domingo, 13 de março de 2016

Erreiros ou guerreiros

Caríssimos em Deus Pai

Este título advém de uma música da Adriana, Lindo céu, quando ela exortava inicialmente, antes da música ela parece ter errado quando, ao invés de dizer guerreiros, o som saiu erreiros.

Considerando que somos pecadores qualquer um poderia concluir que são errantes, falhos, enquanto desejaríamos ser guerreiros em nossa santificação, na luta de andar na luz e não no tato, edificando e construindo a vida, a investir naquilo que nos prejudica.

Queria recomendar o que ouvi de uma pregação de um padre, cujo nome é Pe. Delton Filho, ao qual admiro seu testemunho de fé. Ele sugeriu que assistíssemos o filme Cristiada, disponível no YouTube, que conta a perseguição dos católicos no México, que gerou uma guerra civil, que terminou com os mexicanos resguardando o direito de vivenciar a sua fé.

É um marco indelével o testemunho de um padre fuzilado ante a Igreja, que preferiu não deixá-la, fugindo de lá, mesmo sabendo que estava correndo grande perigo de vir a ser morto pelo ódio do governante que via na fé uma ameaça a ser erradicada. Dizia ele: “Que nobreza há naquele que não defende aquilo que acredita!”.

Digno, contudo, de lembrança é o testemunho de vida de um menino que queria entrar naquela guerra, sendo criança, menino, por ter presenciado a morte daquele padre tão próximo dele, que o estava ensinando a ser coroinha, depois de ter o pé esfolado na sola por um soldado do governo que o queriam fazer abandonar a fé, permaneceu firme na fé, pedia a Jesus força, mas ele não arrefeceu, suas palavras finais foram, ao que repetia sempre em diversas situações, mesmo em detrimento do seu bem: “Viva Cristo Rei”.

De nossas pequenas cruzes até as maiores e mais dignas, aos dos mártires, se há de lembrar (pois no céu há alimento e a memória de todos é bem presente), pois o sacrifício por amor aqui na terra torna-se louvor ao Senhor no céu e dentre os cantos mais belos ao maior mártir que é Jesus, se lembra de outros tantos e deve haver entre os cantos algum com o título: “Viva Cristo Rei”, para lembrar-se dos que venceram o nazismo do México, dentre outros tantos mais, expostos não há um mundo perfeito, mas que até aos mais santos entregam a morte, para se exporem à ira de Deus (Jr 32,35), que se torna misericórdia para os que verdadeiramente se arrependem e convertem suas vidas a fazer o que é do agrado Dele, viver e propagar a vivência da misericórdia entre os filhos e filhas de Deus.

Padre Léo disse algo marcante, que todos os que refletem favoravelmente, de fato, a sua causa pensam: “O ressentimento tem vínculo estreito com o maligno e é Jesus que veio para destruir a obra do maligno”. Conclui-se que sem Jesus não tem como vencermos o maligno, pergunto-me: “Por que tantos discursos pseudoteológicos, alienados da fé, se arrogam a pretensão de resolver os problemas dos seres humanos, enquanto é Deus quem salva, cura e liberta?”.

Há os que pensam que seus discursos são como tempestade, há o silencio antes da diarréia. Jesus disse que aquele que confessa com a sua boca a fé em Deus será salvo, mas os que se envergonham de Cristo serão ignorados diante de Deus por Ele.

O Brasil tem manifestado grande cultura culinária, mas em termos filosóficos ele pode se tornar um grande cozinheiro ou mais nesta área de atuação eu acredito somente.

Estende-se a mão para uma jararaca para acariciá-la e ela arma sua presa para injetar seu veneno naqueles que aspiram tocá-la, quando não se dá a outras desordens. Há quem seja encantado com as cobras, ao invés de correr delas ficam ali fascinados com elas, arriscando-se a ser presas dela.

Quem não pauta sua vida pela fé em Deus e no seu Cristo Jesus a pauta pelo maligno que exorta a que ignoremos a lei de Deus, que visa defender os direitos da criação de Deus, especialmente a dos seres humanos em seus direitos individuais.

A Palavra de Deus nos faz maduros e maturidade tem a ver com responsabilidade e não molequice e inconseqüência; os que ignoram a fé e Deus ignoram o significado das palavras e a tudo o mais deturpam, ignorando tudo o mais.

O maligno é acusador, mas aquele que age no Espírito Santo de Deus visa o bem e o amor aos outros, os mais maduros, sendo hostilizados se doam, mas os que estão na infância da fé, se privam da cruz do amor que consiste em ser misericórdia no trato com seus semelhantes. Deus não se cansará de exortar para alcançarmos nosso amadurecimento.

A vida é cruz e não diversão; enganam-se os que pensam assim, os que levam sua cruz somente veem que é grande o esforço para levá-la, mas os que vivem de vícios hão de concluir que a vida é uma cruz que é impossível de se levar, devido a sua fraqueza. São muitos os alienados da drogas, pois não têm coragem de enfrentar a vida e buscar uma alegria real, mesmo em meio às vicissitudes da vida. Na vida tereis aflições, mas com Deus e com luta havereis de construir vossas vidas, não edificadas na areia da vaidade, mas no firme alicerce que é a Palavra de Deus, que os conduzirá a experimentar a estabilidade na vida e guardara para vós a esperança da vida da eternidade, até que a encontres factualmente.

Não devemos nos deixar agir pelo maligno, mas sermos amáveis e úteis aos outros, isto é maturidade de fé, quem tem plantas ou flores se desdobra em cuidados com elas para que aflorem, podem até podá-las, mas fazem isto para que cresçam e se tornem viçosas, cheguem à plenitude de sua vida e não se tornem escravas do mal.

Este dois parágrafos anteriores foram inspirados por mim através do filme Legião que assiti, ao menos o início, a parte que mais me levava a uma situação de medo, pois é de terror, mostra uma velhinha que sai do seu carro, com seu andador, uma velhinha possessa, num tempo fantasioso, onde ela se torna um mostro (não confundir monstro com possesso, este é uma vítima do espírito maligno, precisa de oração para se libertar em Jesus). Ela se mostrou acusadora, agressiva, com poderes malignos de escalar as paredes, ela disse algo marcante a uma jovem grávida, disse a ela: “Seu filho vai queimar, os bebês irão queimar”.

É um mundo de fantasia reconhecer um possesso como um mostro, enquanto com oração ele se liberta daquilo que o escraviza para ser um ser humano, tão digno e bom quanto qualquer outro. Todos nós precisamos de cura dos ressentimentos para nos libertar da inveja e do egoísmo, para que possamos viver a fraternidade ou o amor na plenitude de seu significado real, diante de Deus.

Sobre a face da terra propagou-se uma mentalidade de Deus rudimentar, que perdurou pelos tempos. O que se sabe de Deus concretamente e cientificamente é que Ele se mostrou para seu povo escolhido, o povo de Israel. Temos visto muito filmes deste tipo recentemente para nos instruir mais sobre este assunto fundamental em nossa vida, dentre as necessidades materiais indispensáveis ao nosso ser. Mas, creio na verdade que os que realmente conhecem Deus são aqueles que Jesus os faz conhecer, pois fala do que lhe é próprio, Ele que é parte da Trindade, Deus, com o Pai e o Espírito Santo.

Considerando que aqueles que não visam viver conforme a vontade de Deus, mas, ignorando sua vontade vivem de modo diverso e contrário, desagradando-o, multiplicando injustiças contra a vida, estes terão de justificar suas atitudes ante Deus, mas como não escolheram trilhar o caminho de Deus e viver na sua misericórdia serão condenados por sua justiça, vão queimar, o maligno fala do que lhe é próprio quando fala disso, algo que partilhará com os rebeldes a Deus.

Eu aconselhei alguém nestes termos: “A fé nos orienta a investir na nossa edificação e construção e não no nosso prejuízo”.

O mundo perdido, sem capacidade de orientar-se a si mesmo, orienta-se a perdição e faz o mesmo para aqueles que pensam que amam, sem se dar conta que os orientam a um caminho de perdição juntamente com eles, orientando-os a ambientes que são templos do maligno, onde há barulho excessivo, bebedeiras, drogadição, orgias, imoralidades, apologia à animalidades, o destino destes é a morte e a perdição eterna.

Afastai-vos do mal, exorto-vos no Senhor, segundo a exortação Dele para conosco, sejam filhos de Deus, sejam filhos e filhas da luz, sejam filhos do dia, visai vosso estudo, vosso trabalho, contribui para o crescimento da sociedade, fazei obras verdadeiramente heróicas e não vergonhosas e indignas, não foi para isto que Deus nos fez, mas para que sejamos guerreiros da virtude, multiplicando atos de lembrança em nossa vida, exemplo para os que verdadeiramente amamos, e se o amamos verdadeiramente, em Jesus os amamos.

Abraço do amor de Jesus a todos


Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário