quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Pureza e inocência

Caríssimos no Senhor Deus e no seu Filho unigênito Jesus Cristo


Falei isto a próximos meus, diante dos desafios da vida e de seus perigos: “Cuidem para que seus cães não se deem à evangelização por outros que tenham contato, pois suspeito que eles possam vos superar em espiritualidade”.

Refletindo sobre a infância eu considerei o que ouvi de integrantes da Canção Nova, psicólogos, pais, pessoas formadas para conduzir com maturidade, prosperamente, com fé e temor a Deus suas famílias e eles disseram: “Dos 0 aos 7 anos nós educamos nossos filhos e dos 7 aos 14 nós os relembramos o que lhes ensinamos na sua primeira fase, pois eles se esquecem do que aprenderam”.

Concluo isto diante dos jovens: “Podemos agregar beleza a nós se não perdermos a inocência de nossa infância, que não passemos da inocência à malícia, da amabilidade à grosseria, do respeito à deseducação com os outros”.

A Palavra de Deus nos orienta: “O Reino dos céus pertence às crianças e é para os que se assemelham a elas o Reino dos céus”, assevera Jesus no Novo Testamento da Bíblia Sagrada.

O exemplo dos cães seria muito válido para alcançarmos a felicidade, pois eles nascem perfeitos e prontos para a vida, se agradam com pouco e são muito felizes, quando saciados suas necessidades mais básicas, diferentes dos seres humanos que condicionam a sua felicidade aos bens materiais que não alcançam, pondo assim sua felicidade num lugar inalcançável para si mesmos.

Não poderia igualar homens e animais, pois sei que os animais estão em estado mais avançado que nós, eu considero, desde sua infância, onde logo que nascem já se põem a andar e se tornam logo independentes. Seus instintos os formam e logo se conjuga perfeita junção entre seus físicos, suas mentes e suas filosofias e eles encontram o caminho da vida, da sobrevivência, da perpetuação da espécie.

Mesmo sendo tão dependentes, os seres humanos, desde suas infâncias, carecendo de Deus para os conduzir e nortear, pagando com ingratidões todos os seus esforços para os fazer prosperar, oferecendo por fim seu Filho e seus apóstolos para que trilhem um caminho de vida e não de morte, de zelo para com a Criação de Deus e não de autodestruição, não lhes basta, são muitos os que são cegos de discernimento e senso.

Jesus veio fazer uma distinção: “Os que são cegos tornem a ver e os que pensam ver se tornem cegos”.

A vida humana, a mim me passa sempre ultimamente esta frase pela mente: “A vida humana é um puro ato de misericórdia de Deus”. Valor nós teremos se vivermos acolhendo com misericórdia a obra do Senhor, sobretudo esta obra que foi colocada no topo da criação, a humanidade, mas que experimenta tantas misérias, proporcionadas por uns e acolhidas por outros.

Jesus comparou os animais e o Filho do homem, para os que O querem seguir: “As aves têm ninhos e habitam os céus, mas o Filho do homem não tem onde recostar a sua cabeça”.

Deus nos salvará pela misericórdia, não pela justiça, pois por ela todos nós estamos condenados diante de Deus, ninguém é justo diante de Deus, nem os céus são perfeitos diante de Deus.

A Salvação de Deus chegará a nós através da misericórdia, aqueles que em vida acolheram a misericórdia de Deus presente em Jesus Cristo e os que a partilharam com seus semelhantes haverão de encontrar a salvação para si, diante de Deus, na vida e na eternidade.

Sim, podemos nos perder nesta vida, por isto recomendo que busquem as coisas do alto e não às da terra, pois elas não agregam nada para nossa salvação presente nem eterna, ao contrário, nos enriqueçamos para a eternidade e haveremos de enriquecer para a vida presente, pois a solidariedade faz um mundo melhor para muitos e um mundo melhor para muitos repercute no bem da maioria, o bem de poucos gera males em muitos e haverá de ser infortúnio até para os poucos que usufruem de vaidades passageiras.

Jesus disse: “Aqueles que procuram se encontrar se perderão, mas os que se perderem por causa de mim haverão de se encontrar”.

Uma frase eu ouvi na Canção Nova, para tratar do caso do namoro bem sucedido: “Um namoro que começa certo tende a dar certo, mas se começa errado tende a terminar errado e mal”.

Com base mais na Palavra de Deus que de psicólogos, que também direcionam neste sentido, orientam a que vivamos o discernimento da pureza, pois a impureza e o abuso de tudo favorecem a que percamos nossa identidade humana e espiritual, nossa alma, diante de pecados e males que nos liberamos mais e mais a fazer, mesclando até crimes em meio a tanta desumanidade, razões temos, portanto para nos converter, mudar de direção, lugar que dá para Deus, para Jesus e para a Igreja de Jesus, a Igreja Católica, à Palavra de Deus, à Bíblia.

Os que são chamados a ser de Jesus, se fazem cristãos e o que lhes é próprio haverá de ser próprio para os mesmos cristãos.

Assisti ao filme Labirinto: David Bowie, falecido em 11/01/2016, fazia um papel de alguém que exortava a que uma moça esquecesse dois cuidados de seu irmão, para pensar em si mesma, mas ela não quis nada com o lixo que ela tinha, dos seus bens materiais, priorizou por isto, o esforço em encontrar seu irmão perdido, mostrou que o zelo pela vida é o verdadeiro tesouro da humanidade.

Abraço da paz do conselheiro admirável, do príncipe da paz, Jesus Cristo.

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário