição. Embriagam-se, ensandecem, fazem todas as bobagens, são roubados por aí, quando não são queimados, quando ficam no chão das ruas, à mercê da pouca educação, humanidade e religiosidade dos que os rodeiam.

Ai de mim se eu não evangelizar disse São Paulo, ou maldizemos o pecado que há em nós ou nós nos tornamos malditos (I Cor 16,20-25).

Uma passagem me marcou no estudo da Palavra de Deus, a Bíblia no meu dia a dia, que tenho feito ao meu jeito recentemente, com foco no aprendizado de línguas.

I Cor 16,13 – Vigiai! Sede firmes na fé! Sede homens! Sede fortes! Tudo o que fazeis, fazei-o na caridade. (Na Bíblia em Espanhol diz: “Façam tudo com amor”).

O Reino dos céus é conquistado à força e acho complicado esta geração Nova Era, fraca, amantes de inovação e não de Renovação, como a classificou Padre Léo em uma de suas pregações que vi recentemente. Pessoas treinadas nos dedos para jogar, quando não usam a tecnologia para encher-se de nada e partilhar nada com os outros, perdendo tempo valioso para amar e cooperar com os seus, gastando seu tempo com piadinhas infantis e alienadas da realidade, recusando-se a amadurecer e viver a maturidade na vida, preparando-se para a vida, enquanto o estudo e o trabalho são uma maratona, a família, outra na sequência. Lembrei-me da frase de um amigo meu, de idade, já pai e avô, ele disse da vida isto: “Quando você está descansando, você está carregando pedra”.

Num mundo sempre mais egoísta e fechado nos seus interesses, há este parâmetro para nós, este símbolo máximo de altruísmo, Jesus crucificado, que se esquece dos seus interesses por amor de nós, nos dando exemplo e mostrando que o sinal maior do amor é a cruz, pois nela Deus se deu por amor de nós para que alcançássemos a libertação da escravidão do pecado, para vivermos para Ele e já não para o pecado, para alcançarmos a graça da salvação eterna, da vida eterna e plena que Deus nos quer dar em Jesus.

Agradeço ao Faustão esta inspiração e também outra que demonstra a graça de outros descomedidos, quando falou de linguiça, ele disse: “Ei, gordinhos, não deixem para amanhã, a linguiça que vocês podem comer hoje”.

Um dia ganho diante de Deus é um dia que vivemos na alegria e fazemos os que nos rodeiam alegres também.

O mundo nos ama como a um chiclete, que tem seu sabor antes de ser mascado, mas depois de mascado será cuspido na lata do lixo.

Os que se deixam levar pela cultura do objeto, do uso e abuso têm de considerar quão estúpidos e ignorantes são os homens e mulheres sem fé, sem Deus, usam e jogam, este é o amor por aquilo que possuem.

As violências contra as mulheres, eu penso ser um alerta para que as mulheres se tornem mais moderadas, equilibradas e prudentes, para evitar confiar em qualquer um, julgando, por vezes, a partir de seus juízos temerários, ausentes de critérios válidos.

Se os filmes recomendam que os que bebem não devem se casar, o trânsito legisla sobre a bebida no trânsito (devia legislar sobre o uso do celular durante a condução do carro), que se dirá sobre o casamento, que exige pedadogia para a dura tarefa de educar as crianças e jovens, psicologia para tratar de psicose e paranóia no psicoemocional da pessoa cuidada, do controle da possessão dos que evitam as coisas sagradas, dentre outras coisas erradas que fazem.

A natureza, pela seleção natural, escolhe em nós os mais fortes para nos perpetuar, mas os valores e critérios da sociedade nem sempre estão em harmonia com este princípio. Escolhe-se os beberrões, os viciados, achando que neles se encontrará o verdadeiro amor.

Padre Jonas, agora Monsenhor Jonas Abib, nos orientou a que nos dirijamos aos que se dão à prostituição para orientá-los para que se convertam, conheçam Jesus e mudem de vida. Bonito é o interesse nos viciados, para libertá-los dos seus vícios, tratá-los quando eles carecem de fome, sede, de cuidados de higiene, quando vomitam, quando sangram, quando têm desarranjos intestinais, isto é caridade na sua palavra mais plena, é caminho para vivermos a vida, pois o amor nos faz comprometidos com a vida dos irmãos e dos que dependem de nós nestes cuidados, é sinal de maturidade o trabalho aos outros, nos assemelhamos a Deus que serve o homem e não ao maligno que serve a si mesmo somente, despreza os outros e quer ser servido pelos outros.

O Senhor é digno do mais alto louvor e de eterna glória e os que estão com ele compartilharão de sua glória, ainda que perseguidos e humilhados neste mundo; isto não é importante, importa agradar a Deus para ter parte com ele. Os que se recusam a andar nos caminhos da virtude e da santidade hão de herdar a companhia do maligno e seus anjos e serão lá, dignos da mais alta infâmia e de eterna troça.

A fé ensina a oração e não a gula, a moderação e não o abuso. Vi um moço bem obeso e pensei se ele se dá muito a oração ou somente a comilança, e comentei com os que estavam comigo. As pessoas se dão a todos os alimentos e em quantidade excessivas, logo têm problemas dos mais diversos no corpo. O açúcar, diferentemente da manga, são doces que favorecem o corpo, no caso a manga, enquanto o outro só causa malefícios, mesmo a presença e a concentração excessiva prejudicam, o açúcar, ao corpo humano, muita energia, seguida de uma queda brusca da glicemia, favorecendo flutuações emocionais, enquanto são duradoras as influências benéficas de bons e ricos alimentos, nutricionalmente falando.

Lamentável é que a vida se esvaia por seus pecados, mas aqueles que se enveredam pelo caminho do pecado não buscam outra coisa senão a morte. A proteção de Deus está para os que o amam, o temem, respeitam e vivem segundo a vontade Dele, que é santidade e pureza, vida e verdadeiro amor.

A moderação do vestir é para os que adentram ao Templo do Senhor, mas vos digo que o Templo do Senhor é santo e vós sois o Templo de Deus, deveis viver decentemente, pois a natureza é obra do Senhor e tudo é feito pela santidade de Deus e para a santidade de Deus, nada para a profanação e para a impureza, quem assim age abdica das graças de Deus e do que Deus lhe poderia dar, escolhe as vaidades vazias da vida e rejeita a salvação de Deus.

Jesus disse aos Escribas e Fariseus do seu tempo: “Julgais encontrar a salvação nas Sagradas Escrituras. São elas mesmas que dão testemunho de mim e não quereis vir a mim para terdes a salvação?”.

São muitos os que perseveram no caminho: do pecado, do erro, do mal e do crime, mas não querem ouvir a Jesus que nos justifica e nos torna verdadeiramente grandes e nobres, alguém capaz de agradá-lo e aos que nos amam e mesmo a outros, irmãos e irmãs em Cristo.

A lenha natural se queima ao fogo e precisa ser substituída, mas a lenha dos rebeldes e da rebeldia não cessa de queimar no inferno, por isto recomendo que amadureçam e ouçam a Deus enquanto é tempo, Deus nos dá uma vida para que busquemos nos fazer dignos da eternidade do céu, junto de Deus. Ele está ao lado dos que o buscam para cooperar para que fujamos do mal e nos atiremos no caminho do bem, no tempo que nos resta para alcançar o tesouro da glória, na vivência da caridade e da solidariedade, da fraternidade, da santidade.

Liberdade e libertinagem, coisas que no ser humano são, por vezes, tão difíceis de serem discernidas; o dom do discernimento é algo que vem com a maturidade da fé e da missionariedade que não devem ser somente superficiais, mas devem alcançar a plena maturidade. São frutos de uma fé orante e devotada ao estudo da Palavra de Deus, que nos educa na virtude e na nobreza.

O verdadeiro cristão não é aquele que tem muitas horas de cadeira, mas muitas horas de joelhos no chão, na oração e de busca de Deus num estudo sincero.

Um profissional de uma área tem propriedade para falar de sua área e ensina corretamente em sua área, o sal, na justa medida, realça o sabor do doce e somada a várias notas de sabor compõem uma sinfonia gastronômica para o agrado daqueles que finamente servem.

O Espírito Santo é um Espírito que nos leva a edificar nossos irmãos e irmãs e não a pelejar por meio das palavras, nem sempre se valendo de correta interpretação e fundamentação na Palavra de Deus.

Na vida presente subsistem o joio e o trigo, o joio será jogado no fogo do inferno e o trigo será recolhido nos celeiros eternos, os anjos aguardam o tempo adequado para que ambos estejam no devido tempo de serem colhidos.

Quereis agradar a Deus e não ser abomináveis a Deus? Guardai-vos de todas as aberrações e abominações do mundo, a subversão da natureza, a homossexualidade, que Deus já deixou claro em sua Palavra que não o agrada, pois Deus não fez o ser humano para isto. A violência e o abuso são traços animalescos que os homens (seres humanos) são instruídos a superar de em si, na sua carnalidade, vivendo a harmonia com os outros e a responsabilidade por si e por seus dependentes, se tornando seres espirituais.

Quero justificar meu cálculo, não sou ignorante por assim afirmar: “Um mais um é igual a três sim. O trabalho de um, com o trabalho de outro e o trabalho mútuo são três trabalhos que cooperam com a humanidade e a obra de Deus”.

As coisas estão nesta ordem no mundo, também ignorado por muitos: “Primeiro vem o sagrado, depois os seres humanos e depois os animais”.

Depois de reconhecer o valor das coisas sagradas e da influência sobre nós e nossa submissão ao que é digno de valor e honra, devemos pensar no bem dos nossos irmãos e só quando eles não são lesados, que decidimos contra seus direitos já garantidos. Os animais estão a serviço do homem e não devem ter lugar de predileção, enquanto os homens perdem seus direitos, o dom da humanidade nos faz ter empatia com eles, sentir seu frio quando não tem blusa e morrem de frio nas ruas.

O ser humano espiritual busca coisas de valor e tem maior condição de orientar as pessoas, por corrigirem sua conduta e consciência para cooperar em formar outros que os rodeiam, a que se bastem com vaidades e não agreguem nada a eles, deixando a cargo de uns quaisquer para formá-los, enquanto têm dificuldade de considerar que significativo é ouvir a Deus, na Bíblia e a Igreja que fala em seu nome, é seu legado na terra.

Recomendo o filme Davi e Golias que se encontra na NetFlix e talvez em outros lugares também, em locadoras e na internet creio. O povo escolhido de Deus estava armado de paus pontudos, enquanto os Filisteus já forjavam espadas. Estavam eles para atacar o povo de Deus, mas não o fez, por vinte dias zombavam deles seu guerreiro mais poderoso, menosprezando-o e a seu Deus, mas respeitando-o de certa forma, o que não consideravam, nem um povo nem outro na totalidade, os cabeças dos inimigos não menosprezavam, cito o Deus que lutava pelo seu povo, por isto não atacavam.

Um pastor de ovelhas chamado Davi, o mais despreparado de todos, sentiu-se chamado a vencer o gigante, ele era nada diante do Todo Poderoso, o Senhor dos exércitos, confiado Nele ele o venceu, pois até o mais fraco dos homens é maior que o mais orgulhoso, pretensioso, convencido, arrogante, desrespeitoso dos homens.

Devemos pedir a Deus, pois logo uma ignorância toma conta das pessoas, julgar que são elas que são grandes, enquanto Deus é que lhes dá a graça de serem o que são, deveriam agradecê-lo e louvá-lo por está dádiva que receberam Dele, pois toda graça desce a nós de junto de Deus, até de pedir a graça de crer e dar o devido crédito das nossas conquistas à quem são devidas.

Quero encerrar com as palavras que o imperador Constantino viu no céu durante uma batalha, que desde então se encerrou a perseguição aos cristãos em Roma, numa visão do céu, ele viu uma cruz e abaixo estava escrito: “Sob este signo vencerás.”, em latim. Ele fez escudos com a cruz e se converteu, já que sua mãe já se tinha convertido, dominou Roma, o cristianismo deixou, portanto de ser um culto secreto, para ser reconhecido publicamente, com o aval do imperador.

Abraço da espiritualidade do Espírito Santo a vós todos


Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário