quinta-feira, 7 de abril de 2016

Verdade ou ignorância

Caríssimos no Senhor Jesus

Não há felicidade onde não há paz, onde não há amor também não há Deus, pois onde está Deus aí está o amor, o respeito ao próximo e à vida.

Pronunciou-se assim nosso Papa Francisco, falando sobre as crises dos tempos atuais, em termos gerais creio que ele disse isto: “Há uma crise moral e financeira, mas no fundo é uma crise de valores, onde o individualismo prevalece ao interesse comunitário”.

Algo que devemos fazer é nos fundamentar na formação que a Bíblia nos dá, erguer a estrutura do templo de um ser humano sobre este fundamento que é a oração; sem Deus não venceremos a batalha contra o mal, tudo é engano, pensar em nós fortes contra o mal, se não considerarmos a força de Deus, que age pelos que Nele creem, Nele esperam e Nele buscam fazer o bem, porque o bem é fruto da fé e do temor a Deus, não sairemos vencedores dos desafios da vida.

A vida tem desafios, é meritório vencer as dificuldades da vida, Deus permite as provações para provar no cadinho da humilhação aqueles que possuem valor, é preciso continuar amando embora todas as dificuldades, como a exemplo de Cristo Jesus, nos amou até o fim, no alto da cruz intercedeu por nós dizendo: “Pai, perdoai-os, pois não sabem o que fazem”.

Queria tocar neste assunto, a ignorância. Já houve no tempo de Bruce Lee um paranóico que encantou um grupo de amigos dele e os levou a se matarem, ele se aborreceu, mas não pode fazer nada por eles.

Na história, são muitos paranóicos e psicóticos, pessoas desequilibradas, por não terem tido uma formação adequada e por terem uma doentia e limitada formação agem como agem, se fossem bem formados no passado e mesmo no presente, se lhes fosse mostrado a fé em Deus e em Jesus, se fossem tratados com amor e respeito poderiam deixar o resquício de relações pessoais e espirituais que os extravia de uma conduta reta e nobre.

Quero dizer que há pessoas que mais do que extraviar-se têm a lábia de extraviar a outros, fazem deles suicidas e psicóticas, pela desordem e a falta de educação, outra palavra eu procuro, falta de diplomacia, buscam aquilo que querem por meios espúrios. A energia não precisa ser nuclear, risco a vida da humanidade diretamente por meios bélicos e mesmo para fins pacíficos, pois pode acontecer um acidente que prejudique a vida de muitos.

Aproveitar a luz solar como energia é algo que ouvi que está acontecendo próximo a mim, em larga escala poderia servir a muitos não? Eu imagino que sim.

O conhecimento político em muitos é embrionário, desculpem, mas os que lutaram para termos o direito a voto democrático devem girar em seus túmulos pelas escolhas que fazem seus sucessores, ao invés de escolherem líderes capazes de liderá-los, escolhem pessoas do povo, sem formação, pessoas que multiplicam suas sandices em palavras e atos.

Lembro-me recentemente, alguns anos atrás, um pão custava dez centavos, hoje cinco pães custam três reais, são sessenta centavos para cada pão hoje, aumento de seiscentos por cento.

Para dar uma esmola, o que pela fé em Deus e em Jesus eu faço há muito tempo atrás, penso que não posso dar dez centavos, pois não dá para comprar quase nada com isto, um pão não, alimento fundamental da mesa do povo mais humilde.

Há tempos atrás cem reais se enchia o carrinho de compra, hoje, não se enche o fundo do carinho e já tem-se que pagar cem reais. Faculdade custava o que custa um curso infantil com crianças na primeira fase de sua vida.

Dizem por aí que não querem o acesso dos mais pobres às coisas, mas com pouco que se faz pelos pobres com uma mão, com outra se tira mais, que bem se faz assim? Bem verdadeiro é favorecer as pessoas sem desfavorecê-las. Se se dá com uma mão e com a outra se tira mais o resultado final é prejuízo.

Pesada carga tributária pesa sobre a venda de produtos, as empresas sofrem para comercializar, seus lucros são tolhidos pelo poder público, não são incentivados, o desemprego dispara, a corrupção também, o dinheiro público não volta para o povo, mas está na mão de poucos poderosos, que não veem que o poder é serviço e não status.

Numa situação insolvente deste ambiente que não se parece ser gerenciável e controlável se pensa exigir mais do povo, com mais tributos para tirar da mesa das famílias para pagar a incompetência do poder público que não tem como gerenciar a evasão de recursos à corrupção, o que poderia repercutir para o bem do povo. Sem esta corrupção que vemos, do que se apreendeu de dinheiro desviado, com todo o dinheiro poderia se dar cem reais para cada cidadão brasileiro.

Quando uma empresa não tem dinheiro para pagar seus funcionários ela entra em falência, quando o Governo não tem dinheiro ele manda a conta para o povo (ouvi de um político, acredito que foi Delfim Neto, se não me engane).

É tempo de acordar, as pessoas estão muito individualistas, é preciso pensar com maturidade sobre política, na escolha de políticos para nos representar, pessoas de visão, pessoas capacitadas, pessoas com boa formação moral e de fé em Deus, pessoas que não se deixam corromper com o dinheiro, pois este corrompeu a muitos, corrompe e corromperá.

Não sejamos ignorantes, não deixemos que nos comprem com mortadela e churrasco, os pobres precisam de uma ajuda que deem poder de compra para eles comprarem o necessário para si, os que são por breve tempo talvez mais abastados, precisam que seus serviços lhes de estabilidade e não os leve à miséria. Os poderosos ao invés de favorecer o progresso das pessoas parecem por vezes interessados em por o povo em sua classe mais baixa, para que tratem com esmolas, enquanto põem na nota de trinta reais a foto de um sanduíche de mortadela.

A mensagem da economia é clara para mim, o que numa piada um namorado fez com sua namorada, chegada a Páscoa ele comprou uma lata de leite condensado e achocolatado e disse a ela, neste tempo de Páscoa: “Se vira!”. Não viram como estava inacessível os ovos de Páscoa? Eu não comprei, tive a oportunidade de fazê-los, assim como os bolos que faço com farinha e a carne de soja. Há muitos que escrevem os nomes de ovos de Páscoa nos ovos e quando querem proteína em suas casas enchem suas geladeiras de ovos. Grão de bico é proteína, se vocês não sabem também, já tive a oportunidade de lidar com isto, para fazer sopa e acompanhamento de salada.

No filme O exorcismo de Emilie ..., se pensava no distúrbio de uma pessoa que come insetos, isto pode ser explicado pela crise financeira de uma família. Na Holanda uma salada de insetos é um prato pedido em um restaurante, se exaspera neste assunto por falta de conhecimento.

Gostei de comer farofa de içá. Num restaurante vi as pessoas com medo de um gafanhoto e disse meio baixinho tentando falar aos que tentavam espantá-lo: “Por que não fazer uma salada de gafanhotos ao alho e óleo?”.

Nosso país é rico, mas a riqueza de generosidade poderia estar mais presente nas pessoas, para que esteja mais presente em seus representantes e que todos pudessem, de fato, compartilhar a riqueza que tem nosso país, filhos e filhas deste mesmo povo.

A ignorância faz com que as pessoas percam sua identidade, que fiquem presos em questões de sexualidade, vivendo uma sexualidade contrária ao corpo e à alma, contra a natureza. Pessoas que fazem apologia a um estilo de vida de obesidade enquanto há tantos que encontram problemas pelos males que a obesidade causa, a que se está estudando sobre tachar os produtos processados para tentar impelir as pessoas para bons alimentos, enquanto parece que até estes trazem perigos, melhor seria que ninguém tivesse acesso aos alimentos, já que aumentos se veem em todos desmedidamente?

Se fala em inflação anual tal como é o reajuste da correção da poupança. A aposentadoria parece não ser reajustada tal como é o reajuste da inflação favorecendo perda do poder aquisitivo no tempo, a que muitos exortam investir para conter as perdas e até, com sorte, terem ganhos em lucratividade.

Não podemos pensar que nossa sorte esteja em jogar a moeda e escolher entre o cara e a coroa. Pessoas de formação e visão podem direcionar o povo ao crescimento e também ao desenvolvimento, ou seja, o progresso de todos, fazendo chegar a todos o fruto do sucesso das riquezas de nossa nação, como uma atitude de generosidade, de pessoas verdadeiramente grandes diante de Deus e dos seres humanos.

Há os que não verão a verdade e buscarão lutar para permanecer na ignorância, padecendo toda espécie de males, enquanto não se favorecem com a corrupção, talvez desejosos de alcançar o poder para fazer o mal, pensam em escolher pessoas simples e despreparadas para tal coisa.

Há pessoas que buscam conscientizar e é preciso que o façamos ante todos para que injustiças não ocorram, não basta ter grande colheita e dizer a nossa alma, descansa e regala-te, pois os problemas sociais existem e influenciam nossa vida, é preciso ser de Deus, plantar amor no mundo, pensar que os problemas da sociedade nos atingem sim e é nossa atitude favorável, sensível e sábia que fará mudanças na sociedade, evidenciando nosso verdadeiro valor, quando, pela fé em Deus, no poder de Deus, na oração a Deus, recebemos suficiente poder para semear amor, solidariedade e misericórdia no mundo para com nossos irmãos e irmãs, onde Deus reside, ao qual servimos.

Abraço da paz e de desenvolvimento de Jesus a todos.


Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário