segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Nós escolhemos como ofertamos nossa vida


Caríssimos no Senhor Jesus

Tive esta inspiração em falar da vida com meus conhecidos mais próximos. Muitos pensam que a vida serve para que realizem seus sonhos, na verdade o que mais acontece, creio eu, é que nós acabamos por sermos sujeitos agentes na felicidade de outras pessoas, até mesmo em detrimento de nosso próprio interesse.





Diante da cruz de Cristo o santo teólogo pensa em não usar de oratória para falar de Deus e do seu Cristo para não desvirtuar a cruz de Cristo, penso que mesmo me silenciei diante de minha última mensagem, pois cabe muita reflexão sobre ela, até esta mesmo creio ser um adendo e uma conclusão sobre a última.





Eu disse isto hoje: “A misericórdia hoje sai de nós aos outros, amanhã ela vem, dos outros a nós”.





Por conta do materialismo, do esgoísmo, da ausência de Deus no mundo o ser humano tem perdido sua humanidade e sua misericórdia para com seu próximo; já ouvi que o homem poderia se tornar o lobo do homem, eu pensei que o homem poderia se tornar a mala do homem, o homem por quem outro cair sobre ele será esmagado.





A violência contra a mulher é algo tão premente e notório hoje em dia que até os ônibus estão em campanha contra a violência contra a mulher.





Li uma estorinha infantil para uma criança, era de Davi, ainda pequeno venceu Golias, um colosso de homem, a graça de Deus estava em Davi e ele o venceu, ele disse: “Que é este cão para insultar o Deus vivo?” Ele venceu Golias e se tornou um rei e de sua descendência surgiu Jesus, para que se cumpra a Palavra que diz: “Suscitarei alguém que te acentes no teu trono, de tua descendência Davi porque firmei contigo uma aliança inquebrantável”. Grande é a infidelidade do ser humano, mas fiél é o amor de Deus por nós, assim deve ser o nosso amor por Deus que devemos expressar através do amor que temos para com o próximo, pois o mandamento do Rei Jesus é este: “Amarás o teu próximo, assim conhecereis que sois meus amigos se fazeis o que vos mando, e o que vos mando é que vos ameis uns aos outros”.





O ser humano pensa ter algo mais elevado que a influência de Deus, ele troca o mandamento do amor pelo mandamento do trato imbecil para com seu próximo, dando livre vazão a animalidade que há dentro de cada um.





Uma moça em um caixa expressou seu desgaste, ela estava grávida, mas mesmo assim após uma dura jornada de trabalho algo mais desgastante testa os que lidam com o público, o comportamento e o caráter das pessoas é algo que acrescenta um peso significativo sobre o trabalho dela, e não só dela creio, mas de muitos.





Penso se não seria conveniente que as pessoas pensassem mais sobre a questão de Deus e de Cristo, da Evangelização em sua vida, isto poderia fazer com que ganhassem mais cultura, inteligência e sabedoria ao invés de se bastar com valores materiais, em fazer grandes migrações e outras coisas mais.





Pouco se valoriza ganhar mais sabedoria, nem sempre se buscam livros que falam sobre Deus, nem sempre se buscam ouvir palestrar para ganharem maturidade na vida para saber bem viver a própria vida e cooperar com os outros. São Paulo disse: “Ai de mim se eu não evangelizar”. Não temos lamentado por vivermos num mundo sem Deus?





Hakuna Matata, no filme Rei Leão 3, Timão e Pumba mostram sua filosofia de vida que prima por evitar responsabilidades, penso que deveríamos considerar de certa forma, quem muito se sobrecarrega de preocupação ensandece, quem evita demasiadas preocupações tem mais recursos para cuidar das responsabilidades básicas do ser humano. Ruim é uma pessoa que mal cuida de si mesmo pensar em se responsabilizar por outras, ainda mais, sem recursos suficientes. Penso que algo agradável é ter um lugar para descansar as cadeiras, mas sem, contudo me eximir das responsabilidades mais próximas.





O paraíso do homem é possível se ele mesmo se propuser a criar para si e para os seus irmãos e irmãs que o rodeiam, com a graça de Deus. Ao esperar um milagre do mundo para nosso bem, podemos pensar em ser um milagre para os outros, se todos pensarem assim a qualidade de vida do ser humano há de ascender a níveis divinos.





Difícil é elogiar, para não dizer impossível para alguém que sente o que sentem os que sofrem, os que ainda não perderam a empatia, os que não se tornaram insensíveis ante a brutalidade e a imbecilidade de um mundo que não respeita: a Deus, a si mesmo e menos ainda seu próximo. Com Deus o homem velho morre e nasce o homem novo que decorre da conversão ao caminho da santidade de Deus e de Jesus, de uma verdadeira experiência de fé, de uma real efusão do fogo do Espírito Santo sobre o ser humano, que: em oração, em humildade, em estado de escuta, para ganhar sabedoria, o ser humano pede com fé, oração e virtude e obtém a graça da Efusão do Espírito Santo.





Emerson disse: “O que bem identifica o caráter de um homem é a maneira com que trata as mulheres”.





Pantini disse: “As boas obras nos purificam e nos dão sonhos felizes”.





O ser humano precisa de ajuda, mas ele pode escolher entre buscar para si uma solução ou um recalque, buscar a Deus ou autoajuda humana.





A Palavra de Deus nos ensina: “Maldito o homem que confia no homem que da carne faz o seu apoio”. Que não põe sua esperança em Deus que é poderoso, sábio e justo para ensinar e ajudar. Problemas o homem tem, busca falsas ajudas e além de não ver benefício destas ajudas encontra nelas maior prejuízo a sua vida e sua existência, que transcende esta vida, além de possuir dimensões: de espiritualidade, psíquicas, emocionais, físicas e alimentares.





É certo que somos miseráveis e dependentes de Deus, mas isto não quer dizer que não deveríamos lutar por nos santificar e nos converter dos maus caminhos que o mundo nos desorienta a seguir, da própria concupcência que a todos fomenta: ao erro, ao pecado e até às vezes ao crime.





Quer estejamos em cima, quer estejamos em baixo, aquele que for humano ao seu próximo, ou seja, divino e misericordioso, este encontrará o Reino de Deus, pois ao homem é impossível salvar-se, mas a Deus nada é impossível, é mais fácil fazer passar um camelo por um buraco de agulha que um rico (apegado às suas riquezas) entrar no Reino dos céus, mas o que confia no Senhor, o que teme a Deus, o que muda sua senda para o amor e à justiça, pela graça de Deus há de se guardar de todo mal, de todo mal passo na vida que se destina à tragédia, de toda a corrupção do mundo para aparecer sem mancha e dignamente ante ao Santo dos Santos que o recolherá nos átrios dos retos.



Abraço de todas as graças que vem de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário