domingo, 6 de abril de 2014

Aborrecência caprichosa



Caríssimos no Senhor Jesus, Deus conosco e salvação de Deus.

A obediência é a chave para sermos verdadeiros servos de Deus, cheios de Deus.

Jesus disse no seu Evangelho: “Meu alimento é fazer a vontade de Deus”.

Eu vos falei na última mensagem que no amor de Deus a vida se perpetua, eu gostaria de trazer a passagem em que fundei meu pensamento para me expressar assim.

Jo 15,10 – Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como eu também guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor.

Os mandamentos de Deus são amor a Deus e amor ao próximo, eles são mais discriminados se formos à fonte dos dez mandamentos, mas orientam ao zelo e ao respeito do próximo e daquilo que é do próximo, sobretudo, pois Cristo Jesus enfatizou sobremaneira o amor ao próximo dando-nos o mandamento do amor para com ele, e a medida é o amor que Ele nos amou, até a morte e morte de cruz.

Há os que não amam seus próximos, mas aos seus caprichos, são ingratos, usam e abusam e são capazes ainda de ofender por não terem seus interesses tais como querem.

São uns aborrecentes, uns infantis, uns mimados, uns acomodados encostados, uns desordeiros que não se cansam de disseminar a desordem, começam com suas vidas e depois estendem sua desordem até onde puderem, tem alegria de ver a infelicidade dos outros e não a felicidade. São invejosos, avarentos, cruéis, vingativos até contra inocentes. Com sua visão ignorante e alienada da realidade, com sua cabeça fraca vão acumulando males sobre males e sua situação só piora tanto mais cresce a impunidade por suas infrações, num país que demonstra certa conivência com o infrator, com uma ignorância que não forma filhos bem educados e amados a sociedade vai sendo impregnada de: drogados, soberbos, pretenciosos, inúteis, amantes de vícios e não de Deus, amantes do demônio e não dos seus irmãos.

Prof. Felipe Aquino sugeriu uma campanha no trânsito, pelo que me lembro é assim: há um semáforo e tem um mensagem assim: não mate, não morra, não corra, somos todos irmãos.

As pessoas estão perdendo a noção de fraternidade plantada pela fé em Deus, em Cristo Jesus, são vistas como objetos que oferecem aquilo que queremos ou nos negam oferecer aquilo que queremos, quer os conheçamos mais ou menos para sermos mais ou menos suscetíveis a sermos alvos dos aproveitadores.

A intimidade é fator preponderante para que estranhos se entranhem e nosso convívio e se pensem dignos disto e daquilo, não mexem um dedo para servir a ninguém, são os primeiros a apontar o dedo para requerer seus direitos e as pessoas acabam por confundir seus direitos com seus deveres.

Um direito vem anexado ao dever que temos para com aquilo que tratamos, não havendo dever não há direito, todos somos obrigados por um dever: humano, civilizado e até divino de zelarmos pela vida que nos é confiada, ninguém pode alegar o direito de distratar a quem quer que seja, um estranho é mais digno de zelar por uma criança que ejaculadores e masturbadores de vida, que não são raros na humanidade, desde muito tempo atrás.

Madre Tereza falou a humanidade, ela humilde obteve visibilidade na mídia graças às pessoas que angariou o afeto pelos seus feitos caritativos, ela disse a muitas mulheres, que eu não poderia chamar de mães por não quererem o fruto de seu próprio ventre, por amar mais sua vida dissoluta que ao dom da maternidade que adquiriram pela sua vida vergonhosa.

Ela disse: “Se vocês não querem seus filhos deem a mim e eu cuidarei deles”.

Ser verdadeiramente pais dos seus filhos significa ser provedor dos seus filhos e proporcionar-lhes o progresso em suas vidas nos quesito: estudo, exemplo e educação cristã etc, pois ela nos orienta a vida e não desmerece o valor da vida como tantos o fazem por prezarem seus antigos costumes humanos e assim julga-o secundário a outros, despojando da vida à morte, por se acharem no direito de tirar a vida humana.

Deus deu a vida no meio de sua criação e nos fez administradores desta criação. Os que usurpam o direito de dar a vida e de tirar a vida, por quaisquer razões que sejam, por ser um direito unicamente divino, transgridem a boa conduta no que ela possui de: civilizado, humano, e agradável a Deus, não podem ser reconhecidos como servos de Deus, mas servos do espírito maligno, pois mais que pai da mentira, ele é pai da desobediência e também é pai do assassinato.

Há tantas divisões entre pessoas porque elas amam mais ao pecado e ao mal que a Deus e a seu próximo.

A mentira como todo o pecado é tão pernicioso que o mentiroso acaba por acreditar nas mentiras que conta.

Tobit, no livro bíblico de Tobias, quando do nascimento de Tobias, tomou a firme resolução como é próprio do povo judeu, que tem muitos filhos, bem educados, benção para seus pais e para si mesmos; orientou seus esforços para fazer dele alguém que buscasse a Deus e abominasse o pecado.

Se posso dar um conselho para que as pessoas prosperem na vida, eu dou este conselho, busquem a Deus e abominem o pecado e não sigam conforme o modelo corrompido do mundo que busca bastar-se com futilidades inúteis na vida, não investindo no seu futuro, eles perdem as oportunidades que tem de prosperar, logo se veem no futuro e constatam que nada adquiriam.

Quem se põe a construir a sua casa, que a faça com maturidade e responsabilidade, o irresponsável, mais que a troça de seus oponentes, terá por herança o relento, sua alma e seu corpo serão privados de tudo. Deus nos deu sabedoria e ciência, capacidades e recursos para nos solidarizar com nossas próprias necessidades e, servindo os outros teremos direito de subsistir usufruindo dos serviços que nos podem prestar nossos semelhantes, para que aprendendo a cooperar com a vida, nos façamos úteis na sociedade, sujeitos de valor em meio à nossa comunidade.

Há pobres que são tão pobres que só são ricos. Os que angariam o amor das crianças pelos bons serviços prestados a eles, pela boa educação que lhes proporcionaram, na fé em Deus e numa vida virtuosa, obterão um suporte verdadeiramente grande para suas vidas.

Muito ajuda que não atrapalha. Muito ajuda quem está preparado para ajudar. Madre Tereza teve de aprender, alimentar-se bem era necessário para servir a tantas pessoas necessitadas que ela serviu por toda sua vida em sua congregação, que teve muitas seguidoras que extenderam seus serviços muito além de suas forças e seu tempo.

É preciso que as pessoas procurem conhecer o que é ser humano e o que é ser pai e mãe, o que é ser irmão, superar a ignorância é o maior desafio de todo ser humano, que ainda não conhecem de fato o que é ser humano. A vida é uma escola de vida e amor, de paz e fraternidade, somos reprovados e aprovados, mas todos são chamados a viver a fraternidade para prosperar na vida.

Devemos ser verdadeiros e humildes, ter compromisso com Deus e com a verdade e sermos obedientes a Deus e ao que é justo; reconher nossos erros e não jogar a culpa nos outros, a falta de amor faz as pessoas frias e insensíveis, incapazes de reconhecer os bens que possuem e obtiveram, pelo esforço que outros fizeram por eles. Ou eles ganham o que querem de qualquer maneira ou eles são os mais injustiçados da face da terra. E a ingratidão eles mostrarão até para os que têm dado tudo a eles e o continuarão fazendo, se puderem.

A Palavra de Deus, no Antigo Testamento, dá esta instrução: “Guarda de dar teu pão ao ímpio para que ele não fique mais forte que tu e se volte contra você”. E também há uma assim, pelo que me lembro: “Guarda de fazer o bem ao ímpio para que ele não te pague com ingratidão”.

Jo 16,1-2 – “Disse-vos estas coisas para vos preservar de alguma queda. Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos tirar a vida julgará prestar culto a Deus”.

Veio a erva verde sobre a terra e eles o mataram suspendendo-o num madeiro e ele disse uma palavra salutar e indelével.

Jesus fez muito por amor a Deus e por amor a nós dando-nos o exemplo, devemos ser como ele, a vida nos traz benefícios e cruz, é sinal de amor abraçarmos um e outro por amor de nossos irmãos, se queremos ser dignos de fato, diante de Deus e dos homens, em verdade.

Diz-se nos filmes de Cristo, que Maria, mãe de Jesus, chegou perto dele no caminho da crucificação e ele disse a ela: “Eis que eu renovo todas as coisas”.

A paz da cruz e da responsabilidade de Cristo a vós (Jr 11,1-17)

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário