terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O caminho do sábio

Caríssimos no Senhor

Queria inicialmente pedir desculpas por qualquer palavra dura que eu possa dizer nesta mensagem e nas outras, o caminho do Senhor é um caminho de austeridade, é preciso que sejamos duros conosco mesmo e ensinemos os outros a se educar. Isto não é conseguido sem luta, a Palavra de Deus diz que o Reino do céus é conquistado a força e são os fortes que o conquistam, a Palavra mesmo diz violentos na virtude.

Acrescentaram uma nova palavra ao meu vocabulário, a palavra: moleques, um ser adulto que tem alguma responsabilidade e que a exerce irresponsavelmente, com vistas à baderna ou anarquia pode ser classificado como moleque, um grupo deles, moleques.

Como pai e mãe em nossa vida só temos dois, aos outros sequer podemos chamar de padrastros, a não ser que os sejam de fato.

Assisti num filme meio de romance e meio de humor algo marcante, uma moça fala de amor ao seu amado, um príncipe: “Quando dois estranhos se unem no amor não há nada que os possa separar, nada que seja mais forte que este sentimento”.

Tão mais estranhos somos uns aos outros, tanto mais difícil se torna fazer um relacionamento bem sucedido, sobretudo nos tempos atuais, de tanta modernidade e imaturidade.

Verdadeiro conhecimento do outro não é horóscopo, é conhecer o lar de um ser, conhecer: seu estudo, seu trabalho, sua personalidade, sua religião, as pessoas com quem ele convive, os programas que vê, as músicas que ouve, a sabedoria e a prudência dele, a decência e a dignidade dele, conviver com ele para conhecê-lo se faz necessário etc.

As crianças não amadurecem, crescem infantis, mimadas e aproveitadoras, não hesitam em colocar suas responsabilidades sobre outros, quer no presente, quer no futuro, quer acrescentem ainda mais carga sobre aqueles que zelam por eles e os amam, no modelo de vida moderno: desordenado, impulsivo, sem planejamento, comprometendo a todos que o cercam, criando realidades dramáticas para os que convivem com eles, pessoas que não ajudam, só dão trabalho e mais trabalho...

Pensei recentemente na sigla VIP, do inglês very important person,  mas na realidade podem bem preencher três virtudes que se encontram, por conta da cultura ignorante que permeia a sociedade; elas são: vagabundagem, irresponsabilidade e prostituição.

A inversão de valores da sociedade, que decorreu do abandono dos caminhos de Deus, que conduzem a educação e ao respeito ao próximo, incentivam a que as pessoas busquem o prazer sem preocupação do que pode ocorrer, daí decorrem jovens e com filhos sem maturidade para formar família, com a vida educacional e profissional ainda não definida, já tendo que cuidar de si mesmos e de outros dependentes deles.

A visão do companheiro(a) como objetos sexuais pode ser causa de muitos problemas, não se conhecendo bem alguém que se convive: a violência, o desrespeito, risco, desgaste emocional, lesões corporais, crimes etc.

Os filhos, resultados da prostituição de seus pais, tem tudo para serem adultos problemas, eles precisam de mais cuidado para serem educados e quando lhes falta os mesmos até mesmo a fé é recurso incompleto para fazê-los: maduros, adultos e responsáveis, por não terem tido exemplo a seguir, um lar tipicamente separado. Que se dirá quando não contam com a ajuda da fé, que tipo de ignorantes não são lançados, por isto, na sociedade.

Há um problema que reparei e que talvez esteja amenizado, pelo menos no meio cristão-católico, se orientam melhor as pessoas e não há tantos casos de possessão, manifestação demoníaca nas pessoas, creio que as pessoas estão mais bem orientadas a não buscarem outros caminhos que brincam de religião, perdendo o vínculo com a Palavra de Jesus e de Deus, a Palavra de Igreja.

A maior maturidade hoje das pessoas na fé e mesmo tantos meios que divulgam a fé fazem com que a fé seja algo natural e afável a muitos, o que é uma alegria para todos.

Queria ressaltar o valor da formação, a fé destituída de formação é imatura, ignorante.

O que é o ignorante senão aquele que ignora o que existe?

Depois de assistir muitos filmes de Jesus, de ver seus feitos gloriosos sobre a vida, para provar que Ele é Senhor da vida; e não só nos filmes, eu que me apego com o Senhor: vi, vejo e haverei ainda de ver muitos mais sinais da Providência de Deus na minha vida e na dos meus irmãos; reconhecer isto é sabedoria, conhecimento e não ignorância.

O nome de Deus é milenar e suas obras são a base da sociedade moderna. Ela o quer por de lado e por isto separa de si mesmo o que era grande para que sobre apenas a mediocridade, que é próprio da natureza do ser humano sem Deus, a grandeza do ser humano é Deus, quando: o limitado se une ao ilimitado, o transitório se une ao eterno, o impotente se une ao impotente e segue os contrastes sem fim.

Na abertura de um dos filmes de Jesus colocaram uma música muito bonita, com uma cantora muito bonita, com uma voz bonita, num clipe bonito, ela cantava em inglês e a tradução da música, falando de Jesus é esta: Eu preciso de você como água, como o ar que respiro, como chuva (I need you like water, like breath, like rain...).

Sugiro a leitura de três textos que encontrei no site da Canção Nova, boa para formar cidadãos novos e maduros para um mundo novo:

Leve mais a sério as ordens de Deus
http://cancaonova.com/portal/canais/pejonas/pejonas_msg_dia.php

A castidade nos ensina a amar
http://destrave.cancaonova.com/castidade-nos-ensina-amar/

Ricardo Sá recomenda que os pais tenham amor e autoridade para que os filhos obedeçam a seus pais (Mensagem do dia 28/02/2012 sobre Quando os filhos vão obedecer aos pais).

Embora tantos contrastes o ser humano se imagina pleno sem Deus vivendo e errando na vida sempre.

É graça de Deus a sabedoria e eu espero que Deus dê a todos a graça da sabedoria, para que o conheçamos, para que vivamos sob as suas asas.

Nos primórdios de minha conversão eu meditava nas passagens de Jesus, especialmente uma que Jesus falou quando viu Jerusalém de longe, ele chorando disse: “Jerusalém, Jerusalém que matas os profetas, tantas vezes quis acolher-vos debaixo de minhas asas como fazem as aves com suas crias, mas não, isto está oculto aos seus olhos; dias virão que não ficará pedra sobre pedra sobre vós porque não me conhecestes no tempo em que fostes visitada”.

Deus nos diz isto hoje, àqueles que leem esta mensagem, é hoje o dia da salvação, se acolheres os favores que Deus deseja derramar sobre vós, será para vós dia de salvação, de luz, de iluminação mental, de soerguimento, de bênção para vós.

Vejam e considerem: os espíritos abatidos, os corações partidos, a falta do sentido de sabor na vida. Vinde a fonte da graça, aspiro andar no caminho do sábio, aspiro também a tua companhia, aspiro compartilhar convosco desta alegria, desta filantropia.

Não sabes que o caminho do sábio há sabedoria que edifica? No caminho do santo, que purifica a alma? No caminho de Deus e de Jesus, que brinda-nos com o amor?

Flavinho fez uma pequena música que se repetia sempre nela, mas é cheia de conteúdo e é assim: “Amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus, pois todo aquele que ama nasceu de Deus e chega ao conhecimento de Deus, pois quem ama conhece a Deus”.

Vede no meio de nós: egoísmo, inveja, materialismo, hedonismo, crimes, para que manter um mundo assim, quem pensa que um mundo assim é ideal? Ele é assim não porque ele é de Deus e de Cristo, ele é assim porque ele não é de Deus e de Cristo, a verdadeira paz é fruto da fé, como li nos livros sapienciais da Bíblia, creio que no livro dos salmos ou provérbios.

Falei a pouco tempo o que ouvi do Prof. Felipe Aquino dizer: “Vivemos em nossa família apegados a Deus e nunca presenciamos grandes escândalos, havia quase sempre muita tranquilidade”. Disse a muitas pessoas próximas a mim, até porque houve uma reunião em que nos reunimos e eu pude falar algumas palavras, eu disse: “Quem busca a Deus pode aspirar esta graça para si, de uma vida bem cheia de paz, diferentemente daqueles que não vivem em Deus”.

Eu queria reforçar uma idéia que não descorri apropriadamente, o aprofundamento da fé, o conhecimento da Palavra de Deus, a vida no Espírito e na obediência a Palavra de Deus, é assim que nos tornamos seres adultos e amadurecidos, responsáveis e santos no corpo e no espírito, pois o amor nos conduz ao equilíbrio e à prudência no uso das coisas, visando o benefício da criação, porque quem ama cuida, zela e “se doa” por amor.

As Sagradas Escrituras falam de Jesus e dizem isto Dele: “Se ele der a sua vida eu multiplicarei a sua descendência, firmarei o seu reino para sempre”.

Por vezes convém desfazermos de livros que são de fato, de todo prejudiciais a alma e a vida das pessoas, é preciso ser feita uma análise muito justa. É preciso ver se somos capazes de propor algo melhor, se temos mesmo à mão a Bíblia, algo melhor para propor àquilo que possam achar antagônico à vida e à justiça.

As culturas antigas trazem a virtude de uma vida que nos retiram da demasiada estranheza interpessoal, que decorre da anarquia moderna, e moldam o caráter para uma vida social que segue completamente bem todas as suas fases.

No filme da Rapunzel (Enrolados) a criadora dela diz a ela que o mundo tira o menor sinal de felicidade que vê. Penso que talvez este objetivo é que seja buscado, ou eu erro nisto.

Quando conhecermos o amor de Deus e do seu Cristo e mostrarmos aos outros, não o pecado que nos escraviza e nos conduz, seremos mais sinal de Deus no mundo do que do demônio, seres que semeiam: a Palavra de Deus, a vida no mundo e não a morte.

Sabedoria e santidade de Deus a vós

Nenhum comentário:

Postar um comentário