sábado, 21 de julho de 2012

A educação da fé


Caríssimos em Deus Pai


Deus me deu a graça de poder receber um material de qualidade, para o bem de minha vida, uma vez que me tornei sócio da Canção Nova, recebi o livro do Eto (Wellington Silva Jardim), cujo título é: Animados pela Força de Deus, da Editora Canção Nova.

Contando com o auxílio de muitos dedicados e ardorosos entusiastas da fé cristã e católica ele inicia o livro de maneira esplêndida, citando a Palavra de Deus; acredito que foi inicialmente esplêndido por citar a Bíblia, porque mais que qualquer filósofo e filosofia é Deus e seu Cristo Jesus.

Gostaria de transcrever completamente esta passagem por ser nevrálgica para compreender e viver a fé cristã, a fé que Deus aspira que vivamos, comprometendo nossa forma de viver com a vontade de Deus: conhecendo-a, amando-a, considerando-a, divulgando-a e a pondo em prática, para multiplicarmos nossas boas obras provindas do nosso coração, que conhecendo o amor de Deus extravasa este amor aos outros.

“Eu vos digo, pois, e vos conjuro no Senhor, que não vos comporteis mais como se comportam os pagãos, por sua mentalidade fútil. Eles têm a inteligência obscurecida e são alheios à vida de Deus, por causa da ignorância produzida neles pela dureza de seus corações. Com sua consciência embotada, entregaram-se à devassidão, praticando avidamente toda sorte de impureza. Quanto à vós, não foi assim que o Cristo vos foi ensinado, se é que ouvistes falar dele e nele fostes instruídos, conforme a verdade que há nele – em Jesus. Precisais deixar a vossa antiga maneira de viver e despojar-vos do homem velho, que vai se corrompendo ao sabor das paixões enganadoras. Precisais renovar-vos, pela transformação espiritual de vossa mente, e vestir-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, na verdadeira justiça e santidade” (Ef 4,17-24).

Desconhecendo o amor de Deus e conhecendo apenas o ódio do demônio e do mundo como haveremos de viver o amor? Penso que para o bem de nossa vida seria mais sábio e sensato que buscássemos fazermos amizades e conquistarmos no amor os que nos rodeiam, pois será mais útil tê-los ao nosso lado que contra nós, preocupados com o nosso bem que indiferentes à nossa existência. A vida passa como um sopro, assim como nossa saúde, melhor merecermos, de fato, o título do que somos aos que nos rodeiam, e até outros se ele não é óbvio, para podermos contar também com aqueles que ajudamos hoje, se é que os temos ajudado.

Nem mesmo nós mesmos nos amamos, não encontramos mesmo em nós um reservatório de amor para nós mesmos, nossa finitude e limitação nos garante o insucesso em tudo que nos pomos a fazer, mas eu vos convido a que busqueis em Deus a vossa força e havereis de ser vitoriosos em tudo.

Afastai-vos do mal, das más influências, eu olho em volta e vejo quantas pessoas doentes, a vontade da sociedade é tratar psicologicamente os pais que se socorrem a surras para educar seus filhos. Até que ponto as neuroses de seus filhos são frutos das próprias influências que eles recebem, dos desenhos que veem, dos programas que assistem. Seria certo tratar deles primeiro naquilo que pode estar prejudicando seu comportamento e que prejudica também os adultos. Nem mesmo os adultos cuidam de si, como orientarão aos outros e aos seus filhos?

É preciso pedir a Deus a graça através da oração para que Deus nos dê força para alcançarmos tudo o que é importante para o bem de nossa vida.

Para citar um exemplo, uma debilidade ainda não vencida na sociedade é o fumo, que aumenta sim, mas em proporção menor pelos esforços da sociedade por construí-la com mais saúde e bom senso. Eu creio que é uma verdade que uma sociedade melhor orientada favorece: a si mesmo, aos que a rodeiam e até mesmo ao planeta. Todas as pessoas devidamente orientadas haveriam de construir um mundo melhor.

Há um provérbio que dá voz ao cigarro e ele diz: “Hoje você me acende, amanhã eu te apago”.

Errado é pôr em dúvida a necessidade de Deus em nossa vida; por que vai mal a sociedade? Pela falta de Deus, pela recusa de ganhar conhecimento e o transformá-lo em competência, se prefere buscar qualquer prazer banal a suar para plantar a semente de um amanhã melhor.

Tenho insistido convosco desde muito tempo para que caminhes no caminho do Senhor para vosso bem, mas tendes resistido, poderias dizer que não aceitarias buscar algo que faça a vossa vida pior, que não recusarias deixar o caminho da evolução, de evoluir para melhor, mas na prática buscais prejudicar-vos a vos beneficiar. Até quando pensais em prejudicar a vossa existência, o destino de vossa alma e de outros mais? Em que ponto te sentirás satisfeito do que colhestes do que plantastes?

Ser homem ou ser banana, eu considerei há pouco. Há pessoas que parecem ser reconhecidas pelo tamanho de sua banana nanica e nem mesmo a adquiriram na feira. O que estes têm a acrescentar na vida de outras pessoas? E se prefere esta banana não saudável à que se vende na feira e é um alimento realmente nutritivo. Já não se recomenda ir à feira para comprar frutas, se encontram melancia e outras frutas nas mulheres, sendo que estas não são mais que um engano, uma miragem no deserto existencial de uma alma tola.

Assim como tudo o que é celeste está mais alto do que existe na terra, assim as realidades da terra são maiores do que aquelas que são do inferno, por isto no parágrafo anterior eu comparei a banana, mas no A.T. podemos chamar de bendito o que é celeste e maldito é o que é infernal por conta da finalidade pró ou contra a vida, de acordo ou contra a vontade de Deus.

Uma pessoa exposta a lixo tóxico não fica super poderosa, é uma falsidade ideológica afirmar isto, tomei contato com uma frase que creio ser muito verdadeira: “Aquilo que comes pode prejudicar-te ou te vivificar”. Nosso alimento pode nos levar até mesmo a termos câncer ou a nos livrarmos dele. Recomendo a todos que busquem cuidar de sua saúde física, mas com prioridade cuidem de sua saúde espiritual que também depende da moral, porque frequentemente ela é ignorada, a vontade de Deus e a vida que se esconde atrás do seu conselho sábio de Criador do ser humano, que sabe o que é importante para ele.

O que a Sodoma e Gomorra obtiveram de Deus é o que haverão de receber a Sodoma e Gomorra da atualidade.

A humanidade se reúne para ajudar as grandes catástrofes que acometem povos que sofrem grandes desastres, mas a pior catástrofe é a catástrofe do pecado e poucos se mobilizam para erradicá-lo da humanidade. Os problemas de nossa sociedade podem ser resumidos neste princípio, não se ensina a evitar o pecado, antes se incentiva. Não se orientam a que as pessoas evitem o mal, mas o pratiquem e incentivem a outros que façam o mesmo, vivemos, por isto, numa sociedade caótica, em que se reclama, mas no fundo se agrada, pois não se mobiliza para mudar este quadro, creio que até traz alegria para os desafortunados verem que outros são ainda mais desafortunados.

Esta prostituição socializada que se propaga neste ficar é algo que favorece ao prazer, mas não constrói em nós: a alegria e a felicidade, a realização, a bênção e o progresso para a nossa vida.

Ganhei um Blu-ray do filme Onde é nossa morada, filme espírita, como sou cristão que preza a Palavra de Deus eu quebrei este DVD, não pensei em dar a outros porque seria um prejuízo para outros, como São Paulo queimou livros que seriam perniciosos para as consciências das pessoas do seu tempo. Eu não faço isto de maneira oculta, porque o amor que devemos ter para com Deus deve ser público, Jesus dará testemunho de alguém que dá testemunho Dele no mundo. Evocar os espíritos para estarem presentes é diferente de pedir a intercessão dos santos. É pôr os espíritos no lugar de Deus, para subverter a Palavra de Deus para pôr uma doutrina estranha à de Deus inspirado por um espírito indefinido, até mesmo diabólico.

João 15,4-5;7-8: Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.



Abraço do amigo e irmão na fé



Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário