domingo, 6 de setembro de 2015

Estrutura, responsabilidade e maturidade


Caríssimos em Deus salvador

Vocês sabem que a palavra Jesus significa: Deus salva? E o título que o anjo deu-lhe diante de sua mãe Maria é Emmanuel, que significa: Deus conosco? É isto que significa Jesus.

Deus nos amou a tal ponto que enviou Jesus, não para que sejamos condenados, mas para que sejamos salvos por meio Dele, se algo nos condena diante do Pai (Deus) é a Palavra que Deus pronunciou, e que acolhendo e vivendo segundo ela, nos guardamos na salvação de Deus e da perdição do pecado e do mal.

Orientei a uma criança pequena, falando da importância da oração. Até a eles lido com a devida psicologia na esperança (S), de um mundo melhor no hoje e no amanhã aqui nesta existência terrena, em vista de uma existência melhor para todos na próxima, junto de Deus reservada aos santos e aos comprometidos com o próprio bem e o dos outros.

O que disse a uma criança próxima minha foi: “Eu rezo para ter poder de ser do bem e fazer sempre o bem”.

Aquele que edifica sua vida em Deus, é como diz a Palavra de Jesus, edificou sua casa sobre a rocha, veio tormentas da natureza contra ela e ela ficou de pé, diferentemente daquele que despreza a Palavra de Deus e vive conforme o mundo, este edificou sua casa sobre a areia, vieram forças naturais contra aquela casa e grande foi a tragédia naquela casa.

Conheci a pouco, algo importante, da cultura típica americana, algo belo, nobre e merece ser divulgado. Há, por vezes, algo que envergonha e empobrece o valor das pessoas e as pessoas insistem em considerar como algo de valor, enquanto não discernem a verdade de que não é.

SOS é uma sigla americana que significa: “Save Our Souls”, que traduzindo para o português quer dizer: “Salvem Nossas Almas”.

O amor de Deus, em Jesus, é dado livremente e gratuitamente a nós, mas muitos insistem em não acolher esta graça, esta riqueza, está dádiva, este bem salvador e poderoso para nossa vida presente e eterna. Não vos digo que deveis bastar apenas com Deus, os médicos nos orientam remédios para cuidar de nossa saúde, é uma graça de Deus a sabedoria que Ele os deu, para que sejamos salvos na saúde, pela medicina. Assim devemos respeitar as autoridades, como devemos respeitar Deus, respeitar os filhos e filhas de Deus por amor, temor e respeito a Deus e por amor ao próximo, como Jesus nos ensinou, dando sua vida por amor de nós, para nossa edificação e salvação.

Conversando algo sobre coelhos com um parente meu, ele pesquisou sobre coelhos, pesquisávamos sobre o grau reprodutivo deste animal que é muito grande, fornecendo, a tratadores uma carne, que não oferece muito cálcio, mas é farta, pois se multiplica muito rápido.

Chegamos a ter um vínculo de informação, um link, que trouxe uma mensagem de Papa Francisco. O que Papa Francisco disse é que: “Não devemos nos reproduzir como coelhos”.

A questão da educação das crianças é algo muito crítico nestes tempos de tantas desordens religiosas e morais, o que dificulta uma boa educação, além do que não oferece suficiente estrutura para gestar, manter e formar uma criança, dada a vida inconsequente e irresponsável da mentalidade animalesca e irreligiosa destas pessoais envaidecidas e arrogantes, que se envaidecem por conta de seu poder material, mas que não tem poder para libertá-los da: mediocridade, ignorância, insensatez e estupidez.

O maligno tem influenciado aos rebeldes a Deus a que vivam sempre mais para seus próprios interesses, é tão grande esta dependência idolátrica que até mesmo egoístas não são capazes de serem, estes alienados de sua vida.

Orientei a um parente meu a que busque assistir o filme: História de uma alma. É a história de Santa Terezinha. Mostra a vida dos santos em que comumente, entre eles, havia a moderação, a tal ponto que chegava ao sacrifício, no comer, no uso da vida, da criação.

O Papa instituirá o ano santo em breve, pede que façamos jejuns e orações. Virá em 2016, a JMJ, na Polônia, Jornada Mundial da Juventude, onde se meditará sobre a misericórdia divina, a necessidade de se buscar ser acolhido por Deus em nossa miséria e acolhermos a miséria alheia presente, muitas vezes, nos nossos semelhantes.

Resistamos à idéia de ver nos outros uma perfeição divina. Uma casa de boa aparência externa não quer dizer que seja uma boa casa, que seu interior esteja cheio de boas coisas. É conhecendo profundamente o ser humano, sua personalidade que reconheceremos nosso ser pecador e miserável, mas com uma busca sempre maior de viver em Deus, obteremos a graça de ser um edifício de valor, onde habita Deus, mais que uma casa vendida à prostituição, lugar este que não merece ser chamado de: lar, casa de família, igreja familiar.

Disse eu a ele: “Os santos são grandes patrimônios dos cristãos católicos por seu exemplo de vivência do cristianismo, eles favoreceram sua alma e seu físico sabendo moderar aquilo que os daria prazer.

Este meu primo já teve de ser operado por excesso de gordura no sangue, o que quase lhe levou a uma trombose. Está obeso e o médico o orientou a que ele emagrece, e isto, pelo que sei, não é somente com ele, mas com muitos outros que tenho obtido notícia.

Um pai teve a atitude de mostrar 11 regras para ser namorado de suas filhas: ele citou regras como: ter um plano funerário, não ter piercing, brincos, ter a calça costurada na pele como Gustavo Lima, na segunda regra ele mostrou que não gosta de você, que a filha dele é para ele uma princesa e não uma conquista do pretendente, ele quer que você arrume um emprego, se você quiser ter um romance, compre um livro, se você bater nela ele baterá em você e “muito”, mostrou duas fotos, uma de um arsenal de armas, outra com um armazém de munições para estas armas e ele chamou atenção para a última regra: o que você fizer com ela, ele fará com você. Não daria para ser muito criativo.

Deus tem um amor ciumento por nós, àqueles que maltratam seus filhos terão de responder diante de Deus, no juízo final, por todo mal que fizeram contra seus filhos, mas os que agiram com misericórdia com outros obterão misericórdia para si e se salvação. Ganharão o céu, mas também poderão obter o purgatório se não estiverem totalmente purificados, mas não terão o inferno, que é lugar para os que são rebeldes a Deus, que pensam que tratam com lixo quando tratam seu próximo, segundo seus preconceitos para tratar com os outros.

Whitney Huston teve sua vida revelada num filme que fizeram mostrar sua vida, poderia ser momento propício para as moças e moços aprenderem o que é um relacionamento ideal, ou melhor, um relacionamento errado, mais propriamente dito. As pessoas pensam que os que estão na fé são santos, mas não distam do ordinário muitas vezes, são tão repreensíveis ou mais que o resto, às vezes. Um envolvimento com drogas levou Whitney, tão famosa e poderosa à morte. Peçam a Deus graças de terem discernimento, para que vendo um exemplo ou um contra exemplo possam aprender algo, podem assim desviar do mal teus pés e resguardar o bem para si, a que seja inútil todo tempo, toda experiência, assim como aconteceu com Whitney, assistia filmes que mostravam uma mãe aconselhando sua filha, que aquele que ela estava se envolvendo era alguém sem valor, mas a personagem do filme que ela assistia não deu ouvidos creio e ela também não, e outros sem a graça da sabedoria de Deus vão pelo mesmo caminho, compartilham o pesadelo de sua vida com seus familiares, por não darem ouvidos a ninguém, somente a sua própria ignorância desarraigada de Deus, sem critério.

Irmãos e irmãs eu me espremi ao máximo na minha espiritualidade, ouçam o que o Espírito os inspira e falem, pois a educação de todos é dever de todos favorecer; uns com mais responsabilidade pelo seu papel que recebem por sua situação de vida, por vezes, bem ou mal executados, mas que com a ajuda de todos, pode vir a ser favorável para os indivíduos e para a sociedade de um modo geral.

Escrevi nas redes sociais, comentando mensagens muito relevantes, que meus amigos, bem selecionados, compartilham comigo: “Cuidar de si é algo básico, cuidar da sua espiritualidade é algo fundamental”. Poderia até completar, aquele que cuida da sua alma, acaba por cuidar de si por inteiro, mas o que pensa cuidar somente do seu físico, não alcançará plenitude, pois se esquece de algo mais fundamental no ser humano, algo que lhe dá uma luz e o faz harmônico com a criação de Deus.

Quero deixar bem claro que quando falo de alma, gostaria que discernissem de que não me refiro ao espiritismo, que conforme as Sagradas Escrituras, no ensino de Deus e de Jesus, da Igreja Católica, segundo o cristianismo, é algo marginal à espiritualidade, algo rebelde a Deus, poderia concluir naturalmente diante de mim e de outros, algo infernal.

Nossa esperança de salvação deve estar em Deus, pois Ele é o nosso salvador, fora dele não há salvação. E Jesus Cristo é nosso único intercessor diante do Pai das Misericórdias. Os santos estão junto de Deus, pois viveram na fé em Jesus e comprometidos radicalmente com a sua vontade em vida, deixando um exemplo nobre de humanismo e santidade na sociedade em que coexistiram.

Os santos, pelo que prega o discernimento da Igreja Católica, intercedem junto de Jesus para que alcancemos graças. Fui a Igreja de Frei Galvão em Guaratinguetá, vi as pessoas contribuindo com o seu Templo, recebendo suas pílulas milagrosas e sua novena. Meus caros; é com alegria que me vem este pensamento, os apóstolos, de tão transbordantes de Deus que eram, possuíam em suas sombras, em seus mantos, algo que curava aos que estavam enfermos. Há respaldo para ver algo de Deus naqueles que buscaram viver uma vida tão unida a Deus.

Precisamos ser responsáveis por nós mesmos, pois a vida, por vezes, nos faz responsáveis por outros mais.

As palavras de Içami Tiba, nos dão clara visão sobre quem somos, de acordo com uma análise psicológica, algo mais fundamental que o coração é compreender nossa psique. Ele disse: “A geração de avós, mais antiga, gerou uma geração denominada Y, que foi muito amada, até em excesso pela geração que a precedeu, recebeu tudo para sua felicidade, foi excessivamente protegida pela geração pregressa que não queria que padecessem como eles padeceram e queria que tivessem o que não tiveram, e não recebeu uma boa educação, pois se julga maior que os outros e se pensa o centro do mundo, acha que os pais devem sempre prover suas necessidades, enquanto tem até uma descendência, a geração M, conectada com a tecnologia, que recebeu os valores que seus pais poderiam lhes dar, poucos. Eles são amparados por seus avós e não são capazes de retribuir os favores que recebem de seus avós, não aprenderam o que é gratidão, são arrogantes, chegam a mandar em seus pais, poderiam até se mostrar indiferentes à segurança, às necessidades e ao bem estar de seus avós e pais, quando não por si mesmos eu concluiria.

As crianças, eu creio ser normal, exigem que seus pais e mães lhes imponham limites, pois eles os requerem de seus pais por seu comportamento ainda não educado, pois educação se adquire e não se nasce educado. Assim como a competência, ela se adquire, não se nasce com competência.

Há um ditado que diz que devemos por um escoro na árvore quando ela é pequena para que cresça retilínea. E a Palavra de Deus diz algo semelhante: “Educa a criança no caminho do Senhor desde sua infância, para que crescendo ela não se extravie”.

Tudo pode ser mudado pela força da oração, é preciso crer em Deus é preciso pedir a graça para Deus e não bastar-se com as próprias forças e o próprio discernimento, pois uma e outra coisa vacilam e podemos perdê-las, mas os que temem a Deus podem sempre recuperar suas graças perdidas, podem sempre manter ou conquistar novas graças para si, eles têm consigo a fonte das graças.

Aquele que se deixa levar pelo pecado é seu escravo. Por isto Deus nos mandou seus profetas e por último seu Filho para que sejamos libertos do pecado. Jesus veio para nos libertar do pecado e aquele que Nele está é uma criatura santificada, doutrinada para as boas obras de salvação que Deus, de antemão, já nos predestinou a fazer, àqueles que Nele confiam.

Jesus ensinou: “Eu sou a videira verdadeira, o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não estiver unido a videira secará, mas o ramo que está unido a videira verdadeira dá fruto e seu fruto permanece até a eternidade”.

A semente da Palavra de Deus, a Palavra de Jesus, produz em nossas vidas, na vida de outros e no mundo o Reino dos céus. Reino de paz, amor e misericórdia, de vida plena e abundante.

Ouvi uma poesia e gostaria de compartilhá-la com vocês, vejam se conseguem entender seu significado: “Quando a chuva fina cai, salpicam gotas no cume, formigas no cume entram e abelhas do cume saem”.

Içami Tiba também falou: “Toda a natureza animal, incluindo a do ser humano, tem a necessidade de ter comando, alguém que seja mais forte para ordenar a comunidade, por isto se estabelece alguém que seja mais forte, se não se encontra alguém mais forte, se sofre por quatro ou por oito anos por causa disso.

Busco, a exemplo dos santos, me sacrificar, comedir-me no comer, buscar orientar-me para o bem de minha saúde, penso que é uma grande graça que Deus me deu e devo cuidar dela bem, pois, uma vez pedida, pode ser difícil ser recuperada, se ela vier a ser.

Procuro não perder meu tempo, se não estou fazendo algum trabalho, me dedico ao estudo, aspiro encontrar, no amanhã um lugar melhor ao sol, ganhar mais plenamente, meu pão de cada dia. Penso ser o pensamento de toda pessoa de fé, de discernimento e sabedoria, uma pessoa que recebeu valores humanos, se não de seus pais, da Igreja que é uma mãe para todos os que acolhem seus conselhos, algo que nos vem do nosso Pai que é Deus.

Há uma frase que me lembro quando caio em algum pecado, é a Bíblia que me estrutura a refletir assim: “Não tendes resistido até o sangue na luta contra o pecado”.

A maturidade de Cristo nos ensina que a vida do homem e da mulher deve ser de serviço a Deus, para criar no mundo o Reino de Deus e não para perder a vida em vaidades, que mais nos visam destruir que construir-nos, espiritual e fisicamente, elas são como ofertas do maligno, que são ofertadas discretamente para perder a obra de Deus do seu fim maior que é o verdadeiro amor, que Deus nos quer conduzir em Jesus.

Que Deus nos abençoe, que Jesus nos santifique, que o Espírito Santo nos conduza. Se Ele puder agir em nós grandemente, nós poderemos sob a luz do sol, reluzindo a graça de Deus, dizer: “Eu nasci para ser nova criatura em Cristo”.

Abraço de amor, paz e misericórdia a todos

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário